sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Novo Hamburgo integrará Corredor Digital Gaúcho

Novo Hamburgo integrará Corredor Digital Gaúcho





Ismael Dias

Assinatura do Termo de Cooperação com o SERPRO para a criação do Corredor Digital Gaúcho.



Novo Hamburgo sediou nesta quinta-feira, dia 17 de dezembro, o 1º Encontro de Tecnologia das Prefeituras Gaúchas, promovido pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO). O evento, que contou com a participação de representantes de 23 municípios, foi realizado no Salão de Atos do Centro Administrativo Leopoldo Petry e teve como objetivo apresentar os projetos desenvolvidos pelo SERPRO e discutir a gestão pública da tecnologia.

Segundo o prefeito Tarcísio Zimmermann, ainda há muito a ser feito nesse quesito, ainda mais na cidade de Novo Hamburgo. “Não há como fazer democracia sem a democratização da tecnologia da informação”, declarou. Para o diretor-presidente do SERPRO, Marcos Mazoni, a infraestrutura digital no país foi construída ao longo das décadas e hoje existe uma carência para atender a necessidade da população brasileira. “O Brasil não possui, atualmente, capacidade para suprir a carência tecnológica”, afirmou Mazoni, que ressaltou também o trabalho do SERPRO no desenvolvimento de ferramentas corporativas para a gestão pública em software livre, como o Expresso, que converge funções de e-mail, agenda e calendário. Além disso, durante o evento também foram apresentadas soluções para as áreas de educação e saúde. “Estamos criando um padrão tecnológico para todo o país para os serviços de atendimento à população”, explica Mazoni.

O encontro contou ainda com a participação do representante do Ministério do Planejamento, João Batista Ferri, que apresentou o programa e-Cidades, um sistema integrado de gestão para os municípios. Os prefeitos da região também assinaram o Termo de Cooperação com o SERPRO para a criação do Corredor Digital Gaúcho. “Essa é a consolidação do acesso à tecnologia mais democrática que o país viveu nas últimas décadas”, comemorou Tarcísio.





Nenhum comentário:

Postar um comentário