quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O coordenador da COMPPIR, Eduardo Tamborero, reforçou a importância do evento para a cultura afro do Município

Semana da Consciência Negra iniciou com concurso dos mais belos negros




Foto: Luan Iglesias

Candidatas a Mais Bela Negra desfilam na passarela do Samba da Protegidos da Princesa Isabel



Novo Hamburgo deu início a mais um evento de valorização da cultura afro no Município. A terceira semana da Consciência Negra, que busca enfatizar o tema da igualdade racial e do combate ao preconceito, começou no domingo, 13 de novembro, na quadra da escola de samba Protegidos da Princesa Isabel. O evento, promovido pela a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial (COMPPIR), abriu com o concurso Mais Belo Negro e Mais Bela Negra da cidade. Foram cerca de 30 candidatos, divididos entre as categorias infantil, juvenil e adulto.

Foto: Luan Iglesias

Candidatas a Mais Bela Negra desfilam na passarela do Samba da Protegidos da Princesa Isabel



De acordo com o Coordenador da COMPPIR, Eduardo Tamborero, o concurso de beleza simboliza o protagonismo que a população afrodescendente do Município tem assumido no decorrer dos anos. “Em 2011 estamos homenageando Sebastião Antônio Flores, um dos principais carnavalescos que a Escola de Samba Protegidos da Princesa Isabel teve nos últimos tempos. Queremos, assim, reforçar a cultura afro em Novo Hamburgo e dar voz e essa fatia da população para a efetivação de seus direitos”, salientou Tamborero.

Foto: Luan Iglesias

Candidatos a Mais Belo Negro também marcam presença no concurso






Inauguração do Memorial

Foto: Luan Iglesias

Integrantes da Escola de Samba Protegidos da Princesa Isabel visitam o Memorial Sebastião Flores.





Durante a solenidade também foi inaugurado o memorial Sebastião Flores. Uma antiga sala de troféus foi usada para expor todos os sambas da escola, capas de jornais que noticiam desfiles históricos da Protegidos, atas de reuniões e fotografias. Todo material reunido é oriundo da época em que Sebastião Flores estava a frente da Protegidos da Princesa Isabel. O espaço foi inaugurado com muita comoção por parte dos integrantes da Escola de Samba.



Mais Belo Negro e Mais bela Negra



Após a emoção enaltecida pelo memorial, os familiares dos candidatos ao Mais Belo Negro e Mais Bela Negra levantaram cartazes e faixas com mensagens de apoio aos participantes. Os desfiles foram organizados de forma coletiva e individual. O júri escolheu os novos representantes por meio da beleza, simpatia e demais características pessoais que evidenciem a natureza da cultura afro.


Foto: Luan Iglesias

Material reunido evidencia as conquistas da Escola de Samba



Depois de aproximadamente uma hora de espera, o resultado foi divulgado. Adrielen Luiza Melo Rodrigues, 6 anos, e Kauã Giancler Machado da Silva, 7, venceram na categoria infantil; Ana Caroline Alves, 15 e Guyecker Teixeira, 11, na categoria Juvenil; e Cíntia Corrêa Alves, 20, e Tales Edner da Silva, 16, foram eleitos na categoria adulto. A programação completa da semana da Consciência Negra pode ser consultada no site: http://www.novohamburgo.rs.gov.br/
 
Fotos: Luan Iglesias

Vencedores do concurso Mais Belo Negro e Mais Bela Negra posam para os jurados

Nenhum comentário:

Postar um comentário