terça-feira, 10 de maio de 2011

BOLSA FAMÍLIA

Prefeitura debate sobre o Bolsa Família

Funcionários das secretarias de Desenvolvimento Social (SDS), Educação e Desporto (SMED) e Saúde (SMS) de Novo Hamburgo se reuniram na tarde de sexta-feira, 6 de maio, no Prédio Lilás do Campus 2 da Universidade Feevale, para participar do Seminário do Programa Bolsa Família. O evento foi promovido pela Prefeitura de Novo Hamburgo e teve o objetivo de apresentar e explicar as condições do benefício para todos os agentes que atenderão os moradores inseridos no projeto. Para fazer parte ou continuar recebendo o subsídio, existe uma série de requisitos que devem ser seguidos pelas famílias, como manter os filhos na escola e atualizar a carteira de vacinação das crianças.

O prefeito Tarcísio Zimmermann destacou a importância de programas sociais serem monitorados. “Essas ações sem controle normalmente não produzem a realidade e o resultado esperado. Fiscalizar e ao mesmo tempo tirar as famílias de uma condição de dependência são medidas que melhoram e fazem andar programas como o Bolsa Família”, disse. Além de auxiliar no processo do Bolsa Família, a Secretaria da Saúde pretende aproveitar os atendimentos para aumentar o combate à mortalidade infantil. “Serão mais famílias que nossos serviços de saúde terão contato e consequentemente, mais atendimentos, com um controle ampliado das mulheres grávidas e das crianças que estão nascendo”, declarou a secretária da pasta, Clarita de Souza.


Subsídio beneficia mais de 10 mil famílias

Hoje 10.452 famílias recebem o Bolsa Família em Novo Hamburgo, número que praticamente dobrou em relação ao ano de 2009, quando 5.264 famílias eram beneficiárias do programa. Para fazer parte do Bolsa Família, basta realizar uma inscrição em um dos Centros ou Unidades de Referência em Assistência Social (CRAS e URAS) do Município, ou diretamente na Secretaria de Desenvolvimento Social (2º andar do Centro da Cidadania), com seus documentos de identificação. O pré-requisito para receber o benefício é ter uma renda mensal de até R$ 140,00 por pessoa, quando existem crianças ou adolescentes de 0 a 17 anos na família, e de até R$ 70,00 por pessoa, com qualquer que seja a idade dos membros da família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário