terça-feira, 4 de outubro de 2011

ProjetoFarol Afrodigital tem início em Novo Hamburgo

Luan Iglesias
Da esquerda para direita: Jairo Machado, Ana Soveral, MarcoPires e Júnior Lima, professores responsáveis pelas aulas doprojeto.



Maisum programa de cunho social abriu suas portas em solo hamburguense. Oprojeto Farol Afrodigital, promovido pela Prefeitura, por meio daCoordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da IgualdadeRacial (COMPPIR), realizou sua primeira aula na segunda-feira, 3 deoutubro, na Base do Pronasci (Rua Buenos Aires, 217). O projetosoma-se aos demais investimentos da Administração Municipal emprogramas que beneficiam a comunidade do Território de Paz, situadono bairro Santo Afonso.


Oprincipal objetivo do Farol Afrodigital é capacitar jovens,preferencialmente afro-brasileiros, entre 15 e 24 anos, para a áreade Tecnologia da Informação (TI). De acordo com o titular daCOMPPIR, Eduardo Tamborero, além dos conhecimentos de informática,os alunos terão oportunidade de aprender formas de expressãoartística, como o grafite e o Hip Hop. Também estão previstasaulas específicas de Esporte e Cultura Afro. “É uma oportunidademuito importante a quem procura capacitação profissional ecompetitividade no mercado de trabalho”, ressaltou Tamborero.


Durantea primeira aula, todos os 42 alunos matriculados e divididos entre osturnos manhã e tarde puderam conhecer a metodologia e a didáticaque serão aplicadas nos próximos encontros. Para isso, foramrecebidos pela coordenadora pedagógica do projeto, Ana Soveral.“Trabalharemos com muitas ilustrações e exemplos tirados docotidiano, como filmes e documentários. A ideia é que possamosdebater livremente sobre os temas propostos pela oficina, e que essadiscussão acrescente na vida pessoal e profissional de cada aluno”explica. A garçonete Débora Regina Souza Leal, 20 anos, aprovou ainiciativa e espera colher bons frutos em um futuro próximo. “Semprebusquei por novos conhecimentos e me profissionalizar. Tenho certezaque o Farol Afrodigital abrirá muitas portas”, ressaltouconfiante.


Emboraa aula inaugural tenha acontecido na segunda-feira, os próximosencontros serão realizados todas as quartas, quintas esextas-feiras. A primeira turma entra às 10 horas e, a segunda, às14 horas. As aulas ocorrem na Base do Programa Nacional de Segurançacom Cidadania de Novo Hamburgo (Pronasci), que fica na Rua BuenosAires, 217, bairro Santo Afonso. Mais informações pelo telefone(51) 3556-1248, ou pelo e-mail farol@novohamburgo.rs.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário