quinta-feira, 7 de junho de 2012

NOTÍCIAS DE MOÇAMBIQUE


Justiça Moçambicana
Jornalista Jorge Mirione
EUA defendem penas alternativas 

Maputo – A Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA) em Maputo, divulgou no dia 30 de Maio, o relatório do Departamento de Estado sobre os direitos humanos em Moçambique para 2011. O governo norte-americano refere que as condições prisionais em Moçambique, não obstante o progresso registado na promoção da reforma penal e algumas medidas concretas tomadas nos complexos penais, permanecem muito perturbadoras.

«Se as reformas continuarem, aumentarem as sentenças alternativas, e as outras medidas em discussão pelo Ministério da Justiça forem bem-sucedidas, as condições prisionais poderiam melhorar de forma notável».

O governo dos EUA, diz no seu relatório que os estabelecimentos prisionais de Moçambique continuam perigosamente superlotados, e o uso prolongado e generalizado da prisão preventiva continua constante.

Várias cadeias do País apresentam-se completamente superlotadas, o que acelera a deterioração das condições de alojamento dos reclusos.

Informações divulgadas pelo Governo moçambicano, indicam que 62 por cento, dos mais de 15 mil reclusos existentes em todo o país, estão a cumprir penas correcionais, ou seja, de três dias a menos de um ano.

Organizações humanitárias entendem que esta percentagem podia estar fora das cadeias, caso o País tivesse as penas alternativas à prisão, o que iria reduzir a situação da superlotação.




terça-feira, 5 de junho de 2012

DIA DO DESAFIO 2012

Campos dos Goytacazes, do Rio de Janeiro,
supera Novo Hamburgo no Dia do Desafio 2012

Confira abaixo os resultados dos municípios participantes do Dia do Desafio 2012 na região de abrangência do Sesc Novo Hamburgo.

Novo Hamburgo mobilizou 46,88% da população no Dia do Desafio 2012. O município enfrentou a cidade de Campos dos Goytacazes, do Rio de Janeiro, que superou os gaúchos com a participação de 68,71% dos seus habitantes. Ao todo, foram contabilizados 120.840 atendimentos em Novo Hamburgo nesta quarta-feira (30/05), durante a data que incentiva a prática de atividades físicas, realizada simultaneamente em todo o Continente Americano.

Confira, abaixo, os resultados dos confrontos do Dia do Desafio 2012 na região. A relação de todas as cidades gaúchas participantes pode ser conferida pelo site http://www.sescsp.org.br/diadodesafio/geral/cidadeXcidade.

Nesta edição, o Rio Grande do Sul teve número recorde de 481 municípios participantes no Dia do Desafio e no total foram realizados 3.920.792 de atendimentos no Estado. Realizado paralelamente em várias partes do mundo na última quarta-feira de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de competição entre duas cidades de mesmo porte populacional, conhecidas por meio de sorteio. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.

O projeto é realizado desde 1997 no Rio Grande do Sul pelo Sistema Fecomércio-RS/ Sesc, sempre em parceria com as prefeituras municipais. O Dia do Desafio integra o calendário oficial do Estado por força da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006, de autoria do então deputado estadual Giovani Cherini.

Todos os municípios participantes recebem o Troféu Mérito Comunitário pela realização do Dia do Desafio. Instituições e voluntários que auxiliam na promoção das atividades em cada cidade recebem o Certificado de Participação.

Sobre o Sesc - No Rio Grande do Sul, o Sesc está presente em mais de 450 municípios com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação. Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social, assim como o Senac o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS, entidade que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. Saiba mais sobre o Sesc/RS em www.sesc-rs.com.br.

Veja abaixo resultados de confrontos da região:

Araricá 75,51% x 40,17% Monte Belo do Sul (Rio Grande do Sul)
Estância Velha 46,91% x 56,39% Aguaí (São Paulo)
Ivoti 61,74% x 32,21% Castilho (São Paulo)
Lindolfo Collor 44% x 85,96% Gália (São Paulo)
Linha Nova 26,15% x 32,87% Itobi (São Paulo)
Morro Reuter 65,48% x  38,47% Cedral (São Paulo)
Picada Café 86,19%  x  21% Brunópolis (Santa Catarina)
Presidente Lucena 69,20% x 49,65%  Salvador do Sul (Rio Grande do Sul)
Santa Maria do Herval 66,99% x  70,28% Três Fronteiras (São Paulo)
São José do Hortêncio 38,27% x 38,29% Taiaçu (São Paulo)
Sapiranga 7,38% x 37,08% Camajuani (Cuba)

NOTÍCIA DA HORTA COMUNITÁRIA

Amig@s da Horta!
 É com imensa alegria que divulgamos o rico trabalho da Horta através da sensibilidade do Escritor Gilberto Abrão.
 O Texto " Plantando solidariedade" está publicado no site da ONG A Corrente do Bem e pode ser acessado neste endereço:

http://www.acorrentedobem.org/horta-comunitaria-joanna-de-angelis-por-gilberto-abrao/
Indicamos a leitura, a divulgação e seu voto no site, pois acreditamos que o BEM precisa usar megafone e ocupar lugar na sociedade.
OrAção e Paz!!

Laura Pruch

quarta-feira, 30 de maio de 2012

DIA DO DESAFIO EM NOVO HAMBURGO

Idosos celebram a paz com baile no Dia do Desafio

Luísa Venter
Baile da Paz reuniu os idosos no Dia do Desafio


No Dia do Desafio, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas(CPIdosos), promoveu o Baile da Paz. Mais de 180 pessoas prestigiaram o baile da terceira idade, que ocorreu na tarde de quarta-feira, dia 30 de maio, no Grêmio Sindicato dos Funcionários Municipais de Novo Hamburgo.


Os idosos se divertiram e dançaram muito ao som de Elvis Moreira &Banda. O evento ainda teve a participação de alunas da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Zozina Soares de Oliveira e a apresentação da dupla Renata Cabrera e Rodrigo Silva.O prefeito Tarcísio Zimmermann prestigiou o evento e ressaltou a importância de cuidar dessa população. “É muito bom ver todos reunidos para se divertir e se exercitar”, disse.


A coordenadora da CPIdosos, Eliane Borges, explicou a importância de debater a paz com a terceira idade. “Também há violência com os idosos. Eles sofrem nos seus lares com agressões, negligência, abuso financeiro. Nesses momentos lúdicos eles se divertem e se sentem seguros em seus grupos”, garantiu.


O casal José Godói da Silva, de 80 anos, e Idelga Freiberger, de 82anos, moradores do bairro Guarani, entraram no clima do tema da festae foram vestidos de branco. Eles fazem parte do grupo Renascer e sempre participam dos bailes da terceira idade. “Queremos um mundo com felicidade e sem violência com os idosos. Nós lutamos por isso e queremos ser respeitados”, afirmou Godói, que é vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos e Cidadania do Idoso (CMDCI) de Novo Hamburgo.


quarta-feira, 16 de maio de 2012

Farid Germano Filho será âncora do Jornal da Pampa

Jornalista também participará da programação da rádio GreNal

Fonte: coletiva.net

Será nesta quinta-feira, 17, a estreia de Farid Germano Filho na Rede Pampa. Ele será âncora do programa Jornal da Pampa, exibido de segunda a sexta-feira, às 19h30, assumindo o lugar de Peterson Furlan, que passa a atuar na reportagem da atração. O jornalista também participará da programação da rádio GreNal, como comentarista nas jornadas esportivas e como apresentador das 20h à meia-noite. “Apesar de ter 24 anos de profissão, a vontade de trabalhar é igual à de um juvenil, que quer mostrar trabalho e conquistar espaço”, disse Farid ao Coletiva.net.

Ele também ressaltou que a recepção da equipe da Pampa não poderia ter sido melhor: “Quero retribuir todo este carinho. Sem medo de cara feia, com muita expectativa e com grandes objetivos”. Farid se disse um apaixonado por desafios e afirmou que acredita no potencial da Pampa. “Quero crescer junto com a empresa”, concluiu.

O jornalista lançou recentemente o Blog do Farid, onde escreve sobre atos que marcaram a semana, em Esporte, Política, Carreira, entre outras editorias. Nesta terça-feira, 15, ele publicou oficialmente sua ida para a Pampa e bateu recorde de acessos à página, com cerca de 2.500 visualizações.

Formado em Jornalismo pela PUC, Farid iniciou a carreira na rádio Fandango, de Cachoeira do Sul, e teve passagem pela TV Tarobá, de Cascavel, no Paraná. No Rio Grande do Sul, começou a trajetória no Grupo RBS, onde atuou nas rádios Gaúcha e Farroupilha, e participou da criação da TVCom, em 1995. Um ano depois, foi contratado pela Band RS, trabalhando em rádio e TV, o mesmo que fez na Record RS, a partir de 2008. Farid desligou-se da emissora em março deste ano.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Curso gratuito de Recepcionista no Senac Novo Hamburgo
As inscrições podem ser feitas até 27 de maio
   Oferecer educação profissional com qualidade e sem custo. É com esse objetivo que o Senac Novo Hamburgo está com as inscrições abertas para o curso de Recepcionista, oferecido pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG). Interessados podem se inscrever até 27 de maio através do site www.senacrs.com.br/psg ou diretamente na Unidade, localizada na Rua Bento Gonçalves, 1537. A capacitação começa no dia 4 de junho e será ministrada na Escola Alberto Pasqualine, que fica na Rua Marquês de Souza, 528.
   
   O curso, com carga horária de 160 horas, oferecerá conhecimentos relacionados à recepção de pessoas e atendimento ao público em geral, sempre mantendo a postura profissional adequada. Entre os temas abordados, estão a psicologia organizacional, redação empresarial e técnicas de arquivo, protocolo e recepção. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.
   
   Para participar é necessário ter renda familiar mensal per capita que não ultrapasse dois salários mínimos federal. Além disso, o candidato deve ter  no mínimo 16 anos e ter o Ensino Médio incompleto. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3594-6133.

domingo, 13 de maio de 2012

PARABÉNS A TODAS AS MÃES !!!!

FELIZ DIA DAS MÃES !!!!!!


Eu sou aquela mulher que fez a escalada da montanha da vida, removendo pedras e plantando flores.
Cora Coralina




São os desejos de
Marcelo de Quadro

Jornal Notícia do Vale / Novo Hamburgo

----------------------------------

Parabéns, mãe Helena!!!!


Homenagem especial para minha mãe Helena Eni Quadro. Aqui fazendo as suas lições do EJA - Educação de Jovens e Adultos (2012)




sábado, 12 de maio de 2012

Novo Hamburgo enfrentará Campos dos Goytacazes (RJ) no Dia do Desafio 2012

 João Alves


Evento promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/ Sesc busca conscientizar
a população para a prática de exercícios físicos.


Foram definidas, nesta segunda-feira (07/05), quais cidades competirão entre si na edição 2012 do Dia do Desafio, que acontece em 30 de maio. O Dia do Desafio, institucionalizado em diversos países do mundo, busca promover a melhoria na qualidade de vida através da prática esportiva. Nesta, que é a 18ª edição brasileira do evento, Novo Hamburgo competirá com a cidade fluminense Campos dos Goytacazes. Confira, abaixo, a relação de disputas nos municípios da área de abrangência do Sesc Novo Hamburgo.

 Os confrontos foram definidos por meio de um sorteio, cujo critério é garantir que os adversários sejam municípios com número semelhante de habitantes. O evento propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. O vencedor será aquele município que mobilizar a maior porcentagem de pessoas em relação ao número de habitantes.

No dia 15 de maio, às 9h30, haverá o lançamento estadual da edição 2012, em Porto Alegre. A cerimônia, que será realizada no Café do Sesc Centro (Av. Alberto Bins, 665 - 2º andar), é voltada a convidados e à imprensa e contará com a presença de dirigentes do Sistema Fecomércio-RS/ Sesc, além de autoridades municipais e estaduais.

Sobre o Sesc - No Rio Grande do Sul, o Sesc está presente em mais de 450 municípios com atividades sistemáticas em áreas como a saúde, esporte, lazer, cultura, cidadania, turismo e educação.  Desta forma, o Sesc/RS desempenha o papel social, assim como o Senac o da qualificação profissional do Sistema Fecomércio-RS, entidade que atua em âmbito econômico, político e social pela constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. Saiba mais sobre o Sesc/RS em www.sesc-rs.com.br.


Veja abaixo os confrontos da região:

Araricá x Monte Belo do Sul (Rio Grande do Sul)
Estância Velha x Aguaí (São Paulo)
Ivoti x Castilho (São Paulo)
Lindolfo Collor x Gália (São Paulo)
Linha Nova x Itobi (São Paulo)
Morro Reuter x Cedral (São Paulo)
Picada Café x Brunópolis (Santa Catarina)
Presidente Lucena x Salvador do Sul (Rio Grande do Sul)
Santa Maria do Herval x Três Fronteiras (São Paulo)
São José do Hortêncio x Taiaçu (São Paulo)
Sapiranga x Camajuani (Cuba)

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Projeto de Redecker que beneficia segmento gospel é aprovado na CCJ


A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, na manhã desta terça-feira (08), o parecer ao projeto de lei do deputado Lucas Redecker, que reconhece a música gospel como manifestação cultural no Rio Grande do Sul. Esse reconhecimento, junto com a alteração de artigo da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), permitirá ao segmento e os eventos a ele relacionados captar recursos junto a LIC. “O segmento da música gospel é um dos que mais cresce no país, entretanto, ele nunca foi incentivado pela LIC”, afirmou o parlamentar.


Iniciativas no sentido de reconhecer a força do segmento gospel ocorreram também na Câmara dos Deputados e no Senado. Em 2009, odeputado federal Robson Rodovalho (DEM-DF) apresentou na Câmara dos Deputados o projeto de lei 27/2009 sugerindo a inclusão da música gospel no rol de manifestações culturais a serem reconhecidas pela Lei Rouanet. Da mesma forma, a senadora Ana Amélia Lemos (PP-RS) efetivou pedido de preferência para votação deste projeto ainda em 2011, e que acabou posteriormente sendo sancionado pela presidente Dilma.


Esse mercado movimentou mais de R$ 2 bilhões no país em 2011 e é um dos que apresenta um dos menores índices de pirataria, em comparação com os demais. Estimativas apontam que 40 milhões de brasileiros são hoje evangélicos. O projetode lei deverá ser votado em plenário pelos deputados nos próximos dias.
Maikerbfest promete diversão para comunidade hamburguense


Um evento que promete resgatar os costumes alemães em um dia cheio de atividades em Novo Hamburgo. A Prefeitura, por meio da Secretaria deCultura (SECULT), juntamente com a Comunidade Evangélica de Confissão Luterana da Ascensão e a Sociedade de Canto UniãoFraternal, realiza no domingo, 13 de maio, mais uma edição do Maikerbfest. O evento terá início às 10 horas, com um passeio típico com bierwagen, partindo da Igreja da Ascensão (Rua Bento Gonçalves, 2394 - Centro) até a Sociedade de Canto União Fraternal (Av. Pedro Adams Filho, 3.973 – Pátria Nova).


O Maikerbfest será realizado no dia 13 de maio por ser no quinto final de semana após a Páscoa. Durante o dia, a comunidade poderá prestigiar apresentações diferenciadas, além de jogos germânicos, bandinha, show com a Tia Herta, artesanato, dentre outras atrações. Ao meio-dia acontece o almoço típico alemão, e a partir das 14 horas, o baile com a banda Só Se For Agora, além de  apresentações típicas e da apresentação da Banda Suplemento, no palco externo.


O evento ainda conta com algumas atividades especiais devido ao Dia dasMães, que acontece na mesma data, como jogos entre mães e filhos, fotos customizadas e outros. Para aqueles que querem participar do almoço, os ingressos estarão a venda na hora, e podem ser reservados com antecedência pelo telefone 3527-0602. O valor do ingresso é de R$ 14,90 por pessoa.


Concentração para passeio do Bierwagen
A partir das 9h30, a comunidade fará uma concentração em frente às bancas da Praça do Imigrante, no Centro, de onde sairá com a banda pelo Calçadão Oswaldo Cruz, e encontrará o bierwagen em frente à Igreja da Ascensão. Ao final do culto, às 10 horas, inicia o passeio até a Sociedade Fraternal, passando também pelo Centro dacidade.


O quê: Maikerbfest
Quando: Domingo,13 de maio, com início às 10 horas
Onde: Parte da Igreja da Ascensão (Rua Bento Gonçalves, 2394 - Centro)até a Sociedade de Canto União Fraternal (Av. Pedro Adams Filho,3.973 – Pátria Nova).
Faculdade de Tecnologia Senac-RS inscreve para curso de Sommelier
   
As aulas começam dia 21 de maio e as inscrições estão abertas na Unidade   

Orientar a melhor opção de bebida de acordo com o cardápio e o perfil do cliente. Essa é apenas uma das tarefas de um Sommelier. Este profissional está conquistando o mercado de trabalho em Porto Alegre e Região Metropolitana devido ao relevante número de consumidores de vinhos e espumantes.

   Os interessados em realizar uma capacitação na área podem inscrever-se no curso oferecido pela Faculdade de Tecnologia Senac-RS. As aulas iniciam no dia 21 de maio e as matrículas já podem ser feitas diretamente na Faculdade, localizada na Rua Coronel Genuíno,130. As vagas são limitadas.  

    No curso de 160 horas serão abordados conhecimentos como normas de etiqueta à mesa, aplicação de técnicas de atendimento adequadas a cada situação, aspectos relacionados com a vitivinicultura, enologia, entre outros. As aulas serão ministradas às segundas e às terças-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 9h às 12h e das 13h às 16h. Na semana em que houver aulas no sábado, não haverá aulas na terça-feira. Ainda será oportunizado duas visitas à vinícolas em dois dos sábados   e no mínimo dois jantares harmonizados. Mais informações podem ser adquiridas pelo telefone (51) 3022-1044 ou através do site www.senacrs.com.br/faculdades.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Encontro da ARAD será neste sábado

Neste sábado, dia 12 de maio, às 9h, acontecerá um encontro da Associação Rio-Grandense de Apoio ao Diabético de Novo Hamburgo (ARAD), na sala 402, no Campus I da Universidade Feevale (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510). A palestrante será a fisioterapeuta Daniela Ballardin, que ensinará exercícios de pilates para melhorar a circulação sanguínea. O evento é gratuito e aberto à comunidade.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Prefeito apresenta novo Procurador Geral do Município

Robson Nunes
Novo Procurador Geral do Município, André Von Berg

Na tarde de quarta-feira, dia 2 de maio, o prefeito de Novo Hamburgo,Tarcísio Zimmermann, apresentou oficialmente em seu gabinete, no 9ºandar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, o novo ProcuradorGeral do Município, André Von Berg. O advogado agora ocupa o posto deixado por Reginaldo Ennes, que assumiu no último dia 18 de maio o cargo de Procurador de Contas no estado do Amapá. Nas últimas semanas, Mateus Klein exercia a função de forma interina. A apresentação de Von Berg contou com a presença de diversos secretários e diretores da Administração, além de membros da Procuradoria Geral do Município (PGM).


ConformeTarcísio, o novo representante do primeiro escalão do governo teráa responsabilidade de continuar um trabalho que vinha sendo desenvolvido com muita dedicação. “A PGM tem muito trabalho e uma equipe muito trabalhadora e leal. Será um desafio importante trabalhar e resolver diversos assuntos que temos em pauta”, citou. Já o novo procurador disse que essa será uma nova experiência e se mostrou preparado para assumir o posto. “Sempre me interessei pela questão política na minha área de atuação e com certeza será um grande desafio estar à frente da PGM”, descreveu Von Berg, que,após a posse, recebeu cumprimentos e as boas-vindas dos presentes. Na parte da manhã, o prefeito promoveu o primeiro encontro entre VonBerg e sua nova equipe de trabalho.


Perfil
Natural de Porto Alegre,é formado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, no ano de 1995, quando iniciou sua carreira no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e em seguida no extinto Tribunal de Alçada. Atuou ainda como Procurador Geral do Município de Campo Bom e também como Procurador Geral do Hospital Municipal de Novo Hamburgo. Nos últimos anos atuava na iniciativa privada. Casado e pai de uma filha, tem 39 anos, todos vividos em Novo Hamburgo. André Von Berg não possui vinculação partidária.


Um dia para aprender a usar remédios corretamente

Dia do Uso Racional de Medicamentos acontece no dia 28 de maio, na Universidade Feevale

Professores e alunos que atuam no projeto de Extensão Atenção Farmacêutica na Comunidade realizarão o Dia do Uso Racional de Medicamentos. O evento, que acontecerá no dia 28 deste mês, na Rua Coberta do Campus II, das 10h às 20h, tem o objetivo de alertar a comunidade sobre o uso correto dos medicamentos. Coordenado pela professora Magda Susana Perassolo e voltado para pessoas de todas as idades, especialmente da terceira idade, o evento não requer inscrição prévia. Haverá oficinas sobre conservação e armazenamento de medicamentos, seguimento da prescrição médica e o uso de plantas medicinais. Os visitantes também poderão esclarecer suas próprias dúvidas com os atendentes.


Saiba mais
O projeto Atenção Farmacêutica na Comunidade promove o uso racional de medicamentos, a partir da implantação e do aprimoramento de atividades de atenção e assistência farmacêutica, além da qualificação dos acadêmicos de Farmácia. O público-alvo do projeto é constituído por idosos, usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, da Farmácia-escola da Feevale e de farmácias comunitárias, bem como gestores destas últimas. O projeto atua nos Hospitais Municipais de Campo Bom e Novo Hamburgo (com a parceria das Prefeituras dos dois municípios e de fornecedores), lares de idosos, bem como com usuários das farmácias comunitárias e da Farmácia-escola. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail magdaperassolo@feevale.br> ou no telefone (51) 3586-8822.
7ª Feira de Oportunidades Senac acontece amanhã em Novo Hamburgo

   
   Evento acontecerá simultaneamente no dia 3 de maio em mais de 60 pontos de atendimento do Senac no Rio Grande do Sul    
   
 

O Sistema Fecomércio-RS realiza amanhã, 3 de maio, mais uma Feira de Oportunidades Senac. Neste ano, o evento chega a sua 7ª edição e traz como tema central “Qual o seu projeto de vida? - Educação, trabalho e felicidade”. O Senac Novo Hamburgo preparou diversas atividades que acontecem ao longo do dia e serão oferecidas de forma gratuita no Senac Novo Hamburgo, Unidade Móvel, Fenac, Sinodal, Sindilojas e órgãos públicos.
   
   Entre as atrações principais, serão apresentadas palestras com temas como empreendedorismo; preparação para o trabalho – como entrevistas e elaboração de curriculum vitae; marketing digital; planejamento de carreira: coaching; liderança; mercado da moda: oportunidades e tendências; redes sociais; segurança e marketing pessoal; entre muitos outros. Também será realizado, das 19h às 22h, um Talk Show com empresários e gestores da região.
   
   O objetivo da Feira é orientar e capacitar a comunidade de todo o Estado, além de debater cases de sucesso. Com programação nos mais de 60 pontos de atendimento do Senac no Rio Grande do Sul, a expectativa é que mais de 80 mil pessoas sejam beneficiadas pelo projeto.

Palestras virtuais gratuitas também serão oferecidas durante o evento. Interessados em participar podem fazer a inscrição no site. Entre os títulos oferecidos estão: O mercado e a segurança de alimentos: desafios e oportunidades; Empreendedorismo e gestão de carreira e Opções de investimento para alcançar seu projeto de vida. As atividades serão oferecidas pelo Senac Educação a Distância (EAD).        

As atividades geram um certificado de participação que pode ser retirado após o evento. Mais informações pode ser adquiridas diretamente na Unidade, localizada na Rua Bento Gonçalves, 1537 ou pelo telefone (51) 3594-6133. A programação completa de todas as unidades envolvidas estão disponíveis através do site www.senacrs.com.br/feiradeoportunidades
Redecker busca nos EUA experiências aplicáveis à bacia do rio dos Sinos




O deputado estadual Lucas Redecker está na Califórnia, nos Estados Unidos. Durante o período de uma semana, o parlamentar terá diversos encontros, com o objetivo de buscar experiências bem sucedidas na área de mobilidade urbana, saneamento, infraestrutura, de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e com o objetivo de conhecer projetos bem sucedidos e que possam ser aplicados na recuperação da bacia do rio dos Sinos.


Na segunda-feira, Redecker esteve reunido com o prefeito de San Diego, Jerry Sanders. O encontro esteve baseado em dois pontos: o enfrentamento do racionamento de água e a preparação de uma Parceria Público-Privada (PPP) para a construção de uma estação de dessalinização de água. Atualmente, a cidade importa 90% da água que consome, proveniente do rio colorado (392 km de aquedutos) e outra do derretimento do gelo das montanhas de serra nevada (730 km de aquedutos). Redecker destacou que eles trabalham muito com campanhas de conscientização e que há diversas leis em vigor para evitar o desperdício de água. “Essas campanhas têm sido bem sucedidas, porque o consumo de água não tem acompanhado o crescimento da população. Eles acabaram de sair de um racionamento de água que durou dois anos”, disse o parlamentar impressionado.


Em relação à PPP, o prefeito Sanders informou para Redecker que a partir do funcionamento da estação de dessalinização, haverá um acréscimo de pelo menos 10% na oferta de água à população. “Um ponto importante e que me chamou a atenção é que o abastecimento de água é priorizado para os agricultores e depois para a população, porque aqui há a compreensão de que os agricultores chegaram antes que os grandes centros urbanos”, explicou o parlamentar.


Redecker também destacou o planejamento constante que San Diego tem em relação ao uso da água e a busca de alternativas para a sua conservação, seja através da construção de estações de tratamentos ou de promoção de políticas públicas para que a água seja usada e reutilizada nas próprias residências.


Quanto à gestão pública, o prefeito informou, orgulhoso, que nos próximos cinco anos San Diego terá um superávit de US$ 119 milhões, que será reinvestido em benefícios para a população. O mesmo não pode-se dizer de cidades próximas, como São Francisco, que deverá ter um déficit de US$ 364 milhões.


Redecker explica que escolheu a Califórnia pelas semelhanças da infraestrutura que o Estado americano tem com a do Rio Grande do Sul, que também é das décadas de 1950 e 1960, carecendo de investimentos. O parlamentar entregou ao prefeito uma medalha da 53ª Legislatura da Assembleia Legislativa e o presenteou com um livro do Rio Grande do Sul e informativos sobre a realização da Copa do Mundo no RS.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

7ª Feira de Oportunidades Senac promove desfile de moda na estação do Trensurb   

Mostrar as tendências da moda urbana, a partir da influência dos grupos de consumo para as passarelas. Este é o objetivo da atividade “Da Rua à Passarela” que faz parte da programação da 7ª Feira de Oportunidades Senac.
   
   No dia 3 de maio, a partir das 13h30, os docentes e estudantes do curso de moda do Senac Canoas apresentarão um desfile de moda na estação La Salle do Trensurb. O público poderá conferir, ao todo dez looks entre femininos e masculinos. Em comemoração a 7ª edição da Feira de Oportunidades, serão realizados sete desfiles com intervalos de 30 minutos.

Sobre a Fecomércio-RS

A Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Rio Grande do Sul é uma entidade sindical, que atua no âmbito econômico, político e social em prol da constante qualificação e crescimento do setor terciário gaúcho. A Fecomércio-RS possui hoje 112 sindicatos filiados e representa mais de 580 mil empresas, geradoras de aproximadamente 1,3 milhão de empregos formais. Atualmente, o Sistema Fecomércio-RS reúne os braços operacionais dos setores de comércio e serviços, Sesc/RS e Senac-RS e conta também com o Instituto Fecomércio de Pesquisa (Ifep) e com o Centro do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RS (Ccergs). Mais informações pelo www.fecomercio-rs.org.br.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Clarita de Souza reassume Secretaria da Saúde


A Secretaria da Saúde (SMS) de Novo Hamburgo voltou a ter como titular a enfermeira Clarita de Souza. A posse ocorreu em solenidade realizada no início da tarde de terça-feira, dia 24 de abril, no 5ºandar do Centro Administrativo Leopoldo Petry. Clarita assumiu o compromisso de buscar ainda mais melhorias para o setor e ajudar na conclusão do projeto implantado pela atual Administração que objetiva qualificar o atendimento à comunidade.


Durante a atividade, o prefeito Tarcísio Zimmermann qualificou o retorno de Clarita à pasta como personagem importante no conjunto de investimentos na área da saúde. “Essa volta tem reflexo direto na magnitude do projeto que estamos promovendo. São mais obras e mais profissionais trabalhando, isso graças ao trabalho da secretária e também de todos os servidores”, disse o chefe do Executivo, sob o olhar de trabalhadores da SMS.


Clarita ressaltou o caminho já trilhado dentro do projeto implantado pela Administração, desde a construção das novas unidades, passando pela ampliação do Hospital Municipal e também pela abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Canudos, entre outros avanços.“É um orgulho chegar ao patamar que estamos. Porém, ainda estamos na metade do projeto. Voltei para fazer ainda melhor”, garantiu.


O retorno de Clarita à SMS também se deve ao afastamento provisório de Florizeu Campos. Então diretor da pasta, Campos está com problemas de saúde e não pôde assumir a secretaria com a saída de Clarita,que tinha deixado a Prefeitura para se candidatar à vereadora, como prevê a legislação eleitoral.


Formada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), Clarita é natural de Venâncio Aires, casada e mãe de dois filhos. Foi coordenadora técnica e coordenadora geral do Programa de Agentes Comunitários de Saúde da Prefeitura de Redentora. De 1999 a 2002, exerceu a função de coordenadora regional de Saúde da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde do Governo do Estado, com sede em Frederico Westphalen. A partir de 2003, exerceu a função de coordenadora do Ministério da Saúde no Rio Grande do Sul, até assumir a SMS em Novo Hamburgo.


A solenidade contou também com a secretária de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital, Márcia Schüler, com a diretora-presidente da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), Simone Zucolotto, entre demais lideranças.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Comur abre concurso público com 300 vagas






A Companhia Municipal de Urbanismo (COMUR) de Novo Hamburgo publicou no último sábado, 21 de abril, o edital de abertura das inscrições do Concurso Público nº 01/2012 para preenchimento de mais de 300 vagas. Os cargos são: Merendeira, Servente de Limpeza e Copa, Servente de Obras e Manutenção, Agente de Manejo Florestal, Carpinteiro, Eletricista, Mecânico Geral, Motorista, Pedreiro, Soldador, Agente de Arrecadação, Almoxarife, Fiscal-Estacionamento Rotativo, Motorista “E”, Agente de Despacho Rodoviário, Auxiliar de Escritório II, Técnico Florestal, Técnico Contábil, Técnico de Recursos Humanos e Técnico Administrativo/Jurídico.





Os salários variam de R$ 638,00 a R$ 2.057,00. A empresa oferece ainda vale-alimentação, convênio médico e vale-transporte. As taxas de inscrição variam de R$ 10,00 a R$ 45,00, de acordo com o cargo desejado. Os interessados em participar deverão realizar a inscrição pela internet, no site www.fundacaolasalle.org.br, até 8 de maio de 2012, onde também se encontra disponibilizado o edital do Concurso. Como forma de auxiliar o processo de inscrição de candidatos que tenham dificuldade de acesso à internet, será disponibilizado serviço de atendimento na sede Faixa Nobre, na Rua Marcílio Dias, 1377 – Bairro Centro, com funcionamento de segunda a sexta no horário das 9h às 11h30min. e das 13h às 17h30.





terça-feira, 17 de abril de 2012

Assinado contrato de financiamento
para mudar a Vila Palmeira


Renata Arteiro
 Autoridades e comunidade conferem a assinatura do contrato.


Uma das obras mais esperadas pelos moradores do bairro Santo Afonso, a regularização fundiária da Vila Palmeira, já iniciou e está caminhando para mudar a vida de 781 famílias do local. Depois do início das obras,em janeiro deste ano, na sexta-feira, 13 de abril, a Prefeitura de Novo Hamburgo assinou o contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal, para assim, garantir o pagamento dos cerca de R$7 milhões da contrapartida do Município nas obras.


Com a assinatura do documento, Novo Hamburgo se tornou o primeiro Município a firmar um contrato no Rio Grande do Sul junto ao Programa de Financiamento das Contrapartidas do Programa de Aceleração do Crescimento (CPAC). “Éum auxílio muito importante que podemos ter acesso para reforçar os investimentos na Vila Palmeira”, garante o prefeito TarcísioZimmermann.


O secretário de Habitação, Jairo Peralta, relembrou do sonho que a Administração tinha de iniciar a obra. “Este era um objetivo de todos nós, e queagora se torna realidade. Uma realidade que vai mudar toda a cidade”, garantiu. Entre as vidas que as obras mudarão, está a da dona de casa Ivonete Ribeiro da Silva, de 37 anos, que estava presente na assinatura do contrato. “Esperamos por muito tempo e agora é uma grande felicidade ver tudo acontecendo”.  Ao todo, o projeto contempla a construção de 336 novas casas, melhorias em outras 445moradias, saneamento, pavimentação, iluminação pública, entre outras intervenções. Será um investimento total de R$ 22,3 milhões e prevê obras e melhorias em todos os aspectos urbanísticos de uma área de 15 hectares. Conforme o secretário Geral de Governo e Relações Comunitárias (SGG), Roque Werlang, este é mais um passo do trabalho que vem sendo desenvolvido. “O esforço que estamos fazendo é grande e cada passo é uma conquista”, descreve.