quarta-feira, 11 de maio de 2011

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger

Ione Jaeger










CHIQUINHA





Chiquinha olhava o céu e as estrelas da janela do quarto. Estava no mundo da lua, Chamei:


- Minha Chica!

Olhou para mim, questionando-me:

- Que tu queres? Não vês que cá estou a refletir, não me interrompas, tá?

Hoje acertei com um profissional de fotografia (retratista) para tirar algumas fotos da jovem com fins de organizar um book fotográfico da mais nova modelo - a colunável Chiquinha Rocha Jaeger. Nemauro, meu genro, retirou-a da sarjeta numa manhã de primavera. Era pequeninha. Cabia na mão. Tomava leite de cabra num conta-gotas e miava o tempo todo. Minha filha Lena a deixou comigo num fim de samana e... ficou até hoje. Chica apagará 6 velinhas do bolo no final do mês de agosto. Considere-se convidado (a).

Já perguntei para a Chiquinha - "o que fiz de tão bom para Papai do Céu me mandar uma coisinha tão mimosa, linda e querida?

" Não me responde, só me olha com aqueles olhos graúdos, redondos, amarelos...

Ione







IONE JAEGER (Ione Maria Rocha Jaeger). Nasceu em Salvador/BA, vive em Novo Hamburgo há 59 anos, faz poesias e outros escritos para cumprimentar a vida. Tem cinco livros editados. Premiada no teatro - Melhor Texto Inédito - em NH e no Paraná. Letrista no CD Momentos Reticentes, reggae, gravado pela Banda Mundo Y. Idealizou, criou e fundou a Associação Cultural de Amigos das Artes - ACAART, em NH, 1997. Organizadora da Coletânea Onde os Poetas se Encontram, na III edição.


PATRONA da 24ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo, 2006. Membro da Academia de Letras, Ciências e Artes Castro Alves, POA/RS – Cadeira nº 19 – Vianna Moog; Membro da Academia de Letras de Ribeirão Preto/SP – Cadeira Augusto dos Anjos. Sócia Correspondente da Casa do Escritor e do Poeta de Ribeirão Preto CPERP/SP; Sócia da Casa do Poeta Brasileiro – POEBRAS e da Casa do Poeta Rio-Grandense – CAPORI. Membro do Clube dos Escritores de Piracicaba/SP, Cadeira Leonor Bonsi Piselli.


Criado em 13/07/06, no Calendário Municipal o Dia do Ativista Cultural, foi escolhida a data do seu nascimento (13 de maio) em homenagem ao Ativismo Cultural que desenvolve há 10 anos.


Professora, Especialista em Educação, graduada em Pedagogia (1974), pós-graduada em MTE (Métodos e Técnicas de Ensino (1979), Faculdade de Educação FEEVALE/ NH. Aposentada – 1983 SEC/RS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário