quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Elisiane e gêmeos ganham alta do Hospital de Novo Hamburgo


Ronan Dannenberg
Com o documento da alta, família deixa o Hospital Municipal
de Novo Hamburgo

A mãe eos gêmeos de Santa Vitória do Palmar tiveram alta do HospitalMunicipal de Novo Hamburgo (HMNH) na manhã de quarta-feira, dia 16de novembro. Após 25 dias de internação, Elisiane dos Santos SanMartin, de 34 anos, e os recém-nascidos Gustavo e Guilherme deixaram a casa de saúde, mas permanecem mais alguns dias no Município doVale dos Sinos. A família ainda receberá acompanhamento médico por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e, nesse período, será acolhida na casa de uma funcionária da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH).


A alta de Elisiane e dos filhos ocorreu logo após uma coletiva de imprensa organizada no HMNH e encerra uma história que começou no final de outubro. Foi quando ela teve que sair de Santa Vitória do Palmar, no Sul do Estado, e percorrer mais de 530 quilômetros para ter os gêmeos em Novo Hamburgo. No HMNH, a paciente foi recebida muito bem pela equipe médica e dos demais profissionais de saúde, que fizeram de tudo para salvar a vida de Elisiane e dos bebês – ela com uma infecção e as crianças nascidas prematuramente. “Temos um Hospital que recebe pacientes de todas as regiões e que enfrenta as mesmas dificuldades de outras casas de saúde. Mesmo assim, nunca fechamos as portas e essa vitória, além da família, também deve ser creditada aos funcionários”, disse o prefeito Tarcísio Zimmermann, respaldado por Elisiane e o marido, Alex Caetano Naparo,de 33 anos.


Na sequência, Tarcísio entregou dois exemplares do livro “MeuPrimeiro Sapatinho”, material que é distribuído a todas as mães e que serve para os pais preencherem com informações do bebê, além de carteira de vacinação, caderneta de saúde da criança e um sapatinho, referência à Capital Nacional do Calçado e o cuidado com a saúde das futuras gerações. Além disso, o Gabinete daPrimeira-dama Silvia Zimmermann presenteou Elisiane com duas bolsas de bebê.



Também presente na coletiva, o secretário estadual da Saúde, Ciro Simoni, parabenizou o HMNH, ressaltando o preparo dos profissionais e que toda a atenção que a família recebeu foi por intermédio do SUS. A atividade ainda contou com a presença da Secretária da Saúde, Clarita de Souza, e da diretora administrativa da FSNH, SimoneZucolotto.



Família encontrou em Novo Hamburgo carinho e atenção



Quando Guilherme e Gustavo crescerem, Elisiane terá muitas histórias paracontar. Em Novo Hamburgo, a mãe e os gêmeos encontraram um povo acolhedor, hospitaleiro, que passou carinho e atenção à família no momento difícil que passaram. Em quase um mês que a família ficou no Município, a comunidade mandou cartas, bilhetes, livros eoutras lembranças à Elisiane. “Agradeço a todo povo da cidade e também aos funcionários. Não conhecia quase ninguém e, mesmo assim, muitos vieram ajudar”, contou Alex, que se casou com Elisiane em março deste ano.


Sinônimo dessa dedicação foi a assistente administrativa da FSNH, Isabel Cristina de Oliveira. Ela ofereceu sua casa, situada no bairro São José, para servir de abrigo aos familiares durante o período que Elisiane e os bebês permaneceram no HMNH. “Vi que eu tinha quefazer alguma coisa e fiz isso por eles”, relatou ela após receber um abraço especial da mãe.



Prefeito pediu maior apoio da União e do Estado para a área hospitalar



Durante a coletiva, Tarcísio Zimmermann não só apontou a dedicação dos profissionais do HMNH como também estampou dificuldades e pediu maior apoio dos governos federal e do Estado no custeio da saúde, principalmente na área hospitalar. “Precisamos que União e Estado consigam ampliar o financiamento, sobretudo na média complexidade”,disse.


Somente em Novo Hamburgo, a atual Administração tem promovido a qualificação da rede de atenção básica, com a previsão de 12 novas Unidades Saúde da Família (USFs), além da implantação de equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). Além disso, o HMNH está sendo ampliado, com a construção de uma nova emergência e 60 leitos. Já está encaminhado também o projeto do novo anexo da casa de saúde, com quatro pavimentos que abrigarão salas cirúrgicas, leitos de UTI adulto, entre outros serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário