sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Passeio turístico reúne centenas

de idosos em Novo Hamburgo


Luan Iglesias
Ônibus utilizado para o City Tour realizou uma parada no Santuário das Mães.




Um ônibus muito utilizado para o transporte escolar nos Estados Unidos e no Canadá foi o principal condutor de 115 idosos de Novo Hamburgo que, na sexta-feira, 23 de setembro, realizaram um passeio turístico pelo Município. A atividade, promovida pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Pessoas Idosas (CPIdosos), foi dividida em dois turnos, com saídas às 9 horas e às 13h30, do Receptivo Turístico (Rua Lima e Silva, 333, Praça do Imigrante). O passeio turístico fez parte da programação do Mês do Idoso, que segue até dia 30 de setembro.





Durante o passeio, que durou cerca de duas horas, o público da melhor idade se divertiu cantando músicas populares em coro, além de se integrarem com locais históricos de Novo Hamburgo. Em meio a tantos sorrisos, o casal Heitor Terme, 81 anos, e Margarida Flor da Silva, 75, interagiram com os amigos dentro e fora do ônibus. A cada trecho, o casal abanava para a comunidade, mostrando simpatia e disposição para muitos anos de vida. “Nos conhecemos em um grupo de terceira idade chamado Amor”, revelou Margarida. “Há dois anos estamos ficando, somos um casal moderno”, concluiu Heitor, em tom descontraído.

Luan Iglesias
O casal Heitor Terme e Margarida Flor da Silva distribuiu sorrisos e afetuosidade durante o passeio turístico.





A modernidade do casal de idosos também abriu espaço para a fé. Durante a primeira metade do roteiro turístico, em visita ao Santuário das Mães, Heitor e Margarida desceram do transporte coletivo de mãos dadas para rezar por mais um dia de graça. “Somos um casal feliz. Passeios como este ajudam a renovar nosso espírito” resumiu Margarida. Após, o ônibus seguiu para o bairro Lomba Grande, cumprindo a parte final do roteiro. Segundo a coordenadora da CPIdosos, Jane Barbosa, o evento serviu como uma terapia para os idosos. “Faz parte de um processo de valorização e de estímulo à auto-estima que estamos trabalhando”, descreve.





Roteiro do passeio:

Praça do Imigrante, Monumento ao Sapateiro, Santuário das Mães, Feevale Campus 2, Monumento ao Imigrante (Sociedade Aliança), Praça 20 de Setembro, Centro Histórico de Hamburgo Velho (Casa Schmitt-Presser, Fundação Ernesto Frederico Scheffel, Igrejas, Casarios, Museu Nacional do Calçado - Feevale Campus 1), bairro Lomba Grande (vista panorâmica), FENAC e Centro.





Programação do Mês do Idoso até o dia 30

24/Setembro – Sábado

8h - Evento da Coca-cola

Jogo Câmbio, Caminhada Orientada e Baile

Local: Parque Floresta Imperial - Avenida Cel. Travassos, s/nº - Rondônia

8h30 - Seminário Envelhecimento e seus Cuidados

Local: Universidade Feevale, Campus 2

Auditório do Prédio Branco

Apoio: ABRAZ



26/Setembro – Segunda-feira

9h - Dia da Saúde e Beleza

Local: Espaço Cultural Albano Hartz - Calçadão Oswaldo Cruz, 112 – Centro

14h - Baile com Concurso de Dança

Animação: Elvis Moreira Cia Show

Sessão de caricaturas com a artista plástica Raquel da Silva

Local: Estação Rodoviária Normélio Stabel





30/Setembro – Sexta-feira

14h - Baile do Rei e Rainha da Terceira Idade de Novo Hamburgo

Animação: Banda Imigrante





quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Realidade aumentada auxilia na reabilitação de membros afetados por Acidente Vascular Encefálico




Professoras apresentam pesquisa em Congresso Brasileiro de Fisioterapia, em Santa Catarina



Entre os dias 9 e 12 de outubro, a professora Maria Bernardete Rodrigues Martins, do curso de Fisioterapia da Feevale e a professora Gilda Aparecida de Assis, do curso de Ciências da Computação, apresentarão a pesquisa “Sistema NeuroR na Reabilitação de Membro Superior de Indivíduos Acometidos por Acidente Vascular Encefálico” durante o XIX Congresso Brasileiro de Fisioterapia (AFB 2011), em Florianópolis, Santa Catarina.



A pesquisa interdisciplinar teve como objetivo verificar se o sistema NeuroR promove ganho de Amplitude de Movimento (ADM) na flexão e abdução do ombro, na reabilitação de membro superior de indivíduos acometidos por Acidente Vascular Encefálico (AVE). O trabalho se iniciou em 2009, a partir da tese de doutorado da professora Gilda Aparecida de Assis na USP – Escola Politécnica de Engenharia Elétrica, utilizando-se da realidade aumentada para a reabilitação de pacientes da Clínica de Fisioterapia da Universidade Feevale. A Instituição foi a primeira a utilizar o Sistema Neuro-R na reabilitação de membro superior de pacientes com Acidente Vascular Encefálico.



No projeto, o paciente fixa eletrodos no braço lesado e a partir de um aparelho de eletromiografia é possível fazer o registro do movimento e mensurar o recrutamento dos músculos que estão em atividade naquele momento. O sistema NeuroR, criado pela professora Gilda, é uma tecnologia que substitui a imagem do braço lesado pela imagem de um braço virtual que aparece em uma tela em frente ao paciente, a imagem é capturada pela câmera em tempo real. Ao ver o braço virtual se movimentar na tela, o paciente, instintivamente, tenta reproduzir o movimento. “Quando criei o sistema não imaginava que teria este retorno dos pacientes, não sabia que eles tentariam reproduzir os movimentos virtuais. O resultado foi melhor que o esperado. A partir disso, tive que fazer algumas adaptações na tecnologia para poder mensurar a força que este paciente estava exercendo”, esclarece Gilda.



Entre os diversos objetivos da fisioterapia no tratamento das disfunções causadas pelo Acidente Vascular Encefálico, o principal deles é maximizar a capacidade funcional do paciente, possibilitando que o mesmo realize de forma mais independente possível, suas atividades diárias. “Existem várias terapias de reabilitação, sendo a Prática Mental (PM) uma delas. Estudos sobre a eficácia da PM mostram um aumento da utilização e da função motora do membro superior afetado por AVE, por este motivo buscou-se as tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada, elas são um grande atrativo para a reabilitação neurológica”. No ambiente de realidade aumentada, o paciente pode visualizar a si mesmo e o cenário real ao seu redor, como em um espelho.



As pesquisas continuaram durante o trabalho de conclusão de curso da fisioterapeuta Eveline Wendt, orientada pela professora Maria Bernardete, que utilizou o sistema para reabilitação de membros e através da biofotogrametria mediu o ganho de amplitude de movimento na abdução e flexão do ombro. Segundo a professora Maria Bernardete, os resultados foram significativos. “Quem tem a lesão sente a necessidade de fazer o movimento e essa reprodução fez com que muitos pacientes tivessem melhoras visíveis”, afirmou a professora.



Para Marilene Beatriz Brill, paciente da Clínica de Fisioterapia da Feevale desde 2006, o tratamento com o uso do sistema NeuroR a ajudou a fazer movimentos com o braço até então considerados impossíveis. “Hoje consigo fazer atividades do dia a dia que antes não conseguia fazer, como varrer o chão e estender roupa. Os médicos haviam dito que era mais fácil eu ter outro AVE antes de conseguir recuperar os movimentos, o que não foi verdade. Hoje moro sozinha com o meu filho e sou independente”. Marilene foi afetada pelo AVE em 1999, aos 33 anos de idade. Destra, ela aprendeu a fazer todas as atividades com o braço esquerdo, no entanto, agora consegue utilizar os dois braços. “De todos os tratamentos que fiz, este foi o que me fez ter uma melhor evolução. Tive que aprender a fazer todos os movimentos como se fosse uma criança. Hoje me sinto orgulhosa de ver que a cada dia consigo fazer melhor do que no dia anterior”, salienta Marilene.



Segundo as professoras, durante os testes da tese, um grupo experimental composto por pacientes atendidos na Clínica da Feevale, participou do experimento utilizando o sistema NeuroR. Um grupo controle, composto por pacientes atendidos no Cerepal em Porto Alegre e que apresentavam deficiências motoras de membro superior similares aos pacientes do grupo experimental, recebeu apenas a terapia de prática mental no mesmo período, sem utilizar o sistema NeuroR. Os ganhos obtidos no grupo da Clínica foram muito superiores aos ganhos obtidos pelo grupo controle.



De acordo com as pesquisadoras, o próximo passo é dar continuidade às pesquisas, buscando analisar, por exemplo, a evolução dos movimentos em membros inferiores; para isso o sistema precisa ser adaptado. “Este é um sistema eficaz que pode ser utilizado em outras áreas da fisioterapia, precisamos fazer novos testes em grupos experimentais”, afirma a professora Maria Bernardete.
Prefeitura segue com atendimento diferenciado para parcelamento de débitos


A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria da Fazenda (SEMFAZ), está executando um atendimento diferenciado aos contribuintes que queiram regularizar sua situação fiscal com o Município. As novas regras para o atendimento, em vigor desde o dia 15 de agosto, seguem até 28 de outubro. Com o intuito de melhor atender a população, a SEMFAZ organizou um cronograma que divide os contribuintes por bairro, resultando em dez grupos. Cada grupo terá uma data correspondente para comparecer na Prefeitura. De acordo com a secretaria, todos os contribuintes inadimplentes receberão uma correspondência informando a data programada para o seu atendimento. A SEMFAZ continuará atendendo o público de segunda à sexta-feira, das 9 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia.



Grupos contemplados com o novo atendimento



A partir de 21 de setembro serão atendidos os contribuintes que integram o grupo 6, correspondente aos bairros Ideal, Liberdade e Industrial, conforme mostra o cronograma abaixo:

Grupo 6 – Bairros: Ideal, Liberdade, Industrial

Data de atendimento: 21/09 a 23/09

Grupo 7 – Bairros: Pátria Nova, Ouro Branco, Boa Vista, Rio Branco

Data de atendimento: 26/09 a 30/09

Grupo 8 – Bairros: Jardim Mauá, Vila Nova, Hamburgo Velho.

Data de atendimento: 03/10 a 11/10

Grupo 9 – Bairro: Centro

Data de atendimento: 13/10 a 21/10

Grupo 10 – Bairro: Lomba Grande, Alpes do Vale

Data de atendimento: 24/10 a 28/10


Com a mudança, o atendimento na Secretaria da Fazenda continua alterado para os seguintes serviços:

Atendimento Telefônico: Não serão fornecidas informações relativas à situação de débitos por telefone.

Certidão Negativa de Débitos: serão fornecidas mediante requerimento protocolado no protocolo geral, no prazo legal de até 10 dias conforme previsto no parágrafo único do artigo 205 do CTN. Não serão mais fornecidas na hora.

Guias de Pagamento de Taxas Diversas, 2ª via de Guias de Parcelamentos, Guias de Pagamento à Vista: Haverá guichê de atendimento específico para esses serviços. As guias para pagamento à vista também podem ser obtidas pela internet no site www.novohamburgo.rs.gov.br, seguindo os seguintes passos:

- Guias e serviços

- Escolher a opção de acordo com o tributo que deseja pagar.

- Parcelamento de ISS (Declaração Espontânea/Auto de Infração/Autônomos/Habite-se): deverão ser parcelados no setor do ISS, no 2º andar.

- Parcelamento de Dívida Ativa Administrativa e Judicial: O contribuinte deverá se dirigir ao setor de arrecadação, no andar térreo, munido dos seguintes documentos:

Pessoa física:

- Cópia da cédula de identidade ou documento de identidade com foto;

- Cópia do CPF - Cadastro de Pessoa Física;

- Cópia de comprovante de endereço (contas de água, luz ou telefone fixo).

Pessoa jurídica:

Cópia dos atos constitutivos que contenham expressamente a indicação do administrador e os poderes de representação da sociedade;

- Cópia do CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas;

- Cópia do CPF - Cadastro de Pessoa Física, do administrador;

- Cópia do comprovante de endereço (contas de luz, água e/ou telefone fixo) do administrador;

- Procuração por instrumento público, original ou cópia autenticada em cartório, ou original de procuração por instrumento particular com o devido reconhecimento de firma.


Quem pode parcelar:

- Proprietário e possuidor que conste no cadastro da Prefeitura;

- Contribuinte que apresentar Contrato de Compra e Venda do imóvel.

- Possuidores de imóveis do Município de Novo Hamburgo não cadastrados na Prefeitura como Possuidor. Nesse caso, o interessado assinará declaração de possuidor que será encaminhado à Secretaria de Habitação (SEHAB).

- Viúvo (a) ou herdeiro(s) do proprietário ou possuidor. Apresentar documento que comprove o parentesco. Anexar cópia do documento no parcelamento.

- Requerimento deve ser feito em nome do viúvo (a) ou herdeiro(s).

- Inventariante do espólio. Deve apresentar documento que comprove a situação de inventariante.

- Qualquer pessoa com procuração do proprietário ou possuidor, com poderes para efetuar parcelamento dos débitos junto a Prefeitura.

- Débitos de pessoa jurídica somente podem ser parcelados pelo(s) administrador(es) da empresa, mediante apresentação do contrato social/requerimento empresário (firma individual) ou por terceiro com procuração para efetuar o parcelamento.
Vereadores pedem vista para projeto de novo plano de carreiria do magistério



Mesma medida foi tomada em relação ao novo plano de carreira dos demais servidores municipais



O novo plano de carreira do magistério entrou na ordem do dia na sessão da quinta-feira, 13, mas só será apreciado em 15 dias. Gerson Peteffi (PSDB) pediu vista da matéria, sob aplauso dos profissionais presentes. O prazo para mais discussões sobre diversos pontos desse projeto – e também do projeto que trata do plano de carreira dos demais servidores municipais, exceto os que atuam na Câmara – foi negociado em uma reunião com representantes do Sindicato dos Professores de Novo Hamburgo e do Grêmio Sindicato dos Funcionários Municipais, realizada pouco antes da votação.



Acordo

A redação original do PLC nº 14/2010, que trata do magistério, não havia agradado a categoria. Na semana passada, a Prefeitura enviou à Casa uma emenda retificativa, com 16 páginas, onde estão revisados os principais pontos da proposta.



Todavia, a nova redação também não foi totalmente aceita. Professores acompanharam a sessão, segurando cartazes com frases como “Queremos um plano de carreira para todos, não para poucos”. Antes da votação, o líder do governo, Gilberto Koch (PT), convocou a base governista e representantes dos sindicatos presentes para uma reunião no Plenarinho. Gerson Peteffi, da oposição, também participou.



A presidente do Sindicado dos Professores, Luciana Martins, disse que a categoria gostaria de ter mais tempo para debater alguns pontos com o Executivo. Luciane Bortoli, do Grêmio Sindicato, fez pedido semelhante. Os vereadores concordaram em ampliar o prazo, por isso decidiram pelo pedido de vista.



Detalhes do projeto

O Projeto de Lei Complementar nº 14/2010, do Executivo, trata das atribuições, da progressão, da jornada de trabalho e da remuneração, entre outros aspectos relacionados às atividade dos professores da rede municipal. Estarão vinculados ao novo texto todos os cargos do quadro geral criados e/ou servidores nomeados a partir de 10 de dezembro de 2009. Os servidores mais antigos seguem sob o plano anterior (Lei Municipal nº 336/2000), extinto em novembro daquele ano.



O projeto prevê que a carreira estará estruturada em níveis, de acordo com a habilitação mínimo exigida. Por exemplo, para a educação infantil, o nível I implica formação em nível médio e o nível IV, mestrado ou doutorado. O ingresso será obrigatoriamente em nível I, e a mudança vigorará no mês seguinte àquele em que o professor protocolar cópia autenticada do diploma ou certificado de conclusão – desde que o pedido prévio de alteração tenha sido protocolado até o dia 30 de maio do ano anterior. As mudanças seguintes poderão ser feitas de cinco em cinco anos.



Não está prevista, porém, a forma de designação do diretor. O texto apenas indica que a Secretaria Municipal de Educação e Desporto assegurará legislação própria regulamentando a gestão das escolas – preferencialmente com a participação da comunidade escolar no processo de escolha do diretor.



O Projeto de Lei Complementar nº 13/2010, do Executivo, trata do plano de carreira dos demais servidores municipais e também recebeu uma mensagem retificativa recentemente. A situação desses profissionais é similar à dos professores: as leis anteriores deixaram de valer para os novos integrantes do Poder Executivo.



13/09/2011

sábado, 17 de setembro de 2011

AFRO-CENA

Desembarca no Teatro de Arena, em Porto Alegre 'UM SORRISO NEGRO' dia 25 de setembro, às 19 horas.




Com texto e direção de Sérgio Rosa, a Cia. Afro-Cena, de Venâncio Aires, traz para capital a peça que vem conquistando os palcos por onde tem passado. Um historia forte, comovente e real.

Um Sorriso Negro’ retrata o choque de realidades entre um pai capitalista e um filho sonhador. A peça tem como tema a nova lei nacional, que designa a inclusão da cultura negra e africana no currículo escolar. A história conta os conflites familiares de um pai, um rico empresário, que ignora todas as suas raízes e não dá atenção aos projetos de inclusão social do filho, um jovem ativista. Até que um dia, o filho o convence a assistir a um vídeo que promete mudar sua forma de pensar.

O enredo dessa história interage teatro, filme e musica. Em 45 minutos você vai perceber o quanto a carência de ter sua cultura como referencia pode interferir negativamente na sua formação enquanto cidadão.

Essa é uma peça para todas as pessoas, não tem censura, é voltada pra quem quer conhecer a historia de pai e filho e a importância de valores familiares. Como também pra quem quer perceber e promover a importância da cultura negra.

INGRESSOS: 5,00 estudantes e pessoas com mais de 60 anos

10,00 publico em geral

CENSURA: livre

CONTATOS: 51-9882-3564

www.ciafrocena.com.br

www.aidadedapedra.com.br

Estreias dos filmes da semana (16/09) » Opinião e Notícia

Estreias dos filmes da semana (16/09) » Opinião e Notícia

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

PALESTRA NA BIENAL 2011





Nelson Tangerini

Parentes e amigos,


Vejam no meu Face Book as fotos da minha palestra

e da minha tarde de autógrafos na Bienal 2011.

Abraços,

Nelson Marzullo Tangerini.
Horta Comunitária Joanna de Ângelis poderá firmar novas parcerias com o governo do Estado


Vereador Alex, diretora da horta Laura Prusch, diretor Solimar e Rodrigo.



O vereador Alex mediou uma visita da Secretaria de Justiça e Direitos

Humanos à Horta Comunitária Joanna de Ângelis, para que sejam implantados

projetos do governo do Estado no local. O diretor do políticas públicas

sobre drogas do Rio Grande do Sul Solimar dos Santos Amaro esteve na

entidade na última segunda-feira, 5 de setembro, para conhecer a realidade

do local e definir a melhor forma de ajudar os cidadãos hamburguenses

através da Horta.

Segundo Alex, o diretor da SJDH, Solimar Amaro, ficou comprometido em

tentar trazer projetos para a entidade de forma direta e rápida. “Ainda

não está definido o que será feito, mas poderemos aguardar por novidades

nas próximas semanas”, declara o vereador.
VEREADORES PEDEM VISTA PARA PROJETO DE NOVO PLANO DE CARREIRA DO MAGISTÉRIO




- Mesma medida foi tomada em relação ao novo plano de carreira dos demais servidores municipais



O novo plano de carreira do magistério entrou na ordem do dia na sessão desta quinta-feira, 13, mas só será apreciado em 15 dias. Gerson Peteffi (PSDB) pediu vista da matéria, sob aplauso dos profissionais presentes. O prazo para mais discussões sobre diversos pontos desse projeto – e também do projeto que trata do plano de carreira dos demais servidores municipais, exceto os que atuam na Câmara – foi negociado em uma reunião com representantes do Sindicato dos Professores de Novo Hamburgo e do Grêmio Sindicato dos Funcionários Municipais, realizada pouco antes da votação.



Acordo

A redação original do PLC nº 14/2010, que trata do magistério, não havia agradado a categoria. Na semana passada, a Prefeitura enviou à Casa uma emenda retificativa, com 16 páginas, onde estão revisados os principais pontos da proposta.



Todavia, a nova redação também não foi totalmente aceita. Professores acompanharam a sessão, segurando cartazes com frases como "Queremos um plano de carreira para todos, não para poucos". Antes da votação, o líder do governo, Gilberto Koch (PT), convocou a base governista e representantes dos sindicatos presentes para uma reunião no Plenarinho. Gerson Peteffi, da oposição, também participou.



A presidente do Sindicado dos Professores, Luciana Martins, disse que a categoria gostaria de ter mais tempo para debater alguns pontos com o Executivo. Luciane Bortoli, do Grêmio Sindicato, fez pedido semelhante. Os vereadores concordaram em ampliar o prazo, por isso decidiram pelo pedido de vista.



Detalhes do projeto

O Projeto de Lei Complementar nº 14/2010, do Executivo, trata das atribuições, da progressão, da jornada de trabalho e da remuneração, entre outros aspectos relacionados às atividade dos professores da rede municipal. Estarão vinculados ao novo texto todos os cargos do quadro geral criados e/ou servidores nomeados a partir de 10 de dezembro de 2009. Os servidores mais antigos seguem sob o plano anterior (Lei Municipal nº 336/2000), extinto em novembro daquele ano.



O projeto prevê que a carreira estará estruturada em níveis, de acordo com a habilitação mínimo exigida. Por exemplo, para a educação infantil, o nível I implica formação em nível médio e o nível IV, mestrado ou doutorado. O ingresso será obrigatoriamente em nível I, e a mudança vigorará no mês seguinte àquele em que o professor protocolar cópia autenticada do diploma ou certificado de conclusão – desde que o pedido prévio de alteração tenha sido protocolado até o dia 30 de maio do ano anterior. As mudanças seguintes poderão ser feitas de cinco em cinco anos.



Não está prevista, porém, a forma de designação do diretor. O texto apenas indica que a Secretaria Municipal de Educação e Desporto assegurará legislação própria regulamentando a gestão das escolas – preferencialmente com a participação da comunidade escolar no processo de escolha do diretor.



O Projeto de Lei Complementar nº 13/2010, do Executivo, trata do plano de carreira dos demais servidores municipais e também recebeu uma mensagem retificativa recentemente. A situação desses profissionais é similar à dos professores: as leis anteriores deixaram de valer para os novos integrantes do Poder Executivo.



13/09/2011
Projeto que mantém 14 vereadores em NH será votado nesta 5ª feira...




Nesta quinta-feira, dia 15, os vereadores de Novo Hamburgo votam, em primeiro turno, a emenda à Lei Orgânica que fixa em 14 o número de vagas no legislativo hamburguense. Para ser aprovado o projeto precisa de dois terços dos votos, em duas Sessões Ordinárias, o que corresponde a nove vereadores em cada sessão. A primeira votação acontece à tarde no plenário da Câmara de Vereadores, que fica na Rua Almirante Barroso, 261. A presença dos cidadãos favoráveis ao projeto pode servir como mais um argumento para que os vereadores respeitem a opinião de grande parte da comunidade, que já protocolou na Câmara a entrega de 10 mil assinaturas favoráveis ao projeto. O segundo turno da proposta será apreciado no dia 27 de setembro.



As sessões do legislativo hamburguense podem ser vistas ao vivo pelo site da Câmara (http://www.camaranh.rs.gov.br). No entanto, grande parte dos cidadãos hamburguenses não dispõe de acesso à internet ou de tempo disponível. Por esse motivo, faz-se necessário que as Sessões da Câmara de Vereadores mudem para um horário que permita a efetiva participação de todas as pessoas.

Acesse http://jornalcamaranoticias.blogspot.com/p/fale-com-os-vereadores.html para enviar aos vereadores tua opinião sobre este e outros temas. No link tu encontra a relação de e-mails, telefones, endereços e redes sociais de nossos representantes no legislativo.

Fonte: http://cidadaonh.blogspot.com/


Movimento Mobiliza Inconformados

http://mobilizainconformados.blogspot.com/
Sub-20 da UJR/Feevale estreia na segunda fase do Estadual

Partida acontece nesta quinta-feira, dia 15. O adversário será o CEPE/Canoas




A equipe Sub-20 da UJR/Feevale estreia na segunda fase do Campeonato Estadual de Futsal nesta quinta-feira, dia 15. O confronto será com o CEPE, de Canoas, às 21h30min, no Ginásio Sede Nova do Clube dos Empregados da Petrobrás, em Canoas. Na primeira fase da competição, as equipes se enfrentaram duas vezes, com uma vitória para cada lado.



Nesta segunda fase, são dois grupos com quatro equipes cada. Os hamburguenses estão no grupo 5, junto com CEPE/Canoas, Tupanciretã e Coríntians/Alvorada. As equipes se enfrentam em cada grupo, com turno e returno.



Confira a tabela de jogos da equipe Sub-20 da UJR/Feevale nesta segunda fase:



15/09 - 21h30min - CEPE/Canoas x UJR/Feevale

17/09 - 19h30min - UJR/Feevale x Tupanciretã

24/09 - 19h30min - UJR/Feevale x Coríntians/Alvorada

01/10 - 19h30min - UJR/Feevale x CEPE/Canoas

08/10 - 19h30min - Tupanciretã x UJR/Feevale
15/10 - 19h30min - Coríntians/Alvorada x UJR/Feeval

terça-feira, 13 de setembro de 2011

JANTAR DE CASAIS DO ESPORTE CLUBE NOVO HAMBURGO

Jantar de casais em comemoração aos 100 anos do ECNH




Seguem as comemorações aos 100 anos do Esporte Clube Novo Hamburgo. Após o baile de aniversário realizado no último dia 27 de maio, neste mês de setembro o clube irá realizar um jantar de casais para comemorar o centenário.

O jantar será na Sociedade São João Travessão, em Dois Irmãos. A festa contará com animação da banda Ghermania. Interessados em adquirir o convite podem comprar na secretaria do clube. O baile está sendo organizado pelo diretor de Eventos Pitia Bilhar, conhecido por organizar belíssimas festas, promete fazer um grande evento neste dia.



INFORMAÇÕES:

Data: 24 de setembro

Horário: 20h

Local: Sociedade São João Travessão - Dois Irmãos

Animação: Banda Ghermania de Santa Cruz do Sul

Valor: R$ 85,00 (casal)
Eleito o patrono da Feira Regional do Livro


Arno Kayser será o patrono da Feira Regional do Livro, que se realizará em outubro

Novo Hamburgo já tem seu patrono para a 29ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo. O escritor Arno Kayser foi o vencedor da votação, conquistando 69,1% dos votos. Ele será o representante e porta-voz da atividade, que será realizada entre os dias 7 e 16 de outubro, na Praça 20 de Setembro e arredores. A votação durou um mês e mobilizou 729 pessoas através do portal da Prefeitura na internet. Além de Kayser, estavam concorrendo outros três escritores: Caio Riter, Carlos Neves (Kalunga) e Marô Barbieri. Além dos livros, a feira também terá peças de teatro, música, contação de histórias, entre outras atividades culturais e recreativas. Os autores que concorreram ao patrono da feira também estarão presentes.





Quem é o patrono?

Arno Kayser é agrônomo, ecologista e escritor. Ele é membro ativo do Movimento Roessler para Defesa Ambiental, entidade ecológica de Novo Hamburgo. É um dos fundadores e membro ativo do Comitesinos, primeiro comitê de bacia do Brasil. Já atuou com educação ambiental em Novo Hamburgo e no Comitesinos. Trabalha como fiscal ambiental na FEPAM. Foi colaborador do Jornal NH e na Folha de Novo Hamburgo na seção de ecologia. Também já teve artigos publicados em vários jornais e revistas do Brasil. É autor de peças teatrais infantis e livros de poesia e crônicas, com ênfase na área ambiental. Também já escreveu roteiros para vídeos ecológicos. Colabora com artigos de ecologia na Revista Mundo Jovem.





Livros de sua autoria:

“Peixes de 61”, Porto Alegre, Protexto, 1981 - poesias

“Verde no Cinza”, Novo Hamburgo, Otomit, 1985

“Arvores de Novo Hamburgo”, Novo Hamburgo, PMNH, 1990

“Signos de Renovação”, São Leopoldo, Otomit Sinodal, 1991

“A História do Peixe Dourado”, São Leopoldo, Oikos, 2005

“Terra Eco Sagrado”, São Leopoldo, GECA, 2009

“A Reconciliação com a Floresta”, Porto Alegre, Mundo Jovem, 2010, 2ª edição


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Projeto que mantém 14 vereadores em NH será votado nesta 5ª feira




Nesta quinta-feira, dia 15, os vereadores de Novo Hamburgo votam, em primeiro turno, a emenda à Lei Orgânica que fixa em 14 o número de vagas no legislativo hamburguense. Para ser aprovado o projeto precisa de dois terços dos votos, em duas Sessões Ordinárias, o que corresponde a nove vereadores em cada sessão. A primeira votação acontece à tarde no plenário da Câmara de Vereadores, que fica na Rua Almirante Barroso, 261. A presença dos cidadãos favoráveis ao projeto pode servir como mais um argumento para que os vereadores respeitem a opinião de grande parte da comunidade, que já protocolou na Câmara a entrega de 10 mil assinaturas favoráveis ao projeto. O segundo turno da proposta será apreciado no dia 27 de setembro.





As sessões do legislativo hamburguense podem ser vistas ao vivo pelo site da Câmara (http://www.camaranh.rs.gov.br). No entanto, grande parte dos cidadãos hamburguenses não dispõe de acesso à internet ou de tempo disponível. Por esse motivo, faz-se necessário que as Sessões da Câmara de Vereadores mudem para um horário que permita a efetiva participação de todas as pessoas.





Acesse http://jornalcamaranoticias.blogspot.com/p/fale-com-os-vereadores.html para enviar aos vereadores tua opinião sobre este e outros temas. No link tu encontra a relação de e-mails, telefones, endereços e redes sociais de nossos representantes no legislativo.

sábado, 10 de setembro de 2011

Teatro Municipal recebe Mostra de Cinema Uruguaio



Na terça-feira, 13 de setembro, o Teatro Paschoal Carlos Magno de Novo Hamburgo, no Centro de Cultura (Rua Eng. Ignácio C. Plangg, 66, Centro), recebe a Mostra de Cinema Uruguaio. O documentário “O Último Carnaval” será exibido a partir das 20 horas. O ingresso é um quilo de alimento não perecível e a classificação é 14 anos. O evento é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT). Durante a noite, o saguão do teatro também receberá a mostra fotográfica “Ao Leste do Sul”, com imagens da costa uruguaia, ou seja, La Pedrera, Costa Azul e La Paloma. A mostra é composta por 15 trabalhos dos fotógrafos Paulo Rodrigo e Anabel D'Alessandro. Informações pelo telefone (51) 3593-2013.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Atendentes de cartórios e registros participam de curso de Grafodocumentoscopia

Primeira turma é capacitada neste sábado, dia 10, e a segunda no dia


24 de setembro. Curso acontece no Union Hotel, em Novo Hamburgo



Neste sábado, dia 10 de setembro, das 8h30min às 18h30min, a universidade corporativa da e-tab Tecnologia e Gestão - Unitab, de Novo Hamburgo, promove o curso de Grafodocumentoscopia. A atividade, destinada para atendentes de cartórios e registros é imprescindível para o reconhecimento de documentos e assinaturas falsas. O curso será realizado no Union Hotel (Rua Lima e Silva, 107, Centro – Novo Hamburgo).



A atividade, que proporcionará aos participantes informações sobre documentoscopia e grafoscopia para garantir mais segurança no desenvolvimento do trabalho notarial e registral, será ministrada pelo perito especialista em documentoscopia, Oto Rodrigues. No dia 24 de setembro, outra turma receberá a capacitação.



Mais informações podem ser adquiridas pelo e-mail unitab@e-tab.com.br ou pelo telefone (51) 3595.7900.



Sobre o palestrante:

Oto Rodrigues é especialista em identificação civil e perito titular e diretor do Laboratório Nacional de Perícias Documentoscopia Oto Rodrigues. É sócio-fundador da Associação Brasileira de Criminalística. Atua também como palestrante conferencista em eventos em todo o Brasil e no exterior. É graduado em Administração de Empresas. Possui 44 anos de experiência como perito.





Atenciosamente,





Suelen Backes

Assessora de Comunicação

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Clarice da Luz Santos corre a Maratona de Punta del Este

É a primeira vez que a atleta da Universidade Feevale participa de uma competição fora do país. Evento esportivo acontece neste domingo, dia 11

A atleta da Universidade Feevale Clarice da Luz Santos participa neste domingo, dia 11, da 4ª Maratona Internacional de Punta del Este, no Uruguai. A prova tem início às 8h, na Playa Mansa. Contando com um trajeto de 42km193m, a competição reunirá mais de 500 atletas de diversos países.


É a primeira prova de Clarice fora do Brasil. A aluna do curso de Educação Física da Feevale viaja na noite desta sexta-feira, dia 9, com o objetivo de ficar entre as cinco primeiras colocadas (Elite). “Estou treinando forte para esta prova, e vou me esforçar para atingir meu objetivo. Se tudo der certo, vou conseguir”, projeta. Mais informações sobre a Maratona de Punta del Este podem ser obtidas no site http://www.maratondepuntadeleste.com.uy/.
Leonardo Hoff pede solução para o Alpes do Vale


Guilherme Darros
Encontro com moradores do Alpes do Vale – Vereadores vistoriaram o lugar em junho

Após quase dois meses desde a visita do Presidente da Câmara hamburguense, Leonardo Hoff, juntamente com outros vereadores até o local onde houve o desmoronamento da via, o acesso ao Loteamento Alpes do Vale pela Estrada Germano Friedrich segue sem uma solução por parte do Prefeitura Municipal provocando revolta nos moradores da região.



Segundo Denis Carpes que mora que reside no Loteamento e que acompanhou os vereadores durante a visita. “A Estrada está liberada em meia pista e nos foi prometido que o conserto da outra metade seria feito após uma avaliação e recálculo e que enquanto isto caminhões estariam proibidos de utilizar a via. Porém veículos pesados da própria Prefeitura estão utilizando o acesso”, destacou Dênis. O Presidente do Poder Legislativo disse que é uma reconstrução importante para um dos principais pontos turísticos da cidade e deve ser feita com urgência.
A Princesa Engasgada é a atração de setembro do Cultura no Campus Infantil


Acontecerão duas apresentações na quarta-feira, dia 21,


e uma no sábado, dia 24. Os ingressos já estão à venda



Neste mês, o Cultura no Campus Infantil, programa da Universidade Feevale em parceria com a Um Cultural, apresenta a peça A Princesa Engasgada. O espetáculo terá duas sessões na quarta-feira, dia 21, (às 8h30min e às 14h) e uma no sábado, dia 24 (às 16h). As apresentações acontecem no Salão de Atos do Campus II (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo).



Com figurinos e ambientações que remetem às cortes medievais, A Princesa Engasgada conta a história muito divertida de um camponês que, após ser confundido com um médico, é obrigado a curar uma princesa engasgada com uma espinha de peixe. A perspicácia, a sorte e a esperteza do camponês fazem dele o médico mais famoso de todo o reino. A peça, da Makki Produções, foi indicada ao prêmio Tibicuera de melhor espetáculo e melhor ator, em 2005.



Os ingressos podem ser adquiridos no Atendimento Feevale dos campi I (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510, Novo Hamburgo) e II, na Mapa Papelaria (Rua Joaquim Nabuco, 794, Centro) e na Máster Cópias (Rua Borges de Medeiros, 92). Crianças (até 10 anos), estudantes, funcionários da Feevale e idosos pagam R$ 5,00; sócios do Cartão do Assinante Jornal NH, graduados e pós-graduados da Feevale (com apresentação de carteira no ato da compra) pagam R$ 7,00; e a comunidade paga R$ 10,00.



A produção das atrações é da Um Cultural, com apoio da Mapa Papelaria, Cartão do Assinante Jornal NH e Máster Cópias. Mais informações sobre o programa Cultura no Campus Infantil podem ser obtidas nos site www.feevale.br/culturanocampus, ou pelo telefone (51) 3066-6229.