terça-feira, 30 de março de 2010

Vacinação da Gripe A em Novo Hamburgo

Vacinação contra Gripe A segue tranquila no Município



A procura por doses contra o vírus Influenza A (H1N1), causador do vírus da Gripe A, continua tranquila nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Casa de Vacinas, em Novo Hamburgo. A etapa atual da campanha nacional, que imunizará crianças entre 6 e 23 meses, gestantes e doentes crônicos, iniciou no dia 22 de março e segue até 2 de abril. A estimativa da SMS nesta segunda etapa da campanha é aplicar a dose em 25 mil hamburguenses. Para organizar o procedimento nesses locais, as unidades estão distribuindo fichas, de acordo com a capacidade de atendimento. “Os postos de saúde não deixam de realizar outros procedimentos e são esses mesmos profissionais que fazem a aplicação da vacina”, explica Clarita de Souza, titular da SMS. Mesmo com o sistema, o atendimento tem seguido um fluxo constante. “O maior número de atendimento tem sido no início da manhã e tarde”, afirma. Ainda conforme Clarita, as UBSs seguem vacinando durante o dia, conforme a demanda, ou seja, em alguns locais a aplicação da vacina supera o número de fichas pré-distribuídas. “As unidades dos bairros Roselândia, Boa Saúde e Rondônia possuem sistema de demanda livre, onde as pessoas são vacinadas assim que forem chegando ao local.”

Ainda segundo Clarita, além da vacina, as pessoas devem ter consciência que a transmissão da Gripe A se dá principalmente pelo contato direto com pessoas com o vírus ou por utensílios e objetos contaminados. “Devemos manter os hábitos de higiene para evitar a propagação do vírus. E por isso é preciso manter a limpeza correta de objetos e as condições de higiene”, explica.



Vacinação

Para receber a dose contra o vírus Influenza A (H1N1), as pessoas que integram os grupos dessa segunda etapa podem procurar atendimento em uma das 15 UBSs ou na Casa de Vacinas entre as 8 e 17 horas (confira abaixo a relação dos locais). Conforme orientação do Ministério da Saúde, pessoas que apresentarem quadro clínico agudo grave, como febre, dor de garganta e mal-estar em geral devem prorrogar a aplicação vacina. Além disso, doadores de sangue precisam esperar 48 horas para realizar uma nova doação.

Na terceira etapa da campanha nacional, a população entre 20 a 29 anos receberá a vacina entre os dias 5 a 23 de abril. Posteriormente, a partir do dia 24 de abril até o dia 7 de maio, começa a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. Toda população com mais de 60 anos receberá a dose contra a gripe comum. Aqueles com doenças crônicas também serão vacinados contra a Gripe A. Na última etapa da campanha, entre os dias 10 e 21 de maio, será a vez da população de 30 a 39 anos. As etapas seguem orientações do Ministério da Saúde. Em Novo Hamburgo, segundo a Secretaria da Saúde, a previsão é que 110 mil cidadãos sejam imunizados contra o vírus Influenza A (H1N1), causador da doença, ao final das campanhas.



Doenças Crônicas:

- Obesidade de grau três

- Diabetes

- Pessoas imunodeprimidas

- Asmáticos graves

- Cardiopatas

- Portadores de doenças respiratórias crônicas, dentre outros



Dicas:

- Higienizar as mãos com frequência.

- Ventilar os ambientes.

- Não partilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

- Reduzir contatos sociais desnecessários e evitar, dentro do possível, ambientes com aglomeração;

- Utilizar lenço descartável para higiene nasal e cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;

- Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;

- Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

- Evitar aperto de mãos, abraços e beijo social;

- Manter distância (mínimo de 1 metro) de indivíduos com sintomas gripais;



Locais de Vacinação:

Casa de Vacinas (Joaquim Nabuco, 610 – Centro)

UBS Primavera (Boa Saúde, 618 – Primavera)

UBS Rondônia (Balduíno Michel, 100 – Rondônia)

UBS Liberdade (Kurt Wacker, 14 – Liberdade)

UBS Rincão (Teobaldo Nicolau Bauer, 15 – Rincão)

UBS Roselândia (Aquarius, 133 – Roselândia)

UBS Canudos (Silvio Gilberto Christmann, 1451 – Canudos)

UBS Lomba Grande (Odete Correa Schuck, 125 - Lomba Grande)

UBS Santo Afonso (Assuncion, 85 - Santo Afonso)

UBS Iguaçu (Bruno Werner Storck, esq. com a Rua dos Professores – Canudos)

UBS Kraemer (Américo Vespúcio, s/nº - São Jorge)

UBS Kephas (Bernardo Ludvig, s/nº - São José)

UBS São Jorge (Jabuti, 308 - São Jorge)

UBS Guarani (Demétrio Ribeiro, 1085 – Guarani)

UBS Boa Saúde (Saturno, 202 - Boa Saúde)

UBS Redentora (Tamoio, s/nº - São José)

Nenhum comentário:

Postar um comentário