sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Mobilização une entidades no
combate à AIDS em Novo Hamburgo

Ronan Dannenberg
Tarcísio Zimmermann, Clarita de Souza, Pietra Príncipe e Solange Shama
durante a abertura oficial do Juntos na Luta Contra aAIDS

Uma grande mobilização teve início na quinta-feira, 1º de dezembro, unindo diversas entidades na ação Juntos na Luta Contra a AIDS em Novo Hamburgo. A abertura oficial ocorreu durante a manhã, na Praçado Imigrante, com distribuição de materiais informativos, brindes e preservativos, além das apresentações artísticas que o público pôde conferir. A atividade, coordenada pela ONG Equipe Voluntária Brasil (EVB), tem o apoio da Prefeitura, Ministério da Saúde, Universidade Feevale e Colégio Estadual 25 de Julho, e se estende até sexta-feira, dia 2.


Durante aabertura oficial, o prefeito Tarcísio Zimmermann enfatizou a necessidade da população se conscientizar sobre os cuidados em se prevenir contra a AIDS. “Não é por falta de informações e campanhas. Diariamente vemos mobilizações em todas as cidades e dados sobre a doença estão em qualquer lugar. Basta ter responsabilidade e se cuidar”, apontou. A secretária Clarita de Souza reforçou as palavras de Tarcísio, incentivando a comunidade a usar preservativo durante relações sexuais. “Se tivermos esse cuidado, com certeza os casos na cidade diminuirão. Temos que ressaltar que a AIDS não tem cura, sendo assim urgente que as pessoas se previnam”, ressaltou.


Em NovoHamburgo, são 1,6 mil pessoas atualmente em acompanhamento pelo Serviço de Atenção Especializada (SAE). Somente em 2011, 156 pessoas foram notificadas portadoras do vírus HIV, sendo 75 contaminadas com a AIDS. “A incidência maior é na faixa entre os 20 a 49 anos. No entanto, temos registrado muitos casos de pessoasidosas com a doença”, destacou a coordenadora de Vigilância em Saúde, Solange Shama.


A atividade contou também com a participação da apresentadora do Multishow, Pietra Príncipe, que tirou fotos, deu autógrafos e distribuiu preservativos. “Todo mundo sabe que sexo é muito bom, mas tem que se cuidar”, disse ela. O diretor-presidente da EVB, Steffan Nath, destacou que a participação de Pietra na campanha foi muito importante. “Precisamos cada vez mais conscientizar todos.Vamos estender nossas ações a profissionais de saúde e a escolas no objetivo de fazer com que o número de pessoas contaminadas reduza”, declarou.


O evento teve ainda com a participação da banda marcial Pequeno Príncipe, da Unidade de Referência de Assistência Social (URAS) MonteiroLobato, e do teatro Canal Livre da Guarda Municipal.


As ações no Município
Além das ações na Praça do Imigrante, outras iniciativas foram realizadas no Município. No dia 1º, preservativos foram distribuídos à população. No SAE, foram realizados testes de HIV em horários especiais. No Colégio 25 de Julho, alunos fizeram o Blitz da Prevenção nas sinaleiras próximas à escola e também uma mobilização coletiva no prédio da instituição. Na Feevale, funcionários da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) realizaram uma blitz em todos os departamentos dos campi 1 e 2. Completaram a mobilização no dia 1º intervenções nos bairros Santo Afonso e Canudos, com participação da Coordenadoria de Políticas Públicas Para as Mulheres (CMulher), Mulheres da Paz e Programa Primeira Infância Melhor (PIM). Já no dia 2, a EVB realizará a Blitz da Prevenção em bares e casas noturnas do Município. Todas as ações têm patrocínio de DKT International, Preservativos Prudence e Motel P90.

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Novo Hamburgo inaugura oficialmente o seu restaurante e lança a Nóia News
Bruno Colombo/ECNH


A noite desta terça-feira foi de suma importância para o Esporte Clube Novo Hamburgo. Afinal, o clube deu mais um grande passo no processo de modernização do Estádio do Vale, bem como na divulgação de todo o trabalho realizado no ECNH.

Visando sempre atrair mais torcedores para dentro do Estádio do Vale, o anilado inaugurou oficialmente o Portal Restaurante e Centro de Eventos do Nóia. O restaurante atenderá todos os dias das 11h às 15h, e a noite a partir das 20h o atendimento será a La Carte. Além disso, o espaço, que possui 500 metros quadrados e tem a capacidade para 400 pessoas, poderá ser alugado para eventos através do fone 3556 2626. A partir de agora, a fome da torcida do anilado no Estádio do Vale só será por gols e vitórias.

O presidente Carlos Duarte falou sobre os investimentos que estão sendo realizados no Vale: ““Esse é um dos tantos que estamos fazendo aqui no Estádio do Vale, e o restaurante, principalmente, vem dentro de uma das necessidades que o clube tinha de prestar esse serviço aos sócios, conselheiros e torcedores, bem como os nossos atletas e funcionários”.

O assessor do restaurante do Nóia, Jaime Fontoura , falou sobre o atendimento do restaurante: “O almoço aqui no restaurante do Nóia servirá uma alimentação balanceada visando a saúde dos atletas, e também será aberto ao público em geral”.

Mas de nada adianta o clube realizar grandes projetos sem que o trabalho seja divulgado. Sendo assim, o departamento de comunicação do ECNH, juntamente com o vice-presidente de marketing do clube, Julio Prusch, elaborou a primeira revista do Novo Hamburgo, a Nóia News. A primeira edição traz ao leitor uma apresentação do clube, bem como o funcionamento de cada setor. Os projetos que estão sendo desenvolvidos pelo presidente Carlos Duarte e depoimentos de alguns dos futuros craques do time do Vale também estão nesta edição, que traz um pôster com os craques das categorias de base do anilado.

Julio Prusch destacou a importância da Nóia News: “Essa revista só foi criada para que o clube tivesse um meio de comunicação com o nosso torcedor e os interessados, empresários e clubes de futebol”.
O vice-presidente de administração Fábio Gomes ressaltou a importância da revista : “Essa revista é um instrumento estratégico, ela tem a missão de disseminar tudo aquilo que o clube está fazendo nos bastidores”.

O evento de inauguração do restaurante e o lançamento da revista do Nóia contaram com a presença de aproximadamente 200 pessoas, entre a diretoria do clube, autoridades, imprensa e torcedores.

--

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Novo Hamburgo inicia plano
de economia de água


A falta de chuva e o excesso de consumo de água registrado durante o mês de novembro fez com que a Prefeitura e a Comusa – Serviços de Água e Esgoto de Novo Hamburgo, iniciassem um processo de economia de água na cidade. Desde segunda-feira, dia 28 de novembro, o plano emergencial de racionamento de água está em vigor, realizando um revezamento entre cinco regiões do Município para regular a distribuição do serviço em frente a um quadro de estiagem que pode permanecer durante os próximos meses. Em uma entrevista coletiva na terça-feira, dia 29, o prefeito Tarcísio Zimmermann e o diretor presidente da Comusa, Mozar Dietrich, detalharam o processo que vai influenciar no abastecimento de segunda à sexta-feira, deixando o serviço normalizado nos finais de semana.


Conforme Tarcísio, essa é uma situação inusitada e não enfrentada por Novo Hamburgo há muito tempo. “Por isso, todos nós teremos que ter cuidado nessaestratégia de manter o serviço para toda a cidade”, citou. E comoa água é um bem de todos, é necessário que a população auxilie e fique engajada, evitando desperdícios e o mau uso da água. Esta semana, o Rio dos Sinos atingiu a marca de de 2,13 metros abaixo da margem normal, o menor índice da história para esta época. Além disso, conforme Dietrich, no mês de novembro o nível do vem caindo de 5 a 6 centímetros por dia. Outro agravante foi o registro de um consumo acima da média diária nas residências: quase 70% a mais em economias que mantinham uma média mensal de mil litros por dia.


Com isso, uma série de medidas foram tomadas com o intuito de racionalizar o consumo. Arrozeiros, por exemplo, estão impedidos de fazer bombeamentos de água para suas lavouras. Em casa, os cidadãos também devem fazer sua parte, tomando banhos menos demorados, não lavando calçadas ou telhados com mangueiras e não deixando pias e torneiras abertas.


Rodízio entre bairros
Para evitar maiores problemas com abastecimento de água em Novo Hamburgo, a Comusa optou pelo racionamento e o revezamento de suspensão nos serviços entre as 22 horas até as 4 da manhã, dividindo a cidade em cinco regiões(setores). “Com isso buscamos a continuidade da água e interferir o mínimo possível na rotina da população”, explica Dietrich. Medidas punitivas estão descartadas inicialmente, mas poderão ser revistas caso haja um aumento excessivo do gasto de água. Confira abaixo o quadro de racionamento de água, por ordem crescente de dia da semana (segunda à sexta-feira). Dependendo do nível dos reservatórios, poderão ser interrompidos dois setores por noite e a população será avisada com antencedência.


Setor1: bairros Santo Afonso (exceto imediações da Rua Guia Lopes), Industrial, Liberdade, Ideal (parcial), Rio Branco, Vila Rosa(parcial) e Rincão (lado direito da BR-116 no sentido norte).


Setor2: bairros Vila Nova (parcial), Guarani (parcial), Kephas, Canudos(do norte até a Rua Oslo), São José e São Jorge.


Setor3: bairros Centro, Ouro Branco (parcial) e Canudos (do sul até a Rua Oslo).


Setor4: bairros Primavera, Boa Saúde, Petrópolis, Rincão (do lado esquerdo da BR-116 no sentido norte), Roselândia e Ideal (parcial).


Setor5: Bairros Jardim Mauá, Operário, Vila Nova (parcial), Guarani(parcial), Boa Vista, Hamburgo Velho, Rondônia e Ouro Branco(parcial).


Ações imediatas
Equipes da Comusa estão sendo orientadas para identificar e alertar situações em que se verificam gastos excessivos e abusivos de água, como lavagem de calçadas, muros, casas, telhados, carros, regas de jardins, com o objetivo de buscar a conscientização e colaboração de todos. Além disso, será organizado um Dia de Mobilização para conscientizar sobre a importância de utilizar a água de forma mais racional. Esta ação se dará junto às escolas, associações demoradores, comunidade em geral. A Comusa já tem uma equipe noturna de consertos de redes para sanar imediatamente qualquer vazamento que ocorrer durante todas as horas do dia.


Dicas para não gastar água
-Não varrer as calçadas com mangueiras e sim com vassouras;
-Não lavar calçadas, paredes, casas, telhados, grades com água potável;
-Não lavar carros com mangueira e com água potável;
-Não regar gramados e jardins, ou utilizar água das máquinas de lavar roupa/tanques para essas regas
-Evitar tomar banhos demorados, desligando o chuveiro enquanto ensaboar-se
-Desligar as torneiras enquanto escovar os dentes, fazer a barba, lavar louça
-Não lavar louças em máquinas de lavar louças ou esperar que tenha carga máxima antes de usá-la;
-Identificar e corrigir imediata e adequadamente todos vazamentos na casa. Para verificar se há vazamentos basta fechar o registro do hidrômetro e todas as saídas de água na casa. Se os ponteiros do hidrômetro continuarem a girar é sinal que há vazamentos.
-Todos devem informar imediatamente a Comusa em caso de vazamentos nas ruas ou calçadas, através do 0800 6000115 ou sitewww.comusa.com.br.
Governo do Estado lança programa
de qualificação para a Copa 2014

Programa é realizado em parceria com a Universidade Feevale

No dia 6 de dezembro, a realização do seminário 'O Rio Grande do Sul Entra em Campo para 2014' marcará o lançamento oficial do Programa Qualificação de Gestores Públicos e Agentes Sociais para 2014, promovido pelo Governo Estadual, por meio da Fundação para o Desenvolvimento dos Recursos Humanos (FDRH), em parceria com a Universidade Feevale.

O projeto integra a Rede Escola de Governo e consiste na formação de gestores públicos e da sociedade civil, além de executores vinculados às áreas envolvidas com a Copa do Mundo de Futebol.  Após a capital, ao longo do projeto, seis regiões sediarão diversos seminários e cursos, que terão a função de qualificar o debate sobre o tema e permitir que os participantes socializem e possam multiplicar, em suas regiões, as ações previstas para o evento.

O projeto também visa esclarecer de que forma os municípios poderão aproveitar as oportunidades que a Copa do Mundo trará, de forma a beneficiar a população gaúcha permanentemente em termos de infraestrutura, tecnologia e capital humano. A atividade acontece das 8h às 18h, no Centro de Eventos Presidente Arthur Dallegrave – Complexo Beira-Rio (Avenida Padre Cacique, 891, Porto Alegre). As inscrições devem ser feitas pelo site www.gestores2014.com.br.

As vagas são limitadas.

Programação:
8h às 9h - Credenciamento
9h às 9h15min - Abertura
9h15min às 9h45min – Apresentação do Programa Formação de Gestores Públicos e Agentes Sociais
10h15min às 12h – Os impactos dos megaeventos nas comunidades
12h às 13h30min – Almoço
13h30min às14h30min – Abertura Oficial
14h30min às15h30min – O negócio Copa
15h30min às 15h45min – Coffee break
15h45 às 16h45min – Bate-bola com a imprensa
Tema: Vitrine: como se preparar para a Copa de 2014
16h45min às17h30min – Bastidores da Copa do Mundo
17h30min – Encerramento
PSDB de Novo Hamburgo quer Gerson Peteffi na presidência da Câmara


O Diretório Municipal do PSDB de Novo Hamburgo realizou reunião na noite de segunda-feira (28), ocasião em que aprovou orientação recomendando ao vereador Gerson Peteffi que concorra pelo bloco de oposição à presidência da Câmara de Vereadores. Caso Peteffi não concorra, o partido quer que o vereador apoie o bloco de oposição na futura composição. A decisão vem ao encontro das medidas que vem sendo adotadas pelo partido para fortalecer a legenda, que quer crescer nas próximas eleições municipais e eleger pelo menos três vereadores.
Prefeitura e Comusa divulgam plano de economia de água


A Prefeitura de Novo Hamburgo, juntamente com a Comusa – Serviços deÁgua e Esgoto, divulga nesta terça-feira, dia 29 de novembro, às16h30, no gabinete do prefeito Tarcísio Zimmermann, no 9º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201, bairroCanudos), o plano de economia de água e conscientização da população. A coletiva de imprensa contará com a participação do prefeito e do diretor presidente da Comusa, Mozar Dietrich.


O quê: Coletiva de Imprensa –Plano de racionamento de água
Quando:terça-feira, dia 29 denovembro, às 16h30
Onde:Gabinete do Prefeito de NovoHamburgo – 9º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (RuaGuia Lopes, 4201, bairro Canudos)
CRIAÇÃO DE DIÁRIO OFICIAL ELETRÔNICO
SERÁ DEBATIDA NESTA QUARTA-FEIRA

Volnei Campagnoni é autor do requerimento para realização do debate

A criação de um diário oficial em Novo Hamburgo será debatida na Câmara na quarta-feira, 30. A audiência pública, realizada noPlenário, começará às 19 horas. Quem não puder participar pode acompanhar as discussões pela TV Câmara/Canal 16 da NET ou pelo site www.camaranh.rs.gov.br. O autor do requerimento é Volnei Campagnoni (PCdoB).

Volnei apresentou o Projeto de Lei nº126/2011, que institui o Diário Oficial Eletrônico de Novo Hamburgo como meio oficial de comunicação, publicidade e divulgação dos atos dos Poderes Executivo e Legislativo do Município. Se aprovado, o DOM-NH substituirá integralmente a versão impressa das publicações oficiais. Será disponibilizado nos sítios eletrônicos da Prefeitura e da Câmara, respectivamente www.novohamburgo.rs.gov.br e www.camaranh.rs.gov.br, e poderá ser consultado por qualquer interessado, em qualquer lugar com equipamento que permita acesso à internet, sem custos e independentemente de qualquer tipo de cadastramento.

O vereador explica que os objetivos de sua iniciativa incluem a racionalização operacional e de recursos, a segurança, apadronização e a maior eficiência na busca de dados. "O diário em meio eletrônico já foi implantado em alguns órgãos públicos do Estado do Rio Grande do Sul, como por exemplo noTribunal de Justiça (Ato nº 031/2006-P), no Ministério Público(Lei nº 12.645/2007), no Tribunal de Contas (Resolução nº791/2007), Assembleia Legislativa (Lei nº 12.846/2007) e no Município de Porto Alegre (Lei nº 11.029/2011)", destacou.

--
Notícias e outras informações: www.camaranh.rs.gov.br

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo
lançou seu primeiro CD

Júlia Bondan
Orquestra fez o lançamento de seu primeiro CD na
Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo

No domingo, 27 de novembro, a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo(OSNH), lançou seu primeiro CD. O evento ocorreu no Salão Social da Sociedade Ginástica de Novo Hamburgo e o ingresso foi um quilo de alimento não-perecível, que foi direcionado ao Gabinete da Primeira-dama do Município. A apresentação da OSNH contou com participações especiais de solistas e com o encerramento em conjunto com o Coro Amigos da Câmara. O primeiro disco do grupo, que é considerado patrimônio cultural de Novo Hamburgo, chama-se “Sopros que encantam”, e pode ser adquirido pelo valor de R$ 20,00, durante as apresentações da OSNH.
Santa/Feevale é tricampeã da Copa Ulbra de Handebol

A equipe conquistou o campeonato, que aconteceu neste domingo,
 em Canoas, de forma invicta


A equipe do Santa/Feevale conquistou, neste domingo, dia 27, o título da 3ª Edição da Copa Ulbra de Handebol. O Santa/Feevale, que ganhou as duas primeiras edições da competição, conquistou o tricampeonato de forma invicta. Para o técnico Renato Arena, este campeonato serviu para observar as jogadoras da categoria juvenil que serão promovidas para a equipe adulta em 2012 e disputarão a Liga Nacional da nova temporada, além de encerrar o ano da categoria Adulta.

O evento esportivo aconteceu no complexo esportivo da universidade, em Canoas. A Copa Ulbra 2011 contou com a participação de 10 equipes, cinco no masculino e cinco no feminino.

Confira os resultados dos jogos:

11h – Santa/Feevale 23 X 06 Cristo Redentor de Canoas
13h30min – Santa/Feevale 19 X 12 Porto Alegre
15h – Santa/Feevale 28 X 09 Ulbra Canoas
17h – Santa/Feevale 23 X 14 SC Internacional

Equipe: Bianca Freitas, Camila Novello, Caroline Nerbas, Camila Pretto, Poliana Schneider Pinheiro, Jéssica Prado, Sabrina Turck, Caroline Ouriques, Natália Hoffmann, Juliana Medeiros Quintanilha, Nathália Conoratto, Diandra de Andrade, Marisa Wasen, Sabrina Arnold Leal e Ana Claudia Schallenberger.

Técnicos: Renato Arena e Matheus Arena

FEEVALE E LEME LANÇAM CAMPANHA



A Universidade Feevale e LEME-Associação dos Lesados Medulares do Rio Grande do Sul  lançam a campanha:

"Prevenção Rima com Verão"



 A cerimônia de lançamento acontece no dia 1º de dezembro, no Campus II,
com a presença de diversas autoridades


Na próxima quinta-feira, dia 1º de dezembro, acontece o lançamento da campanha Prevenção Rima com Verão. O evento acontece às 19h30min, no auditório do prédio Branco, no Campus II da Universidade Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). A cerimônia contará com as presenças de representantes da Feevale, da Associação dos Lesados Medulares do Rio Grande do Sul - Leme, do senador Paulo Paim e da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD PcAH no RS – Faders, entre outras autoridades.

A campanha Prevenção Rima com Verão será realizada nos dias 7 e 8 de janeiro de 2012, na Avenida Beira Mar, em Tramandaí. Os cursos de Nutrição, Enfermagem, Quiropraxia, Fisioterapia, Educação Física, Jogos Digitais e Comunicação farão ações com o público. Entre as atividades, estão o Game do Anjo, jogos adaptados, apresentação de rampas de acesso à praia, oficinas de abordagem com cidadania das pessoas com deficiência, entre outras. O objetivo é conscientizar a população para a prevenção de acidentes, especialmente a lesão medular, visando à multiplicação dos conhecimentos e o engajamento da sociedade em prol da prevenção.

A temática da campanha, que integra o projeto Prevenção, uma ação efetiva pela vida, da Feevale e da Leme, com o apoio do projeto Cantando as Diferenças, do Senado Federal, é o Anjo da Guarda, que tem a função de proteger e ajudar as pessoas no seu dia a dia, mostrando-lhes a possibilidade de melhores escolhas e, com isso, livrando-os de possíveis acidentes e incidentes, por meio da informação. A inspiração é o Game do Anjo, que foi elaborado pelo curso de Jogos Digitais da Feevale e que foi lançado neste ano, dentro do projeto Prevenção, uma ação efetiva pela vida, e que será utilizado em escolas públicas.

A campanha Prevenção Rima com Verão é realizada pela Universidade Feevale, Leme, Faders, Associação dos Amigos e Pessoas com Deficiência de Tramandaí e Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades de Tramandaí. A campanha tem o apoio da Companhia Rio-Grandense de Artes Gráficas – Imprensa Oficial do Estado do Rio Grande do Sul, Projeto Cantando as Diferenças, Prefeitura Municipal de Tramandaí, ONG Caminhadores, Sintec – RS, IPESA e CIPP.
Confirmado jogo-treino entre Novo Hamburgo e Pelotas



A equipe do Novo Hamburgo, que se apresenta no dia 7 de dezembro para iniciar a preparação para o Gauchão 2012, já tem confirmado o seu primeiro desafio. O anilado enfrenta o Pelotas, em jogo-treino, no dia 30 de dezembro, às 17 horas, no Estádio do Vale.

No Gauchão 2012, o ECNH está no grupo 2 juntamente com Grêmio, Caxias, Veranópolis, Avenida, Cruzeiro-Poa, Cerâmica e Pelotas. No primeiro turno, o time do Vale enfrenta as equipes da chave 1. Sendo assim, a estreia anilada será no dia 22 de janeiro contra o São José, no Estádio do Vale.

sábado, 26 de novembro de 2011

Loja de Economia Solidária é a
nova opção de compras no Centro


Gustavo Henemann
Prefeito Tarcísio Zimmermann inaugurou a loja deEconomia Solidária
na sexta-feira, 25 de novembro


Mais um projeto da Prefeitura de Novo Hamburgo garantirá apoio aos empreendimentos solidários do Município. Na tarde de sexta-feira, 25 de novembro, o Programa de Economia Solidária, desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho eTurismo (SEDETUR), abriu as portas do ponto fixo de comercialização da iniciativa, a loja de Economia Solidária. A partir de agora, a comunidade hamburguense terá mais uma opção para suas compras. O espaço atenderá o público em um estande localizado na Praça do Imigrante, junto ao Largo Povo Canelones (atrás das bancas), no Centro da cidade.


O prefeito Tarcísio Zimmermann foi quem fez a primeira compra na loja.Ele adquiriu uma guirlanda e que, segundo ele, enfeitará o seu gabinete durante as comemorações natalinas. Tarcísio ainda assegurou que o novo empreendimento trará autonomia para os comerciantes. “A maior dificuldade para essas pessoas não é a produção, mas sim a comercialização. Por isso a abertura deste espaço será importante para a evolução desses empreendimentos”, destacou.


Para o diretor de Apoio à Microempresa e Economia Solidária, Ênio Brizola, a loja significa a estruturação do eixo do Programa de Economia Solidária que apoia o comércio. “O novo espaço está localizado na área central da cidade, onde há muita circulação de pessoas. Isso possibilitará que a população possa apreciar e adquirir os produtos”, apontou.


O novo espaço será divido entre 30 artesãos, que representam 15 empreendimentos solidários de Novo Hamburgo. A loja funcionará de segunda-feira a sábado, das 9 horas às 18h30. A comunidade poderá conferir diversos tipos de artesanatos, como guirlandas, bolsas eacessórios. A iniciativa de reforma e compra do mobiliário para o empreendimento foi realizada com recursos próprios do programa.


sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Metrô Fashion transformará
vagões do trem em passarelas

 Renata Arteiro
 Participantes da Fábrica customizam as suas roupas para o desfile

Na segunda-feira, 28 denovembro, os vagões do trem se transformarão em um verdadeiro palco da moda. A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio do Gabinete da Primeira-dama e da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS),realiza a 3ª edição do Metrô Fashion. O projeto, em parceria com a Trensurb e a Universidade Feevale, promove um desfile dentro das composições do metrô durante as viagens entre Porto Alegre e São Leopoldo. O evento começa às 19 horas, com saída na Estação Mercado, na Capital. A apresentação seguirá por todos os terminais.


Nesta edição, cerca de 20 mulheres apresentarão aos passageiros roupas doadas pela comunidade hamburguense e customizadas pelas participantes da Fábricada Cidadania, projeto realizado pela SDS. Voluntárias e as alunas do projeto serão as modelos do desfile. “É o momento de mostrarmos o nosso trabalho para mais e mais pessoas”, ressalta a coordenadora da Fábrica, Olita Martins. Durante o trajeto, as participantes também farão apresentações fora dos vagões em Porto Alegre, Canoas e São Leopoldo.


A desempregada Nara Gonçalves, de 46 anos, não vê a hora de mostrar as peças que ela mesma customizou. “Estou achando muito divertida essa ideia. É um orgulho para mim poder mostrar as roupas que fiz depois de participar dos cursos”, contou. Além das alunas da Fábrica, estudantes da Universidade Feevale também apresentarão suas criações durante o desfile.


O principal objetivo do Metrô Fashion é divulgar o trabalho comunitário da Trensurb juntamente com o Gabinete da Primeira-dama e a Fábrica da Cidadania, que todos os anos faz arrecadações de roupas para ajudar na Campanha do Agasalho. Apenas no ano de 2011, a Trensurb fez uma doação de 2,5 toneladas de peças para auxiliar pessoas com vulnerabilidade social no Município. As vestimentas foram customizadas e repassadas para a comunidade hamburguense.


O quê: 3ªedição do Metrô Fashion
Quando: Segunda-feira,28 de novembro, às 19 horas
Onde: Saídada Estação Mercado da Trensurb, em Porto Alegre


Direto do Rio de Janeiro

Nelson Tangerini














CARTA ANÔNIMA

Nestor Tambourindeguy Tangerini

                         O dia de ontem foi para a Zizinha o dia mais horrível de sua vida de melindrosa suscetível e possuída.
                         - Desaforo! Quem terá sido o vil ou a miserável!!!?, exclamava ela, indignadíssima, a correr, com um papel na mão, os quatro cantos da sala.
                         Estava deste modo agitada, quando lhe aparece a mãe, que, ao vê-la assim, pergunta:
                         - Que é isso, Zizinha? Que foi? Que te aconteceu, minha filha?   
                         - Uma carta anônima, mamãe!, cheia de invejas e despeitos, de deboches e calúnias! Uma criatura indigna, que me escreve tachando-me de imbecil, frívola, desajeitada, feia, bolinadeira e vantajosa! Quanta injúria, meu Deus!...
                        - Calma, minha filha, calma; nós havemos de descobrir essa pessoa.                                           
                         Não podendo mais com aquilo, a pequena cai assentada numa cadeira, dizendo, entre soluços:
                         - Tome, mamãe... tome... Veja se consegue ver de quem é a letra...                               
                         A boa da velha pegou a carta, leu-a do princípio ao fim, do fim para o princípio, pensou e respondeu:
                         - Assim de pronto, não consigo descobrir de quem seja; mas uma coisa eu posso garantir: isto é de pessoa que te conhece muito...           


Crônica publicada na revista O ESPÊTO, pág. 3, Rio, 15 de junho de 1947 com o pseudônimo João da Ponte.

Arquivo Família Tangerini:

n.tangerini@uol.com.br , nmtangerini@yahoo.com.br

http://nelsontangerini.blogspot.com

Horta Comunitária convida para palestra

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Hamburgtec é a nova referência
em tecnologia e inovação




Novo Hamburgo agora conta com uma nova referência no ramo do desenvolvimento tecnológico e da economia criativa. Por iniciativa da Prefeitura, foi inaugurada na manhã de quinta-feira, dia 24 de novembro,  a Hamburgtec. A nova entidade fica no bairro onde iniciou a história do Município, Hamburgo Velho. A abertura oficial contou com a presença do prefeito Tarcísio Zimmermann, do secretário Estadual da Ciência Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, do reitor da Universidade Feevale, Ramon Fernando daCunha, do presidente da Valetec, Olivério Ferreira, e demais autoridades. O espaço já abriga três empresas, outras duas estão em fase de instalação, e ainda tem espaço para mais dez. A Hamburgtec veio para consolidar ainda mais o Município nas áreas de desenvolvimento e tecnologia, abrigando empreendimentos relacionados à tecnologia da comunicação e economia criativa.


Conforme o prefeito Tarcísio, a nova entidade será um lugar para quem cria e quem consome conhecimento. “A partir do bairro onde tudo começou em Novo Hamburgo, poderemos criar e recriar o desenvolvimento em nome do nosso futuro”, citou. Em meio a uma intensa movimentação de convidados e imprensa, ele, juntamente com demais representantes e autoridades, realizou o descerramento da placa, o que marcou o momento histórico. “Temos que celebrar essas conquistas, que porinúmeras vezes não nos damos conta do quanto são importantes”,completou.


Repercussão nacional e inovação
Para o secretário Estadual da Ciência Inovação e DesenvolvimentoTecnológico, Cleber Prodanov, a cidade está no rumo certo e buscando ampliar suas opções em pesquisa e inovação. “Esse momento coloca Novo Hamburgo em um núcleo importante em todo o País. É realmente um momento especial”, argumentou. Da mesma forma, parao presidente da Valetec, Olivério Ferreira, a perspectiva de futuro e de soluções inovadoras inicia também um processo de referência no bairro, que já é conhecido pelo seu potencial histórico e cultural. “Hamburgo Velho ganha um novo tipo de configuração coma presença dessas empresas”, apontou. O reitor da Universidade Feevale, Ramon Fernando da Cunha, também respaldou a configuração de um novo polo de tecnologia, assim como os já existentes em CampoBom e São Leopoldo. “Com certeza a Hamburgtec vai contribuir com toda a região e o Estado”, afirmou.


Instalação de empresas será contínua
Para a instalação da Hamburgtec foram investidos mais de R$ 200 mil. Além disso, a previsão é de que o condomínio empresarial ainda receba recursos oriundos do Ministério da Ciência e Tecnologia, do Governo do Estado (por meio do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos – PGTEC) e da Prefeitura de cerca deR$ 4 milhões. A instalação das empresas será contínua, conforme edital, e atualmente há dez vagas. O telefone de contato é (51)3239-0158.
Marciano Schmitz encerra Hall da Arte na Sociedade Aliança

Mostra “Locação” trará mais de 20 obras ao artista plástico hamburguense



Durante o ano, artistas reconhecidos de Novo Hamburgo, como Ariadne Decker e Simone Blauth, passaram pelo Hall de entrada da Sociedade Aliança. Para finalizar a série de exposições, intitulada “Hall da Arte”, Marciano Schmitz apresenta sua mostra, chamada “Locação”. O vernissage está marcado para o dia 1º de dezembro, quinta-feira, às 19h30min.

            A exposição do artista plástico hamburguense Marciano Schmitz trará mais de 20 obras. São telas com imagens de Lomba Grande e paisagens. A visitação pode ser feita de 1º a 9 de dezembro. A mostra permanece aberta ao público, gratuitamente, de segunda a sábado, das 9h às 11h30min e das 13h30min às 18 horas.

            O trabalho de Marciano Schmitz pode ser conferido no site www.marcianoschmitz.com.br. A realização da exposição é da Sociedade Aliança, com apoio do Buffet Martins e Restaurante Quadra 9. A produção é da Um Cultural.


ABERTURA MOSTRA “LOCAÇÃO”

Onde: Sociedade Aliança – Hall do Salão Social
(Rua Oscar Emílio Muller, 49 - Novo Hamburgo - RS)
Quando: quinta-feira, 1º de dezembro de 2011
Horário: 19h30min.
Redecker garante apoio para projeto da ERS-010 na Assembleia Legislativa






O deputado estadual Lucas Redecker disse, nesta quarta-feira (23), que, como presidente da Frente Parlamentar de Fomento às Parcerias Público Privadas, irá trabalhar para que o projeto de lei sobre a ERS-010 tenha um trâmite eficaz e eficiente quando chegar à Assembleia Legislativa. A afirmação do parlamentar ocorreu durante encontro dos deputados de oposição com o governador Tarso Genro, no Palácio Piratini, onde entregaram um manifesto se comprometendo em apoiar as medidas necessárias para a atração de uma nova fábrica de automóveis para o RS. Sobre a ERS-010 Redecker afirmou: “Precisamos tirar essa rodovia do papel, e nisso o governo tem o meu total apoio na Assembleia Legislativa”.


O governador salientou que "os grandes temas" precisam superar os embates programáticos entre os partidos políticos e abordou as negociações que o governo vem mantendo com a Volkswagen. "A economia mundial vive hoje um momento diferenciado e a atração de novos investimentos não dependerá apenas de incentivos fiscais. A definição da Volkswagen de se instalar no RS dependerá muito da questão da nossa infraestrutura e logística", relatou o governador. Nesse aspecto, citou o exemplo da ERS-010, dizendo que há um novo estudo em andamento para construção da rodovia, que deverá ocorrer através de uma parceria público-privada (PPP).


Redecker tem defendido que as parcerias público-privadas são uma alternativa viável para entregar à sociedade obras importantes, principalmente na área da infraestrutura. As PPPs, sugere Redecker, podem melhorar significativamente as condições da infraestrutura do Estado, o que por sua vez, permitirá ao Estado atrair mais e novos investimentos.

Acompanharam a audiência o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, os deputados João Fischer (PP), Paulo Odone (PPS), Jorge Pozzobon (PSDB), Zilá Breitenbach (PSDB), Giovani Feltes, Pedro Pereira (PSDB) e a líder do Governo na Assembleia, Mírian Marroni.
Opus Dei leva 4 mil pessoas para Praça do Imigrante

Robson Nunes
Banda Opus Dei levou mais de 4 mil pessoaspara a Praça do Imigrante

Mais de 4 mil pessoas foram para a Praça do Imigrante, em Novo Hamburgo, na noite de quarta-feira, dia 23 de novembro, para assistir mais um show do Natal dos Sinos. Desta vez, o público conferiu aapresentação da banda gospel Opus Dei, que mescla diversos estilos, sempre trazendo nas suas canções mensagens de paz, amor e devoção.Conhecida nacionalmente, os gaúchos da banda conquistaram os presentes, que participavam e cantavam junto.


Com16 anos de carreira e 11 álbuns gravados, a banda não só agradou o público hamburguense, mas também de outras cidades da região. Em frente ao palco especialmente montado, muitos admiradores estavam entusiasmados ao conferir o espetáculo. Entre eles, as gêmeas Micaela e Mirela de Lima Pereira, de 14 anos. Juntamente com a amiga Luciana Salles, 15, o trio, que veio de Porto Alegre, segurava um caderno que estampava o grupo Opus Dei em sua capa. “Adoramos a banda e sempre que possível vamos aos shows, conhecemos todas asmúsicas”, disse Micaela.


Entreas canções apresentadas, destaques para Chuva de Bênção, que teve uma expressiva participação da plateia. Outro destaque da noite foi o número de famílias que se deslocaram até o ponto principal das atividades do Natal dos Sinos. Do mais velho ao mais jovem, inúmeros hamburguenses levaram cadeiras e chimarrão para a Praça do Imigrante. Ao final da atividade, o motorista Pedro Martins dos Reis, 39, morador do bairro Canudos, mostrava aprovação pela oportunidade de entretenimento e diversão. “Foi um show nota dez”, citou.


Próximas atrações
As atrações do Natal dos Sinos seguem até dia 6 de janeiro. Na quinta-feira, dia 24 de novembro, a Praça do Imigrante recebe a banda Nenhum de Nós, a partir das 20h30. Já na sexta-feira, dia 25, é a vez do grupo hamburguense Reação em Cadeia animar o público. Além dos shows, o Natal dos Sinos tem em sua programação fixa, também na Praça, a Vila Noel Alemã, com o Papai Noel contador de histórias e o cinema 3D, com o filme “O Trenó Maluco”. A partir do dia 27 de novembro até 23 de dezembro, também se integra às atividades o Tour Natalino, com saída do Receptivo Turístico (Rua Lima e Silva, 333). A programação completa pode ser encontrada no site www.natal2011.novohamburgo.rs.gov.br.
Concurso vai premiar as melhores decorações de Natal da cidade

Renata Arteiro
A secretária Especial de Gabinete, Kátia Reichow,
durante o lançamento do concurso.

A comunidade de Novo Hamburgo poderá ajudar a deixar a cidade mais bonita e decorada para o Natal e ainda concorrer a prêmios. A Prefeitura lançou oficialmente na quarta-feira, 23 de novembro, o concurso de Decoração Natalina do Natal dos Sinos 2011. A iniciativa, que tem o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) edo Grupo Sinos, vai premiar cidadãos que melhor enfeitarem suas residências para as festividades do Natal. A secretária Especial de Gabinete, Kátia Reichow, lembrou o objetivo do concurso durante acerimônia de lançamento, que ocorreu no gabinete do prefeito, no Centro Administrativo Leopoldo Petry. “Este concurso segue o mesmo propósito de todo o nosso Natal, de realmente inserir a comunidade da nossa cidade em tudo o que fazemos”, ressaltou. “E essaparceria com os hamburguenses reforça a ideia de conotação comunitária e é uma maneira de deixar a cidade mais bonita com a ajuda de todos, cada um cuidando da sua casa”, completou.


De acordo com a diretora de Cultura, Ariadne Decker, que apresentou a proposta, o concurso terá cinco categorias. Os critérios de avaliação serão a fidelidade ao tema, a criatividade, originalidade e o efeito visual. As inscrições iniciam na quarta,23, e vão até o dia 19 de dezembro e devem ser feitas através de ficha, que pode ser encontrada no site www.novohamburgo.rs.gov.br,no link Cidadão/Cultura. Posteriormente, a ficha deve ser entregue junto com uma foto da decoração e comprovante de residência, no Centro Municipal de Cultura (Rua Eng. Ignácio Plangg, 66, Centro). O concurso ocorrerá até o dia 6 de janeiro de 2012 e a avaliaçãoserá feita de 20 a 23 de dezembro. O resultado será divulgado nodia 24 do mesmo mês. As premiações, que somam R$ 4 mil, serão entregues no dia 6 de janeiro. Serão premiadas as duas melhores decorações em cada categoria. O regulamento do concurso também está disponível no site da Prefeitura, junto com a ficha de inscrição.