terça-feira, 17 de maio de 2011

CINEMA MÓVEL EM NOVO HAMBURGO

Cinema Móvel leva cultura para a comunidade

foto: Renata Arteiro

O Cinemóvel acontece dentro de um caminhão, que vai passar pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará com atrações de cinema gratuitas

Sessões de cinema gratuitas dentro de um caminhão. Isso é o que a comunidade atendida pela Assistência Social de Novo Hamburgo está recebendo entre os dias 16 e 20 de maio por meio do Cinemóvel, projeto desenvolvido pelo Vitrine Cultural Marisol. A atividade é promovida pela empresa de mesmo nome, em parceria com a Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura (SECULT) e de Desenvolvimento Social (SDS).

Durante a semana, os organizadores do evento estão passando por diversos bairros do Município, com o objetivo de levar cultura para quem não tem acesso. Na tarde de terça-feira, 17 de maio, foi a vez dos 120 estudantes de 6 a 17 anos do Apoio Sócio Educativo em Meio Aberto (ASEMA) Amigo da Criança, do bairro Santo Afonso, receberem o Cinemóvel. Num caminhão montado com um ambiente similar a uma sala de cinema, com 32 poltronas, ar condicionado, som digital e tela de 120 polegadas, o estudante Luis Carlos Siqueira, de 11 anos, teve seu primeiro contato com a sétima arte. “É a primeira vez que eu assisto cinema. Tô achando muito legal, é diferente do que ver filme na TV de casa”, contou. Nesta sessão, as crianças assistiram ao filme “Castelo Rá-tim-bum”.





De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres, desta forma as pessoas mais carentes têm um auxílio para enfrentar seus problemas. “São experiências que reforçam a comunidade para o enfrentamento de suas condições de pobreza. E nós sabemos que toda criança tem plenas condições de aprendizagem, basta estimular, propor novidades como esta”, garantiu. A novidade de destinar as atividades ao público em vulnerabilidade social é essencial também para a secretária de Cultura, Anita de Oliveira. “Nesta tarde, 120 crianças participantes tiveram talvez a única oportunidade de participar de uma sessão de cinema, e nós sabemos o quanto isso pode fazer diferença para elas”.

Os filmes transmitidos são brasileiros, e foram escolhidos pela equipe da SDS de acordo com os públicos das sessões. As próximas sessões ocorrem nos bairros Santo Afonso, Canudos e Centro, com sessões durante todo o dia.



Vitrine Cultural Marisol

O projeto Vitrine Cultura Marisol é desenvolvido pela Magma Cultura, e patrocinado pela empresa Marisol, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. A ação passará, até o dia 12 de julho, por cidades dos estados do Rio Grande do Sul, Ceará e Santa Catarina, com o objetivo de levar por onde passa um pouco de cultura e lazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário