domingo, 27 de março de 2011

Projeto Mulheres da Paz participa de atividades no Mês da Mulher




O projeto Mulheres da Paz participa das atividades do Pronasci em Ação, que integra a programação da 7ª edição do Mês da Mulher, realizado pela prefeitura de São Leopoldo. Com a temática Estamos no poder. Construindo a igualdade, o Mês da Mulher tem o objetivo de debater a importância da participação feminina nos espaços de decisão para a construção da igualdade de direitos entre homens e mulheres.



O Pronasci em ação tem o objetivo de dar visibilidade às ações do Programa Nacional de Segurança Pública – Pronasci no Território da Paz, localizado na Zona Oeste de São Leopoldo. O grupo de Mulheres da Paz fará uma caminhada pela comunidade, divulgando as ações do Pronasci no Território de Paz, o que está sendo feito para melhoria na qualidade de vida no bairro, bem como o que ainda precisa ser feito. Elas estarão acompanhadas de representantes de outros projetos, como Justiça Comunitária e Protejo, bem como Polícia Civil, Brigada militar e Guarda municipal. Haverá outras caminhadas durante o mês.



Confira a programação:


22 de março

14h – Praça da Associação de Moradores da Paim (com a presença da Feevale)



28 de março

14h – Campo de Futebol Beira Mar





Mulheres que lutam pela paz



O projeto Mulheres da Paz é desenvolvido pelo Governo Federal, via Pronasci, em parceria com a Prefeitura de São Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de São Leopoldo, e executado pela Universidade Feevale, por meio de capacitações ministradas às mulheres atuantes em suas comunidades. São 142 mulheres que fazem parte desse projeto, cujo objetivo é atuação dessas mulheres como mediadoras sociais a fim de construir e fortalecer redes de prevenção as violências que compõem a realidade e que envolvam toda comunidade e também com os jovens e adolescentes expostos à violência doméstica e urbana.



A equipe multidisciplinar auxilia as participantes do projeto nas visitas realizadas, encaminhamentos necessários, desenvolve oficinas e grupos temáticos (segurança pública, educação, saúde e direitos da mulher). Ao longo do ano de 2011, as mulheres da paz serão capacitadas nas temáticas: Direitos Humanos, Lei Maria da Penha, Legislação, mediação de conflitos, apoio psicossocial, direitos previdenciário, do consumidor e da família, Estatuto do Idoso, igualdade racial, Sistema Único de Saúde, drogadição, entre outras. As aulas serão ministradas pelos docentes da Instituição e ocorrerão uma vez por semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário