segunda-feira, 24 de outubro de 2011

18ª Hamburgerberg Fest recebeu cerca de 30 mil pessoas



Após três anos deausência, a maior festa do bairro histórico de Hamburgo Velho retomou a alegria e os  costumes da colonização alemã em NovoHamburgo. A 18ª Hamburgerberg Fest animou e alegrou o final de semana de cerca de 30 mil pessoas que passaram pelas ruas do Centro Histórico. O evento contou com muitas atrações, entre elas shows com a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH), Banda Scala, mostra de bandas de rock, danças folclóricas, comida típica, chopp e  os jogos germânicos. Além disso, participaram da festa 80 expositores de artesanato e antiguidades.


A festa teve sua primeira edição em 1991, e desde lá, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT), em parceria com a Associação dos Amigos de Hamburgo Velho, vem contribuindo para cultivar os costumes germânicos através das gerações. “Uma grande festa para uma grande cidade”, foi o que disse o prefeito Tarcísio Zimmermann durante o evento.“Precisamos cultivar a cultura e promover mais lazer para nossa comunidade”, destacou Tarcísio. Em meio a grande massa de pessoas que estiveram na festa, a secretária de Cultura, Anita de Oliveira, citou a importância de realizar atividades para integrar o público jovem. “A mostra de bandas é uma das nossas ações que buscamo ferecer mais oportunidades à juventude da cidade”, destacou. “É muito bom ver a população integrando as iniciativas e cultivando nossa cultura”, afirmou Anita.


Desde o início da 18ª Hamburgerberg Fest na manhã de sábado, 22 de outubro, a comunidade pôde conferir atividades para todos os gostos. Mas, a grande atração ficou mesmo para a noite. O baile de abertura oficial da festa contou com o show da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo com participação especial de Mauro Harff. Em mais de uma hora e meia, mais de 20músicas foram tocadas. Entre tangos, valsas e outros ritmos, asmúsicas típicas germânicas não escaparam do repertório. Barril de Chopp, Heimweh, Licst Polka, fizeram o povo dançar em frente ao palco principal. O casal, Paulo Birk, 68, e Ana Lúcia Sebastião,58, dançaram do início ao fim do baile. “Nós gostamos muito de festas. Não poderíamos ficar de fora dessa”, falou Birk. As tardes dos dois dias de festividade também foram de intensa cultura. As danças folclóricas de diferentes nacionalidades como italiana,brasileira, portuguesa, espanhola e japonesa, despertaram o interessedo público. Já os shows de rock mobilizaram muitos jovens. “Foi muito bom ter estendido a festa até o período da noite.Principalmente para atrair o público jovem”, afirmou a estudante, Stefanie Fleck, 24 anos.


Jogos Germânicos
Serrar tronco, jogo do prego, chopp em metro, cabo de guerra entre crianças e outras brincadeiras fizeram a festa de crianças e adultos que estiveram na festa na manhã de domingo, 23. “É legal participar, para divulgar o evento e atrair mais turistas para nossa cidade”, destacou Giovani Zambelli, participante da prova de serrar tronco. Após, acomunidade conferiu a disputa de quem beberia chopp mais rápido e sem derramar, na brincadeira do chopp em metro. E na primeira vez que participou da competição, Ederson Ramos Pereira, 28 anos, foi o vencedor. “Foi muito difícil, nunca tomei chopp dessa maneira. Fiquei até estufado”, falou aos risos o campeão da prova. Após brincar, beber, sorrir e se divertir os participantes puderam degustar um almoço típico alemão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário