terça-feira, 4 de setembro de 2012


Grupo de combate à dengue percorre os
bairros de Novo Hamburgo

Em 2012, o Rio Grande do Sul teve o mês de agosto mais quente já registrado. Essa onda de calor aumenta a preocupação com a dengue. Por isso, alunos da Universidade Feevale estão visitando residências à procura de focos do mosquito em Novo Hamburgo. A iniciativa surgiu de convênio entre a Prefeitura e o Projeto de Combate à Dengue da Feevale. Eles buscam ainda a conscientização dos moradores. “A população tem que tomar conhecimento da situação atual, pois a probabilidade é que casos de proliferação do Aedes aegypti aumentem no verão”, antecipou o coordenador do projeto, Paulo Henrique Schneider. Os agentes, todos devidamente identificados, devem ser bem recebidos pelas famílias, para que possam realizar a prevenção. “Vale lembrar que esse é um serviço para os próprios moradores”, garantiu Schneider.

Na tarde de terça feira, dia 4 de setembro, os agentes estiveram no bairro São José. Cerca de 45 alunos, acadêmicos de Biologia, Biomedicina e Gestão Ambiental, procuram por locais com retenção de água. Se for o caso, eles coletam amostras, que são enviadas para o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da Prefeitura. Os exames de laboratório verificam se as larvas coletadas são do Aedes aegypti. Quando isso acontece, uma equipe é redirecionada para o local, a fim de impedir a proliferação do mosquito. Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde, Solange Shama, esse processo é importante para eliminar possíveis casos de dengue. A aposentada Delci Pereira de Moraes, de 66 anos, é uma que demonstra preocupação com a doença. “É muito boa essa intervenção dos agentes. Por mais que a gente cuide, sempre passa alguma coisa”, contou.

Como evitar a proliferação do mosquito:
- Não deixe ao ar livre lixo ou vasilhas que possam acumular água
- Mantenha calhas, canos e ralos desentupidos
- Trate a água de piscinas com cloro
- Mantenha as garrafas vazias viradas com a boca para baixo
- Troque a água destinada aos animais todos os dias e esfregue as paredes internas dos bebedouros pelo menos uma vez por semana
- Não acumule pneus velhos. Se você guardar, deve furá-los ou mantê-los cobertos
- Tampe caixas d'água, tonéis, barris e latões
- Retire a água parada acumulada nas folhas das plantas
- Coloque areia nos cacos de vidros dos muros
- Mantenha os pratos dos vasos sem água. Escove bem para remover possíveis ovos do mosquito e encha o prato com areia

Nenhum comentário:

Postar um comentário