Prefeitura informa moradoras do bairro Santo Afonso sobre projetos do Território de PazMoradoras do Santo Afonso se cadastram
no projeto Mulheres da Paz
A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) de Novo Hamburgo, juntamente com a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher), começou a cadastrar moradoras do bairro Santo Afonso interessadas em integrar o projeto Mulheres da Paz, que faz parte do Território de Paz. No primeiro dia, aproximadamente 70 mulheres se inscreveram para participar da ação. Os cadastros poderão ser feitos a partir de janeiro nas instituições da rede municipal do bairro até março de 2010, quando começará a seleção das 100 Mulheres da Paz.
As inscrições começaram durante uma ação de divulgação do Território de Paz que aconteceu nesta segunda-feira, dia 14 de dezembro, na Associação Comunitária dos Moradores do bairro Santo Afonso, e reuniu mais de 100 mulheres. Na atividade, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Farias, falou sobre o Território de Paz e os projetos que serão implantados na região. “O Território de Paz é um conjunto de ações que visam tratar da segurança, mas de outra forma que não seja apenas armando as policias, e sim, através de ações da cidadania”, explicou. Ele também ressaltou o motivo do bairro ser selecionado para sediar o programa. “Santo Afonso foi escolhido pelas características e não por ser o mais violento, porque não é. Essa ação tem tudo pra dar certo, tem tudo para mudar Santo Afonso para ser lembrado como o bairro que mudou com incentivo do Poder Público e da comunidade”, completou.
A coordenadora da CMulher, Fátima Fraga, informou o que é e como funcionará o Mulheres da Paz. “As 100 selecionadas receberão um treinamento e irão visitar e orientar famílias para ajudar os jovens a resolver problemas de violência e criminalidade. Por esse trabalho, a partir do segundo mês, cada liderança feminina receberá R$ 190,00 por mês como incentivo”. A moradora do bairro, Lídia Ferreira, de 44 anos, aprovou essa ação. “Já faço trabalho comunitário, visito e ajudo jovens e mulheres, dou comida, ajudo a arrumar emprego, converso, e sem receber dinheiro em troca. Com o Mulheres de Paz terei companhia para seguir com esse trabalho”, contou Lídia.
O grupo de teatro Canal Livre da Guarda Municipal também divulgou o Território de Paz, mas por meio de uma apresentação. A vice-prefeita Lorena Mayer, o vereador Betinho Koch também estiveram presentes na ação de divulgação. O lançamento do Território de Paz será na quinta-feira, dia 17 de dezembro, às 14h30, no Campo do Santo Afonso, com a participação do Ministro da Justiça, Tarso Genro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário