quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Novo Hamburgo capacita servidores para novo sistema de gestão




Com o objetivo de dar continuidade ao processo de modernização do sistema de gestão pública, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), iniciou em janeiro uma série de treinamentos para os servidores municipais. Na capacitação, os profissionais conhecem e aprendem a operar o novo sistema integrado de gestão municipal. Contratado em agosto de 2010 por meio de licitação, o software é dividido em 11 módulos (confira lista abaixo), e oferecerá maior eficiência, segurança e agilidade no atendimento ao contribuinte.

Durante os meses de janeiro e fevereiro participarão do treinamento 125 servidores em 12 cursos diferentes. A previsão é de que quatro módulos do sistema estejam em funcionamento a partir de março. São eles: Gestão das Receitas Próprias, Gestão dos Contratos Habitacionais, Gestão dos Contratos de Aluguéis e Gestão dos Cemitérios Municipais. A partir de março serão treinados os servidores que trabalham em escolas e posteriormente será implantado o módulo de Gestão Escolar, que compreenderá os processos como matrícula, avaliação e frequência, além de biblioteca e merenda.



Investimento deve retornar em dois anos

O período de implantação total deve acontecer em até dois anos, e prevê serviços de instalação, migração de dados do sistema anterior, testes e treinamento dos servidores. O investimento é de aproximadamente R$ 2,7 milhões. De acordo com o Diretor de Tecnologia da Informação, Eder de Oliveira, este valor será recuperado pelo Município em cerca de dois anos de utilização do novo sistema. Além da otimização do trabalho e economia, ele também proporcionará o aumento da arrecadação. “Além de melhorarmos a segurança e a qualidade do trabalho dos servidores, também ampliaremos os serviços disponíveis no portal da Prefeitura”, comenta. Uma das principais vantagens do novo sistema é a utilização do conceito de cadastro único, que compartilha a mesma base de dados e elimina a duplicidade e redundância de registros. Assim, cada contribuinte é cadastrado uma única vez no sistema da Prefeitura, que pode ser consultado por qualquer uma das secretarias.



Conheça cada um dos módulos que serão instalados:

- Módulo de Gestão das Receitas Próprias: gestão dos processos da Secretaria da Fazenda (SEMFAZ) que compreendem a gestão tributária (ISSQN, IPTU, ITBI), das taxas diversas, das contribuições, da dívida ativa, das demais receitas não-tributáveis e da arrecadação municipal.



- Módulo de Ouvidoria e Solicitação de Serviços: gestão dos serviços de ouvidoria do Município, viabilizando um canal permanente de comunicação com o cidadão e um acompanhamento e mapeamento dos processos de trabalhos internos da Prefeitura no que diz respeito ao atendimento das solicitações.



- Módulo de Gestão Ambiental: gestão dos processos da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) que compreendem atividades de licenciamento ambiental, alvarás, vistorias, automação de empreendedores e demais procedimentos da SEMAM.



- Módulo de Gestão dos Processos da PGM: gestão dos processos da Procuradoria Geral do Município (PGM) com a finalidade de possibilitar um efetivo acompanhamento e controle processual on-line.



- Módulo de Gestão de Recursos Humanos: gestão dos processos do departamento de gestão de pessoas que compreendem a administração do quadro de pessoal no que diz respeito ao cadastro de funcionários, folha de pagamento, benefícios, cedências, ponto eletrônico, recrutamento, seleção e treinamento.



- Módulo de Fiscalização do Município: Compreende rotinas que possibilitam um controle efetivo dos procedimentos de fiscalização municipal (notificação, intimação, autos de infração e multas), nas suas diversas secretarias e de acordo com a legislação vigente.



- Módulo de Gestão dos Projetos e Edificações: gestão e acompanhamento dos projetos de construção civil do Município, da administração do Plano Diretor Urbanístico Arquitetônico (PDUA), bem como da emissão de certidões de Habite-se e demais documentos oficiais relacionados.



- Módulo de Gestão Escolar: gestão integrada das escolas municipais compreendendo os processos de gestão acadêmica (matrícula, avaliação, frequência), gestão financeira, gestão da merenda escolar e gestão de bibliotecas, bem como a gestão dos processos vinculados a Secretaria de Educação e Desporto (SMED).



- Módulo de Gestão dos Contratos Habitacionais: destina-se ao gerenciamento dos contratos habitacionais do Município, por parte da Secretaria de Habitação (SEHAB), referentes aos assentamentos realizados pelo Fundo de Habitação Popular.



- Módulo de Gestão dos Cemitérios Municipais: Módulo de necrópoles, destinado a gestão dos processos realizados nas unidades de cemitérios do Município.



- Módulo de Gestão dos Contratos de Aluguéis: destinado ao gerenciamento dos contratos de aluguéis de imóveis e espaços públicos do Município, bem como dos aluguéis de espaços do Mercado Público e das concessões de uso de acordo com a legislação vigente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário