Senac Comunidade inscreve para curso gratuito Auxiliar de Cozinha
Oferecer educação profissional com qualidade e sem custo. É com esse objetivo que o Senac Comunidade está com as inscrições abertas para o curso Auxiliar de Cozinha, promovido pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG). As inscrições seguem abertas até o dia 26 de junho e podem ser feitas através do site www.senacrs.com.br/psg.
As aulas têm início no dia 9 de julho, e serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30, no Sindicato de Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre (Sindpoa), localizado na Rua Dr. Barros Cassal, 180 – conj. 801. Para participar é preciso ter no mínimo Ensino Fundamental Incompleto e 16 anos. Além disso, é requisito básico para o processo seletivo ter renda declarada de até dois salários mínimos federal per capita.
O processo seletivo se dará a partir do preenchimento, por parte do candidato, do formulário de solicitação de vaga para o PSG. Aqueles que não possuem acesso a internet podem solicitar auxílio para realizar a inscrição diretamente no Senac Comunidade, localizado na Praça Piratini, 76 bloco B - 3 andar. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (51) 3211-3579.
terça-feira, 26 de junho de 2012
quinta-feira, 21 de junho de 2012
Festa da batata poderá ser incluída no calendário de eventos do Estado
Os deputados estaduais que integram a Comissão de Constituição e Justiça da AL aprovaram por unanimidade o parecer do deputado estadual Lucas Redecker ao projeto de lei 81/2012, de autoria do deputado João Ervino Fischer, que inclui a Kartoffelfest no calendário oficial de eventos do Estado e declara o município de Santa Maria do Herval como a “Cidade da Kartoffelfest”. A Festa da Batata, como é conhecido o evento, é realizada todos os anos no mês de maio e atrai em torno de 50 mil visitantes.
De acordo com a justificativa do projeto de lei, a base econômica de Santa Maria do Herval é a agricultura, e a batata é o seu principal produto. “A produção de batata é de aproximadamente 21 mil toneladas, o que faz do município o maior produtor gaúcho de batatas cultivadas em lavouras não mecanizadas. O PL tem a finalidade de valorizar a laboriosidade da sociedade local, estimulando merecidamente sua auto-estima e o turismo rural para o qual é também vocacionada”, argumentou Redecker no parecer.
Comitiva do município de Santa Maria do Herval acompanhou a votação na comissão. O projeto de lei segue agora para votação em plenário.
Os deputados estaduais que integram a Comissão de Constituição e Justiça da AL aprovaram por unanimidade o parecer do deputado estadual Lucas Redecker ao projeto de lei 81/2012, de autoria do deputado João Ervino Fischer, que inclui a Kartoffelfest no calendário oficial de eventos do Estado e declara o município de Santa Maria do Herval como a “Cidade da Kartoffelfest”. A Festa da Batata, como é conhecido o evento, é realizada todos os anos no mês de maio e atrai em torno de 50 mil visitantes.
De acordo com a justificativa do projeto de lei, a base econômica de Santa Maria do Herval é a agricultura, e a batata é o seu principal produto. “A produção de batata é de aproximadamente 21 mil toneladas, o que faz do município o maior produtor gaúcho de batatas cultivadas em lavouras não mecanizadas. O PL tem a finalidade de valorizar a laboriosidade da sociedade local, estimulando merecidamente sua auto-estima e o turismo rural para o qual é também vocacionada”, argumentou Redecker no parecer.
Comitiva do município de Santa Maria do Herval acompanhou a votação na comissão. O projeto de lei segue agora para votação em plenário.
terça-feira, 19 de junho de 2012
120 famílias hamburguenses recebem casas novas
Participaram da solenidade, além do prefeito Tarcísio Zimmermann e secretários municipais, o presidente da Câmara, Gilberto Koch (PT), o vice, Ricardo Ritter – Ica (PDT), e os vereadores Anita Lucas de Oliveira (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos, e Antonio Lucas (PDT), secretário da Comissão de Obras. A Câmara teve uma participação importante nessa conquista, aprovando os projetos de lei que possibilitaram a construção das residências. A secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres, também agradeceu o Poder Legislativo pela aprovação do aluguel social, que permitiu a esses cidadãos viver de forma digna enquanto esperavam pela conclusão das obras. Segundo ela, existem nove mil famílias nesta faixa de renda que necessitam de moradias.

O programa
O programa Minha Casa, Minha Vida é uma iniciativa do governo federal, administrado pela Caixa, que tem transformado o sonho da casa própria em realidade para muitas famílias brasileiras. Em geral, o programa acontece em parceria com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos. A Prefeitura de Novo Hamburgo precisou aderir à iniciativa para receber as residências. “Apresentamos interesse no projeto e repassamos a demanda de pessoas que seriam direcionadas às novas unidades. Dessa forma, implantamos melhorias no entorno do loteamento e transporte coletivo no local”, conta o secretário de Habitação, Jairo Peralta.
O loteamento
- O Parque Residencial Novo Hamburgo é direcionado às famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil;
- Cada unidade habitacional conta com dois dormitórios, um banheiro, sala e cozinha, distribuídos em uma área total de 42,27 metros quadrados;
- Em todas as residências foram implantados sistema de saneamento básico e rede elétrica;
- Oito unidades são adaptadas a pessoas portadoras de deficiências;
- O custo das casas é de R$ 41 mil. Este valor é pago pelas famílias em no máximo 120 meses, de acordo com a possibilidade de renda, sendo R$ 51,00 o valor mínimo da parcela.
fonte: Comunicação da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo
18/06/2012 – Na manhã desta segunda-feira, 18, 120 famílias hamburguenses receberam a chave de suas novas casas no Loteamento Parque Residencial Novo Hamburgo, no bairro Boa Saúde. Elas haviam perdido suas moradias com os deslizamentos ocorridos em abril de 2011 na vila Kephas ou habitavam áreas irregulares. Na ocasião, também foram assinados os contratos do programa Minha Casa, Minha Vida, realizado através de um convênio entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal. Moradias são destinadas a vítimas dos deslizamentos de abril de 2011.
Participaram da solenidade, além do prefeito Tarcísio Zimmermann e secretários municipais, o presidente da Câmara, Gilberto Koch (PT), o vice, Ricardo Ritter – Ica (PDT), e os vereadores Anita Lucas de Oliveira (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos, e Antonio Lucas (PDT), secretário da Comissão de Obras. A Câmara teve uma participação importante nessa conquista, aprovando os projetos de lei que possibilitaram a construção das residências. A secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres, também agradeceu o Poder Legislativo pela aprovação do aluguel social, que permitiu a esses cidadãos viver de forma digna enquanto esperavam pela conclusão das obras. Segundo ela, existem nove mil famílias nesta faixa de renda que necessitam de moradias.
O programa
O programa Minha Casa, Minha Vida é uma iniciativa do governo federal, administrado pela Caixa, que tem transformado o sonho da casa própria em realidade para muitas famílias brasileiras. Em geral, o programa acontece em parceria com estados, municípios, empresas e entidades sem fins lucrativos. A Prefeitura de Novo Hamburgo precisou aderir à iniciativa para receber as residências. “Apresentamos interesse no projeto e repassamos a demanda de pessoas que seriam direcionadas às novas unidades. Dessa forma, implantamos melhorias no entorno do loteamento e transporte coletivo no local”, conta o secretário de Habitação, Jairo Peralta.
O loteamento
- O Parque Residencial Novo Hamburgo é direcionado às famílias com renda mensal de até R$ 1,6 mil;
- Cada unidade habitacional conta com dois dormitórios, um banheiro, sala e cozinha, distribuídos em uma área total de 42,27 metros quadrados;
- Em todas as residências foram implantados sistema de saneamento básico e rede elétrica;
- Oito unidades são adaptadas a pessoas portadoras de deficiências;
- O custo das casas é de R$ 41 mil. Este valor é pago pelas famílias em no máximo 120 meses, de acordo com a possibilidade de renda, sendo R$ 51,00 o valor mínimo da parcela.
fonte: Comunicação da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo
Bairro Rondônia ganha Telecentro
Os moradores do bairro Rondônia têm um novo espaço de acesso gratuito a computadores e uso da internet. Na tarde de segunda-feira, dia 18de junho, a Prefeitura de Novo Hamburgo, a partir da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID) inaugurou mais um Telecentro na cidade, desta vez na Horta Comunitária Joanna deÂngelis, que fica na rua João Pedro Schmitt, 180.
Este foi o 11º Telecentro instalado pela Administração desde 2009 e o primeiro no bairro Rondônia. Durante a inauguração, o prefeitoTarcísio Zimmermann destacou as ações realizadas nas áreas de tecnologia da informação e inclusão digital. “Ganhamos outra vida após a criação da SETID e estamos nos tornando um governo cada vez mais eletrônico. Estes Telecentros, e outros tantos que ainda vamos inaugurar, possibilitam o acesso à tecnologia àqueles que ainda não têm computador em casa”, ressaltou.
Para utilizar os Telecentros (confira endereços abaixo), basta o moradores cadastrar apresentando Carteira de Identidade ou outro documento com foto. Em média, são disponibilizadas sessões de 30 minutos, conforme a demanda e, após a primeira utilização, o usuário passaa dispor de senha própria, que lhe permite acesso direto. Além denavegação, estão disponíveis ferramentas básicas para o desenvolvimento de trabalhos, como editores de texto, planilhas eletrônicas e editores de imagens. Dois monitores também trabalham auxiliando os usuários e esclarecendo dúvidas. “Realizamos políticas públicas de inclusão digital assim como são realizadas em outras áreas como saúde e educação. É uma forma de oferecermos igualdade de saberes e de oportunidades”, destacou a secretária da SETID, Márcia Schüler.
Telecentro é aberto à comunidade
A partir de agora, toda vez que aestudante Gisele Caetano Pires, de 9 anos, for até a Horta Comunitária Joanna de Ângelis para as atividades esportivas eculturais, terá uma nova atração. Além do laboratório de informática, o espaço conta agora com 11 novos computadores doTelecentro além de uma impressora. “O que eu mais gosto de fazer no computador é jogar e procurar coisas na internet. Também já sei ler as historinhas”, orgulha-se a jovem. Embora esteja instalado dentro da Horta Comunitária, o espaço é aberto para toda a comunidade.
Outros dois Telecentros serão instalados na cidade até o final do mês dejunho. Para o dia 21, às 14 horas, está programada a inauguraçãodo Telecentro Social Madre Regina, localizado na Avenida Pedro AdamsFilho, nº 962, bairro Industrial. Já no dia 27 de junho, às 14horas, ocorre a abertura do Telecentro da Associação do Bem-Estar da Criança e do Adolescente (ASBEM), que fica na Rua Guarujá, 171, no bairro Pátria Nova.
Endereços e horários dos Telecentros de Novo Hamburgo
Telecentro da AME – Centro da Cidadania – Rua David Canabarro, 20 – 2º andar, Centro.
Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
Biblioteca Municipal Machado de Assis – Praça da Bandeira, 66,Centro.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
ONG Ação em Encontro – Rua Vera Cruz, 103, Santo Afonso.
Segunda asexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Telecentro Comunitário Canudos – Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Xavier Kunst – Rua Quatro, 120, Canudos – Loteamento Morada dos Eucaliptos.
Segunda a sexta-feira , das 8h às 11h30 edas 13h às 17h.
Telecentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eugênio Nelson Ritzel -Rua da Conquista, 411 – Kephas – São José.
Segunda asexta-feira , das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Telecentrodo Centro Social Marista - Rua Joaquim Gonçalves Ledo, 244 –Canudos
Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
Telecentro do Instituto Juad - Rua Sobradinho, 301 – São Jorge
Segunda asexta-feira, das 8h às 17h.
Telecentro da Fábrica do Saber- Rua Rua Tupiniquins, 134 – Ideal
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Telecentroda Base Pronasci - Rua Buenos Aires, 217 - Santo Afonso
Segunda a sexta-feira, das 13h às 21h.
Telecentro da Estação Rodoviária Normélio Stabel – Rua Três de Outubro,667 - Ideal
Segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Telecentro da Horta Comunitária Joanna de Ângelis – João Pedro Schmitt, 180- Rondônia
Segundaa sexta-feira, das 8h às 17h
Fotos:(Crédito: Bruna Provenzano)
Legendas:
2012-06-18-SETID-Telecentro Horta Comunitária (3) – Telecentro da Horta Comunitária Joanna deÂngelis está á disposição da comunidade
Bruna Provenzano/PMNH
Telecentro da Horta Comunitária Joanna de Ângelis
está á disposição da comunidade
Os moradores do bairro Rondônia têm um novo espaço de acesso gratuito a computadores e uso da internet. Na tarde de segunda-feira, dia 18de junho, a Prefeitura de Novo Hamburgo, a partir da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID) inaugurou mais um Telecentro na cidade, desta vez na Horta Comunitária Joanna deÂngelis, que fica na rua João Pedro Schmitt, 180.
Este foi o 11º Telecentro instalado pela Administração desde 2009 e o primeiro no bairro Rondônia. Durante a inauguração, o prefeitoTarcísio Zimmermann destacou as ações realizadas nas áreas de tecnologia da informação e inclusão digital. “Ganhamos outra vida após a criação da SETID e estamos nos tornando um governo cada vez mais eletrônico. Estes Telecentros, e outros tantos que ainda vamos inaugurar, possibilitam o acesso à tecnologia àqueles que ainda não têm computador em casa”, ressaltou.
Para utilizar os Telecentros (confira endereços abaixo), basta o moradores cadastrar apresentando Carteira de Identidade ou outro documento com foto. Em média, são disponibilizadas sessões de 30 minutos, conforme a demanda e, após a primeira utilização, o usuário passaa dispor de senha própria, que lhe permite acesso direto. Além denavegação, estão disponíveis ferramentas básicas para o desenvolvimento de trabalhos, como editores de texto, planilhas eletrônicas e editores de imagens. Dois monitores também trabalham auxiliando os usuários e esclarecendo dúvidas. “Realizamos políticas públicas de inclusão digital assim como são realizadas em outras áreas como saúde e educação. É uma forma de oferecermos igualdade de saberes e de oportunidades”, destacou a secretária da SETID, Márcia Schüler.
Telecentro é aberto à comunidade
A partir de agora, toda vez que aestudante Gisele Caetano Pires, de 9 anos, for até a Horta Comunitária Joanna de Ângelis para as atividades esportivas eculturais, terá uma nova atração. Além do laboratório de informática, o espaço conta agora com 11 novos computadores doTelecentro além de uma impressora. “O que eu mais gosto de fazer no computador é jogar e procurar coisas na internet. Também já sei ler as historinhas”, orgulha-se a jovem. Embora esteja instalado dentro da Horta Comunitária, o espaço é aberto para toda a comunidade.
Outros dois Telecentros serão instalados na cidade até o final do mês dejunho. Para o dia 21, às 14 horas, está programada a inauguraçãodo Telecentro Social Madre Regina, localizado na Avenida Pedro AdamsFilho, nº 962, bairro Industrial. Já no dia 27 de junho, às 14horas, ocorre a abertura do Telecentro da Associação do Bem-Estar da Criança e do Adolescente (ASBEM), que fica na Rua Guarujá, 171, no bairro Pátria Nova.
Endereços e horários dos Telecentros de Novo Hamburgo
Telecentro da AME – Centro da Cidadania – Rua David Canabarro, 20 – 2º andar, Centro.
Segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
Biblioteca Municipal Machado de Assis – Praça da Bandeira, 66,Centro.
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
ONG Ação em Encontro – Rua Vera Cruz, 103, Santo Afonso.
Segunda asexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Telecentro Comunitário Canudos – Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Xavier Kunst – Rua Quatro, 120, Canudos – Loteamento Morada dos Eucaliptos.
Segunda a sexta-feira , das 8h às 11h30 edas 13h às 17h.
Telecentro da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eugênio Nelson Ritzel -Rua da Conquista, 411 – Kephas – São José.
Segunda asexta-feira , das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.
Telecentrodo Centro Social Marista - Rua Joaquim Gonçalves Ledo, 244 –Canudos
Segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 17h.
Telecentro do Instituto Juad - Rua Sobradinho, 301 – São Jorge
Segunda asexta-feira, das 8h às 17h.
Telecentro da Fábrica do Saber- Rua Rua Tupiniquins, 134 – Ideal
Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Telecentroda Base Pronasci - Rua Buenos Aires, 217 - Santo Afonso
Segunda a sexta-feira, das 13h às 21h.
Telecentro da Estação Rodoviária Normélio Stabel – Rua Três de Outubro,667 - Ideal
Segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Telecentro da Horta Comunitária Joanna de Ângelis – João Pedro Schmitt, 180- Rondônia
Segundaa sexta-feira, das 8h às 17h
Fotos:(Crédito: Bruna Provenzano)
Legendas:
2012-06-18-SETID-Telecentro Horta Comunitária (3) – Telecentro da Horta Comunitária Joanna deÂngelis está á disposição da comunidade
quinta-feira, 14 de junho de 2012
Senac São Leopoldo oferece curso de Web Designer
As aulas iniciam no dia 18 de junho e as inscrições já podem ser feitas na Unidade
Para quem busca qualificação diferenciada na área de informática, a Escola de Educação Profissional Senac São Leopoldo oferece uma oportunidade de aprendizado no segmento com o curso de Web Designer. As aulas têm inicio no dia 18 de junho e serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. As inscrições já podem ser feitas na Unidade, localizada na Rua João Correa, 1350.
Com duração de 240 horas, a capacitação abordará temas como desenvolvimento de projetos em web design, elaboração e finalização de páginas e sites, além de conhecimentos relacionados a edição de imagens, fotografia digital, animação, entre outros.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3590-3060, ou no site www.senacrs.com.br/saoleopoldo.
Sobre a Fecomércio-RS
A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,3 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo www.fecomercio-rs.org.br.
As aulas iniciam no dia 18 de junho e as inscrições já podem ser feitas na Unidade
Para quem busca qualificação diferenciada na área de informática, a Escola de Educação Profissional Senac São Leopoldo oferece uma oportunidade de aprendizado no segmento com o curso de Web Designer. As aulas têm inicio no dia 18 de junho e serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30. As inscrições já podem ser feitas na Unidade, localizada na Rua João Correa, 1350.
Com duração de 240 horas, a capacitação abordará temas como desenvolvimento de projetos em web design, elaboração e finalização de páginas e sites, além de conhecimentos relacionados a edição de imagens, fotografia digital, animação, entre outros.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3590-3060, ou no site www.senacrs.com.br/saoleopoldo.
Sobre a Fecomércio-RS
A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,3 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo www.fecomercio-rs.org.br.
Jardim Mauá ganha academia ao ar livre
A comunidade do bairro Jardim Mauá, em Novo Hamburgo, recebeu oficialmente na manhã de quinta-feira, 14 de junho, as melhorias feitas na Praça Ottomar Winck. O espaço passou por uma completa revitalização, incluindo a instalação da primeira academia deginástica ao ar livre do Município. A medida foi proporcionada pela Rossi Residencial como medida de compensação ao empreendimento imobiliário Weekend, construído no bairro.
Durante a solenidade que marcou a entrega do novo espaço, o prefeito Tarcísio Zimmermann citou as melhorias feitas em diversas praças e demais espaços de lazer no Município. “Nesta, estamos entregando a primeira de outras academias ao ar livre que ofereceremos em parceria com outras instituições”. Tarcísio também pediu que a população ajude na preservação do local, denunciando à Guarda Municipal e à Brigada Militar atos de vandalismo. “O empenho da comunidade do Jardim Mauá tem resultado em diversas melhorias para o bairro. Tenho certeza que os moradores ajudarão a preservar esse espaço e não deixarão que o crime supere os interesses da sociedade”, complementou.
A academia na Praça Ottomar Winck (também conhecida como Praça daForquetinha) tem dez aparelhos, entre eles simulador de caminhada, alongador e multi-exercitador. Além desses equipamentos, a praça recebeu novos brinquedos, assentos, mesas para jogos, iluminação, calçamento e ajardinamento. A compensação da Rossi Residencial ainda abrangerá a instalação de novas luminárias, pavimentaçãoe drenagem nas ruas que ficam nos arredores do Weekend.
ReLuz tem início no bairro
Além da entrega das melhorias na praça, a Prefeitura deu início ao Projeto ReLuz no bairro Jardim Mauá. Serão substituídas 1,7 mil lâmpadas, com um investimento de R$ 617 mil. O ReLuz já substituiu 60% das luminárias na cidade, contemplando 11 bairros. O investimento emtodo o Município será de R$ 8,3 milhões, com a renovação dequase 23 mil pontos de iluminação. Serão instaladas lâmpadas de vapor de sódio, mais econômicas e eficientes. “Assim como jápode ser visto em diversas ruas da cidade, no Jardim Mauá tambémteremos uma iluminação de muito mais qualidade, padronizada, e queproporcionará um incremento na vida de cada morador”, destacouTarcísio.
O evento também teve a participação dos secretários de Desenvolvimento Urbano, Moisés Medeiros, e de Obras Públicas e Serviços Urbanos, Paulo Schmidt, do representante da Rossi Empreendimentos, Cléo Balbinot, e da presidente da Associação de Moradores do JardimMauá, Janete Fabíola Tógini, entre demais autoridades.
Ronan Dannenberg
Aparelhos de ginástica já são usados na praça
A comunidade do bairro Jardim Mauá, em Novo Hamburgo, recebeu oficialmente na manhã de quinta-feira, 14 de junho, as melhorias feitas na Praça Ottomar Winck. O espaço passou por uma completa revitalização, incluindo a instalação da primeira academia deginástica ao ar livre do Município. A medida foi proporcionada pela Rossi Residencial como medida de compensação ao empreendimento imobiliário Weekend, construído no bairro.
Durante a solenidade que marcou a entrega do novo espaço, o prefeito Tarcísio Zimmermann citou as melhorias feitas em diversas praças e demais espaços de lazer no Município. “Nesta, estamos entregando a primeira de outras academias ao ar livre que ofereceremos em parceria com outras instituições”. Tarcísio também pediu que a população ajude na preservação do local, denunciando à Guarda Municipal e à Brigada Militar atos de vandalismo. “O empenho da comunidade do Jardim Mauá tem resultado em diversas melhorias para o bairro. Tenho certeza que os moradores ajudarão a preservar esse espaço e não deixarão que o crime supere os interesses da sociedade”, complementou.
A academia na Praça Ottomar Winck (também conhecida como Praça daForquetinha) tem dez aparelhos, entre eles simulador de caminhada, alongador e multi-exercitador. Além desses equipamentos, a praça recebeu novos brinquedos, assentos, mesas para jogos, iluminação, calçamento e ajardinamento. A compensação da Rossi Residencial ainda abrangerá a instalação de novas luminárias, pavimentaçãoe drenagem nas ruas que ficam nos arredores do Weekend.
ReLuz tem início no bairro
Além da entrega das melhorias na praça, a Prefeitura deu início ao Projeto ReLuz no bairro Jardim Mauá. Serão substituídas 1,7 mil lâmpadas, com um investimento de R$ 617 mil. O ReLuz já substituiu 60% das luminárias na cidade, contemplando 11 bairros. O investimento emtodo o Município será de R$ 8,3 milhões, com a renovação dequase 23 mil pontos de iluminação. Serão instaladas lâmpadas de vapor de sódio, mais econômicas e eficientes. “Assim como jápode ser visto em diversas ruas da cidade, no Jardim Mauá tambémteremos uma iluminação de muito mais qualidade, padronizada, e queproporcionará um incremento na vida de cada morador”, destacouTarcísio.
O evento também teve a participação dos secretários de Desenvolvimento Urbano, Moisés Medeiros, e de Obras Públicas e Serviços Urbanos, Paulo Schmidt, do representante da Rossi Empreendimentos, Cléo Balbinot, e da presidente da Associação de Moradores do JardimMauá, Janete Fabíola Tógini, entre demais autoridades.
quarta-feira, 13 de junho de 2012
Redecker critica alterações de última hora no projeto da EGR
O líder da Bancada do PSDB, deputadoLucas Redecker, criticou o governo Tarso por fazer diversas mudanças no projeto de lei que cria a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) em plena sessão plenária desta terça-feira (12). Poucosminutos antes do início do debate do projeto de lei, o governo ingressou com a emenda de número três, modificando diversos aspectos da matéria. A atitude do governo foi criticada por Redecker, que alegou na tribuna da AL a necessidade de mais tempo para analisar a proposta.
Para o parlamentar, a emenda nada mais é do que um projeto substitutivo da EGR. Ele diz que os deputados tiveram o tempo de dez minutos para ler uma emenda de três páginas em plenário. Redecker disse que além disso, ainda há diversas dúvidas em relação ao projeto. “Continuamos sem saber como a estrutura da empresa vai funcionar. Quantos funcionários ela terá? Com que orçamento vai se manter? Quantos cargos de confianças e funções gratificadas serão criados? Nada disso consta em lugar nenhum”, alegou o parlamentar.
A aprovação do projeto de lei da EGR, diz Redecker, é como entregar ao governo do Estado um cheque em branco assinado. O parlamentar disse que ele e a Bancada tucana são contra acriação da EGR, por diversos motivos, entre eles está a existência do Daer que, na avaliação dos deputados, tem estrutura física e funcional em condições de administrar os pedágios. Além disso, Redecker disse que tem certeza que o dinheiro arrecadado irá para o caixa único do Estado e será utilizado pelo governo Tarso para pagar o custeio da máquina pública e não será reinvestido na manutenção das estradas.
Projeto tem inconstitucionalidades
A Bancada doPSDB fez um levantamento apontando as inconstitucionalidades do PL 94/2012,que visa a criação da Empresa Gaúcha de Rodovias(EGR). Os tucanos afirmam que o projeto não contempla dispositivos legais para instalação de uma organização pública. Em outras palavras, o PL é inconstitucional na forma como foi enviado ao Parlamento pelo governo Tarso. Caso seja aprovado, será facilmente derrubado na justiça.
Entre asquestões destacadas pela bancada estão a ausência de mecanismos de controle social e as especificações relacionadas ao funcionamento dos conselhos de administraçãoe fiscal, como determina o artigo 173 da ConstituiçãoFederal. O projeto também não aponta elementos relativos aduração dos mandatos da diretoria e nem trata da avaliação de desempenho dos administradores como determina alei.
Os tucanos ressaltam ainda a sobreposição de funções entreo novo órgão e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O governo quer criar uma estrutura paralela ao Daer, uma duplicação de meios para fins idênticos ou equivalentes. Um desperdício de dinheiro público.
| Deputado Lucas Redecker |
O líder da Bancada do PSDB, deputadoLucas Redecker, criticou o governo Tarso por fazer diversas mudanças no projeto de lei que cria a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) em plena sessão plenária desta terça-feira (12). Poucosminutos antes do início do debate do projeto de lei, o governo ingressou com a emenda de número três, modificando diversos aspectos da matéria. A atitude do governo foi criticada por Redecker, que alegou na tribuna da AL a necessidade de mais tempo para analisar a proposta.
Para o parlamentar, a emenda nada mais é do que um projeto substitutivo da EGR. Ele diz que os deputados tiveram o tempo de dez minutos para ler uma emenda de três páginas em plenário. Redecker disse que além disso, ainda há diversas dúvidas em relação ao projeto. “Continuamos sem saber como a estrutura da empresa vai funcionar. Quantos funcionários ela terá? Com que orçamento vai se manter? Quantos cargos de confianças e funções gratificadas serão criados? Nada disso consta em lugar nenhum”, alegou o parlamentar.
A aprovação do projeto de lei da EGR, diz Redecker, é como entregar ao governo do Estado um cheque em branco assinado. O parlamentar disse que ele e a Bancada tucana são contra acriação da EGR, por diversos motivos, entre eles está a existência do Daer que, na avaliação dos deputados, tem estrutura física e funcional em condições de administrar os pedágios. Além disso, Redecker disse que tem certeza que o dinheiro arrecadado irá para o caixa único do Estado e será utilizado pelo governo Tarso para pagar o custeio da máquina pública e não será reinvestido na manutenção das estradas.
Projeto tem inconstitucionalidades
A Bancada doPSDB fez um levantamento apontando as inconstitucionalidades do PL 94/2012,que visa a criação da Empresa Gaúcha de Rodovias(EGR). Os tucanos afirmam que o projeto não contempla dispositivos legais para instalação de uma organização pública. Em outras palavras, o PL é inconstitucional na forma como foi enviado ao Parlamento pelo governo Tarso. Caso seja aprovado, será facilmente derrubado na justiça.
Entre asquestões destacadas pela bancada estão a ausência de mecanismos de controle social e as especificações relacionadas ao funcionamento dos conselhos de administraçãoe fiscal, como determina o artigo 173 da ConstituiçãoFederal. O projeto também não aponta elementos relativos aduração dos mandatos da diretoria e nem trata da avaliação de desempenho dos administradores como determina alei.
Os tucanos ressaltam ainda a sobreposição de funções entreo novo órgão e o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). O governo quer criar uma estrutura paralela ao Daer, uma duplicação de meios para fins idênticos ou equivalentes. Um desperdício de dinheiro público.
terça-feira, 12 de junho de 2012
Comunidade tem até o dia 15 para
fazer o Cartão SUS na nova central
A nova Central do Cartão SUS em Novo Hamburgo ficará aberta à comunidade até sexta-feira, dia 15 de junho. Situada junto ao Sindicato dosSapateiros, na Rua Joaquim Nabuco, 177, próximo ao Terminal Rodoviário do bairro Rio Branco, o serviço funciona das 8h30 às17h30, sem fechar ao meio-dia. Quem já tem o Cartão SUS não precisa refazê-lo.
A nova central foi criada em virtude da Resolução 250 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que determinou que os usuários de planos de saúde também precisam ter o Cartão SUS, o que motivou aumento na procura pela confecção do documento nos últimos meses.O serviço entrou em funcionamento em 15 de março. Até terça-feira, dia 12, foram atendidas mais de 30 mil pessoas, com a confecção demais de 20,8 mil cartões. “Conseguimos ampliar o número de atendimento, disponibilizando mais guichês para a confecção do cartão. A comunidade pode aproveitar esses últimos dias para obter o documento ainda na nova central”, enfatiza a secretária Clarita de Souza.
fazer o Cartão SUS na nova central
A nova Central do Cartão SUS em Novo Hamburgo ficará aberta à comunidade até sexta-feira, dia 15 de junho. Situada junto ao Sindicato dosSapateiros, na Rua Joaquim Nabuco, 177, próximo ao Terminal Rodoviário do bairro Rio Branco, o serviço funciona das 8h30 às17h30, sem fechar ao meio-dia. Quem já tem o Cartão SUS não precisa refazê-lo.
A nova central foi criada em virtude da Resolução 250 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que determinou que os usuários de planos de saúde também precisam ter o Cartão SUS, o que motivou aumento na procura pela confecção do documento nos últimos meses.O serviço entrou em funcionamento em 15 de março. Até terça-feira, dia 12, foram atendidas mais de 30 mil pessoas, com a confecção demais de 20,8 mil cartões. “Conseguimos ampliar o número de atendimento, disponibilizando mais guichês para a confecção do cartão. A comunidade pode aproveitar esses últimos dias para obter o documento ainda na nova central”, enfatiza a secretária Clarita de Souza.
Pedro Ernesto diz que Brasil avançará 10 anos até a Copa
Narrador vê o Mundial como oportunidade para acelerar obras e aquecer a economia
Pedro Ernesto Denardin na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do SulCrédito: Marina Granzotto/Objetiva
Com nove Copas do Mundo no currículo, o supervisor do Departamento de Esportes da Rádio Gaúcha, Pedro Ernesto Denardin, crê na Copa do Mundo de 2014 como um espaço de oportunidades para o Brasil, do qual o maior legado serão as obras estruturais em infraestrutura e logística. “Uma obra que levaria 30, 40 anos vai sair em menos tempo, porque a Copa do Mundo tem data e hora para acontecer”, frisou ao afirmar que o País deve avançar 10 anos até o evento. Pensamentos como esse foram compartilhados por ele com os participantes da reunião-almoço na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), nesta segunda-feira, 11.
Além da construção de estádios semelhantes aos dos países desenvolvidos, que posteriormente poderão receber grandes shows e eventos, Pedro Ernesto prevê o aquecimento da economia, a partir da entrada de turistas durante e após o Mundial. Para ele, será um momento em que o Brasil, e todas as suas peculiaridades, estará na vitrine, assistido por cerca de 20 mil jornalistas de diferentes nacionalidades, esperados para a cobertura do evento. As cidades que hospedarem seleções também terão projeção na imprensa, pois cerca de cinco mil jornalistas devem acompanhar os times.
A relevância do evento foi justificada por ele com a apresentação de algumas estatísticas da África do Sul após a Copa. Pedro Ernesto destacou que aproximadamente 300 mil turistas visitaram o país, R$ 9,6 bilhões foram injetados na economia africana com o turismo e 61 mil produtos foram lançados. No Brasil, a estimativa é de que R$155,7 bilhões sejam injetados na economia, resultando na criação de 3,6 milhões de empregos.
Na opinião de Pedro Ernesto, os pontos a serem melhorados até 2014 são comunicação, divulgação, infraestrutura, mobilidade urbana, internet e telefonia. Como possíveis negócios para a iniciativa privada, ele propôs a criação de uma linha turística de Porto Alegre a Caxias do Sul, explorando os roteiros turísticos e as potencialidades da Serra Gaúcha.
fonte: coletiva.net
quinta-feira, 7 de junho de 2012
NOTÍCIAS DE MOÇAMBIQUE
Justiça Moçambicana
![]() |
| Jornalista Jorge Mirione |
EUA defendem penas alternativas
Maputo – A Embaixada dos
Estados Unidos da América (EUA) em Maputo, divulgou no dia 30 de Maio, o
relatório do Departamento de Estado sobre os direitos humanos em Moçambique
para 2011. O governo norte-americano refere que as condições prisionais em
Moçambique, não obstante o progresso registado na promoção da reforma penal e
algumas medidas concretas tomadas nos complexos penais, permanecem muito
perturbadoras.
«Se as reformas
continuarem, aumentarem as sentenças alternativas, e as outras medidas em
discussão pelo Ministério da Justiça forem bem-sucedidas, as condições
prisionais poderiam melhorar de forma notável».
O governo dos EUA, diz no
seu relatório que os estabelecimentos prisionais de Moçambique continuam
perigosamente superlotados, e o uso prolongado e generalizado da prisão
preventiva continua constante.
Várias cadeias do País
apresentam-se completamente superlotadas, o que acelera a deterioração das
condições de alojamento dos reclusos.
Informações divulgadas pelo
Governo moçambicano, indicam que 62 por cento, dos mais de 15 mil reclusos
existentes em todo o país, estão a cumprir penas correcionais, ou seja, de três
dias a menos de um ano.
Organizações humanitárias
entendem que esta percentagem podia estar fora das cadeias, caso o País tivesse
as penas alternativas à prisão, o que iria reduzir a situação da superlotação.
terça-feira, 5 de junho de 2012
DIA DO DESAFIO 2012
Campos dos Goytacazes, do Rio de Janeiro,
supera Novo Hamburgo no Dia do Desafio 2012
Confira abaixo os resultados dos municípios participantes do Dia do Desafio 2012 na região de abrangência do Sesc Novo Hamburgo.
Novo Hamburgo mobilizou 46,88% da população no Dia do Desafio 2012. O município enfrentou a cidade de Campos dos Goytacazes, do Rio de Janeiro, que superou os gaúchos com a participação de 68,71% dos seus habitantes. Ao todo, foram contabilizados 120.840 atendimentos em Novo Hamburgo nesta quarta-feira (30/05), durante a data que incentiva a prática de atividades físicas, realizada simultaneamente em todo o Continente Americano.
Confira, abaixo, os resultados dos confrontos do Dia do Desafio 2012 na região. A relação de todas as cidades gaúchas participantes pode ser conferida pelo site http://www.sescsp.org.br/diadodesafio/geral/cidadeXcidade.
Nesta edição, o Rio Grande do Sul teve número recorde de 481 municípios participantes no Dia do Desafio e no total foram realizados 3.920.792 de atendimentos no Estado. Realizado paralelamente em várias partes do mundo na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de competição entre duas cidades de mesmo porte populacional, conhecidas por meio de sorteio. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.
O projeto é realizado desde 1997 no Rio Grande do Sul pelo Sistema Fecomércio-RS/ Sesc, sempre em parceria com as prefeituras municipais. O Dia do Desafio integra o calendário oficial do Estado por força da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006, de autoria do então deputado estadual Giovani Cherini.
Todos os municípios participantes recebem o Troféu Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio. Instituições e voluntários que auxiliam na promoção das atividades em cada cidade recebem o Certificado de Participação.
Sobre o Sesc - No Rio Grande do Sul, o Sesc está presente em mais de 450 municípios com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social, assim como o Senac o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS, entidade que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. Saiba mais sobre o Sesc/RS em www.sesc-rs.com.br.
Veja abaixo resultados de confrontos da região:
Araricá 75,51% x 40,17% Monte Belo do Sul (Rio Grande do Sul)
Estância Velha 46,91% x 56,39% Aguaí (São Paulo)
Ivoti 61,74% x 32,21% Castilho (São Paulo)
Lindolfo Collor 44% x 85,96% Gália (São Paulo)
Linha Nova 26,15% x 32,87% Itobi (São Paulo)
Morro Reuter 65,48% x 38,47% Cedral (São Paulo)
Picada Café 86,19% x 21% Brunópolis (Santa Catarina)
Presidente Lucena 69,20% x 49,65% Salvador do Sul (Rio Grande do Sul)
Santa Maria do Herval 66,99% x 70,28% Três Fronteiras (São Paulo)
São José do Hortêncio 38,27% x 38,29% Taiaçu (São Paulo)
Sapiranga 7,38% x 37,08% Camajuani (Cuba)
supera Novo Hamburgo no Dia do Desafio 2012
Confira abaixo os resultados dos municípios participantes do Dia do Desafio 2012 na região de abrangência do Sesc Novo Hamburgo.
Novo Hamburgo mobilizou 46,88% da população no Dia do Desafio 2012. O município enfrentou a cidade de Campos dos Goytacazes, do Rio de Janeiro, que superou os gaúchos com a participação de 68,71% dos seus habitantes. Ao todo, foram contabilizados 120.840 atendimentos em Novo Hamburgo nesta quarta-feira (30/05), durante a data que incentiva a prática de atividades físicas, realizada simultaneamente em todo o Continente Americano.
Confira, abaixo, os resultados dos confrontos do Dia do Desafio 2012 na região. A relação de todas as cidades gaúchas participantes pode ser conferida pelo site http://www.sescsp.org.br/diadodesafio/geral/cidadeXcidade.
Nesta edição, o Rio Grande do Sul teve número recorde de 481 municípios participantes no Dia do Desafio e no total foram realizados 3.920.792 de atendimentos no Estado. Realizado paralelamente em várias partes do mundo na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de competição entre duas cidades de mesmo porte populacional, conhecidas por meio de sorteio. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.
O projeto é realizado desde 1997 no Rio Grande do Sul pelo Sistema Fecomércio-RS/ Sesc, sempre em parceria com as prefeituras municipais. O Dia do Desafio integra o calendário oficial do Estado por força da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006, de autoria do então deputado estadual Giovani Cherini.
Todos os municípios participantes recebem o Troféu Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio. Instituições e voluntários que auxiliam na promoção das atividades em cada cidade recebem o Certificado de Participação.
Sobre o Sesc - No Rio Grande do Sul, o Sesc está presente em mais de 450 municípios com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social, assim como o Senac o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS, entidade que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. Saiba mais sobre o Sesc/RS em www.sesc-rs.com.br.
Veja abaixo resultados de confrontos da região:
Araricá 75,51% x 40,17% Monte Belo do Sul (Rio Grande do Sul)
Estância Velha 46,91% x 56,39% Aguaí (São Paulo)
Ivoti 61,74% x 32,21% Castilho (São Paulo)
Lindolfo Collor 44% x 85,96% Gália (São Paulo)
Linha Nova 26,15% x 32,87% Itobi (São Paulo)
Morro Reuter 65,48% x 38,47% Cedral (São Paulo)
Picada Café 86,19% x 21% Brunópolis (Santa Catarina)
Presidente Lucena 69,20% x 49,65% Salvador do Sul (Rio Grande do Sul)
Santa Maria do Herval 66,99% x 70,28% Três Fronteiras (São Paulo)
São José do Hortêncio 38,27% x 38,29% Taiaçu (São Paulo)
Sapiranga 7,38% x 37,08% Camajuani (Cuba)
NOTÍCIA DA HORTA COMUNITÁRIA
Amig@s da Horta!
É com imensa alegria que divulgamos o rico trabalho da Horta através da sensibilidade do Escritor Gilberto Abrão.
O Texto " Plantando solidariedade" está publicado no site da ONG A Corrente do Bem e pode ser acessado neste endereço:
http://www.acorrentedobem.org/horta-comunitaria-joanna-de-angelis-por-gilberto-abrao/
Indicamos a leitura, a divulgação e seu voto no site, pois acreditamos que o BEM precisa usar megafone e ocupar lugar na sociedade.
OrAção e Paz!!
Laura Pruch
É com imensa alegria que divulgamos o rico trabalho da Horta através da sensibilidade do Escritor Gilberto Abrão.
O Texto " Plantando solidariedade" está publicado no site da ONG A Corrente do Bem e pode ser acessado neste endereço:
http://www.acorrentedobem.org/horta-comunitaria-joanna-de-angelis-por-gilberto-abrao/
Indicamos a leitura, a divulgação e seu voto no site, pois acreditamos que o BEM precisa usar megafone e ocupar lugar na sociedade.
OrAção e Paz!!
Laura Pruch
quarta-feira, 30 de maio de 2012
DIA DO DESAFIO EM NOVO HAMBURGO
Idosos celebram a paz com baile no Dia do Desafio
No Dia do Desafio, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas(CPIdosos), promoveu o Baile da Paz. Mais de 180 pessoas prestigiaram o baile da terceira idade, que ocorreu na tarde de quarta-feira, dia 30 de maio, no Grêmio Sindicato dos Funcionários Municipais de Novo Hamburgo.
Os idosos se divertiram e dançaram muito ao som de Elvis Moreira &Banda. O evento ainda teve a participação de alunas da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Zozina Soares de Oliveira e a apresentação da dupla Renata Cabrera e Rodrigo Silva.O prefeito Tarcísio Zimmermann prestigiou o evento e ressaltou a importância de cuidar dessa população. “É muito bom ver todos reunidos para se divertir e se exercitar”, disse.
A coordenadora da CPIdosos, Eliane Borges, explicou a importância de debater a paz com a terceira idade. “Também há violência com os idosos. Eles sofrem nos seus lares com agressões, negligência, abuso financeiro. Nesses momentos lúdicos eles se divertem e se sentem seguros em seus grupos”, garantiu.
O casal José Godói da Silva, de 80 anos, e Idelga Freiberger, de 82anos, moradores do bairro Guarani, entraram no clima do tema da festae foram vestidos de branco. Eles fazem parte do grupo Renascer e sempre participam dos bailes da terceira idade. “Queremos um mundo com felicidade e sem violência com os idosos. Nós lutamos por isso e queremos ser respeitados”, afirmou Godói, que é vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI) de Novo Hamburgo.
Luísa Venter
Baile da Paz reuniu os idosos no Dia do Desafio
No Dia do Desafio, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas(CPIdosos), promoveu o Baile da Paz. Mais de 180 pessoas prestigiaram o baile da terceira idade, que ocorreu na tarde de quarta-feira, dia 30 de maio, no Grêmio Sindicato dos Funcionários Municipais de Novo Hamburgo.
Os idosos se divertiram e dançaram muito ao som de Elvis Moreira &Banda. O evento ainda teve a participação de alunas da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Zozina Soares de Oliveira e a apresentação da dupla Renata Cabrera e Rodrigo Silva.O prefeito Tarcísio Zimmermann prestigiou o evento e ressaltou a importância de cuidar dessa população. “É muito bom ver todos reunidos para se divertir e se exercitar”, disse.
A coordenadora da CPIdosos, Eliane Borges, explicou a importância de debater a paz com a terceira idade. “Também há violência com os idosos. Eles sofrem nos seus lares com agressões, negligência, abuso financeiro. Nesses momentos lúdicos eles se divertem e se sentem seguros em seus grupos”, garantiu.
O casal José Godói da Silva, de 80 anos, e Idelga Freiberger, de 82anos, moradores do bairro Guarani, entraram no clima do tema da festae foram vestidos de branco. Eles fazem parte do grupo Renascer e sempre participam dos bailes da terceira idade. “Queremos um mundo com felicidade e sem violência com os idosos. Nós lutamos por isso e queremos ser respeitados”, afirmou Godói, que é vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI) de Novo Hamburgo.
quarta-feira, 16 de maio de 2012
Farid Germano Filho será âncora do Jornal da Pampa
Jornalista também participará da programação da rádio GreNal
Será nesta quinta-feira, 17, a estreia de Farid Germano Filho na Rede Pampa. Ele será âncora do programa Jornal da Pampa, exibido de segunda a sexta-feira, às 19h30, assumindo o lugar de Peterson Furlan, que passa a atuar na reportagem da atração. O jornalista também participará da programação da rádio GreNal, como comentarista nas jornadas esportivas e como apresentador das 20h à meia-noite. “Apesar de ter 24 anos de profissão, a vontade de trabalhar é igual à de um juvenil, que quer mostrar trabalho e conquistar espaço”, disse Farid ao Coletiva.net.
Ele também ressaltou que a recepção da equipe da Pampa não poderia ter sido melhor: “Quero retribuir todo este carinho. Sem medo de cara feia, com muita expectativa e com grandes objetivos”. Farid se disse um apaixonado por desafios e afirmou que acredita no potencial da Pampa. “Quero crescer junto com a empresa”, concluiu.
O jornalista lançou recentemente o Blog do Farid, onde escreve sobre atos que marcaram a semana, em Esporte, Política, Carreira, entre outras editorias. Nesta terça-feira, 15, ele publicou oficialmente sua ida para a Pampa e bateu recorde de acessos à página, com cerca de 2.500 visualizações.
Formado em Jornalismo pela PUC, Farid iniciou a carreira na rádio Fandango, de Cachoeira do Sul, e teve passagem pela TV Tarobá, de Cascavel, no Paraná. No Rio Grande do Sul, começou a trajetória no Grupo RBS, onde atuou nas rádios Gaúcha e Farroupilha, e participou da criação da TVCom, em 1995. Um ano depois, foi contratado pela Band RS, trabalhando em rádio e TV, o mesmo que fez na Record RS, a partir de 2008. Farid desligou-se da emissora em março deste ano.
segunda-feira, 14 de maio de 2012
Curso gratuito de Recepcionista no Senac Novo Hamburgo
As inscrições podem ser feitas até 27 de maio
Oferecer educação profissional com qualidade e sem custo. É com esse objetivo que o Senac Novo Hamburgo está com as inscrições abertas para o curso de Recepcionista, oferecido pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG). Interessados podem se inscrever até 27 de maio através do site www.senacrs.com.br/psg ou diretamente na Unidade, localizada na Rua Bento Gonçalves, 1537. A capacitação começa no dia 4 de junho e será ministrada na Escola Alberto Pasqualine, que fica na Rua Marquês de Souza, 528.
O curso, com carga horária de 160 horas, oferecerá conhecimentos relacionados à recepção de pessoas e atendimento ao público em geral, sempre mantendo a postura profissional adequada. Entre os temas abordados, estão a psicologia organizacional, redação empresarial e técnicas de arquivo, protocolo e recepção. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.
Para participar é necessário ter renda familiar mensal per capita que não ultrapasse dois salários mínimos federal. Além disso, o candidato deve ter no mínimo 16 anos e ter o Ensino Médio incompleto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3594-6133.
As inscrições podem ser feitas até 27 de maio
Oferecer educação profissional com qualidade e sem custo. É com esse objetivo que o Senac Novo Hamburgo está com as inscrições abertas para o curso de Recepcionista, oferecido pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG). Interessados podem se inscrever até 27 de maio através do site www.senacrs.com.br/psg ou diretamente na Unidade, localizada na Rua Bento Gonçalves, 1537. A capacitação começa no dia 4 de junho e será ministrada na Escola Alberto Pasqualine, que fica na Rua Marquês de Souza, 528.
O curso, com carga horária de 160 horas, oferecerá conhecimentos relacionados à recepção de pessoas e atendimento ao público em geral, sempre mantendo a postura profissional adequada. Entre os temas abordados, estão a psicologia organizacional, redação empresarial e técnicas de arquivo, protocolo e recepção. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.
Para participar é necessário ter renda familiar mensal per capita que não ultrapasse dois salários mínimos federal. Além disso, o candidato deve ter no mínimo 16 anos e ter o Ensino Médio incompleto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3594-6133.
domingo, 13 de maio de 2012
PARABÉNS A TODAS AS MÃES !!!!
FELIZ DIA DAS MÃES !!!!!!
Eu sou
aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e
plantando flores.
Cora
CoralinaSão os desejos de
Marcelo de Quadro
Jornal Notícia do Vale / Novo Hamburgo
----------------------------------
Parabéns, mãe Helena!!!!
Homenagem especial para minha mãe Helena Eni Quadro. Aqui fazendo as suas lições do EJA - Educação de Jovens e Adultos (2012)
sábado, 12 de maio de 2012
Novo Hamburgo enfrentará Campos dos Goytacazes (RJ) no Dia do Desafio 2012
Foram definidas, nesta segunda-feira (07/05), quais cidades competirão entre si na edição 2012 do Dia do Desafio, que acontece em 30 de maio. O Dia do Desafio, institucionalizado em diversos países do mundo, busca promover a melhoria na qualidade de vida através da prática esportiva. Nesta, que é a 18ª edição brasileira do evento, Novo Hamburgo competirá com a cidade fluminense Campos dos Goytacazes. Confira, abaixo, a relação de disputas nos municípios da área de abrangência do Sesc Novo Hamburgo.
Os confrontos foram definidos por meio de um sorteio, cujo critério é garantir que os adversários sejam municípios com número semelhante de habitantes. O evento propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. O vencedor será aquele município que mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao número de habitantes.
No dia 15 de maio, às 9h30, haverá o lançamento estadual da edição 2012, em Porto Alegre. A cerimônia, que será realizada no Café do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665 - 2º andar), é voltada a convidados e à imprensa e contará com a presença de dirigentes do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc, além de autoridades municipais e estaduais.
Sobre o Sesc - No Rio Grande do Sul, o Sesc está presente em mais de 450 municípios com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social, assim como o Senac o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS, entidade que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. Saiba mais sobre o Sesc/RS em www.sesc-rs.com.br.
Veja abaixo os confrontos da região:
Araricá x Monte Belo do Sul (Rio Grande do Sul)
Estância Velha x Aguaí (São Paulo)
Ivoti x Castilho (São Paulo)
Lindolfo Collor x Gália (São Paulo)
Linha Nova x Itobi (São Paulo)
Morro Reuter x Cedral (São Paulo)
Picada Café x Brunópolis (Santa Catarina)
Presidente Lucena x Salvador do Sul (Rio Grande do Sul)
Santa Maria do Herval x Três Fronteiras (São Paulo)
São José do Hortêncio x Taiaçu (São Paulo)
Sapiranga x Camajuani (Cuba)
João Alves
Evento promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/ Sesc busca conscientizar
a população para a prática de exercícios físicos.
a população para a prática de exercícios físicos.
Foram definidas, nesta segunda-feira (07/05), quais cidades competirão entre si na edição 2012 do Dia do Desafio, que acontece em 30 de maio. O Dia do Desafio, institucionalizado em diversos países do mundo, busca promover a melhoria na qualidade de vida através da prática esportiva. Nesta, que é a 18ª edição brasileira do evento, Novo Hamburgo competirá com a cidade fluminense Campos dos Goytacazes. Confira, abaixo, a relação de disputas nos municípios da área de abrangência do Sesc Novo Hamburgo.
Os confrontos foram definidos por meio de um sorteio, cujo critério é garantir que os adversários sejam municípios com número semelhante de habitantes. O evento propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. O vencedor será aquele município que mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao número de habitantes.
No dia 15 de maio, às 9h30, haverá o lançamento estadual da edição 2012, em Porto Alegre. A cerimônia, que será realizada no Café do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665 - 2º andar), é voltada a convidados e à imprensa e contará com a presença de dirigentes do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc, além de autoridades municipais e estaduais.
Sobre o Sesc - No Rio Grande do Sul, o Sesc está presente em mais de 450 municípios com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social, assim como o Senac o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS, entidade que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. Saiba mais sobre o Sesc/RS em www.sesc-rs.com.br.
Veja abaixo os confrontos da região:
Araricá x Monte Belo do Sul (Rio Grande do Sul)
Estância Velha x Aguaí (São Paulo)
Ivoti x Castilho (São Paulo)
Lindolfo Collor x Gália (São Paulo)
Linha Nova x Itobi (São Paulo)
Morro Reuter x Cedral (São Paulo)
Picada Café x Brunópolis (Santa Catarina)
Presidente Lucena x Salvador do Sul (Rio Grande do Sul)
Santa Maria do Herval x Três Fronteiras (São Paulo)
São José do Hortêncio x Taiaçu (São Paulo)
Sapiranga x Camajuani (Cuba)
quarta-feira, 9 de maio de 2012
Projeto de Redecker que beneficia segmento gospel é aprovado na CCJ
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na manhã desta terça-feira (08), o parecer ao projeto de lei do deputado Lucas Redecker, que reconhece a música gospel como manifestação cultural no Rio Grande do Sul. Esse reconhecimento, junto com a alteração de artigo da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), permitirá ao segmento e os eventos a ele relacionados captar recursos junto a LIC. “O segmento da música gospel é um dos que mais cresce no país, entretanto, ele nunca foi incentivado pela LIC”, afirmou o parlamentar.
Iniciativas no sentido de reconhecer a força do segmento gospel ocorreram também na Câmara dos Deputados e no Senado. Em 2009, odeputado federal Robson Rodovalho (DEM-DF) apresentou na Câmara dos Deputados o projeto de lei 27/2009 sugerindo a inclusão da música gospel no rol de manifestações culturais a serem reconhecidas pela Lei Rouanet. Da mesma forma, a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) efetivou pedido de preferência para votação deste projeto ainda em 2011, e que acabou posteriormente sendo sancionado pela presidente Dilma.
Esse mercado movimentou mais de R$ 2 bilhões no país em 2011 e é um dos que apresenta um dos menores índices de pirataria, em comparação com os demais. Estimativas apontam que 40 milhões de brasileiros são hoje evangélicos. O projetode lei deverá ser votado em plenário pelos deputados nos próximos dias.
A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na manhã desta terça-feira (08), o parecer ao projeto de lei do deputado Lucas Redecker, que reconhece a música gospel como manifestação cultural no Rio Grande do Sul. Esse reconhecimento, junto com a alteração de artigo da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), permitirá ao segmento e os eventos a ele relacionados captar recursos junto a LIC. “O segmento da música gospel é um dos que mais cresce no país, entretanto, ele nunca foi incentivado pela LIC”, afirmou o parlamentar.
Iniciativas no sentido de reconhecer a força do segmento gospel ocorreram também na Câmara dos Deputados e no Senado. Em 2009, odeputado federal Robson Rodovalho (DEM-DF) apresentou na Câmara dos Deputados o projeto de lei 27/2009 sugerindo a inclusão da música gospel no rol de manifestações culturais a serem reconhecidas pela Lei Rouanet. Da mesma forma, a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) efetivou pedido de preferência para votação deste projeto ainda em 2011, e que acabou posteriormente sendo sancionado pela presidente Dilma.
Esse mercado movimentou mais de R$ 2 bilhões no país em 2011 e é um dos que apresenta um dos menores índices de pirataria, em comparação com os demais. Estimativas apontam que 40 milhões de brasileiros são hoje evangélicos. O projetode lei deverá ser votado em plenário pelos deputados nos próximos dias.
Maikerbfest promete diversão para comunidade hamburguense
Um evento que promete resgatar os costumes alemães em um dia cheio de atividades em Novo Hamburgo. A Prefeitura, por meio da Secretaria deCultura (SECULT), juntamente com a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Ascensão e a Sociedade de Canto UniãoFraternal, realiza no domingo, 13 de maio, mais uma edição do Maikerbfest. O evento terá início às 10 horas, com um passeio típico com bierwagen, partindo da Igreja da Ascensão (Rua Bento Gonçalves, 2394 - Centro) até a Sociedade de Canto União Fraternal (Av. Pedro Adams Filho, 3.973 – Pátria Nova).
O Maikerbfest será realizado no dia 13 de maio por ser no quinto final de semana após a Páscoa. Durante o dia, a comunidade poderá prestigiar apresentações diferenciadas, além de jogos germânicos, bandinha, show com a Tia Herta, artesanato, dentre outras atrações. Ao meio-dia acontece o almoço típico alemão, e a partir das 14 horas, o baile com a banda Só Se For Agora, além de apresentações típicas e da apresentação da Banda Suplemento, no palco externo.
O evento ainda conta com algumas atividades especiais devido ao Dia dasMães, que acontece na mesma data, como jogos entre mães e filhos, fotos customizadas e outros. Para aqueles que querem participar do almoço, os ingressos estarão a venda na hora, e podem ser reservados com antecedência pelo telefone 3527-0602. O valor do ingresso é de R$ 14,90 por pessoa.
Concentração para passeio do Bierwagen
A partir das 9h30, a comunidade fará uma concentração em frente às bancas da Praça do Imigrante, no Centro, de onde sairá com a banda pelo Calçadão Oswaldo Cruz, e encontrará o bierwagen em frente à Igreja da Ascensão. Ao final do culto, às 10 horas, inicia o passeio até a Sociedade Fraternal, passando também pelo Centro dacidade.
O quê: Maikerbfest
Quando: Domingo,13 de maio, com início às 10 horas
Onde: Parte da Igreja da Ascensão (Rua Bento Gonçalves, 2394 - Centro)até a Sociedade de Canto União Fraternal (Av. Pedro Adams Filho,3.973 – Pátria Nova).
Um evento que promete resgatar os costumes alemães em um dia cheio de atividades em Novo Hamburgo. A Prefeitura, por meio da Secretaria deCultura (SECULT), juntamente com a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Ascensão e a Sociedade de Canto UniãoFraternal, realiza no domingo, 13 de maio, mais uma edição do Maikerbfest. O evento terá início às 10 horas, com um passeio típico com bierwagen, partindo da Igreja da Ascensão (Rua Bento Gonçalves, 2394 - Centro) até a Sociedade de Canto União Fraternal (Av. Pedro Adams Filho, 3.973 – Pátria Nova).
O Maikerbfest será realizado no dia 13 de maio por ser no quinto final de semana após a Páscoa. Durante o dia, a comunidade poderá prestigiar apresentações diferenciadas, além de jogos germânicos, bandinha, show com a Tia Herta, artesanato, dentre outras atrações. Ao meio-dia acontece o almoço típico alemão, e a partir das 14 horas, o baile com a banda Só Se For Agora, além de apresentações típicas e da apresentação da Banda Suplemento, no palco externo.
O evento ainda conta com algumas atividades especiais devido ao Dia dasMães, que acontece na mesma data, como jogos entre mães e filhos, fotos customizadas e outros. Para aqueles que querem participar do almoço, os ingressos estarão a venda na hora, e podem ser reservados com antecedência pelo telefone 3527-0602. O valor do ingresso é de R$ 14,90 por pessoa.
Concentração para passeio do Bierwagen
A partir das 9h30, a comunidade fará uma concentração em frente às bancas da Praça do Imigrante, no Centro, de onde sairá com a banda pelo Calçadão Oswaldo Cruz, e encontrará o bierwagen em frente à Igreja da Ascensão. Ao final do culto, às 10 horas, inicia o passeio até a Sociedade Fraternal, passando também pelo Centro dacidade.
O quê: Maikerbfest
Quando: Domingo,13 de maio, com início às 10 horas
Onde: Parte da Igreja da Ascensão (Rua Bento Gonçalves, 2394 - Centro)até a Sociedade de Canto União Fraternal (Av. Pedro Adams Filho,3.973 – Pátria Nova).
Faculdade de Tecnologia Senac-RS inscreve para curso de Sommelier
As aulas começam dia 21 de maio e as inscrições estão abertas na Unidade
Orientar a melhor opção de bebida de acordo com o cardápio e o perfil do cliente. Essa é apenas uma das tarefas de um Sommelier. Este profissional está conquistando o mercado de trabalho em Porto Alegre e Região Metropolitana devido ao relevante número de consumidores de vinhos e espumantes.
Os interessados em realizar uma capacitação na área podem inscrever-se no curso oferecido pela Faculdade de Tecnologia Senac-RS. As aulas iniciam no dia 21 de maio e as matrículas já podem ser feitas diretamente na Faculdade, localizada na Rua Coronel Genuíno,130. As vagas são limitadas.
No curso de 160 horas serão abordados conhecimentos como normas de etiqueta à mesa, aplicação de técnicas de atendimento adequadas a cada situação, aspectos relacionados com a vitivinicultura, enologia, entre outros. As aulas serão ministradas às segundas e às terças-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Na semana em que houver aulas no sábado, não haverá aulas na terça-feira. Ainda será oportunizado duas visitas à vinícolas em dois dos sábados e no mínimo dois jantares harmonizados. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (51) 3022-1044 ou através do site www.senacrs.com.br/faculdades.
As aulas começam dia 21 de maio e as inscrições estão abertas na Unidade
Orientar a melhor opção de bebida de acordo com o cardápio e o perfil do cliente. Essa é apenas uma das tarefas de um Sommelier. Este profissional está conquistando o mercado de trabalho em Porto Alegre e Região Metropolitana devido ao relevante número de consumidores de vinhos e espumantes.
Os interessados em realizar uma capacitação na área podem inscrever-se no curso oferecido pela Faculdade de Tecnologia Senac-RS. As aulas iniciam no dia 21 de maio e as matrículas já podem ser feitas diretamente na Faculdade, localizada na Rua Coronel Genuíno,130. As vagas são limitadas.
No curso de 160 horas serão abordados conhecimentos como normas de etiqueta à mesa, aplicação de técnicas de atendimento adequadas a cada situação, aspectos relacionados com a vitivinicultura, enologia, entre outros. As aulas serão ministradas às segundas e às terças-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Na semana em que houver aulas no sábado, não haverá aulas na terça-feira. Ainda será oportunizado duas visitas à vinícolas em dois dos sábados e no mínimo dois jantares harmonizados. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (51) 3022-1044 ou através do site www.senacrs.com.br/faculdades.
Assinar:
Postagens (Atom)




