terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Moradoras do Santo Afonso se cadastram no projeto Mulheres da Paz


Prefeitura informa moradoras do bairro Santo Afonso sobre projetos do Território de PazMoradoras do Santo Afonso se cadastram



 no projeto Mulheres da Paz

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) de Novo Hamburgo, juntamente com a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), começou a cadastrar moradoras do bairro Santo Afonso interessadas em integrar o projeto Mulheres da Paz, que faz parte do Território de Paz. No primeiro dia, aproximadamente 70 mulheres se inscreveram para participar da ação. Os cadastros poderão ser feitos a partir de janeiro nas instituições da rede municipal do bairro até março de 2010, quando começará a seleção das 100 Mulheres da Paz.



As inscrições começaram durante uma ação de divulgação do Território de Paz que aconteceu nesta segunda-feira, dia 14 de dezembro, na Associação Comunitária dos Moradores do bairro Santo Afonso, e reuniu mais de 100 mulheres. Na atividade, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Farias, falou sobre o Território de Paz e os projetos que serão implantados na região. “O Território de Paz é um conjunto de ações que visam tratar da segurança, mas de outra forma que não seja apenas armando as policias, e sim, através de ações da cidadania”, explicou. Ele também ressaltou o motivo do bairro ser selecionado para sediar o programa. “Santo Afonso foi escolhido pelas características e não por ser o mais violento, porque não é. Essa ação tem tudo pra dar certo, tem tudo para mudar Santo Afonso para ser lembrado como o bairro que mudou com incentivo do Poder Público e da comunidade”, completou.



A coordenadora da CMulher, Fátima Fraga, informou o que é e como funcionará o Mulheres da Paz. “As 100 selecionadas receberão um treinamento e irão visitar e orientar famílias para ajudar os jovens a resolver problemas de violência e criminalidade. Por esse trabalho, a partir do segundo mês, cada liderança feminina receberá R$ 190,00 por mês como incentivo”. A moradora do bairro, Lídia Ferreira, de 44 anos, aprovou essa ação. “Já faço trabalho comunitário, visito e ajudo jovens e mulheres, dou comida, ajudo a arrumar emprego, converso, e sem receber dinheiro em troca. Com o Mulheres de Paz terei companhia para seguir com esse trabalho”, contou Lídia.



O grupo de teatro Canal Livre da Guarda Municipal também divulgou o Território de Paz, mas por meio de uma apresentação. A vice-prefeita Lorena Mayer, o vereador Betinho Koch também estiveram presentes na ação de divulgação. O lançamento do Território de Paz será na quinta-feira, dia 17 de dezembro, às 14h30, no Campo do Santo Afonso, com a participação do Ministro da Justiça, Tarso Genro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário