sexta-feira, 30 de setembro de 2011

NovoHamburgo se articula para programade erradicação da pobreza

Ronan Dannenberg
Reunião foi realizada no Gabinete do Prefeito, compresença do secretariado municipal

APrefeitura de Novo Hamburgo está se organizando para montar umcomitê de erradicação da pobreza extrema. O programa começou aser discutido na quinta-feira, dia 29 de setembro, no gabinete doprefeito Tarcísio Zimmermann. A iniciativa integrará o RS MaisIgual, medida do Governo do Estado que tem como meta a implementaçãode políticas públicas para tirar pessoas que ainda vivem emcondições degradantes. No Município, o objetivo é de que as açõessociais realizadas na cidade sejam desenvolvidas de forma maisglobal, alcançando um maior número de pessoas em situação depobreza.


Conformenúmeros do Censo 2010, são 306,6 mil pessoas na linha da pobrezaextrema no Estado. Em Novo Hamburgo, o programa estima que são 7,2mil pessoas nessa condição. A iniciativa prevê que, até 2014,essa fatia da comunidade deixe essa situação e receba incentivosligados a setores como educação e formação profissional paramelhorarem suas condições de vida. Em Novo Hamburgo, a Prefeituradesenvolve uma série de projetos sociais, como o CataVida, a Fábricada Cidadania e a Economia Solidária, entre outros, que vão aoencontro do que o Estado está propondo. “Trata-se de umainiciativa muito importante e que beneficiará uma série dehamburguenses. Queremos implantar essa medida o mais breve possível,fortalecendo ainda mais os inúmeros projetos já desenvolvidos pelaAdministração”, ressaltou Tarcísio.


Além doprefeito, o encontro contou com a participação da coordenadoraadjunta do RS Mais Igual, Paola Carvalho, da assessora do programa,Adriana Martins, e do secretariado municipal. Novo Hamburgo é aterceira cidade do Estado a receber a visita dos representantes do RSMais Igual. “Fizemos esse movimento no Município, pois é umacidade que já está na caminhada de erradicação da pobreza”,destacou Paola. Bento Gonçalves e Taquara também estão com ostrabalhos iniciados.


Durante areunião, ficou definido que as secretarias farão um levantamento deque iniciativas já desenvolvidas no Município poderão integrar oRS Mais Igual. “A partir daí, vamos estruturar nosso plano. Temosuma série de ações que ou já estão em andamento em Novo Hamburgoou que estão prestes a ser implantadas”, reforçou o secretárioGeral de Governo e Relações Institucionais, Roque Werlang.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário