quinta-feira, 26 de agosto de 2010

FESTA LITERÁRIA EM DOIS IRMÃOS

Festa Literária de Dois Irmãos começa nesta quinta-feira


Primeiros dados de mapeamento literário serão divulgados durante a festa
O slogan "Aqui você vive a leitura" é um convite para um dos maiores eventos culturais do município de Dois Irmãos. Trata-se da Festa Literária, que acontece de 26 a 29 de agosto, no Largo Felipe Seger Sobrinho. A festa terá como patrono o escritor Pedro Bandeira, autor do livro "O Fantástico Mistério de Feiurinha".
Serão quatro dias com programações culturais, que envolvem shows, leituras, arte e gastronomia. Todas as programações são gratuitas e abertas ao público. Durante a festa serão distribuídas obras para a população, fruto de doações. A festa contará com as presenças de Martha Medeiros, Márcia Tiburi, Luiz Marenco, Grupo Teatral Curto Arte, Grupo Teatral Luz e Cena, Grupo Tholl, Leia Cassol, Mô Barbieri e Henrique Schneider, entre outros.
Projetos diferenciados para a cidade literária
Dois projetos que promovem o diferencial de Dois Irmãos em âmbito estadual, na questão de educação e cultura, estão em vigor. Um deles é uma pesquisa feita pela prefeitura, em parceria com a Universidade Feevale, por meio do Centro de Pesquisa e Planejamento (CPP).

A pesquisa, elaborada em duas etapas, foi desenvolvida junto a alunos e comunidade em geral. O objetivo é identificar a percepção dos moradores de Dois Irmãos em relação aos hábitos de leitura na cidade. A pesquisa contempla o levantamento de dados junto à prefeitura, escolas, bibliotecas, livrarias e outras fontes de domínio público, bem como entrevistas com moradores.
A primeira parte já foi realizada, com alta adesão da comunidade. Os questionários voltaram em grande peso para a prefeitura: o total foi de 6.627 pesquisas respondidas, o que representou 36,82% do número inicial de 18 mil questionários disponibilizados. Agora o CPP está trabalhando na tabulação dos dados, cuja prévia será apresentada pelo secretário de Educação, Maurício Klein, durante a Festa Literária.


Paralelo à pesquisa, está ocorrendo o cadastramento de novos leitores para a Biblioteca Pública Paulo Arandt, em parceria com a Associação dos Estudantes Universitários. Até a última semana já haviam sido cadastrados 700 usuários. O objetivo é que até a festa esses novos usuários já estejam com as carteirinhas para poder usá-las. Para ajudar a biblioteca do município foram comprados 300 livros. Cada expositor da festa também irá doar R$ 350,00 para a biblioteca, a fim de que possam ser adquiridos mais exemplares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário