sexta-feira, 8 de outubro de 2010

PAPO DE CULTURA - Benedito Franco

Benedito Franco



Quando você toma água de seu filtro, você sabe donde vem e como está a água bebida.



Quando você toma água mineral, você sabe donde vem e como está? Será que ela é mais pura que a sua? E você ainda vai jogar garrafa plástica na natureza, danificando o ambiente – produto ecologicamente incorreto! E mais: como a água é, quase sempre, de multinacionais, você enviará dividendos para fora do Brasil... Já pensou nisso?


Na Inglaterra, onde pode-se beber água direto da torneira, há uma campanha para não tomar água mineral.





128 - Grogotó



Todos os meses visitava algumas indústrias em São João Del Rey e Barbacena. Numa e noutra cidade um lindo e confortável hotel tipo colonial. Alternadamente dormia numa ou noutra cidade.

Como viajava para vários lugares, nem sempre encontrava hotéis confortáveis. E em assim sendo, a estadia em Barbacena ou São João era sempre prazerosa.

Antes da viagem, a Secretária da firma reservava o apartamento nos hotéis onde eram mais difíceis as vagas – o Grogotó de Barbacena sempre um problema. Ou melhor: dois problemas em eu conseguir me hospedar: primeiro a dificuldade de achar vagas; segundo: não iam com minha cara – barravam-me constantemente.

Certa vez, na mesma histórica Barbacena, no Hotel Grogotó, a secretária, como sempre, telefonara reservando o apartamento para mim. Apesar disso, quando cheguei, os recepcionistas colocaram empecilho – reserva feita, alegaram que se enganaram e todos os apartamentos estavam ocupados, exceção à única Suíte Presidencial.

Esperavam desconcertar-me. Informaram-me quanto era a diária. Tirei o dinheiro do bolso, coloquei-o no balcão e pedi a Nota Fiscal:

- Não há problema. A multinacional para a qual trabalho paga todas as minhas despesas. Aliás, vou pagar duas diárias, pois amanhã irei a São João Del Rey e voltarei para dormir aqui novamente. Pode arranjar-me a Suite Presidencial.

O espanto foi geral, e fui eu esnobar a Suite Presidencial!... A firma pagou sem nenhum questionamento.



Benedito Franco



Veja o que achei no Google – Wikipedia (Terrível!! Americano é muito bonzinho!):

“A cidade de Guantánamo tornou-se célebre após a implantação, a quinze quilômetros de distância, a Base Naval de mesmo nome pertencente aos Estados Unidos da América. É no interior desta base que se encontra a Prisão de Guantánamo (Campo Delta) com uma área de 117,6 km² e alugada (arrendada) pelo governo dos EUA do Governo de Cuba pela soma irrisória de 4 085 dólares anuais. Cuba reivindica esse território.

Prisão de Guantánamo

Desde janeiro de 2002, depois dos ataques terroristas de 11 de setembro, estão encarcerados nesta base militar prisioneiros (muitos são afegãos e iraquianos) acusados de ligação aos grupos Taleban (Taliban) e Al-Qaeda, numa área excluída ao controle internacional no que concerne às condições de detenção dos mesmos. Segundo a Cruz Vermelha internacional, e o próprio FBI[1], estes prisioneiros são vítimas de tortura, desrespeitando assim os direitos humanos e a convenção de Genebra[1][2].

Segundo a Anistia Internacional, já se passaram mais de cinco anos desde que os primeiros detentos foram enviados pelos Estados Unidos à sua base naval na Baía de Guantánamo, em Cuba. Apesar da generalizada condenação internacional, centenas de prisioneiros políticos, de mais de 30 nacionalidades, lá permanecem sem nenhuma acusação formal, e sem esperança de obter um julgamento justo. Segundo a Anistia Internacional, "Guantánamo é o símbolo da injustiça e do abuso, e deve ser fechada"[3][4]

Em 22 de janeiro de 2009, o recém empossado presidente Barack Hussein Obama determinou, a partir de Washington, DC, o fechamento do centro de detenção de Guantânamo o mais rápido possível, no mais tardar, no prazo de um ano a partir da data da ordem.[5] O presidente havia se comprometido a fechar o polêmico campo de detenção durante a sua campanha eleitoral”.

Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário