quarta-feira, 2 de maio de 2012

Redecker busca nos EUA experiências aplicáveis à bacia do rio dos Sinos




O deputado estadual Lucas Redecker está na Califórnia, nos Estados Unidos. Durante o período de uma semana, o parlamentar terá diversos encontros, com o objetivo de buscar experiências bem sucedidas na área de mobilidade urbana, saneamento, infraestrutura, de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e com o objetivo de conhecer projetos bem sucedidos e que possam ser aplicados na recuperação da bacia do rio dos Sinos.


Na segunda-feira, Redecker esteve reunido com o prefeito de San Diego, Jerry Sanders. O encontro esteve baseado em dois pontos: o enfrentamento do racionamento de água e a preparação de uma Parceria Público-Privada (PPP) para a construção de uma estação de dessalinização de água. Atualmente, a cidade importa 90% da água que consome, proveniente do rio colorado (392 km de aquedutos) e outra do derretimento do gelo das montanhas de serra nevada (730 km de aquedutos). Redecker destacou que eles trabalham muito com campanhas de conscientização e que há diversas leis em vigor para evitar o desperdício de água. “Essas campanhas têm sido bem sucedidas, porque o consumo de água não tem acompanhado o crescimento da população. Eles acabaram de sair de um racionamento de água que durou dois anos”, disse o parlamentar impressionado.


Em relação à PPP, o prefeito Sanders informou para Redecker que a partir do funcionamento da estação de dessalinização, haverá um acréscimo de pelo menos 10% na oferta de água à população. “Um ponto importante e que me chamou a atenção é que o abastecimento de água é priorizado para os agricultores e depois para a população, porque aqui há a compreensão de que os agricultores chegaram antes que os grandes centros urbanos”, explicou o parlamentar.


Redecker também destacou o planejamento constante que San Diego tem em relação ao uso da água e a busca de alternativas para a sua conservação, seja através da construção de estações de tratamentos ou de promoção de políticas públicas para que a água seja usada e reutilizada nas próprias residências.


Quanto à gestão pública, o prefeito informou, orgulhoso, que nos próximos cinco anos San Diego terá um superávit de US$ 119 milhões, que será reinvestido em benefícios para a população. O mesmo não pode-se dizer de cidades próximas, como São Francisco, que deverá ter um déficit de US$ 364 milhões.


Redecker explica que escolheu a Califórnia pelas semelhanças da infraestrutura que o Estado americano tem com a do Rio Grande do Sul, que também é das décadas de 1950 e 1960, carecendo de investimentos. O parlamentar entregou ao prefeito uma medalha da 53ª Legislatura da Assembleia Legislativa e o presenteou com um livro do Rio Grande do Sul e informativos sobre a realização da Copa do Mundo no RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário