segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer

A LOUCURA DA CRUZ


Cristian Dahmer


“Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para anunciar o evangelho e anunciá-lo sem usar a linguagem da sabedoria humana, para não tirar o poder da morte de Cristo na cruz. De fato, a mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo; mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus. Pois as Escrituras Sagradas dizem: “Destruirei a sabedoria dos sábios e acabarei com o conhecimento dos instruídos.” Então, o que poderão dizer os sábios e os instruídos? O que vão dizer os grandes oradores deste mundo? Deus tem mostrado que a sabedoria deste mundo é loucura. Pois Deus, na sua sabedoria, não deixou que os seres humanos o conhecessem por meio da sabedoria deles. Pelo contrário, resolveu salvar aqueles que crêem e fez isso por meio da mensagem que anunciamos, a qual é chamada de “louca”. Os judeus pedem milagres como prova, e os não-judeus procuram a sabedoria. Mas nós anunciamos o Cristo crucificado — uma mensagem que para os judeus é ofensa e para os não-judeus é loucura. Mas para aqueles que Deus tem chamado, tanto judeus como não-judeus, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus. Pois aquilo que parece ser a loucura de Deus é mais sábio do que a sabedoria humana, e aquilo que parece ser a fraqueza de Deus é mais forte do que a força humana.”

(1 Coríntios 1. 17-25, Bíblia Sagrada, Nova Tradução na Linguagem de Hoje).



Certa vez ouvi na televisão um pastor que disse: “O barro, quando exposto à luz solar, endurece. A cera quando exposta à luz solar, amolece. Contudo, nestes dois casos, o sol é o mesmo, o calor é o mesmo, mas produz resultados bem diferentes. O que faz essa diferença é o material que é exposto ao sol.” Após isso concluiu que o coração humano é o barro ou a cera, e que o sol é a Mensagem de Deus. Não é difícil imaginar onde ele quis chegar. Não há problema nenhum na mensagem de Deus, todavia Paulo afirma nos versículos acima que para uns essa mensagem é loucura, para outros é uma ofensa, mas para aqueles que são humildes diante de Deus é o poder e sabedoria dEle manifestado em seu favor. Quer dizer, se formos expostos à mensagem de Deus, o que definirá a nossa resposta?

Paulo, segundo seu histórico, era um homem culto. Ele fazia parte da escola dos fariseus, os quais eram respeitados entre o povo por terem alto conhecimento das Escrituras Sagradas. Ele não era iletrado, nem tampouco um ignorante ou fraco. Muitas vezes os cristãos são vistos dessa forma, como se apenas “pobres coitados” cressem em Deus. Já os inteligentes, aqueles que têm “sabedoria”, estes não precisam crer num ser superior. Quando o apóstolo Paulo inicia o versículo 17 ele afirma que anuncia o evangelho “sem usar a linguagem da sabedoria humana”, e o faz para não tirar da mensagem o poder da morte de Cristo na cruz. Paulo ainda afirma que a mensagem que a cruz traz a este mundo é loucura. Diz que para alguns, sábios e inteligentes, é impossível acreditar nisso. Para outros, que são salvos, é o amor de Deus revelado a toda humanidade. E o que faz essa diferença? A mensagem é a mesma, tanto para uns, quanto para outros! A diferença está no coração humano, no querer humano, na sabedoria humana. Por que é tão difícil para o homem crer em um Deus que o ama, em um Deus que deu a própria vida para salvá-lo? As pessoas usam diversas desculpas e teorias para tentar provar que este Deus não existe, tudo porque não conseguem crer em algo que não conhecem, em algo que sua natureza, humana, não pode conceber. Nós, seres humanos, julgamos Deus por nós mesmos. Julgamos o caráter de Deus pelo nosso próprio. Definitivamente, olhando para nós, é impossível crer neste Deus de amor e misericórdia. E já que não há esperança, então a humanidade se afunda no pecado e na perversão. Mas há uma esperança. E esta vem de Jesus Cristo. Este que foi perfeito em toda sua vida neste mundo. Ele sim foi digno de subir aos céus, mas antes, morreu por nós na cruz e levou, com sua morte, o castigo que nós merecíamos.

Entretanto, o Senhor Jesus fez mais do que só levar os nossos pecados: Ele nos deu a vida eterna que Ele mereceu receber do Pai. Deus levou o nosso castigo e nos deu a Sua vida. E fez tudo isso por amor. E como sabemos que foi por amor, sem nenhum outro interesse? É só olharmos para Deus, e para nós. O que nós teríamos a oferecer a Ele? Ouvi numa palestra, certa vez, que Jesus ter morrido pelos seres humanos seria comparável a um ser humano morrer para salvar lesmas. Parece forte, ofensivo, mas é isso mesmo. Nós não somos nada comparados a Deus, Ele poderia nos destruir com um sopro, mas qual o motivo dele não ter feito isso ainda? O amor que ele sente por nós. O amor que O faz suportar, pacientemente, quando nós não o queremos, não temos comunhão com Ele, não queremos obedecer aos Seus mandamentos. Só lembramos-nos dEle quando, por não obedecê-lo, vêm as consequências. Mas quero dizer que, mesmo assim, Ele te ama. Mesmo que você não creia nEle, tente provar de inúmeras formas que Ele não existe, Ele está lá, paciente, te esperando. Jesus Cristo te ama. Se Ele passou por tudo que passou, não foi para você ter apenas uma chance de se arrepender, foi para você ter todas as chances, até o último minuto! Volte pra Ele.

Você é muito importante para Jesus, não importa quem você seja ou o que tenha feito. Deus prometeu que, se você se arrepender dos seus erros e se converter, Ele te perdoará e te aceitará. Caso você não reconheça, ainda, o seu erro, pois não entende o porquê de certas coisas acontecerem; entretanto quer entender e servir a esse Deus de amor e graça, não se preocupe! Venha como você está, seja sincero diante de Jesus e o mais Ele fará! Se você tem dúvidas, comentários, ou quer se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com . O Senhor Jesus se sacrificou para que você fosse livre do pecado; Ele ama você.

Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação! CRISTIAN DAHMER

Nenhum comentário:

Postar um comentário