sábado, 19 de dezembro de 2009

PAPO DE CULTURA - Benedito Franco


Benedito Franco


O Iraque tem petróleo?... O Afeganistão tem petróleo?... Este não, um país paupérrimo, mas sua posição estratégica, espremido entre o Oriente Médio, a Ásia Central e a Índia, foi, e é, disputado por vários países – tanto pela Rússia imperial como pelo império britânico... e hoje, pelos Estados Unidos. Isso torna moralmente justificável a matança de inocentes em duas guerras, a ponto de se tornar moralmente justificável um Prêmio Nobel da Paz?




Os aposentados vamos pedir o Prêmio Nobel da PÁS para o Presidente Lula-la-la!!!



RIO DE JANEIRO

050 - A estética da coisa!



Quando cheguei ao Rio de Janeiro, no meio do mandato do Presidente JK, o povo ligava o rádio para ouvir os maravilhosos debates dos deputados, no Palácio Tiradentes, e dos senadores, no extinto Palácio Monroe. Valia a pena ouvi-los nas discussões. Tanto na Câmara quanto no Senado, grandes oradores, como Carlos Lacerda, Baleeiro, Adauto Lúcio Cardoso, Afonso Arinos... Acreditava-se ainda no político - tinha personalidade marcante e caráter.



Em um escritório de contabilidade, o meu primeiro emprego, no Bairro de Fátima. Morava bem perto, na Lapa. Durou pouco esse emprego - com menos de dois meses de trabalho, por motivo de economia, alguns colegas e eu fomos dispensados - nem fichado tinha sido eu.

Mudei para Copacabana, onde ia à praia todos os dias após o serviço. No centro, ao lado da Praça Mauá, entrei para o escritório das Lojas Brasileiras, no Departamento do Pessoal - na época, a maior cadeia de lojas do Brasil, hoje inexistente. Situada no início da Av. Venezuela, entre o Hospital dos Servidores, a Rodoviária antiga, a Imprensa Nacional (agora, sede da Polícia Federal) e o prédio da Rádio Nacional, Praça Mauá, onde os programas de auditório eram o máximo no Brasil - lugar dos artistas globais: Paulo Gracindo, César de Alencar e os cantores Emilinha Borba, Ângela Maria, Marlene, Silvio Caldas, Orlando Silva, Cauby Peixoto etc.

Nas Lojas Brasileiras tinha os colegas Sebastião de Carvalho, ainda hoje um grande amigo, e um outro, o Zé Roberto. Almoçávamos no restaurante popular na Praça da Bandeira - apesar de bem longe, íamos e voltávamos a pé - um bom pedaço de chão - com o calor do Rio, suávamos às bicas! Gastávamos as energias adquiridas no almoço.



Pneus General



Meu primo, Sr. Waldomiro de Castro - de Antonio Dias, MG, onde fora prefeito - era o chefe do Departamento do Pessoal na fábrica da Pneus General, em Queimados, RJ - Km 27 da Rodovia Presidente Dutra. Sr. Castro levou-me das Lojas Brasileiras para ser um de seus auxiliares. Viera ele da fábrica da Pneus Brasil, de propriedade de um seu conterrâneo, o Dr. Carvalho de Brito - a única fábrica de pneus genuinamente brasileira até hoje. Carvalho de Brito, filho do Coronel Fabriciano, proprietário da primeira usina hidrelétrica fornecedora de energia para Belo Horizonte e dono de algumas tecelagens em Minas; em Minas, ocupou algumas Secretarias de Estado e, indo para o Rio de Janeiro, foi Ministro da Fazenda, no governo do Getúlio Vargas.

De Copacabana a Queimados são bem uns setenta quilômetros - mudei-me para o Catete, em frente aos colossais portões da Beneficência Portuguesa - quinze quilômetros a menos.

No Rio, tinha eu a companhia, morávamos perto, dos primos José Franco e o Vianney. Com o Vianney, íamos, na Tijuca, à casa do Dr. Euzébio - irmão do Dr. Carvalho de Brito e padrinho do Vianney - ele ajudou muito à Vovó Olinda, mãe de meu pai, quando ela enviuvou, arranjando-lhe o emprego no Grupo Escolar de Antonio Dias.

O assistente direto do Sr. Castro era o Oscar, a quem eu mais me reportava.



Datilógrafo



No primeiro dia de trabalho, o Oscar deu-me uma carta para datilografar - uma meia página de texto. Com muita dificuldade catamilhiografei. Oscar pega o papel, corrige os muitos erros e pede para eu datilografar novamente. Mais alguns erros, e lá fui eu repetir o feito, uma, duas, três... "n" vezes. Agora, sem erro, o Oscar pede-me para ver se eu conseguiria dar uma ajeitada, colocando o texto um pouco para baixo, um pouco para cima, no meio da folha... uma vez foi a data muito acima do texto... outra o "Atenciosamente" abaixo do desejado... outras as margens atrapalhando a estética do conjunto...

- Olhe a estética da coisa, dizia-me ele!

E assim, fiquei todo aquele dia, catamilhiografando a bendita carta!

Valeu a pena. Hoje, tudo que escrevo, ou faço, procuro, dentro do possível, seguir os passos do Oscar: esforço-me para achar a estética da coisa!



Benedito Franco





Gostou?... Repasse para os amigos!

Veja também: www.paralerepensar.com.br/beneditofranco.htm

Vamos doar sangue? Se você não pode, encaminhe um parente ou um amigo!

Um comentário:

  1. Benedito,
    Quantas mulheres estão sendo oprimidas
    no Afeganistão?
    Pense no sofrimento daquelas mulheres
    que são escravas dos homens.
    Abraços,
    Nelson Tangerini.

    ResponderExcluir