TRIUNFO
Bom Jesus do Triunfo é um dos municípios mais antigos do Rio Grande do Sul. Está situado numa colina, igual a Santo Amaro do Sul e Rio Pardo, pois sua função era , também, de fortalezas avançadas e proteção dos rios navegáveis( Jacuí e Taquarí), e assim consolidar os territórios conquistados mediante o Tratado de Madri, assinado em 1750.
Triunfo, apesar de abrigar o poderoso Pólo Petroquímico, permanece sendo uma cidade pacata, na confluência desses dois rios. A cidade conserva as suas edificações de arquitetura colonial e açoriana, conferindo um visual encantador ao "Centro Histórico". Muitos prédios históricos estão sendo preservados e utilizados como dependências de serviços públicos do município, tais como: prefeitura municipal, biblioteca pública, teatro municipal, hospital e secretarias.
Destacam-se a igreja matriz de Bom Jesus fundada em 1754 e a casa onde nasceu o herói farroupilha Bento Gonçalves da Silva, em 1788.
Consta que a câmara de vereadores se assemelha, em tamanho, a de Porto Alegre, cuja a população é 75 vezes maior do que a de Triunfo.
O Pólo Petroquímico gera cerca de 3,5% da riqueza do Estado, constituindo um dos mais qualificados, e importantes, e promissores empreendimentos da América Latina.
Entretanto na periferia e nas populações ribeirinhas percebe-se ainda uma forte carência, impedindo aí o desfrute de uma qualidade de vida condizente com os resultados econômicos produzidos pelos enormes investimentos em infra-estrutura empresarial e sofisticadas tecnologias exigidas pelo Pólo . Talvéz fosse lícito esperar , que os vultosos rendimentos auferidos beneficiassem também os municípios vizinhos, e as populações mais necessitadas ...
Após nossas visita à Triunfo, atravessamos o rio Jacuí , de balsa para São Jerônimo, com destino Santo Amaro do Sul , distrito de General Câmara.
Nosso Rio Grande é muito lindo!
Procure conhecê-lo mais!
Odilo Friedrich e Anelise Kunrath
www.odilofriedrich.blogspot.com
www.museufriedrich.com.br
quarta-feira, 5 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário