quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Estudantes voltam às aulas em Novo Hamburgo

 Bruna Provenzano
Os colegas Diego Joaquim da Silva e Murilo Caê Bender aproveitaram o primeiro dia de aula para contar as novidades do que fizeram nas férias.

Depois do descanso e das brincadeiras do recesso escolar, a quarta-feira, dia 1º de agosto, foi de volta às aulas para estudantes da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo. Com as energias recarregadas, educadores e alunos retomaram as atividade para o segundo semestre letivo. Durante o período, algumas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) permaneceram abertas para receber alunos cujas famílias manifestaram necessidade de atendimento dos filhos.

No primeiro dia depois das férias, a equipe da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), acompanhada do secretário Alberto Carabajal, visitou instituições de ensino para receber aos professores e alunos. “Nossa expectativa é de que este seja um bom semestre de trabalho para todas as escolas. É um período especial porque as instituições concluirão seus primeiros Projetos Político Pedagógico produzidos a partir das definições da Conferência Municipal de Educação”, destacou Carabajal, lembrando da atividade que reuniu 12 mil pessoas e resultou na construção do Plano Estratégico de Educação da cidade.

Reencontro com amigos
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pres. Affonso Penna, no bairro Vila Nova, a turma do 3º ano “A” foi recebida com pirulitos e um texto com o título “Bom Retorno”. A recepção foi providenciada pela professora Ivone Hendges, que há 16 anos prepara atividades especiais para o primeiro dia de aula. “É uma forma de relembrá-los dos compromissos e objetivos de estarem aqui na escola e também recebê-los de forma carinhosa e especial. O recesso é um período importante também para os educadores, que podem descansar e buscar novas leituras para retomar o trabalho”, explicou a educadora.

Entre os estudantes, o momento mais esperado na volta às aulas era o reencontro com os colegas e professores e contar as novidades sobre o período que estavam longe da escola. Na redação pedida pela professora Ivone como exercício para o recesso, a aluna Ananda Vitória Corrêa, 8 anos, escreveu sobre todos os passeios que fez, desde a ida a Lomba Grande até uma sessão de cinema. “O melhor de voltar para a escola é voltar a aprender e ver os amigos e a professora”, garantiu. Opinião compartilhada pelo colega Diego Joaquim da Silva, 8 anos. “Eu senti saudades de escrever as coisas do quadro”, disse.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário