quinta-feira, 7 de junho de 2012

NOTÍCIAS DE MOÇAMBIQUE


Justiça Moçambicana
Jornalista Jorge Mirione
EUA defendem penas alternativas 

Maputo – A Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Maputo, divulgou no dia 30 de Maio, o relatório do Departamento de Estado sobre os direitos humanos em Moçambique para 2011. O governo norte-americano refere que as condições prisionais em Moçambique, não obstante o progresso registado na promoção da reforma penal e algumas medidas concretas tomadas nos complexos penais, permanecem muito perturbadoras.

«Se as reformas continuarem, aumentarem as sentenças alternativas, e as outras medidas em discussão pelo Ministério da Justiça forem bem-sucedidas, as condições prisionais poderiam melhorar de forma notável».

O governo dos EUA, diz no seu relatório que os estabelecimentos prisionais de Moçambique continuam perigosamente superlotados, e o uso prolongado e generalizado da prisão preventiva continua constante.

Várias cadeias do País apresentam-se completamente superlotadas, o que acelera a deterioração das condições de alojamento dos reclusos.

Informações divulgadas pelo Governo moçambicano, indicam que 62 por cento, dos mais de 15 mil reclusos existentes em todo o país, estão a cumprir penas correcionais, ou seja, de três dias a menos de um ano.

Organizações humanitárias entendem que esta percentagem podia estar fora das cadeias, caso o País tivesse as penas alternativas à prisão, o que iria reduzir a situação da superlotação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário