sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Novo Hamburgo recebe novo espaço cultural

A Livraria Ex Libris, que contou com o apoio da Incubadora Tecnológica da Feevale, abrirá as portas dia 24 de novembro

A partir deste sábado, 24 de novembro, Novo Hamburgo recebe um novo espaço cultural dedicado à literatura. A Livraria Ex Libris, que contou com o apoio da Incubadora Tecnológica da Universidade Feevale para o desenvolvimento do projeto, abrirá as portas para comércio de livros e artigos. O local também contará com uma cafeteria. A livraria está localizada na Av. Maurício Cardoso, esquina com a rua Caiapós, loja 40.

Os empreendedores Carolina Mathias, Jane Regina Mathias e Guilherme Bortolini realizarão um coquetel para convidados, nesta sexta-feira, 23 de novembro, a partir das 19h30min. Mais informações pelo sitewww.exlibrislivraria.com.br<http://www.exlibrislivraria.com.br/>.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012



Atividades do Natal dos Sinos 2012 serão apresentadas no dia 27




A Prefeitura de Novo Hamburgo apresenta na terça-feira, 27 de novembro, a programação oficial do Natal dos Sinos 2012. O lançamento ocorre às 9 horas, na Fundação Ernesto Frederico Scheffel, e contará com um café da manhã.Entre as atividades deste ano estão atrações como shows, decorações especiais no centro da cidade, ações nos bairros e desfiles. A abertura oficial do evento está marcada para o dia 6 de dezembro. O tema deste ano será “Paz e um futuro sustentável”. A programação completa e mais informações estarão disponíveis a partir do lançamento no site www.natal2012.novohamburgo.rs.gov.br.

O quê: Lançamento da programação oficial do Natal dos Sinos 2012.
Quando: Terça-feira, 27 de novembro, às 9 horas.
Onde: Fundação Ernesto Frederico Scheffel (Avenida General Daltro Filho, 911, Hamburgo Velho).

Importante: Favor confirmar presença para o evento de lançamento pelo e-mail imprensa@novohamburgo.rs.gov.br ou pelo telefone 3594-9913/9916, até às 12 horas da sexta-feira, dia 23 de novembro.

sábado, 17 de novembro de 2012


Feira Regional do Livro chega a sua 30ª edição em Novo Hamburgo

Divulgação
Gilberto Abrão é o patrono da Feira do Livro 2012

Começa na sexta-feira, 23 de novembro, a 30ª edição da Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo, iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT), junto com a Produtora Um Cultural. A feira será realizada em frente ao Centro de Cultura, na Rua Ignácio Christiano Plangg, no Centro, abrangendo a Praça 20 de Setembro com o tema “Os Sabores da Leitura”, temática da edição de 2011, que atraiu mais de 50 mil pessoas.

As atividades seguem até o dia 2 de dezembro, com 15 palestrantes já confirmados. “Queremos manter a mesma qualidade do ano anterior. Nossa expectativa é realizar um evento no nível que os expositores, os livreiros e a população merecem”, aponta a diretora de Cultura, Ariadne Decker. O patrono da 30ª edição da Feira Regional do Livro é o escritor Gilberto Abrão, eleito pela população hamburguense de maneira interativa, com 1.379 votos, em um total de 2.808.

Espaço de inclusão na feira
A Feira do Livro ganhará um espaço de inclusão intitulado Novo Hamburgo Para Todos, projeto realizado em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas Para Pessoas com Deficiência (CPPD). A partir do estande serão agregados serviços gratuitos, como impressão em braile e contação de histórias para deficientes visuais e auditivos. Através do e-mail portadoresdedeficiencia@novohamburgo.rs.gov.br, até o dia 23 de novembro, voluntários podem se candidatar e auxiliar as pessoas com deficiência.

Final do Festival Nossa Música acontece no último dia de feira
Juntamente com o encerramento da Feira do Livro, no dia 2 de dezembro, acontece a final do Festival Nossa Música Pela Paz Contra as Drogas, às 19 horas, na Praça 20 de Setembro. Serão 12 bandas, classificadas das duas primeiras etapas, realizadas nos dias 10 e 11 de novembro, com os gêneros Rock, Pop Rock, Jazz, Hip Hop, Rap e Reggae, e da terceira etapa, que será realizada no dia 25 de novembro, na Quadra da Escola de Samba Protegidos da Princesa Isabel, com bandas dos gêneros MPB, Pagode, Samba, Sertanejo e Regionalista, Nativismo e Tradicionalismo. O projeto é realizado em parceria com a Fundação La Salle, de Canoas. “Na final, a banda vencedora do Festival em 2011, a Mas Bah!, faz o show de encerramento e lança seu CD que ganhou como prêmio. Esta é uma participação muito importante, pois é uma forma de valorizar o grupo vencedor”, completa Ariadne.

Palestrantes confirmados na Feira do Livro 2012: - Henrique Schneider
- Marô Barbieri
- Arno Kayser
- Caio Riter
- Simone Saueressig
- Léia Cassol
- Kalunga
- Dilan Camargo
- Gilberto Abrão
- Catiane Crescente
- Jane - Bruxa Filó
- Mario Pirata
- Annie Muller
- Christina Dias
- Luiz Coronel

sexta-feira, 16 de novembro de 2012


Rick Wakeman, ídolo do rock progressivo, se apresenta no Teatro Feevale

Ex-integrante da banda Yes, o pianista interpretará os principais sucessos de sua carreira solo



Rick Wakeman se apresenta no Teatro Feevale, dia 19 de novembro, segunda-feira, às 21h. Nos shows, o pianista britânico interpreta grandes obras do rock progressivo ao lado de sua banda, integrada por Dave Colquhoun nas guitarras e violões, Ashley Holt nos vocais, Nick Beggs no baixo, e Anthony Fernandez na bateria. Entre os sucessos, estará The Battle and The Forest, do consagrado álbum Journey to the Centre of The Earth, além dos singles Robot Man e Catherine Howard.


Wakeman nasceu em Londres em 1949. Sua paixão pela música se evidenciou em sua adolescência. Estudou piano, clarinete, orquestração e música moderna. Entre os anos de 1969 e 1973, foi colaborador de artistas como David Bowie, Cat Stevens e Al Stewart. Participou também do álbum Dragonfly, do grupo Strawbs, que deixou em 1971 para passar a fazer parte do Yes como tecladista. Seu primeiro álbum com a banda foi Fragile, seguido por Close to the Edge, o duplo Tales from Topographic Oceans e o disco triplo e ao vivo Yessongs.


A estreia de Rick Wakeman como solista foi com The Six Wives oh Henry VIII, quando ainda fazia parte do Yes. O álbum ficou no topo das paradas e consolidou a carreira do artista. Parte do material era interpretado nas turnês da banda, tal como pode ser assistido no disco ao vivo, Yessongs.


O trabalho seguinte foi Journey to the Centre of Earth, CD conceitual baseado no romance de Julio Verne, que vendeu mais de 14 milhões de cópias e se converteu no disco mais vendido na história do rock sinfônico. Com o Yes, Wakeman lançou grandes sucessos como Wonderous Stories, And You And I e Going for the One e permaneceu – entre indas e vindas – até 2008, quando deixou a banda pela quinta vez.


SERVIÇO
RICK WAKEMAN

Classificação: Livre (menores de 12 anos somente acompanhados de pais ou responsáveis)

Duração: 1h30min

ZAFFARI e TRAMONTINA apresentam

Realização: Opus Promoções e Ake Music

Dia: 19 de novembro, segunda-feira, às 21h

Teatro Feevale (ERS-239, nº 2755 – Novo Hamburgo – Campus II)

www.teatrofeevale.com.br<http://www.teatrofeevale.com.br/>


INGRESSOS PROMOCIONAIS
Frisa: R$ 50,00
Balcão Nobre: R$ 80,00
Plateia: R$ 100,00
Camarote: R$ 150,00



Descontos:

- 30% de desconto para alunos e funcionários da Universidade Feevale;
- 10% de desconto para titulares do cartão Clube do Assinante Zero Hora e um acompanhante;
- 10% de desconto para titulares do Cartão do Assinante NH e um acompanhante.

*Descontos não cumulativos.


Pontos de venda:

Ingresso Rápido: www.ingressorapido.com.br<http://www.ingressorapido.com.br/> (a compra pode ser feita até duas horas antes do evento)

Call Center: 4003.1212 (de segunda a sábado, das 9h às 22h, e domingo, das 12h às 18h)

Bilheteria do Teatro do Bourbon Country: Av. Túlio de Rose, nº 80 / 2º andar (de segunda a sábado, das 14h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h)

Telentrega Ingresso Show: 8401-0555 (de segunda a sexta, das 9h às 19h)

Atendimento Feevale: Prédio 5 – Convivências – 2º andar, no Campus II da Universidade, em Novo Hamburgo (de segunda a sexta-feira das 13h às 21h). Mais informações pelo telefone 3271-1208.

Loja Colombo: Rua Pedro Adams Filho, 5273, no centro de Novo Hamburgo (de segunda a sexta-feira das 13h às 19h e sábados das 12h às 17h)

Bilheteria do Teatro Feevale: na data da apresentação, dia 19 de novembro, a partir das 19h


Formas de pagamento: Cartões de crédito MasterCard e VISA em uma parcela, débito e dinheiro

sexta-feira, 19 de outubro de 2012


Espetáculo “Maravilhosas e Grávidas” é atração no Teatro Paschoal Carlos Magno

Curto Arte Produções/Divulgação
A peça Maravilhosas e Grávidas inicia às 20 horas, no Teatro Paschoal Carlos Magno

No sábado, dia 20 de outubro, o Teatro Paschoal Carlos Magno (Rua Engenheiro Ignácio Plangg, 66, Centro) recebe a comédia “Maravilhosas e Grávidas”. A peça teatral, que inicia às 20 horas, conta a história de Alvícia, Sidônia e Lúcia, todas grávidas e com muitas dúvidas em relação aos bebês que logo nascerão. Os personagens também fizeram parte das peças “Nós Somos Mesmo Maravilhosas” e “Nós Somos Mesmo Maravilhosas Vão à Praia”.


A história de “Maravilhosas e Grávidas” se passa com as gestantes e seus maridos. Sidônia, que está no oitavo mês de gravidez, não vê a hora de ver seu filho nascer, mas não sabe se o parto será normal ou cesariana. Já Alvícia, muito cuidadosa, está com muitas dúvidas no seu quinto mês de gravidez. E Lúcia, no começo da gravidez, acredita que seu filho possa nascer com cara de mortadela. O elenco é formado por Cristiano Schenkel, Odair Weisheit e Rogério Hartmann, com texto e direção de Carlos Alberto Klein.


Os ingressos estão à venda nas Lojas TaQi, com o valor de R$ 15,00 para estudantes e idosos, R$ 20,00 para comunidade em geral e R$ 12,00 para assinantes do Jornal NH. A apresentação é promovida pela Secretaria de Cultura (SECULT) e pela Curto Arte Produções, com apoio de Ferga 40 anos, Auto Shopping Sinos, Belas Noivas e Cartão Assinante NH.


quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Jornalista Polibio Braga: TSE pode julgar nesta quinta o recurso do prefeito...

Jornalista Polibio Braga: TSE pode julgar nesta quinta o recurso do prefeito...: Poderá sair nesta quinta-feira o julgamento do recurso do prefeito Tarcisio Zimmermann, PT, que pretende reverter a impugnação da sua cand...

Jornalista Polibio Braga: PT poderá lançar Lauermann contra Kopschina em Nov...

Jornalista Polibio Braga: PT poderá lançar Lauermann contra Kopschina em Nov...: Caso o TSE confirme a impugnação do prefeito Tarcísio Zimmermann, incluído na Lei da Ficha Suja  pelo juiz eleitoral e pelo TRE, o candidato...
FDRH oferece, gratuitamente, cursos EaD voltados para a Copa 2014

As inscrições foram prorrogadas e podem ser feitas até o dia 18 de outubro


A Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos informa que foram prorrogadas, até esta quinta-feira, dia 18, as inscrições gratuitas para cursos em EaD nas áreas de segurança, turismo e idiomas (com exceção do Inglês Intermediário - 90 horas). No total são 1.500 vagas oferecidas na modalidade Educação a Distância.



Promovidos pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos - FDRH e Secretaria do Esporte e do Lazer – SEL, as formações visam a qualificação nas áreas de idiomas, segurança e turismo, com foco na realização da Copa 2014. Os cursos ampliam o Programa de Qualificação online para a Copa do Mundo FIFA 2014. Além de servidores públicos e agentes da sociedade civil, as formações são voltadas para profissionais das áreas afins e municípios do Estado contemplados pelo programa, que comprovem seus vínculos.



Os interessados devem imprimir a ficha de inscrição (disponível nos sites indicados abaixo) que deverá ser assinada pela chefia imediata (no caso de servidores públicos) e enviada para ead-copa2014@fdrh.rs.gov.br<http://direto.fdrh.rs.gov.br/direto/Direto?call=CorreioBusiness&task=novaMensagem&email=ead-copa2014@fdrh.rs.gov.br> (digitalizar o documento), ou entregar diretamente na FDRH (Avenida Praia de Belas, 1595 – Divisão de Suporte Operacional sala 1101, CEP: 90110-001, Porto Alegre/RS) ou, ainda, enviar pelo correio para o referido endereço, identificando a divisão.



As fichas de inscrição estão disponíveis nos sites www.fdrh.rs.gov.br/inscricoesreg<http://www.fdrh.rs.gov.br/inscricoesreg>, www.sel.rs.gov.br<http://www.sel.rs.gov.br> e www.gestores2014.com.br<http://www.gestores2014.com.br>.  O lançamento e início da formação ocorrerá em 08 de novembro para os cursos de Segurança e Turismo, e no dia 19 de novembro para os cursos de Idiomas. Os selecionados serão informados quanto aos locais (único momento presencial para alinhamento pedagógico) e horários.



Capacitação em Idiomas, Segurança e Turismo


Serão oferecidos cinco cursos, nas seguintes áreas e carga horária:

Curso 1 - Espanhol Básico - 90 horas

Curso 2 - Inglês Básico - 90 horas

Curso 3 - Inglês Intermediário - 90 horas

Curso 4 - Segurança: Mediação de Conflitos e Gerenciamento de Crise - 60 horas

Curso 5 - Turismo: Articulação Regional e Recepção de Grandes Eventos - 60 horas

quinta-feira, 11 de outubro de 2012


Novo Hamburgo: Show com o grupo “Vide Bula” é atração do Dia do Comerciário

Atividades alusivas ao Dia do Comerciário serão realizadas no município dia 21 de outubro

O dia 21 de outubro será especial para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo de Novo Hamburgo. Em celebração ao Dia do Comerciário, instituído em 30 de outubro de 1932, o Sistema Fecomércio-RS/ Sesc promove diversas ações gratuitas voltadas à qualidade de vida no Sesc (Rua Bento Gonçalves, 1537 – Centro).

A partir das 15h, o espetáculo teatral infantil “A Fábrica dos Sonhos” irá emocionar os comerciários e seus familiares, além da comunidade em geral. Já às 16h, a festa fica por conta da banda gaúcha “Vide Bula”. Na apresentação, o grupo vai relembrar sucessos de sua trajetória de 12 anos e interpretar canções de seus CDs “Hora do Remédio” e “Tem que ser diferente”. A programação especial também inclui brincadeiras, parque inflável, dicas sobre saúde bucal e sorteios de brindes do Sesc e Sindgastrhô. Durante a tarde, haverá a distribuição gratuita de pipoca e refrigerante e Salão de Beleza do Senac.

O evento conta com a parceria do Sindilojas Novo Hamburgo, Senac Novo Hamburgo, Sindicato dos Empregados no Comércio de Novo Hamburgo e Sindgastrhô (Sindicato de Gastronomia e Hotelaria) Novo Hamburgo.

Além do município, todas as regiões do Estado também vão receber ações de esporte, lazer, cultura e saúde dedicadas aos mais de 1,4 milhão de trabalhadores do setor terciário gaúcho e seus familiares. Segundo a Relação Anual de Informações Sociais - RAIS 2011, em Novo Hamburgo há mais de 16,7 mil comerciários.

terça-feira, 9 de outubro de 2012


Últimos dias para se inscrever no Festival Nossa Música

O prazo para as inscrições do Festival Nossa Música Pela Paz E Contra As Drogas está acabando. Quinta-feira, 11 de outubro, é o último dia para bandas se inscreverem no projeto promovido pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT), juntamente com a Fundação La Salle de Canoas. Segundo a diretora da SECULT, Ariadne Decker, mesmo com a extensão do prazo, as datas das fases classificatórias permanecerão. “A primeira etapa classificatória será dia 28 de outubro, seguida pela próxima em 10 e 11 de novembro e a final será no dia 2 de dezembro”, informa Ariadne. A temática das composições é livre e os autores das letras devem residir em Novo Hamburgo.

A ficha de inscrição e o regulamento podem ser encontrados no prédio da SECULT (Rua Engenheiro Ignácio Plangg, 66, 3º andar, Centro), das 9 às 18 horas, ou pelo site www.novohamburgo.rs.gov.br. No ato da inscrição, que é gratuita, é necessário apresentar a formação completa dos músicos integrantes da banda e entregar, com a ficha, um CD com as canções, não excedendo o tempo de cinco minutos cada. As 12 canções selecionadas para a final participarão do CD do Festival. O telefone da SECULT, 3593-2013, está a disposição para mais informações.

Premiação:
Melhor Música – Prêmio do Júri Oficial – Gravação de CD individual, com 12 músicas.
Melhor Música – Prêmio do Júri Popular – R$ 2.000,00 em equipamentos musicais.
Melhor Instrumentista – Prêmio de R$ 700,00 em equipamento musical.
Melhor Intérprete – Prêmio de R$ 700,00 em equipamento musical.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012


Novo Hamburgo: Caminhada do Idoso será na segunda-feira

Atividade faz parte da programação da Semana do Idoso.

O Clube Sesc Maturidade Ativa Novo Hamburgo promove, na segunda-feira (08/10), às 14h30, a Caminhada do Idoso. A atividade, que inicialmente estava prevista para o dia 01/10, foi transferida em função da chuva. A iniciativa faz parte da programação da Semana do Idoso no município, que tem como objetivo proporcionar um envelhecimento mais saudável, com base em ações de socialização, bem-estar e voluntariado.

A saída será do Sesc Novo Hamburgo (Rua Bento Gonçalves, 1537). O percurso termina na Praça do Imigrante. A ação é gratuita e aberta a toda a comunidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3593-6700.

terça-feira, 2 de outubro de 2012


Linha Circular Hamburgo Velho – Rondônia tem horário ampliado

Desde sábado, dia 29 de setembro, a linha de ônibus circular Hamburgo Velho – Rondônia atende em mais um horário. Após uma solicitação da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) junto a Empresa Hamburguesa, o horário estendido vem possibilitando mais um ônibus saindo do Centro aos sábados às 19h20 e aos domingos às 19h10. Antes, a linha em questão tinha seu último horário aos sábados saindo do Centro às 18h35 e aos domingos às 18 horas.

A linha continua com seu trajeto normal, saindo do Centro e passando pelos bairros Hamburgo Velho, Canudos (passando em frente à Prefeitura), Rondônia e Canudos novamente, até retornar ao Centro.

Mudança no itinerário de quatro linhas de ônibus

A partir de quinta-feira, dia 4 de outubro, as linhas de ônibus Vila Marte, Liberdade, 1º de Março e Vila Campos voltarão ao seu itinerário normal, circulando pela Rua 5 de Abril. Com essa mudança, os ônibus passarão novamente pelo Paradão, sendo que os usuários devem aguardar na Plataforma 3. A informação é da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) de Novo Hamburgo.

O trajeto dos ônibus havia sido desviado para a Avenida Marcílio Dias, seguindo à direita na Rua 1º de Março em direção ao bairro Liberdade, sem passar pelo Paradão. O motivo foi o fechamento da Rua 5 de Abril para a demolição e reconstrução da ponte no cruzamento com a Avenida Nações Unidas.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

NH quer se tornar referência no tratamento do Câncer


Novo Hamburgo se tornará referência em tratamento para o câncer

O Município está prestes a receber uma grande conquista na área de saúde pública. Isso graças ao Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, mantido pelo Ministério da Saúde, que busca aumentar e qualificar o acesso ao tratamento especializado do câncer. Novo Hamburgo foi incluído no projeto por meio de tratativas com a Secretaria de Saúde (SMS) da Prefeitura, em parceria com o Hospital Regina. Com isso, o Ministério da Saúde se dispõe a construir um novo prédio, que será incorporado à Unidade de Oncologia do hospital. Além disso, ele irá fiscalizar as obras e adquirir equipamentos, como o acelerador linear – utilizado na radioterapia. A apresentação do projeto acontece na terça-feira, dia 2 de outubro, às 9 horas, no Gabinete do Prefeito.

A titular da SMS, Clarita de Souza, firmou o termo de adesão em maio e Novo Hamburgo passou a concorrer com outras cidades pelas melhorias. Foram levados em consideração critérios como a carência de tratamento oncológico na região e o número de casos da doença. “Contaremos com um serviço especializado em uma área bastante sensível. Será muito bom poder tratar pacientes aqui, sem a necessidade de mandá-los para Porto Alegre e São Leopoldo”, salienta Clarita. Como o Hospital Regina conta hoje apenas com quimioterapia, a inclusão da radioterapia integralizará o tratamento do câncer no Município pelo SUS. As obras estão em processo licitatório.

O quê: Apresentação do Plano de Expansão da Radioterapia no SUS em Novo Hamburgo
Quando: Terça-feira, dia 2 de outubro, às 9 horas
Onde: Gabinete do Prefeito, no 9º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry


São Leopoldo: Espetáculos de teatro de rua e infantil movimentam programação cultural do município

Na primeira semana do mês de outubro, comunidade
poderá conferir os espetáculos “A Barca” e “O Menino do Dedo Verde”.

Para a primeira semana de outubro, o Sistema Fecomércio-RS/ Sesc preparou uma programação especial em São Leopoldo. Na terça-feira, 2 de outubro, crianças e adultos vão se emocionar com a história do pequeno Tistu no espetáculo “O Menino do Dedo Verde”. A apresentação da peça do Grupo Ritornelo de Teatro (RS) ocorre no Teatro Municipal de São Leopoldo (Rua Osvaldo Aranha, 934 – Centro) em três sessões: às 10h, às 14 e às 16h. A entrada é franca, mediante agendamento no Sesc (Rua Marquês do Herval, 784).
Já no dia 3 de outubro, por meio do projeto Circuito Palco Giratório, o Grupo Grial (PE) traz a São Leopoldo um espetáculo de rua que conta histórias populares e eruditas das mais diversas maneiras. “A Barca” vai encantar a comunidade com seus elementos festivos, lúdicos, poéticos, vigorosos e musicais. A encenação ocorre a partir das 20h, na Praça 20 de Setembro (Rua Osvaldo Aranha, 934). A entrada é franca.
Mais informações podem ser obtidas no Sesc São Leopoldo pelo pelo telefone(51) 3592.2129.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

CAPSi comemora 10 anos de atividades

O Centro de Atenção Psicossocial para Infância e Adolescência (CAPSi) completa 10 anos no próximo dia 26 de setembro. Para marcar a passagem desta primeira década de atividades, a instituição está organizando uma programação comemorativa entre os dias 24 a 29 de setembro. “São momentos bem diversificados, pois queremos integrar não somente as crianças e adolescentes atendidos, mas também a família, a comunidade e toda a rede de atendimento”, informa a assistente social do CAPSi, Karla Mombach. O centro de atenção fica na Rua Gomes Jardim, 291, no Centro de Novo Hamburgo.

Como grande parte da programação prevista para a semana de aniversário do CAPSi é voltada para o público interno (veja programação abaixo), a equipe organizadora tem a expectativa de que o ponto alto das atividades seja o Seminário sobre Medicalização na Educação, que ocorre no dia 29 de setembro, às 19 horas, no Campus 1 da Universidade Feevale.

O CAPSi
Sob a gestão da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), o CAPSi oferece atendimento a crianças e adolescentes de 0 a 17 anos com sintomas graves de sofrimento mental, transtornos globais de desenvolvimento e situação de vulnerabilidade social. A equipe interdisciplinar do CAPSi é formada por assistente social, psicólogos, enfermeiro, técnico de enfermagem, terapeuta ocupacional, psiquiatras, oficineiros, estagiários de psicologia, serviço social, assistentes administrativos, serviços gerais e residentes de Saúde Mental Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Programação
24/09- segunda-feira:
18h30 - Noite do pijama com grupo de 10 adolescentes.
Local: CAPSi

25/09- terça-feira:
14h - Hora do conto com a Bruxa Filó – participação de crianças do CAPSi e crianças do Maternal Planeta Mágico.
Local: CAPSi

26/09 - quarta-feira:
14h - Partida de futebol entre um time de pré adolescentes do CAPSi e time da UJR
Local: Ginásio do Rola Bola, no Kephas

27/09 - quinta-feira:
14h - Sessão de cinema com o Grupo de Multiplicadores Adolescentes do SPE.
Local: VTVídeo
19h - Seminário sobre Medicalização na Educação com apresentação do coral
da EMEI Negrinho do Pastoreio. (Atividade aberta ao público).
Local: Universidade Feevale - Campus 1

28/09 - sexta-feira:
19h - Baile para familiares com a Banda Tropical e Cover do Guri de Uruguaiana
Local: CAPSi.

29/09- sábado:
9 às 12h - Festa da Criança.
Local: CAPSi.

O quê: CAPSi completa 10 anos
Quando: 26 de setembro de 2012
Onde: CAPSi, na Rua Gomes Jardim, 291, no Centro de Novo Hamburgo. Fone: 3527-2206.

sexta-feira, 21 de setembro de 2012


Neste domingo, dia 23, tem encontro de ex-atletas e dirigentes do Farroupilha, no bairro Rondônia - com almoço ao meio-dia.

Dia 23 de setembro é o dia marcado para um grande encontro no bairro Rondônia, em Novo Hamburgo. Comemorando a chegada da nova estação, Primavera, todos aqueles que já foram atletas ou dirigentes do Grêmio Atlético Farroupilha estão convidados para um evento especial. De acordo com os organizadores será uma grande festa para reunir muita gente e matar a saudade. Com almoço ao meio-dia.

Para confirmar sua presença você pode entrar em contato com o presidente João Gilberto de Oliveira, o Bixiga, pelo fone 9615.8983.

Seja bem-vindo! Você é muito importante para o sucesso deste encontro.

terça-feira, 18 de setembro de 2012




Desfile Farroupilha é atração no dia 20 de setembro



Para reforçar o orgulho gaúcho e lembrar a data mais marcante do Rio Grande do Sul, Novo Hamburgo, como ocorre tradicionalmente no dia 20 de setembro, realiza o seu Desfile Farroupilha. O evento tomará a Avenida Pedro Adams Filho na quinta-feira, dando cores e contornos aos Festejos Farroupilhas iniciados no Município no dia 17 de setembro, no Parque do Trabalhador.

Promovido pela Secretaria de Cultura (SECULT) e a Associação Tradicionalista de Novo Hamburgo (ATNH), a atividade reunirá diversas entidades, centros e departamentos tradicionalistas e demais associações. O hasteamento das bandeiras na Avenida Pedro Adams Filho acontece às 8h30, e a partir das 9 horas inicia o desfile temático, seguido pelas cavalarias. “Temos também, mais de 20 escolas municipais inscritas. Nossa satisfação é muito grande por causa da grande procura”, conta o presidente da ATNH, Vilmar Oliveira. Em caso de chuva torrencial, não haverá o desfile das escolas.

Mudanças no trânsito

Em função do Desfile Farroupilha ocorrerão interdições de ruas no Centro. A partir das 7h30, até o final do evento, a Avenida Pedro Adams Filho e todas as travessias entre as Ruas João Pessoa e Joaquim Nabuco serão fechadas. A Guarda Municipal estará presente para dar apoio aos motoristas.

Ordem do Desfile Temático:

30ª Região Tradicionalista e Associação Tradicionalista de Novo Hamburgo (ATNH)
3º Batalhão da Brigada Militar

Guarda Municipal

Corpo de Bombeiros

Escolas Municipais (24 Escolas)

APAE
CTG Raízes da Querência
DTG Sinuelo Marista
CTG Estância da Liberdade
DTG Camboatá

CTG Terra Nativa
CTG Porteira Velha
CTG Essência da Tradição
CTG Velha Querência
CTG Recanto do Gaúcho
Sociedade Gaúcha de Lomba Grande

Cavalarias

CTG Raízes da Querência
DTG Sinuelo Marista
CTG Estância da Liberdade
DTG Camboatá
CTG Terra Nativa
CTG Porteira Velha
CTG Essência da Tradição
CTG Velha Querência
CTG Recanto do Gaúcho
Sociedade Gaúcha de Lomba Grande

quarta-feira, 12 de setembro de 2012


Reunião define rumo dos Telecentros em Novo Hamburgo

Bruna Provenzano
Encontro debateu rumos do Programa Caminho Digital em Novo Hamburgo.

Na manhã de quarta-feira, dia 12 de setembro, representantes das entidades de Novo Hamburgo onde estão instalados os Telecentros Comunitários participaram de um encontro com a equipe da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID). Esta foi a primeira reunião de parceiros e lideranças do Programa Caminho Digital, responsável pela gerência dos Telecentros na cidade.

Durante a atividade, foram debatidos temas como a gestão dos laboratórios públicos e as possibilidades para ampliar o atendimento à comunidade. Atualmente estão instalados 14 espaços de acesso gratuito ao uso de computadores e à internet. Os representantes das entidades também receberam um relatório com informações sobre cada um dos Telecentros. Os dados mostram o número de atendimentos dos últimos três meses e a taxa de ocupação em relação à capacidade máxima de cada um deles.

De acordo com a diretora de Inclusão Digital da SETID, Michele Damasco, o encontro também proporcionou um importante momento de troca de experiências entre os gestores das instituições onde estão os Telecentros, já que eles puderam falar sobre as dificuldades e desafios de cada ambiente. “Depois de dois anos de criação do Programa Caminho Digital estamos redefinindo os rumos e queremos a participação de todas as pessoas envolvidas neste processo”, destacou.

Conselho Gestor será criado
Outro assunto abordado foi a criação do Conselho Gestor do Programa Caminho Digital. O grupo será formado por representantes das secretarias municipais de Novo Hamburgo, das entidades nas quais os Telecentros estão instalados e membros indicados pelo Conselho do Orçamento Participativo. Até o final do mês de setembro uma reunião entre os envolvidos oficializará a criação do conselho, que será responsável pelo acompanhamento das atividades do Programa Caminho Digital.


segunda-feira, 10 de setembro de 2012


FSNH abre inscrições para contratação de médicos

A Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH) abriu inscrições para a contratação de médicos por meio do Processo Seletivo Simplificado 07/2012. As inscrições podem ser feitas até 17 de setembro. Serão contratados 29 médicos de diversas especialidades pelo regime CLT, com carga horária que varia de 120 a 200 horas/mês. O edital completo pode ser obtido no site www.fsnh.net.br. A remuneração prevista é de até R$ 10.964,42 mensais, conforme especialidade pretendida. As 29 vagas estão assim distribuídas: Médicos Saúde da Família (Saúde Coletiva) (3), Internista (1), Anestesiologista (2), Médico Traumatologista e Ortopedista (2), Médico Emergencista (7), Médico Clínico Geral (Generalista) (2) , Médico (Pediatria Clínica) (7), Médico Psiquiatra (2), Médico Neurologista (1), Médico Neonatologista (1) e Médico Radiologista/ecografista (1).