terça-feira, 12 de outubro de 2010

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger

Ione Jaeger


V I D E - V E R S O






Quando eu era pequena

menininha

brincava de ciranda cirandinha

na calçada

nas noites enluaradas de estrelas:

- "diga um verso bem bonito

dê adeus e vá s'imbora"...



Na voz de uma criança:

Toninho, Dora, Cidinha, outra

o verso era cantado:

"O anel que tu me deste

era vidro e se quebrou

o amor que tu me tinhas

era pouco e se acabou"



Quebrei a cabeça para descobrir

o que li escrito no canto da folha

num papel de meu pai:

VIDE - VERSO

O que era vide?

Eu não sabia!

Seria vida? Mal escrita?



Vida em verso. Vida é verso?

Por que verso?

Verso é poesia!

Ora! Meu pai não entrava na roda!...

Hum! Não entendi!

Poesia? Verso?

Juro!

Naquela folha não havia!





Ione Jaeger janeiro de 2002

Novo Hamburgo - RS
 
 
 
IONE JAEGER (Ione Maria Rocha Jaeger). Nasceu em Salvador/BA, vive em Novo Hamburgo há 61 anos, faz poesias e outros escritos para cumprimentar a vida. Tem seis livros editados. Premiada no teatro - Melhor Texto Inédito - em NH e no Paraná. Letrista no CD Momentos Reticentes, reggae, gravado pela Banda Mundo Y. Idealizou, criou e fundou a Associação Cultural de Amigos das Artes - ACAART, em NH, 1997. Organizadora da Coletânea Onde os Poetas se Encontram, na III edição.


PATRONA da 24ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo, 2006. Membro da Academia de Letras, Ciências e Artes Castro Alves, POA/RS – Cadeira nº 19 – Vianna Moog; Membro da Academia de Letras de Ribeirão Preto/SP – Cadeira Augusto dos Anjos. Sócia Correspondente da Casa do Escritor e do Poeta de Ribeirão Preto CPERP/SP; Sócia da Casa do Poeta Brasileiro – POEBRAS e da Casa do Poeta Rio-Grandense – CAPORI.

Criado em 13/07/06, no Calendário Municipal o Dia do Ativista Cultural, foi escolhida a data do seu nascimento (13 de maio) em homenagem ao Ativismo Cultural que desenvolve há 10 anos.

Professora, Especialista em Educação, graduada em Pedagogia (1974), pós-graduada em MTE (Métodos e Técnicas de Ensino (1979), Faculdade de Educação FEEVALE/ NH. Coordenou o Movimento da Catequese na Catedral Basílica São Luiz Gonzaga de Novo Hamburgo (1991 a 1994) Aposentada – 1983 SEC/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário