terça-feira, 27 de novembro de 2012


30ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo para todos os públicos

 Bruna Provenzano
 Feira reúne bancas de livros, debates e atrações culturais.

Até o dia 2 de dezembro, a Praça 20 de Setembro, no Centro de Novo Hamburgo, será lugar de literatura, atrações e diversidade cultural. É lá onde estão instaladas as livrarias, palcos e espaços da 30ª Feira Regional do Livro do Município. A abertura do evento aconteceu na sexta-feira, dia 23 de novembro, e teve como atração principal a participação dos jornalistas Ruy Carlos Ostermann e David Coimbra.

Durante a cerimônia que deu início oficial à programação, o titular da Secretaria de Cultura (SECULT), Carlos Mossmann, destacou a pluralidade de temas e atrações na feira. “Queremos mostrar a cultura com toda sua diversidade. São muitas formas e cores oferecidas aqui”, destacou. O patrono desta edição da feira, Gilberto Abrão, também participou da solenidade e convidou a comunidade a prestigiar as atrações. “Estou muito feliz em ser o patrono desta festa literária. Alimentem-se de cultura e incentivem seus filhos”, disse.

Final de semana foi de movimentação intensa
Em seu primeiro final de semana, 24 e 25 de novembro, a Feira registrou grande movimentação. Cerca de 4500 pessoas passaram pelas estruturas montadas na imediações do Centro Municipal de Cultura, onde está localizado o palco principal. Atrações como Nico Nicolaiewsky, a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH), Luciano Potter, da Rádio Atlântida, junto com Junior Maicá – O Bairrista e o cantor tradicionalista Luiz Marenco, foram alguns destaques.

No palco alternativo, o Espaço Jolly Roger, local destinado a sessões de autógrafos, lançamentos de livros e Happy Hours, houve uma programação diversificada para todos públicos. Lá ocorreram os lançamentos dos livros Glossário Técnico, de Jussara Petry e o Campanário do tempo, de Liti Belinha, a apresentação do Projeto da Gurizada de Galpão e as sessões de Happy Hour, que receberam bandas com estilos variados, como os grupos Samba de Roda e Geração Y, atraindo um grande público e agradando todos os gostos.

Programação
Ao longo da semana, espetáculos recheiam a programação da Feira, tornando os “Sabores da Leitura” deliciosos e atrativos para todos. O Teatro Paschoal Carlos Magno está aberto a população, onde apresentações acontecem com entrada franca, colocando paralelamente demais atividades voltadas para o público infantil a disposição, como peças teatrais, apresentações das escolas municipais de Novo Hamburgo e a Hora do Conto, na parte da manhã e tarde, sempre às 8h30, 10, 14 e 15h30, na sala 31 do Centro de Cultura.

Na noite de terça-feira, 27 de novembro, o jornalista Eduardo Bueno protagoniza um bate-papo, a partir das 20 horas, no palco principal. Os escritores Henrique Schneider, Christina Dias, Marô Barbieri, Caio Riter também participam dos bate-papos e fazem o lançamento de seus livros, além de sessão de autógrafos durante a programação. A diretora Rejane Zilles, tem seu documentário, “Walachai”, exibido na noite de quarta-feira, 28 de novembro, a partir das 20 horas. Já na quinta-feira, o músico e escritor, Duca Leindecker, participa de um bate-papo e faz um pocket show, às 20 horas, no palco principal, na Praça 20. A programação completa pode ser consultada no sitewww.novohamburgo.rs.gov.br.

O projeto da 30ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo conta com o financiamento do Pró-cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Esta edição do evento é produzida pela Um Cultural e conta com o patrocínio de Bourbon Shopping Novo Hamburgo, Guaraná Antarctica e Killing Tintas e Adesivos. O apoio é das empresas Master Cópias, Consórcio Nova Via, Jornal NH e Rádio ABC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário