Ismael Dias
Prefeito Tarcísio Zimmermann, no ato da assinatura do termo, que possibilitará que quatro residentes atuem no CAPSi.O prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann, assinou na tarde de segunda-feira, dia 17 de maio, um termo de compromisso com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A parceria possibilitará que estudantes da universidade façam residência em Saúde Mental no Município. Para Tarcísio, a parceria demonstra o empenho e a qualificação do serviço em Novo Hamburgo. “Esse convênio representa um processo permanente de atualização e avanço para novas perspectivas de trabalho”, declarou o prefeito. Para a secretária da Saúde, Clarita de Souza, a parceria representa o compromisso coletivo pela saúde mental no Município.
O ato, que ocorreu no gabinete do prefeito, no Centro Administrativo Leopoldo Petry, contou com a participação de representantes da Coordenação do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva e da direção da Faculdade de Educação, ambos da UFRGS, além de estudantes beneficiados e de coordenadores de Centro de Atenção Psicossocial (Caps) da cidade.
Com a assinatura do termo de compromisso, quatro estudantes da universidade, vinculados à Residência Integrada em Saúde Mental Coletiva da Faculdade de Educação da UFRGS, realizarão o estágio de vivência no Centro de Atenção Psicossocial Infantil, o CAPSi, pertencente a rede de serviços de saúde de Novo Hamburgo. Os residentes recebem o acompanhamento de uma equipe docente-assistencial composta por tutores e preceptores.
Luta Antimanicomial
Nesta terça-feira, dia 18 de maio, a partir das 13 horas, usuários dos serviços de saúde mental de Novo Hamburgo e profissionais desta área participam da Caminhada pela Luta Antimanicomial. A concentração será no CAPs Centro, que fica na Rua Bento Gonçalves, 2670, no Centro, em frente a Praça 20 de Setembro. De lá, os participantes seguem até a Rua Marcílio Dias e depois para a Avenida Pedro Adams Filho em direção à Praça do Imigrante, onde ocorrerá um momento de reflexão sobre o assunto. No local também estarão representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que abordarão temas sobre a violência e abuso sexual infantil.
Logo em seguida, os participantes retornam até o Centro Municipal de Cultura, local onde ocorrerá uma assembleia com os usuários dos serviços de saúde mental, para discutir propostas pelos seus direitos.
O quê: Caminhada pela Luta Antimanicomial
Quando: Terça-feira, dia 18 de maio, a partir das 13 horas
Onde: Concentração no CAPs Centro (Rua Bento Gonçalves, 2670 - Centro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário