sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Alunos das Engenharias participam de visita técnica à Usina Nuclear de Angra 2



50 alunos da Universidade Feevale viajam para o Rio de Janeiro, de 23 a 26 de outubro, para uma visita técnica à Usina Nuclear de Angra 2

Um grupo de 50 alunos da Universidade Feevale viaja no dia 23 de outubro para o Rio de Janeiro, para visitar a Usina Nuclear de Angra 2, em Angra dos Reis. A atividade é promovida pelo Diretório Acadêmico das Engenharias e conta com alunos dos cursos de Engenharia Eletrônica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Engenharia Mecânica, Engenharia Industrial Química, Engenharia Industrial Mecânica, Ciências Biológicas e Gestão Ambiental.

Conforme o presidente do Diretório Acadêmico das Engenharias, John Skalee, a procura pela viagem foi muito grande. "Além dos alunos confirmados, a lista de espera por vagas contava com 20 inscritos. Não tínhamos como levar mais pessoas, pois é uma restrição da Usina," destaca. Contudo, Skalee lembra que não faltarão oportunidades para os estudantes participarem de visitas técnicas.

A proposta da viagem é fazer com que os acadêmicos conheçam novas fontes de geração de energia. No primeiro semestre, o DA das Engenharias organizou a visita a Itaipu, no Paraná. Agora, a proposta é conhecer um complexo nuclear. Dentre os pontos que serão visitados estão o Centro de Informações, que proporciona uma visão geral de todas as instalações e oferece, aos visitantes, informações sobre as Usinas, através de painéis eletrônicos, filmes didáticos, maquetes, quadros ilustrativos, entre outros; Angra 2, que compreende uma visão geral do empreendimento; o Laboratório de Monitoração Ambiental, equipado nas áreas de radiometria, radioquímica, química e biologia; e o Simulador de Angra 2, construído com o objetivo básico de treinar e desenvolver equipes competentes para a operação de Angra 2, desde o início de seu funcionamento.

Segundo Skalee, as visitas técnicas, de modo geral, fazem com que o aluno encontre na prática os conhecimentos adquiridos em aula. "Elas agregam conhecimentos únicos que não são assimilados em aula. A visita técnica à Usina Nuclear Angra 2 visa fornecer mais informações aos alunos que desejam estudar novas fontes de energia, uma vez que esse tipo de fonte é considerada segura e relativamente limpa," destaca o organizador da atividade.



O grupo retorna do Rio de Janeiro no dia 26 de outubro. Mais informações podem ser obtidas no site do Diretório Acadêmico das Engenharias: www.daengenharias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário