segunda-feira, 25 de julho de 2011

COMISSÃO BUSCA ALTERNATIVAS DE ÔNIBUS
PARA EVITAR ROUBOS A ALUNOS DA FEEVALE


Grupo se reuniu com representantes do DCE nesta segunda-feira



Os casos de roubos a estudantes nas ruas próximas ao Campus II da Feevale vêm aumentando. As ocorrências, segundo a presidente do DCE, Caroline Dias da Costa, não se restringem ao turno da noite. Segundo ela, os alvos preferenciais têm sido alunos a pé e nas paradas de ônibus. Em busca de uma solução para o problema, a Comissão de Segurança do Legislativo foi à universidade na manhã desta segunda-feira, 25, e reuniu-se com representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Gerson Peteffi (PSDB), presidente da comissão, Sergio Hanich (PMDB), secretário, e Volnei Campagnoni (PCdoB), relator, sugeriram duas alternativas: a inclusão de uma nova rota de ônibus, que parta da instituição de ensino rumo ao Centro, atendendo nos horários de chegada e saída dos alunos nos turnos de aulas; e a entrada da linha Vila Nova, da empresa Viação Hamburguesa, no pátio da universidade, com a inclusão de um horário extra, às 22h15min, evitando que os estudantes fiquem à mercê dos bandidos na parada de ônibus, localizada na rua João Capistrano.



Caroline informou que já existe uma linha colegial, contudo, não há muitas opções de horário. Conforme Volnei, para evitar que o tempo do trajeto seja aumentado em cerca de oito minutos, a Feevale teria de facilitar o acesso do ônibus Vila Nova ao pátio da instituição, permitindo que o veículo fizesse o retorno. Atualmente, também passa na rua João Capistrano a linha São Luís.



Participaram também do encontro o assessor de comissões da Câmara, Paulo César Rodrigues, a tesoureira do DCE, Jéssica Scherer, e o aluno do curso de Tecnologia em Comércio Exterior, Daniel Schokal, vereador suplente. Ela informou que no começo do semestre, especialmente nas duas primeiras semanas, crescem os números de roubos e assaltos. Jéssica disse que a demanda por transporte coletivo por parte dos alunos é grande e que, em torno das 18h, os ônibus circulam lotados.



Peteffi, presidente da Comissão, disse que o grupo vai marcar um encontro com a empresa de ônibus para tentar implantar pelo menos uma das duas sugestões. Serjão perguntou quantos horários seriam necessários para atender aos estudantes. Caroline repassou para a comissão uma lista com os turnos de chegadas e saídas dos universitários. Por ter experiência na área de transporte coletivo, o vereador adiantou que é não será difícil resolver o problema.



A presidente do DCE falou que hoje haverá um encontro com a Pró-Reitoria, no qual deverá ser abordado o pedido de permissão para que os ônibus da linha Vila Nova ou da rota alternativa entrem no pátio da universidade. Ela explicou que o Diretório Central dos Estudantes também se reuniu recentemente com a Brigada Militar. Como os estudantes não têm feito boletins de ocorrências após os incidentes, não há estatísticas sobre os casos na região. Schokal lembrou que os alunos não precisam ir até a delegacia fazer o B.O.. Ele alertou que é possível fazê-lo na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário