![]() |
Jorge Mirione |
Concluido o projecto de reabilitação e melhoria dos Centros de Tratamentos de Fumo da Mozal.
Maputo- A Mozal anunciou na manhã de 8 de abril), que o projecto de reabilitação e melhoria dos Centros de Tratamentos de Fumo (CTF’s) chegou ao seu término com sucesso, dentro dos 137 dias concedidos pela autorização especial emitida pelo governo de Moçambique.
O processo de funcionamento sem filtros iniciou no CTF1 no dia 17 de Novembro de 2010, tendo de seguida sido removidos os filtros do CTF2 duas semanas após este, no dia 1 de Dezembro de 2010.
O CTF1 retomou as suas funções normais com filtros no dia 17 de Março de 2011 e o CTF2 no dia 29 de Março de 2011. Ambos CTF’s estão operacionais no seu máximo potencial e funcionando de acordo com
as especificações do fabricante.
A Mozal iniciou uma extensiva campanha de monitoria da qualidade do ar duas semanas antes do início do projecto de emissão directa sem filtros, e que continuará por duas semanas após o término do evento. As emissões e as concentrações ambientais e de substâncias no solo têm sido medidas pela SGS, uma companhia internacional reconhecida como uma empresa líder na área de inspecção, verificação, testagem e certificação.
A campanha de monitoria confirmou que as concentrações ambientais durante o processo de emissão directa nos CTF’s sem filtros, situaram-se muito abaixo dos limites padrão especificados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e, pela Sociedade Americada de Substâncias Tóxicas, tendo também estado dentro dos parâmetros previstos pelo modelo de dispersão contido no Plano de Gestão Ambiental (EMP) que fora submetido às autoridades Governamentais em suporte à solicitação para o arranque do projecto.
Durante este período de emissão directa sem filtros, o Conselho para Investigação Científica e Industrial (CSIR) procedeu a avaliação dos riscos para a saúde tendo, confirmado que o processo não representava nenhum risco à saúde humana.
Está planeado para Abril 2011 uma reunião pública na qual a Mozal irá fornecer aos interessados os resultados desta campanha de monitoria exaustiva e clarificar eventuais questões relacionadas com o projecto de reabilitação e melhoria dos Centros de Tratamento de Fumos.
De referir que desde o início do projecto já foram efectuadas cinco sessões de divulgação do resultado de monitoria e progresso do projecto e uma reunião pública aos interessados.
Por: Jorge Mirione
Nenhum comentário:
Postar um comentário