segunda-feira, 27 de agosto de 2012

DIRETO DE MOÇAMBIQUE - por Jorge Mirione


Adquiridos equipamentos para a estação sismográfica da Unimontes

Oficializada a aquisição dos equipamentos para a estação sismográfica que será instalada pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) no município, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), com o apoio da Universidade de Brasília (UnB). A compra dos instrumentos foi efetivada através de licitação internacional, vencida pela empresa “Ampere”, com sede no México, sendo que também foram feitos levantamentos em empresas do Canadá e dos Estados Unidos.

A estação deverá entrar em funcionamento a partir de novembro, quando será feita a entrega e instalação dos aparelhos. Ainda será definido o local de funcionamento da estação, que terá como objetivo monitorar e identificar as causas dos tremores de terra registrados em Montes Claros e na região do Norte de Minas. Os recursos envolvidos, no valor de R$ 142.022,49, foram liberados pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), contando com a interveniência da Fundação de Apoio ao Ensino Superior do Norte de Minas (Fadenor).

Os trabalhos para a implantação do centro de estudos sismográficos são desenvolvidos na Unimontes pelo departamento de Geociências e pelo Centro de Estudos de Convivência com o Semiárido – CECS –, sob a coordenação do professor Expedito José Ferreira. “Por se tratar de equipamento importado e especial”, explica o coordenador, “a empresa fornecedora solicitou um prazo maior para o envio dos aparelhos”, que, por isso, “somente serão entregues em novembro”.

Conforme relata o professor Expedito José Ferreira, em atendimento à demanda do Governo do Estado, a Unimontes elaborou o projeto para a compra dos equipamentos necessários para a estação sismográfica desde o primeiro semestre de 2011. A proposta foi apreciada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e, posteriormente, foi aprovada pela Fapemig.

Nas ações, a Universidade Estadual de Montes Claros contou com o apoio técnico do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília/DF (Obsis/UnB), por intermédio dos professores Lucas Vieira Barros e Darlan Portela Fontenele, responsáveis pelo dimensionamento e pelas especificações técnicas dos equipamentos e acessórios sismográficos, que contemplam, entre outros, as unidades de aquisição de dados, o sismógrafo, rádios e painel solar.

COMO SERÁ O FUNCIONAMENTO DA ESTAÇÃO

A instalação da estação sismográfica será feita com o apoio da equipe técnica do Observatório da UnB, que também será responsável pelo treinamento da equipe para o pleno funcionamento do local, assim como a interpretação e divulgação dos dados registrados. “A Unimontes já disponibilizou um técnico, que vai fazer a leitura do sismográfico e enviará as informações para o Observatório Sismológico da UnB, através do sistema de transmissão de dados (FTP)”, explica Expedito José Ferreira.

Ele salienta que a gestão superior da Unimontes já iniciou outros entendimentos com a Universidade de Brasília com o propósito de assinar um Termo de Cooperação Técnica entre as duas instituições para o desenvolvimento de estudos e pesquisas conjuntas, como forma de monitorar e conhecer as causas das ocorrências dos abalos sísmicos. “Os dados a serem coletados na estação sismográfica permitirão a realização de estudos detalhados sobre a extensão de uma suposta falha geológica existente na região, o monitoramento dos tremores e, também, o conhecimento sobre a possibilidade e magnitude de outros abalos”.

O professor Expedito José Ferreira lembra que, de acordo com os cientistas, não se pode evitar ou prever a ocorrência dos abalos sísmicos. “Mas, a partir dos estudos feitos com a instalação da estação sismográfica, poderão ser traçados planos de contingência e de prevenção de danos junto à população”, afirma o coordenador do projeto da Unimontes.

Por: Alessandra Marques
Jornalista e Biomédica
Top of Form

Nenhum comentário:

Postar um comentário