EMEF Rodrigues Alves visita o Casarão Friedrich
De acordo com o roteiro proposto, puderam apreciar desde a mangueira de taipa, o banheiro carrapaticída, o açude, a moenda de cana, o estábulo contruído em pedra grés, a figueira tricentenária, até chegarem no Casarão e no prédio da Atafona, onde se concentra o maior acervo do Museu. Ali estão dispostos o maquinário original da fábrica de farinha de mandioca, construída simultaneamente com a casa, pelo imigrante alemão Georg Michael Renck, em torno de 1845. A Atafona foi desativada por meu pai Germano Friedrich, em 1918, por estar obsoleta e anti-econômica.
Do acervo gobal destacam-se as engrenagens e equipamentos acionados mediante tração animal e manual para realizar o processo da "farinhada".
Os visitantes puderam admirar, também, vários outros objetos e ferramentas do trabalho cotidiano na agricultura, como sejam, carretão, arados, subsoladoras, plantadeiras, abanador de cereais, e outros, bem como os equipamentos utilizados na matança doméstica de bovinos e suínos(carne e banha), aperos de encilha e montaria, agregados ao espaço de Elizabeth Friedrich, minha avó.
Uma vez concluído o recorrido, os visitantes foram convidados a adentrarem no Casarão ,onde conheceram as dependências. Em sequência, lhes foi servido um" Chá Colonial" durante o qual se debateram aspectos arquitetônicos, de preservação e conservação do patrimônio histórico, e deu-se por encerrada a visitação.
Odilo Friedrich e Anelise Kunrath
www.museufriedrich.com.br
www.odilofriedrich.blogspot.com
www.anelisekunrath.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário