Orquestra de Sopros lota Teatro Paschoal Carlos Magno
As poltronas do Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno (do Centro Municipal de Cultura) não foram suficientes para abrigar o público que conferiu o primeiro concerto oficial da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH), neste domingo, dia 11 de abril. Os corredores do local também ficaram cheios de apreciadores dos 34 músicos hamburguenses. O espetáculo teve como tema “Música no Cinema”, onde, comandados pelo maestro Marcos Vilmar Gröff, interpretaram temas de filmes internacionais, como Indiana Jones, Star Wars e Rei Leão. Integrantes do grupo de dança aérea do Colégio Santa Teresinha, de Campo Bom, participaram do concerto, realizando apresentações durante algumas interpretações. Foram arrecadados com o evento mais de 500 quilos de alimentos que foram repassados para o Conselho Municipal de Entorpecentes (COMEM/NH). A atividade foi parte integrante da programação do mês de aniversário de Novo Hamburgo.
A Orquestra
Criada em 1952, foi chamada inicialmente de Banda Municipal. Em 1998 foi reestruturada com o objetivo de melhor qualificação, aumentando seu elenco e permitindo a contratação de profissionais de outras orquestras do Estado. O seu estatuto foi alterado e criou-se a Associação dos Profissionais das Artes e Técnicas Afins - APRATA, uma sociedade civil que passou a administrar a então Banda Municipal. Com a contratação de novos artistas e o acréscimo de novos instrumentos musicais, a banda transformou-se em uma orquestra, que foi batizada de Orquestra Municipal de Sopros Arlindo Ruggeri.
O novo ciclo proporcionou aprimoramento musical, qualificação dos músicos e a ampliação do repertório. Em 2006, o nome da orquestra mudou para ORQUESTRA DE SOPROS DE NOVO HAMBURGO (OSNH), pois se entendeu que era necessária uma denominação mais abrangente para o grupo, além de que este nome facilitaria a identificação da comunidade com a orquestra.
Reconhecida dentro e fora do Rio Grande do Sul, a OSNH já tocou com personalidades como Renato Borghetti e Tango's Show. Ela realiza concertos nos bairros e apresentações didáticas na rede municipal de ensino. Com o apoio da Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo (SECULT) é hoje fundamental para a representação do município em suas atividades regionais.
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário