quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ANÁLISE DIVERTIDA DO MUNDO


por M Fernanda Freitas, domingo, 13 de Novembro de 2011 às 21:21.




Li uma vez que a Argentina não é nem melhor, nem pior que a Espanha, só que mais jovem. Gostei dessa teoria e aí inventei um truque para descobrir a idade dos países baseando-me no 'sistema cão'. Desde meninos nos explicam que para saber se um cão é jovem ou velho, deveríamos multiplicar a sua idade biológica por 7.



No caso de países temos que dividir a sua idade histórica por 14 para conhecer a sua correspondência humana. Confuso? Neste artigo exponho alguns exemplares reveladores.



A Argentina nasceu em 1816, assim sendo, já tem 190 anos. Se dividimos estes anos por 14, a Argentina tem 'humanamente' cerca de 13 anos e meio, ou seja, está na pré-adolescência. É rebelde, não tem memória, responde sem pensar e está cheia de acne.



Quase todos os países da América Latina têm a mesma idade, e como acontece nesses casos, eles formam gangues. A gangue do Mercosul é formada por quatro adolescentes que têm um conjunto de rock. Ensaiam numa garagem, fazem muito barulho, e jamais gravaram um disco.



A Venezuela, que já tem peitinhos, está querendo unir-se a eles para fazer o coro. Em realidade, como a maioria das mocinhas da sua idade, quer é sexo, neste caso com Brasil.



O México também é adolescente, mas com ascendente indígena. Por isso, ri pouco e não fuma nem um inofensivo baseado, como o resto dos seus amiguinhos. Mastiga coca, e se junta com os Estados Unidos, um retardado mental de 17 anos, que se dedica a atacar os meninos famintos de 6 anos em outros continentes.



No outro extremo, está a China milenária. Se dividirmos os seus 1.200 anos por 14 obtemos uma senhora de 85, conservadora, com cheiro a xixi de gato, que passa o dia comendo arroz porque não tem - ainda - dinheiro para comprar uma dentadura postiça. A China tem um neto de 8 anos, Taiwan, que lhe faz a vida impossível. Está divorciada faz tempo do Japão, um velho chato, que se juntou às Filipinas, uma jovem pirada, que sempre está disposta a qualquer aberração em troca de grana.



Depois, estão os países que são maiores de idade e saem com o BMW do pai. Por exemplo, Austrália e Canadá. Típicos países que cresceram ao amparo de papai Inglaterra e mamãe França, tiveram uma educação restrita e antiquada e agora se fingem de loucos.



A Austrália é uma babaca de pouco mais de 18 anos, que faz topless e sexo com a África do Sul.



O Canadá é um mocinho gay emancipado, que a qualquer momento pode adoptar o bébé da Groenlândia para formar uma dessas famílias alternativas que estão de moda.



A França é uma separada de 36 anos, mais prostituta que uma galinha, mas muito respeitada no âmbito profissional. Tem um filho de apenas 6 anos: Mónaco, que vai acabar virando gay ou bailarino... ou ambas coisas. É a amante esporádica da Alemanha, um caminhoneiro rico que está casado com a Áustria, que sabe que é chifruda, mas que não se importa.



A Itália é viúva faz muito tempo. Vive cuidando de São Marino e do Vaticano, dois filhos católicos gémeos idênticos. Esteve casada em segundas núpcias com Alemanha (por pouco tempo e tiveram a Suíça), mas agora não quer saber mais de homens. A Itália gostaria de ser uma mulh como a Bélgica: advogada, executiva independente, que usa calças e fala de política de igual para igual com os homens (a Bélgica também fantasia de vez em quando que sabe preparar esparguete).



A Espanha é a mulher mais linda de Europa (possivelmente a França se iguale a ela, mas perde espontaneidade por usar tanto perfume). É muito tetuda e quase sempre está bêbada. Geralmente se deixa enganar pela Inglaterra e depois a denuncia. A Espanha tem filhos por todas as partes (quase todos de 13 anos), que moram longe. Gosta muito deles, mas a perturbam quando têm fome, passam uma temporada na sua casa e assaltam sua geladeira.



Outro que tem filhos espalhados no mundo é a Inglaterra. Sai de barco de noite, transa com alguns babacas e nove meses depois, aparece uma nova ilha em alguma parte do mundo. Mas não fica de mal com ela. Em geral, as ilhas vivem com a mãe, mas a Inglaterra as alimenta.



A Escócia e a Irlanda, os irmãos da Inglaterra que moram no andar de cima, passam a vida inteira bêbados e nem sequer sabem jogar futebol. São a vergonha da família.



A Suécia e a Noruega são duas lésbicas de quase 40 anos, que estão bem de corpo, apesar da idade, mas não ligam para ninguém. Transam e trabalham, pois são formadas em alguma coisa. Às vezes, fazem trio com a Holanda (quando necessitam maconha, haxixe e heroína); outras vezes cutucam a Finlândia, que é um cara meio andrógino de 30 anos, que vive só em um apartamento sem mobília e passa o tempo falando pelo celular com a Coreia.



A Coreia (a do sul) vive de olho na sua irmã esquizóide. São gémeas, mas a do Norte tomou líquido amniótico quando saiu do útero e ficou estúpida. Passou a infância usando pistolas e agora, que vive só, é capaz de qualquer coisa. Estados Unidos, o retardadinho de 17 anos, a vigia muito, não por medo, mas porque quer pegar as suas pistolas.



Irã e Iraque eram dois primos de 16 que roubavam motos e vendiam as peças, até que um dia roubaram uma peça da motoca dos Estados Unidos e acabou o negócio para eles. Agora estão comendo lixo.



O mundo estava bem assim até que, um dia, a Rússia se juntou (sem casar) com a Perestroika e tiveram uma dúzia e meia de filhos. Todos esquisitos, alguns mongolóides, outros esquizofrénicos.



Faz uma semana, e por causa de um conflito com tiros e mortos, os habitantes sérios do mundo descobriram que tem um país que se chama Kabardino-Balkaria. É um país com bandeira, presidente, hino, flora, fauna... e até gente! Eu fico com medo quando aparecem países de pouca idade, assim de repente. Que saibamos deles por ter ouvido falar e ainda temos que fingir que sabíamos, para não passarmos por ignorantes.



Mas aí, eu pergunto: por que continuam nascendo países, se os que já existem ainda não funcionam?



E Portugal?



Por esta ordem de ideias Portugal será um "cota" de 62 anos, que não quer saber dos filhos que fora de horas teve em África de uma mãe trintona (todos agora com por volta dos dois anos e meio) enquanto se perde de amores pela enteada catorzinha que do outro lado do Atlântico se insinua emergente e tesuda ao som do Samba. Proxeneta por tradição, sendo o mais velho na Europa acha que os outros têm obrigação de o sustentarem, e para tal usa de todos os estratagemas e de chantagem emocional: quando necessário até canta o Fado.



Fabulosa localização com... "aquela janela virada para o mar"! Já para não falar das vinhas ancestrais que lhe crescem nas traseiras do quintal, do azeite das oliveiras que bordejam a propriedade, do peixinho fresco que só falta conhecer o caminho para o assador para ser perfeito!



Ah! À sua custa vivem duas belas filhas solteironas já quarentonas: uma toda virada para a ecologia, com uns olhos azuis lindos como lagoas; e a outra, muito rebelde, a ameaçar casar sempre que a mesada tarda. Ambas com um temperamento assaz vulcânico, prometem ainda dar que falar: a primeira tem sempre a cama feita para um jovem ricaço que a visita amiude de avião; e a segunda, de tão bela, dá-se ao luxo de nem se depilar da sua floresta laurissilva, recentemente eleita para Património Mundial da Humanidade

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Elisiane e gêmeos receberão alta do Hospital de Novo Hamburgo




A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) e Fundação de Saúde Pública (FSNH), informa que na quarta-feira, 16 de novembro, Elisiane dos Santos San Martin, de 34 anos, receberá alta às 9h30 do Hospital Municipal. Elisiane foi protagonista de um episódio de repercussão nacional, quando percorreu 534 quilômetros desde sua cidade, Santa Vitória do Palmar, em busca de um leito para dar à luz. O momento, que servirá para celebrar a recuperação da agora mãe de gêmeos na casa de saúde hamburguense, contará com a presença do secretário Estadual da Saúde, Ciro Simoni, do prefeito Tarcísio Zimmermann e da secretária Municipal de Saúde, Claritade Souza. Na ocasião, o chefe do Executivo hamburguense entregará os primeiros sapatinhos à família, gesto que vem sendo realizado a todos os recém nascidos no Hospital Municipal de Novo Hamburgo, juntamente com um livro e uma cartilha de cuidados com o bebê. A atividade ocorre no Núcleo de Estudos da Feevale (anexodo hospital), com entrada pela Rua Henri Dunant, quase esquina com a Rua Magalhães Calvet.




Entenda o caso



Na quinta-feira, 20 de outubro, após o rompimento da bolsa, Elisiane, que estava grávida de sete meses, saiu de Santa Vitória doPalmar, local em que reside, em busca de uma vaga em leitos de Unidades deTerapia Intensiva (UTIs) neonatal nas cidades próximas, Rio Grande e Pelotas. Como não havia disponibilidade, a gestante acabou viajando mais de sete horasaté dar entrada no Hospital Municipal de Novo Hamburgo, somente no domingo, dia 23 de outubro. Após, o parto foi realizado e a mãe recebeu todos os cuidados necessários. Elisiane e os filhos gêmeos, Guilherme e Gustavo, permaneceram internados por mais alguns dias até apresentarem sinais de melhora no quadromédico. Três semanas depois do ocorrido, Elisiane e os filhos poderão retornar para sua casa.

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

POLÍTICA EM NOVO HAMBURGO

Floriza dos Santos reaparece em reunião política


Quem deu as caras recentemente foi a ex-deputada Floriza Rosa dos Santos. Ela que também é ex-primeira-dama de Novo Hamburgo, esposa de José Airton dos Santos, ex-prefeito de Novo Hamburgo(1997-2004).

Desde que deixou o seu mandato na Assembleia, em 2006, a ex-deputada saiu da cena política e não estava mais interessada em retomar tais ações.

Floriza esteve participando de uma reunião com lideranças do PMDB hamburguense, atual partido de Airton, depois que deixou o PDT.

Nosso 'telefone sem fio' informou que Floriza concordou em voltar aos poucos à cena política e auxiliar a oposição na organização da eleição de 2012. Mas afirmou que não pretende cancelar sua ficha no PDT, porque ser Trabalhista é uma tradição que herdou da sua família.

O prelúdio de um ataque militar » Opinião e Notícia

O prelúdio de um ataque militar » Opinião e Notícia

sábado, 12 de novembro de 2011

A ascensão do ‘capitalismo de Estado’ chinês » Opinião e Notícia

A ascensão do ‘capitalismo de Estado’ chinês » Opinião e Notícia

Comunique-se :: Passaralho: Folha de São Paulo demite cerca de 40 jornalistas

Comunique-se :: Passaralho: Folha de São Paulo demite cerca de 40 jornalistas

NOTÍCIAS DA LEME

LEME - LESADOS MEDULARES
Vimos convidá-los a prestigiar o evento "Movimento Conscientização", com o tema inclusão social, que ocorrerá na Praça do Imigrante, dia 16/11 (4ª feira), das 16 às 19 horas.



Além de manifestações breves sobre os assuntos propostos, haverá a participação de bandas convidadas.



O objetivo geral do evento será chamar a atenção para o tema da acessibilidade e inclusão, com enfoque especial no meio turístico das cidades, mostrando a importância de termos empreendimentos e equipamentos turísticos adaptados para o uso por pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.



Será uma oportunidade, ainda, para conversarmos sobre a importância das ações inclusivas e de prevenção contra as deficiências.




Darwin Kremer

Coordenador de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência

portadoresdedeficiencia@novohamburgo.rs.gov.br

Fones: (51)3594.9999 r.9186 /// (51)9961.0435


E não esqueçam: dias 19 e 20 de novembro a Sociedade Ginástica sediará a 3ª Copa Leme de Basquete para cadeirantes.



Neste mês de novembro, nos dias 19 e 20, estaremos promovendo a 3ª Copa Leme de Basquete sobre Rodas. O evento é uma realização da Associação dos Lesados Medulares do RS (Leme) e conta com o apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência (CPPD) e da Secretaria de Educação e Desporto (SMED). Teremos a participação de várias equipes do estado que, junto à nossa, mostrarão que o esporte modifica vidas . A disputa acontece na Sociedade Ginástica a solenidade de abertura acontece no dia 19/novembro, sábado, às 13h30m. na Sociedade Ginástica, em Novo Hamburgo.

Importante dizer que, num exemplo de superação, o Basquete sobre Rodas busca mostrar que a pessoa com deficiência tem condições de realizar uma atividade física, até em nível de competição.

FERIADO: O QUE FUNCIONARÁ EM NOVO HAMBURGO

UTILIDADE PÚBLICA:



Centro Administrativo Leopoldo Petry:



Não haverá atendimento ao público na segunda-feira, 14, e na terça-feira, 15 denovembro.



Recolhimento de lixo:



O atendimento será normal na segunda-feira, 14, e na terça-feira, 15 denovembro, com o turno da manhã iniciando às 7 horas e o turno da noite às 19horas.



Unidades Básicas de Saúde:



As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão fechadas na segunda-feira,14, e na terça-feira, 15 de novembro. A exceção nesses dias serão as unidadesdos bairros Santo Afonso e Canudos. A UBS Santo Afonso estará aberta no sábado,12, domingo, 13, das 8 às 20 horas, e segunda-feira, 14 de novembro, das 7 às22 horas. Já em Canudos a UBS estará aberta na segunda-feira, dia 14, tambémdas 7 às 22 horas. Em casos de emergência, os cidadãos devem ir até a UnidadePronto Atendimento (UPA Canudos), o Pronto Atendimento 24 horas (PA do Centro)ou para o Hospital Municipal.



Unidade de Pronto Atendimento(UPA), Pronto Atendimento 24 horas e Hospital Municipal:



Atendimento normal durante as 24 horas.



Guarda Municipal:



Não haverá atendimento na segunda-feira, 14, e na quinta-feira, 15 de novembro.Porém os guardas seguem atuando normalmente nas ruas. Em caso de emergência aGuarda atende pelos telefones 153 ou 3524-8737.



Cartório de Trânsito:



Não funcionará na segunda-feira, dia 14 de novembro, e na terça-feira, 15 denovembro.



Comusa:



Não haverá atendimento na segunda-feira, 14 e na terça-feira, 15 de novembro, porémem caso de vazamentos, a Comusa pode ser acionada pelo telefone 0800 6000 115.



Mercado Público e Feira do Produtor:



O Mercado Público não funcionará na terça-feira, 15 de novembro. Já a feira doprodutor acontece normalmente na terça-feira, 15.



Escolas Municipais:



As escolas da rede municipal terão feriado na segunda-feira, 14, e naterça-feira, 15 de novembro.



Casa de Vacinas:



Não haverá atendimento na segunda-feira, 14, e na terça-feira, 15 de novembro.
UTILIDADEPÚBLICA:

Prefeitura realizará instalação
de conjunto de semáforos


Renata Arteiro
Prefeitura implantará conjunto de semáforos nocruzamento das Ruas Santos Pedroso e General Osório no bairroHamburgo Velho




A Prefeitura de NovoHamburgo, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana(SESMUR), implantará nos dias 12 e 13 de novembro, um conjunto de semáforos de dois tempos no cruzamento das Ruas Santos Pedroso eGeneral Osório, no bairro Hamburgo Velho. Na sexta-feira, 11 de novembro, já foram realizadas a colocação da sinalização vertical e pinturas de asfalto. As sinaleiras entrarão em funcionamento na segunda-feira, 14 de novembro, a partir das 6 horas.A implantação tem como objetivo organizar o trânsito, já que há grande fluxo de veículos no local.






sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Esporte Clube Novo Hamburgo

Novo Hamburgo próximo de firmar parceria com o SC Freiburg da Alemanha




Na manhã desta sexta-feira, o presidente Carlos Duarte e o gestor Mauricio Andrade receberam no Estádio do Vale a visita do diretor do SC Freiburg, Jurgen Schoab, do Dirk Dufner, e do agente de futebol do Sport Quattro, Cesar Behling, que estiveram conhecendo a estrutura do ECNH. O encontro teve como objetivo de firmar parceria entre o Esporte Clube Novo Hamburgo e o SC Freiburg, da Alemanha. A ideia é trocar experiências no âmbito da estrutural, bem como realizar estágios de treinadores na Europa e de treinadores no Vale.



O presidente Carlos Duarte ressaltou a importância desta parceria: “Esta parceria é muito importante para o Novo Hamburgo. Estamos dando um passo muito importante para a profissionalização e metodologia de trabalho, principalmente para o fortalecimento das categorias de base. A parceria ajudará na intermediação de nossos atletas irem para o futebol Europeu, como também para as melhorias da estrutura do Vale”, destacou.



Na ocasião, o presidente e Mauricio Andrade estiveram mostrando as dependências do estádio, e Jurgen elogiou a estrutura e valorizou as obras que estão sendo realizadas, destacando a importância do gramado sintético no clube: “A estrutura é muito interessante. Eles (Jurgen Schoab e Dirk Dufner) estão encantados com as obras e com a nova estrutura que foi apresentada na planta. Essa parceria poderá trazer muitos benefícios para o clube, tanto na transação de jogadores como também a estrutura física e econômica do clube”, declarou.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Até quando a Alemanha aguenta? » Opinião e Notícia

Até quando a Alemanha aguenta? » Opinião e Notícia

Netanyahu cada vez mais isolado » Opinião e Notícia

Netanyahu cada vez mais isolado » Opinião e Notícia

Peixe-gato??!!!!

Cuidado! Você sabe a procedência do peixe que compra ou come?!!!

Recebemos e estamos repassando por que consideramos grave e urgente





- cuidado!



Alô Ministério da Saúde!!!!!!
Alô Secretarias de Saúde!!!!
Alô Polícia!!!!!
Alô Ministério Público!!!!!

Depois de importar lixo hospitalar dos EEUU, de lençóis usados por veteranos de guerra no EUA virarem roupa de cama em hotel de PE...



Outra barbaridade para com o povo brasileiro!!!



Os nossos Supermecados estão importando da Ásia, graças a globalização, o peixe PANGA, para nós comermos.


É caso de polícia.
Leiam e tirem as suas conclusões!!!

ESTÁ À VENDA em algumas redes de supermercados


Caros amigos,


Em algumas oportunidades tive o desprazer de observar o malfadado peixe branco, sempre servido em self-services e/ou "à la carte."



Em um self-service, tive a curiosidade de ver melhor o peixe no meu prato.

Ao abrir a posta do peixe notei que a massa estava impregnada de filamentos.Encostei o prato, retirei como o guardanapo parte do peixe, e levei para analise. Os filamentos, na verdade, eram vermes de até dois cm.



PANGA ou PEIXE-GATO




Procurei me informar, lá mesmo no caixa, da origem do peixe e fui informado que se tratava de peixe asiático.





Após análise da porção amostrada, tirei minhas conclusões que são coincidentes com as informações prestadas:





- peixe asiático de água doce, proveniente de rios extremamente poluídos de excrementos, dejetos e toda sorte de poluição biológica, física e química, devido, entre fatores diversos, à maciça ocupação de barcos que servem de vias e moradias que constituem aglomerados populacionais de pessoas carentes de serviços sanitários e salutares.



Esse ambiente condiciona por si só o desenvolvimento e procriação de víveres adaptados a esse habitat degenerativo.





O nível de poluição dessas águas é tamanha magnitude que as próprias pessoas que por lá convivem têm nojo e repugnância dos víveres dessa água. Essas condições associadas viabilizam a proliferação exacerbada de peixes, que ressalta aos olhos dos especuladores inescrupulosos, que conseguem com tremenda facilidade realizar farta e rentável "pescaria" para a venda dos seus produtos no terceiro mundo afora - de quebra no Brasil.
ASAE - SOCIEDADE AMERICANA DE ENGENHEIROS AGRÔNOMOS



Peixe Panga - PERIGO para a SAÚDE PÚBLICA

Há pouco tempo descobri um novo peixe, aparentemente perfeito: filetes muito branquinhos, frescos ou congelados, sem espinhas e a bom preço no supermercado... claro que decidi experimentar...



A minha primeira impressão do sabor do peixe não foi a melhor, (embora fosse a única a encontrar algo estranho, pois é um sabor muito ténue...)
Hoje voltei a comer, e tal como da primeira vez que provei este peixe não melhorou a impressão do sabor...Acabei de almoçar e pesquisei e encontrei o texto que envio abaixo.


NOTA - achei por bem enviar, porque muitos de vocês já terão provado e gostado...

LO Peixe Panga: a nova aberração da globalização


O panga é um peixe de cultura intensiva/industrial no Vietnam, mais exatamente no delta do rio Mekong e está a invadir o mercado devido ao seu preço.

Eis o que deve saber sobre o Panga:

Os Pangas estão infestados com elevados níveis de venenos e bactérias (arsénio dos efluentes industriais e tóxicos e perigosos subprodutos do crescente setor industrial, metais pesados, bifenilos poli clorados (PCB), o DDT e seus (DDTs), clorato, compostos relacionados (CHLs), hexaclorocicloexano isómeros (HCHs), e hexaclorobenzeno (HCB)).



O rio Mekong é um dos rios mais poluídos do planeta.


(Na guerra do Vietnã o último recurso americano foi jogar o "agente laranja"(desfolhante e cancerígeno).



Não há nada de natural nos Pangas - Eles são alimentados com restos de peixes mortos, ossos e de solo seco, transformados numa farinha, com mandioca e resíduos de soja e grãos. Obviamente, este tipo de alimentação não tem nada a ver com a alimentação num ambiente natural.



Ela não faz do que assemelhar-se ao método de alimentação das vacas loucas (vacas que foram alimentadas com vacas, lembra-se?) A alimentação dos pangas está completamente desregulada.

O panga cresce 4 vezes mais rápido do que na natureza ...

Além disso, os pangas são injetados com PEE (alguns cientistas descobriram que se injetassem as fêmeas pangas com hormonios femininos derivados de desidratado de urina de mulheres grávidas, a fêmea Panga produziria os seus ovos muito rapidamente e em grande quantidade, o que não aconteceria no ambiente natural (uma Panga passa a produzir assim aproximadamente 500.000 ovos de uma vez).


Basicamente, são peixes com hormonios injetáveis (produzidos por uma empresa farmacêutica na China) para acelerar o processo de crescimento e reprodução. Isso não pode ser bom.

Ao comprar pangas estamos colaborando com empresas gigantes sem escrúpulos e gananciosas que não se preocupam com a saúde e o bem-estar dos seres humanos.

Este comercio está sendo aceito por países que os vendem ao público em geral, sabendo que estão vendendo produtos contaminadas.



Nota: devido à prodigiosa quantidade de disponibilidade de Pangas, este irá acabar em outros alimentos: surimi ( alimentos com pasta de peixe), peixe terrines e, provavelmente, em alguns alimentos para animais. ( cães e gatos!)





Diz-se que comer peixe é bom para a saúde, mas eu já começo a duvidar de tudo!!!!
Defesa Civil fará simulado de preparação para desastres



A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) de Novo Hamburgo realizará no sábado, dia 12 de novembro, um evento pioneiro noEstado no objetivo de capacitar agentes para atuarem em caso dedesastres. A partir das 9 horas, cerca de 20 grupos formados pela Prefeitura, entidades, empresas e demais instituições realizarão um simulado nas Vilas Kippling e Getúlio Vargas, no bairro Canudos, áreas de riscos de inundações. A atividade envolve ainda cerca de300 famílias, que serão retiradas de suas casas e levadas para um abrigo que será montado no Instituto Estadual Seno Ludwig (CIEP), na Rua Amalie Thon, 50. Estão previstos resgates aéreos, simulações de atendimentos médicos, entre outras ações.

Conforme o coordenador municipal de Defesa Civil, Claudinei Moyano, a concentração das equipes será na esquina da Rua Assis Brasil com a Avenida Alcântara. “Desse ponto, faremos a retirada das famílias e as encaminharemos para um abrigo provisório, no CIEP”, adianta.“As atividades capacitarão as equipes em diversas áreas, comoremoção de vítimas, abrigo e encaminhamentos”, acrescenta. Junto ao CIEP, será realizado o resgate aéreo e uma unidade médica estará instalada para os atendimentos de saúde.



Atividade reflete qualificação das equipes em Novo Hamburgo



Na sexta-feira, dia 4 de novembro, representantes da Defesa Civil Estadual de Novo Hamburgo e demais entidades estiveram nos locais onde serão realizadas as ações. Conforme o coordenador da Regional 1 da Defesa Civil, major Alexandre Teixeira Santos, o evento serve para articular Prefeitura, Estado, comunidade e demais entidades para se organizarem em casos de desastres. “É a primeira vez que esse tipo de simulado ocorre no Estado e vai contar com uma grande estrutura. Esperamos que seja o pontapé inicial para que os demais municípios também se organizem e realizem atividades como esta”, destaca.



Para o major, as ações refletem o crescimento da Defesa Civil no Município. “Em Novo Hamburgo tivemos um grande salto de qualidade, tanto no pessoal como na estrutura da coordenadoria. Tudo isso fruto das ações da Administração e também do engajamento comunitário”, complementa. Além das secretarias municipais, participam das ações a Guarda Municipal, Comusa – Serviços de Água e Esgoto, Mulheres da Paz, Cruz Vermelha, AES Sul, Bombeiros, Brigada Militar, Clube de Radioamadores de Novo Hamburgo (CRANHA), CPRM – Serviço Geológico do Brasil, Conselho Tutelar e Associação dos Moradores da Vila Getúlio Vargas.




O quê: Simulado de preparação para desastres



Quando:Sábado, 12 de novembro, a partir das 9 horas



Onde: Esquina da Rua Assis Brasil com a Avenida Alcântara e Rua Amalie Thon, 50 – bairro Canudos

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Natal dos Sinos de Novo Hamburgo inicia
com Hique Gomez e releituras de tangos

 

As atrações da programação do Natal dos Sinos de Novo Hamburgo, evento promovido pela Prefeitura, iniciam na quinta-feira, 10 de novembro. Na Praçado Imigrante (bairro Centro), a partir das 20h30, se apresenta HiqueGomez, o consagrado artista da dupla Tangos e Tragédias. Ele traz à cidade o seu espetáculo Tãn Tãngo, com releituras contemporâneas do famoso ritmo argentino. Todas as atividades do Natal dos Sinos são gratuitas, e ocorrem com qualquer tempo, já que na praça foi montada uma grande estrutura coberta, com palco, arquibancadas, área livre e de comércio.



O Natal dos Sinos segue até o dia 6 de janeiro com diversos eventos no Município. Além dos mais de 30 shows (entre atrações regionais e nacionais), as Praças do Imigrante e 20 de Setembro receberão decoração especial. Serão montadas a Vila Noel (com a casa do Papai Noel contador de histórias, o cinema 3D, feiras de artesanato), a bota do Papai Noel, espaços decorados com garrafas pet, e muito mais. Segundo o prefeito Tarcísio Zimmermann, este é um grande presente que a comunidade dá a si mesma neste final de ano. “Trabalhamos muito para fechar esta extensa e maravilhosa programação, mas contamos, e muito, com a ajuda dos hamburguenses. É justamente por isso que convido as pessoas da nossa cidade e também os visitantes que tomem conta dosespaços públicos e aproveitem todos os eventos”, diz.

Sobre o espetáculo Tãn Tãngo



O espetáculo Tãn Tãngo é uma coletânea de tangos contemporâneos que Hique Gomez executa ao violino, ao piano e cantando. Entre elas estão releiturasque vão de Gardel a Piazzolla, e ainda versões tangueiras de músicas como Eleanor Rigby(Beatles) e Carinhoso(Pixinguinha). Gomez conta com a participação de Carlitos Magallanes, no bandoneon, e Dunia Elias, ao piano, ambos musicistas já conhecidos do público por seus concertos de tango junto a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre.

Oquê:Natal dos Sinos – Espetáculo Tãn Tãngo, com Hique Gomez.



Quando:Quinta-feira, 10 de novembro, às 20h30.



Onde:Praça do Imigrante (Av. Pedro Adams Filho, esquina Rua Lima e Silva,bairro Centro).
Novo Hamburgo terá 18 novas pontes


Ronan Dannenberg



Problemasque afetam tanto a mobilidade urbana como o sistema de macrodrenagemde Novo Hamburgo passarão a ser solucionados com investimentos naconstrução de novas pontes no Município. Somente a Prefeitura, pormeio da Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU),construirá 11 novas passagens, melhorias inseridas no PAC Manejo deÁguas Pluviais, que reúne recursos que superam os R$ 22,7 milhões.Além destas passagens, outras sete serão feitas pelo ConsórcioNova Via conforme as obras de extensão do metrô avançarem.




A maioria das pontes do PAC Manejo de Águas Pluviais será construída no bairro Canudos, o maior da cidade. Das 11 novas travessias, noves eram instaladas nessa região, todas passando sobre o Arroio Pampa. As outras duas passagens estão previstas para o bairro Liberdade, nas Ruas Bom Fim e Içó. “Vamos oferecer novas alternativas aos motoristas e qualificar o sistema de drenagem, substituindo travessias antigas e precárias que atualmente estão instaladas na cidade. Vamos garantir, dessa forma, mais segurança para a comunidade”, afirma o prefeito Tarcísio Zimmermann.



Duas pontes já se encontram em fase inicial de obras, nas Ruas Curitibanos e Colúmbia. O investimento nesses trechos é de R$ 780 mil e até janeiro de 2012 as passagens deverão estar prontas. Nessas vias, além das travessias, o projeto prevê a instalação de gabiões (paredes de pedra) que formarão uma espécie de canal no leito do Arroio Pampa, o que auxiliará no fluxo das águas, evitando alagamentos. “Estamos trabalhando em uma série de intervenções que buscam a contenção das cheias em Novo Hamburgo, com resultados já aparentes. As novas pontes vão contribuir e muito nesse processo”, destaca o secretário Luiz Fernando Farias.




Além das novas pontes previstas, outras três já foram entregues pelo Município nas Ruas Limoeiro, Corumbá (ambas no bairro Liberdade) e Pedro José Treis (São Jorge). Juntas, essas passagens somam investimentos que ultrapassam os R$ 550 mil, com grandes benefícios à população hamburguense.


Obras do metrô também garantirão novas travessias



O avanço das obras de extensão da Linha 1 do trensurb também ofertará novas pontes no Município. Duas delas já começaram a ser construídas nas Ruas Tapes (entre os bairros Ideal e Pátria Nova) e Castro Alves(bairro Rio Branco) sobre o Arroio Luiz Rau, com previsão de término entre novembro e dezembro de 2011. As duas travessias vêm em contrapartida à demolição de outras passagens na Avenida NaçõesUnidas, intervenções necessárias conforme a progressão da ampliação do metrô ocorre na cidade.


Atualmente, o Consórcio Nova Via, responsável pelas obras do trem, já demoliu as pontes das Ruas Três de Outubro (entre os bairros Ideal e PátriaNova, junto à Estação Rodoviária Normélio Stabel) e Cinco deAbril (na divisa dos bairros Rio Branco e Centro, ao lado do Bourbon Shopping). A passagem da Três de Outubro já começou a ser reconstruída, junto com as obras da Estação Fenac. Futuramente, serão demolidas também as pontes da Avenida Frederico Linck e dasRuas Marcílio Dias e Joaquim Nabuco. Todas essas travessias serão reconstruídas, mais largas e seguras do que as atuais.


Confira a relação das obras



Pontes concluídas:
Rua Limoeiro – bairroLiberdade



Rua Corumbá – bairroLiberdade



Rua Pedro José Treis –bairro São Jorge




Emandamento:



Rua Curitibanos –bairro Canudos



Rua Colúmbia –bairro Canudos



Rua Tapes (ConsórcioNova Via) - entre os bairros Ideal e Pátria Nova



Rua Castro Alves(Consórcio Nova Via) – bairro Rio Branco



Rua Três de Outubro(Consórcio Nova Via) - entre os bairros Ideal e Pátria Nova




Projetadas:



Rua Rio Grande do Sul –bairro Canudos



Rua Danilo de Oliveira- bairro Canudos



Rua Walter Iserhard -bairro Canudos



Rua Heron Domingues -bairro Canudos



Rua Sílvio GilbertoChristmann - bairro Canudos



Rua América - bairroCanudos



Rua Castelo Branco -bairro Canudos



Rua Bom Fim - bairroLiberdade



Rua Içó – bairroLiberdade



Avenida Frederico Linck(Consórcio Nova Via) – entre os bairros Rio Branco, Ideal, PátriaNova e Centro



Rua Marcílio Dias(Consórcio Nova Via) – entre os bairros Rio Branco e Centro



Rua Joaquim Nabuco(Consórcio Nova Via) – entre os bairros Rio Branco e Centro



Rua Cinco de Abril(Consórcio Nova Via) – entre os bairros Rio Branco e Centro
Prefeitura define novos rumos para a Fábrica da Cidadania




A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio das secretarias Geral de Governo e Relações Comunitárias (SGG) e de DesenvolvimentoSocial (SDS), definiu na tarde de terça-feira, 8 de novembro, os novos rumos que a Fábrica da Cidadania assumirá a partir do dia 16 do mesmo mês. A data marca a inauguração do espaço, contemplado por investimentos que foram aprovados pelo Orçamento Participativo(OP). De acordo com a SGG, a Fábrica recebeu o maior número de votos (758) no tema Desenvolvimento Social durante a Assembleia Geraldo OP, ciclo 2010/2011, para que a iniciativa fosse incluída no orçamento deste ano.




A reunião, que ocorreu na sede da SDS, teve a presença dos secretários RoqueWerlang (SGG) e Jurema Guterres (SDS), além da diretora da Fábricada Cidadania, Olita Martins, da diretora de ArticulaçãoInstitucional e Parcerias da SDS, Raquel Miranda, e do diretor do OP,Carlos Mosmann. Segundo o Plano de Investimentos aprovado peloConselho do OP, a Fábrica da Cidadania será contemplada com o valorde R$ 437.435,13.


Projetos em curso



Como investimento aplicado, a Fábricapoderá aprimorar os projetos que já estão em andamento, como a capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social, por meio de cursos de costura e modelagem, repassando, assim, a peça customizada às famílias em extrema situação de carência do Município. A Fábrica da Cidadania deverá oferecer outros novos projetos de natureza assistencial no decorrer do ano de 2012.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Moradoresda Vila Kippling conhecerãoprojeto de regularização Naquarta-feira, 9 de novembro, os moradores da Vila Kippling conhecerãoas futuras alterações no local onde moram cerca de 900 famílias. APrefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Habitação(SEHAB), apresentará os projetos arquitetônico e urbanístico queirão regularizar e melhorar a infraestrutura da localidade. Oencontro ocorrerá às 18h30, no salão da Igreja Cadeia da Prece(Rua Presidente Costa e Silva, 781, bairro Canudos), com a presençado prefeito Tarcísio Zimmermann. Estarão reunidos, ainda, aAssociação de Moradores da Vila e os 11 representantes da Comissãode Regularização Fundiária selecionados durante as reuniões doprocesso. Oquê: Reuniãode apresentação dos projetos arquitetônico e urbanístico da VilaKippling Quando:Quarta-feira,9 de novembro, às 18h30 Onde:Salãoda Igreja Cadeia da Prece (Rua Presidente Costa e Silva, 781, bairroCanudos)

O Fantástico show da corrupção » Opinião e Notícia

O Fantástico show da corrupção » Opinião e Notícia

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

CHÁ DA HORTA COMUNITÁRIA É DIA 12 DE NOVEMBRO


Horta Comunitária realiza Chá em homenagem ao Ano da Maturidade!



A Horta Comunitária Joanna de Ângelis realiza no próximo sábado dia 12 de novembro, a partir das 15h, o Chá da Horta. O evento será realizado na Sede da Horta Comunitária, sito a Rua João Daniel Hillebrand, ao lado do nº 818, Bairro Rondônia. O convite custa R$ 15,00 e está a venda pelos fones 3587 1916 ou 3587 0028 e, na ocasião do evento para quem optar por levar os kits para a casa.



Para esta edição estão previstas várias atrações artísticas, a Mesa de Pães Coloridos da Horta (com degustação e venda dos pães), exposição das oficinas e de bolsas e acessórios realizada pelas hábeis mãos dos jovens e mães que participam dos cursos da Horta (com reutilização de couro), sorteios de brindes e chá delicioso, dentre outros agrados!



O Chá da Horta faz parte da Agenda Especial de Eventos da Diretoria da Entidade que tem por finalidade mobilizar a comunidade em prol da Horta Comunitária Joanna de Angelis que atua a 21 anos atendendo crianças, adolescentes, jovens e mães em situação de vulnerabilidade social de Novo Hamburgo e região.

O escândalo da Graça

O escândalo da Graça

domingo, 6 de novembro de 2011

Anilado conhece os adversários
do Gauchão 2012




Na tarde deste sábado, o Esporte Clube Novo Hamburgo conheceu os seus adversários no Campeonato Gaúcho 2012. O gerente de futebol do Nóia, Sandro Blum, representou o clube anilado no congresso técnico que tratou das questões referentes ao Estadual. O encontro foi realizado em Santiago do Chile.



O time anilado está no grupo 2 juntamente com Grêmio, Caxias, Veranópolis, Avenida, Cruzeiro, Cerâmica e Pelotas. No primeiro turno, o ECNH enfrenta as equipes da chave 1. Sendo assim, a estreia anilada será no dia 22 de janeiro contra o São José, no Estádio do Vale.


Confira os jogos do Novo Hamburgo no 1º turno do Gauchão 2012:



22/01 - Novo Hamburgo x São José



25/01 - Ypiranga x Novo Hamburgo



29/01 - Santa Cruz x Novo Hamburgo



01/02 - Novo Hamburgo x Internacional



05/02 - Novo Hamburgo x São Luiz



08/02 - Universidade x Novo Hamburgo



12/02 - Novo Hamburgo x Juventude



18/02 - Lajeadense x Novo Hamburgo

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Novo Hamburgo leva 3 do Juventude em Caxias

Complicou, mas não acabou




Bruno Colombo/ECNH





A decisão para uma vaga na grande final da Copa Laci Ughini será neste sábado, às 16 horas, no Estádio do Vale. No jogo de ida, jogando no Estádio Alfredo Jaconi, o time do Novo Hamburgo não conseguiu superar o Juventude e acabou sendo derrotado pelo placar de 3 a 0. Com este resultado, o time anilado terá que vencer por quatro gols de diferença.



A equipe comandada por Itamar Schulle começou jogando melhor, tendo mais posse de bola e a primeira chance anilada apareceu aos sete minutos com Juninho, quando o meia-atacante desviou um cruzamento de cabeça, mas a bola vai para fora. No decorrer do jogo, os donos da casa cresceram na partida, e o time do Vale foi perdendo a velocidade e deixando o adversário gostar do jogo. Aos 14 minutos, o Juventude abriu o placar com Zulu.



Após levar o gol, o anilado encontrou problemas para chegar ao campo da equipe caxiense e a boa oportunidade foi aos 40 minutos, com chute de Lê defendido por Jonatas.



A equipe da Serra ampliou o marcador aos 45 minutos de jogo. Zulu cabeceou para a entrada da área, mas a defesa anilada não conseguiu tirar, deixando Ramiro sozinho para chutar. O goleiro Matheus ainda tentou defender, mas a bola acabou entrando.

Na segunda etapa, o comandante anilado colocou os atacantes Filipinho e Thuram, assim deixando a equipe mais ofensiva para tentar descontar. Mas a tarde não era mesmo do Novo Hamburgo. Aos 14 minutos, o Juventude aumentou a vantagem com Bruno Salvador.



No decorrer do jogo, o time do Vale ainda criou algumas chances para descontar, mas não teve felicidade nas finalizações. Final do jogo: Juventude 3 x 0 Novo Hamburgo.



Agora o apoio do torcedor anilado será fundamental para que o Nóia consiga superar o Juventude e reverter a desvantagem e garantir a classificação na final da Copa Laci Ughini.



FICHA TÉCNICA

Juventude 3 x 0 Novo Hamburgo

Data: 02/11/2011 Horário: 18 horas

Local: Estádio Alfredo Jaconi



JUVENTUDE: Jonatas; Luiz Felipe (Moisés), Rafael Pereira, Bruno Salvador (Deoclécio), Fred, Ricardo Filho, Jardel, Everton, Ramiro, Michel (Nicomartinez) e Zulu.

Téc: Antônio Picoli



NOVO HAMBURGO: Matheus, Chicão, Heverton, Glauco, Guga (Filipinho), Zaquel (Thuram), Alexandre, Branco (Wander), Serginho, Juninho e Lê.

Téc: Itamar Schulle



ARBITRAGEM: Jean Pierre Gonçalves Lima, auxiliado por Carlos Henrique Selbach e Tatiana de Freitas


.......................................



Itamar Schulle: “Vamos fazer bem mais em casa“



Após a derrota para o Juventude no jogo de ida da fase semifinal, o técnico Itamar Schulle avaliou a atuação da equipe: “Foi uma noite em que nada deu certo. Erramos muito e quando você erra contra uma equipe como a do Juventude , o resultado aparece. Sabíamos como ia ser difícil, não fizemos uma grande partida. Nós perdemos na hora que tomamos o gol, pois o time iniciou bem “, destacou.



Sobre reverter o resultado no jogo em casa, o comandante anilado ressaltou a confiança no grupo anilado e que o time vai lutar os 90 minutos para alcançar essa classificação: “Vamos fazer bem mais em casa. O torcedor pode ter a certeza que vai ver um time guerreiro e buscando o resultado durante todo o jogo. (...) Em primeiro lugar a força por estar vivo, Deus nos dá vida, saúde, para alcançar nossos objetivos. Acredito em Deus e nos atletas, com a sua dedicação e empenho para reverter esse resultado”.



Itamar agradeceu aos torcedores que estiveram presentes no estádio Alfredo Jaconi e fez o convite para que a torcida anilada compareça em massa no sábado: “Se o torcedor veio é porque o time fez uma boa campanha até aqui. Posso dizer ao torcedor que quem deles não passou por dificuldades na vida e não superou obstáculos?! Esse será um grande obstáculo ao grupo que vai trabalhar forte para superar”, definiu.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Confira quais líderes mundiais já foram diagnosticados com câncer » Opinião e Notícia

Confira quais líderes mundiais já foram diagnosticados com câncer » Opinião e Notícia
Protejo realiza pesquisa comunitária no Santo Afonso


O Programa de Proteção de Jovens em Território Vulnerável(Protejo) de Novo Hamburgo está realizando uma pesquisa comunitária de opiniãosobre o bairro Santo Afonso. A fase da coleta de dados, realizada pelospróprios jovens por meio de entrevistas com os moradores do bairro, seráfinalizada nesta quinta e sexta-feira. Ao todo serão entrevistadas cerca de 400 pessoas, de diversos pontos e vilas do bairro, que avaliarão temas relacionados à saúde, à segurança, à educação, ao lazer e à imagem que têm quanto ao poderpúblico, à juventude e ao local que habitam.

Dispostos em duplas, com orientação de educadores sociais do Protejo e equipados com uniforme, crachá e prancheta, os jovens abordam residências, comércios e pedestres. Após a coleta, os dados serão tabulados e os resultados poderão servir de base para a execução de ações destes jovens com a população dobairro. Uma das ações previstas é a elaboração de um boletim informativo que divulgará os principais resultados da pesquisa por meio de uma abordagem jornalística.

A pesquisa tem o objetivo de propiciar aos jovens integrantes do Protejo inserção social, exercício da cidadania e interação com a comunidade por meio de práticas de comunicação comunitária e de identificação das necessidades locais.

O Protejo, que é gerido pela Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura de Novo Hamburgo e que faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), presta assistência, por meio de programas de formação einclusão social, a jovens adolescentes expostos à violência doméstica ou urbana. O trabalho tem como foco a formação da cidadania desses jovens por meiode atividades educacionais, culturais e esportivas que visem resgatar sua auto-estima e permitir que eles disseminem uma cultura de paz em suas comunidades. As atividades iniciaram em abril de 2011, na Base do Pronasci, localizado na Avenida Buenos Aires, 217, bairro Santo Afonso. Atualmente o projeto atende cerca de 150 jovens, com idades entre15 e 24 anos que recebem uma bolsa no valor de R$ 100 por mês, mediante comprovação de assiduidade e de comprometimento com as atividades estabelecidas. São oferecidas oficinas de informática, comunicação, grafite, atividades esportivas e de prática cidadã. Todas as atividades são supervisionadas por uma equipe de acompanhamento psicoterapêutico composta por profissionais da pedagogia, psicologia,assistência social e pedagogia.
Prefeitura e Estado planejam reformas pedagógica e estrutural do Pasqualini

 Luan Iglesias
O secretário Estadual da Educação, Jose Clovis Azevedo; o diretor do Departamento Administrativo da Secretaria Estadual daEducação, Claudio Somacal e o prefeito Tarcísio Zimmermann avaliam a área que receberá os novos investimentos.

O prefeito Tarcísio Zimmermann recebeu na tarde de terça-feira, 1ºde novembro, a visita do secretário estadual da Educação, Jose Clovis Azevedo, e do secretario estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov. O encontro, que ocorreu no Colégio Estadual Senador Alberto Pasqualini, situado no bairro Hamburgo Velho, consolidou mais um passo rumo às reformas estruturais e pedagógicas da instituição de ensino.


Em um primeiro momento,Tarcísio, os secretários José Clovis e Cleber Prodanov, e demais autoridades, se reuniram em uma das salas de estudo do colégio.Após, trilharam um caminho de cerca de 300 metros, em meio a mata que circunda a instituição de ensino, com o intuito de conhecer o espaço físico da área que deverá receber os novos investimentos.Segundo o prefeito Tarcísio, os projetos de estruturação predial e demais melhorias ficarão sob a responsabilidade da Prefeitura. “Essa possibilidade de parceria é muito importante para o Município e para o Estado. Com uma nova estruturação física e pedagógica, oColégio atenderá uma nova demanda de ensino que contribuirá para o desenvolvimento social de Novo Hamburgo”, explicou Tarcísio.


De acordo com osecretário estadual da Educação, além das reformas físicas, com novos banheiros, salas de aula e refeitórios, o colégio aportará mão de obra qualificada para o ensino técnico-científico em Novo Hamburgo, projeto que ocorrerá em parceria com a Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Estado. “OPasqualini é um colégio de extrema importância na Região do Valedos Sinos, esse investimento merece uma atenção especial do Estado”, ressaltou. Ainda de acordo com o secretário, a reforma do Pasqualini pertence a um projeto do Governo Tarso Genro que, ao finaldos quatro anos de mandato, deverá reformar as principais escolas estaduais do Rio Grande do Sul. Neste sentindo, a pasta de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico aplicará recursos para novos potenciais de ensino. “Temos constantemente apoiado as escolas técnicas, investindo em ensino científico e especializado, atendendo a uma importante fatia do mercado de trabalho” definiu Prodanov.


O termo de cooperação entre Prefeitura e Estado deverá ser firmado nos próximos dias. Durante o encontro, estavam presentes o diretor do Departamento Administrativo da Secretaria Estadual da Educação, Claudio Somacal; o assessor técnico da divisão de obras escolas do Estado, JaiderBatista; a coordenadora da 2ª Coordenadoria Regional de Educação, Maria Luiza Sedrez; e a diretora do Colégio Estadual Senador AlbertoPasqualini Jeane Beatriz Moller.

sábado, 29 de outubro de 2011

Novo Hamburgo debate a situação dos moradores de rua


Pela primeira vez em NovoHamburgo, a comunidade pôde debater e pensar em possibilidades de convivência e cidadania com as pessoas em situação de rua dacidade. Isso porque, na sexta-feira, 28 de outubro, ocorreu o 1ºSeminário de Pessoas em Situação de Rua: (im) possibilidades de cidadania. O encontro, promovido pela Prefeitura de Novo Hamburgo,por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), reuniu maisde 200 participantes de nove Municípios diferentes no Colégio SantaCatarina.


Durantea cerimônia de abertura do seminário, o prefeito TarcísioZimmermann falou sobre a maneira como este assunto deve sertrabalhado. “Nós, gestores públicos, temos a responsabilidade de produzir nos moradores de rua um compromisso pessoal de superar a suasituação e buscar a sua inclusão social na sociedade. Assim como asociedade não deve ter o sentimento de negação para com essas pessoas”, explicou. A secretária de Desenvolvimento Social, Jurema Guterres, se emocionou ao falar sobre o tema, que já vem sendodesenvolvido por sua secretaria desde 2009, através do Sistemade Atendimento Social de Rua (SAS – Rua). “Nós iniciamos um trabalho que foi muito difícil com as pessoas de rua, e hoje já temos um grande avanço. Projetos como estes vêm dando certo, e proporcionando cidadania e dignidade para a população”.Atualmente, o SAS-Rua trabalha no atendimento e abordagem social dos moradores de rua da cidade. Mensalmente, 90 novas pessoas são atendidas pela iniciativa, que faz neste período cerca de 350 atendimentos.


Oevento contou com palestras envolvendo o tema em diferentes âmbitose visões. Durante a manhã, a secretária Jurema explicou como é feito o trabalho em Novo Hamburgo. No mesmo painel, o coordenador do Movimento Nacional dos Moradores de Rua, Anderson Lopes, que moro unas ruas durante 20 anos, trouxe a experiência deste movimento e relatou o que deve ser feito por esta população. “Os moradores derua precisam ser ouvidos. Os governos precisam escutar as suas demandas, entender e jamais criminalizar”. Ainda durante a manhã,os participantes assistiram palestras da Diretorade Direitos Humanos da Secretaria da Justiça e Direitos Humanos do Estado, Tâmara Biolo Soares, e da Secretária de Promoção dosDireitos Humanos do Governo Federal, Nadine Monteiro Borges, que contaram o que os governos planejam desenvolver para promover políticas públicas para o público. Durante a tarde os painéis trouxeram experiências de outras cidades.

FUTEBOL

Sábado de decisão no Vale

Na partida deste sábado contra o Santo Ângelo, o Novo Hamburgo quer carimbar a classificação para a fase semifinal da Copa Laci Ughini e se aproximar da vaga na Série D do Brasileiro 2012. A equipe do Vale conseguiu um empate importante fora de casa e agora com uma vitória simples ou um empate sem gols dá vaga ao Nóia.

Mas o adversário é qualificado e na fase de oitavas surpreendeu o Brasil-Pel, no estádio Bento Freitas, por isso o comandante Itamar Schulle está tendo muito cuidado com este jogo e pedindo para os atletas terem tranquilidade e entrar focado no jogo, pois a vantagem é boa, mas não decisiva.
“A equipe do Santo Ângelo é perigosíssima com um ataque rápido e devemos ter o máximo de cuidado para não sermos surpreendidos dentro de casa”, ressaltou o zagueiro Luis Henrique.
Com pouco tempo para trabalhar, o elenco anilado se reapresentou na tarde da última quinta-feira, quando foi realizado um trabalho regenerativo no Estádio do Vale. Já na manhã desta sexta-feira, Schulle orientou o último trabalho antes da partida. No primeiro momento, o comandante anilado teve uma longa conversa com o grupo. Em seguida foi realizado o tradicional rachão, e por fim um trabalho de posicionamento.

Luis Henrique espera contar com o apoio do torcedor: “Espero que o torcedor anilado venha ao Estádio do Vale para jogar do nosso lado, ele será o 12º jogador. A torcida pode esperar muita garra e determinação da nossa equipe e ficar ciente que vontade não vai faltar. Com certeza vamos em busca do nosso objetivo que é seguir em frente na competição e conquistar a vaga na Série D”, declarou.
Os ingressos, que custam R$ 10,00, já estão à venda. O valor do estacionamento também será de R$ 10,00. Venha apoiar o Novo Hamburgo na busca pela classificação na Copa Laci Ughini.

FICHA TÉCNICA
Novo Hamburgo x Santo Ângelo
Data: 29/10/2011 Horário: 16h
Local: Estádio do Vale
Ingresso: R$ 10,00
Estacionamento : R$ 10,00
Arbitragem: Rogério Gonçalves auxiliado por João Lúcio Junior e Mauricio Coelho Penna

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

A Disseminação é a nova exposição  do Espaço Albano Hartz

Participam da curadoria, montagem e exposição acadêmicos do curso de Artes Visuais da Universidade Feevale

Um grupo composto por 26 acadêmicos do curso de Artes Visuais da Universidade Feevale, orientados pela professora Rosa Maria Blanca, está realizando uma atividade que lhes permite atuar e se posicionar como agentes da cultura. Abre nesta quarta-feira, dia 26, às 19h, no Espaço Albano Hartz, (Calçadão Osvaldo Cruz, 112, Novo Hamburgo), a exposição A Disseminação: História da Arte e Práticas Contemporâneas, que consiste de um exercício no qual os alunos exerceram as diversas funções que uma mostra exige, em termos de organização e produção. Os alunos realizaram a curadoria, montagem e também atuaram na produção dos trabalhos da mostra, que segue aberta para visitação até o dia 19 de novembro.

De acordo com a professora Rosa Maria Blanca, que também é uma das curadoras da exposição, um dos objetivos do exercício é articular o espaço acadêmico com o espaço profissional. “Os estudantes realizam trabalhos tomando em conta o compromisso que demanda expor em um espaço privilegiado da região, como o Espaço Cultural Albano Hartz”, afirma.

Trata-se de uma proposta artística e experimental, na medida em que foram abertas as possibilidades de atuação para os estudantes. “Quem desejou trabalhar como curador, podia fazê-lo, quem preferiu participar na equipe da montagem, também podia”, comenta Blanca, que acredita que todos os estudantes têm a potencialidade para serem curadores, montadores ou artistas, bastando para isso construir o espaço para que desenvolvam habilidades, uma vez que já estão inseridos na dinâmica prática e acadêmica da Universidade.

Entre os alunos, a curadoria ficou com Franciele Amaral da Cunha, para quem o objetivo dessa experimentação é dar vida às obras, buscando sempre a contemporaneidade. “O diferencial desta exposição é a busca do ineditismo em releituras de obras já aclamadas e reconhecidas”, agrega a aluna.   As artistas que optaram por participar na montagem são Claudia H. S. Brentano e Roberta Gerling Moro. Brentano já montou diversas exposições. Moro também conta com ampla experiência, por ser estagiária da Pinacoteca da Feevale. Já os artistas que participam na exposição são: Aline Mallmann, Aline Martins de Andrades, Betânia Schwingel, Carla Ferreira, Cristiane Dalpiaz, Cristiani Montemezzo, Daniela Machado, Dienifer Schimitt, Eberson Rampanelli, Fabiane Machado, Fabiane Stoffel, Guilherme Fagundes, Joice Idaiane da Silva, Marlon Ferreira, Nilda Giuza, Pâmela Lopes, Pâmela Pakulski, Paola Locks da Silva, Patrícia Menegotto, Rita Portella, Silvia Garcia, Sheila Carvalho e Thauana Muller.

Um dos requisitos para que o aluno pudesse participar foi a apresentação da proposta plástica, de tal forma que cada um dos artistas articulou conceitualmente a intenção, a história da arte e o objeto da sua invenção.  “Esses artistas partem da história da arte como marco para a disseminação de múltiplas interpretações, como repositório para a projeção de afetos, desejos e possibilidades. A história da arte é como um espelho desencadeador à nossa espera, por isso estamos usando o conceito de disseminação, de Jacques Derrida”, explica Blanca. “O foco é que algumas formas de arte sejam repensadas, propagadas e disseminadas, difundindo conceitos e reflexões a fim de que o público também participe nessas múltiplas interpretações, repensando questões como existência, política, consumo, estética e mídia”, enfatiza Amaral da Cunha.

O horário de visitação é, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h30min, e aos sábados, das 9h às 13h. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas com as curadoras: Rosa Maria Blanca (051) 8408-2108 e rosablanca.art@gmail.com>; e Franciele Amaral da Cunha (051) 8495-9905 e gauchaguria@gmail.com>.
18ª Hamburgerberg Fest recebeu cerca de 30 mil pessoas



Após três anos deausência, a maior festa do bairro histórico de Hamburgo Velho retomou a alegria e os  costumes da colonização alemã em NovoHamburgo. A 18ª Hamburgerberg Fest animou e alegrou o final de semana de cerca de 30 mil pessoas que passaram pelas ruas do Centro Histórico. O evento contou com muitas atrações, entre elas shows com a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH), Banda Scala, mostra de bandas de rock, danças folclóricas, comida típica, chopp e  os jogos germânicos. Além disso, participaram da festa 80 expositores de artesanato e antiguidades.


A festa teve sua primeira edição em 1991, e desde lá, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura (SECULT), em parceria com a Associação dos Amigos de Hamburgo Velho, vem contribuindo para cultivar os costumes germânicos através das gerações. “Uma grande festa para uma grande cidade”, foi o que disse o prefeito Tarcísio Zimmermann durante o evento.“Precisamos cultivar a cultura e promover mais lazer para nossa comunidade”, destacou Tarcísio. Em meio a grande massa de pessoas que estiveram na festa, a secretária de Cultura, Anita de Oliveira, citou a importância de realizar atividades para integrar o público jovem. “A mostra de bandas é uma das nossas ações que buscamo ferecer mais oportunidades à juventude da cidade”, destacou. “É muito bom ver a população integrando as iniciativas e cultivando nossa cultura”, afirmou Anita.


Desde o início da 18ª Hamburgerberg Fest na manhã de sábado, 22 de outubro, a comunidade pôde conferir atividades para todos os gostos. Mas, a grande atração ficou mesmo para a noite. O baile de abertura oficial da festa contou com o show da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo com participação especial de Mauro Harff. Em mais de uma hora e meia, mais de 20músicas foram tocadas. Entre tangos, valsas e outros ritmos, asmúsicas típicas germânicas não escaparam do repertório. Barril de Chopp, Heimweh, Licst Polka, fizeram o povo dançar em frente ao palco principal. O casal, Paulo Birk, 68, e Ana Lúcia Sebastião,58, dançaram do início ao fim do baile. “Nós gostamos muito de festas. Não poderíamos ficar de fora dessa”, falou Birk. As tardes dos dois dias de festividade também foram de intensa cultura. As danças folclóricas de diferentes nacionalidades como italiana,brasileira, portuguesa, espanhola e japonesa, despertaram o interessedo público. Já os shows de rock mobilizaram muitos jovens. “Foi muito bom ter estendido a festa até o período da noite.Principalmente para atrair o público jovem”, afirmou a estudante, Stefanie Fleck, 24 anos.


Jogos Germânicos
Serrar tronco, jogo do prego, chopp em metro, cabo de guerra entre crianças e outras brincadeiras fizeram a festa de crianças e adultos que estiveram na festa na manhã de domingo, 23. “É legal participar, para divulgar o evento e atrair mais turistas para nossa cidade”, destacou Giovani Zambelli, participante da prova de serrar tronco. Após, acomunidade conferiu a disputa de quem beberia chopp mais rápido e sem derramar, na brincadeira do chopp em metro. E na primeira vez que participou da competição, Ederson Ramos Pereira, 28 anos, foi o vencedor. “Foi muito difícil, nunca tomei chopp dessa maneira. Fiquei até estufado”, falou aos risos o campeão da prova. Após brincar, beber, sorrir e se divertir os participantes puderam degustar um almoço típico alemão.
Últimos dias para inscrição no Pronatec
O Senac Gravataí é uma das instituições credenciadas para oferecer as capacitações.
Seguem abertas até o dia 27 de outubro as inscrições para os cursos gratuitos oferecidos pelo Governo Federal, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O Senac-RS é uma das instituições de ensino credenciadas a oferecer cursos de capacitação para esse projeto. A previsão é que 8,2 mil vagas sejam preenchidas no Estado, até novembro deste ano. São mais de 30 unidades do Senac envolvidas no Pronatec, disponibilizando 28 cursos nas mais variadas áreas: gestão, comércio, informática, moda, beleza, turismo, gastronomia e saúde.
O Programa é voltado a estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio, de escolas estaduais, inclusive da educação de jovens e adultos. As inscrições serão feitas na própria escola estadual, na qual o aluno estuda. Em Gravataí, o Senac do município oferece os seguintes cursos: Auxiliar Administrativo, Balconista de Farmácia, Cabeleireiro, Manicure e Pedicure, Montagem e Manutenção De Computadores e Recepcionista.
Confira a programação:
Auxiliar Administrativo – 160h
Balconista de Farmácia – 240h
Cabeleireiro – 400h
Manicure e Pedicure – 168h
Montagem e Manutenção de Computadores – 180h
Recepcionista – 160h

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini]

ENCONTRO NACIONAL DE ESCRITORES

O escritor fluminense Nelson Marzullo Tangerini participará do Encontro Nacional de Escritores
a ser realizado em Ribeirão Preto, São Paulo,
entre os dias 12 e 15 de novembro.
Participam também do evento Affonso Romano de Sant´Anna,
Renata Pallottini, Frei Betto,
entre outros escritores. s
O evento é organizado pela
União Brasileira de Escritores, UBE: www.ube.org.br
Definido o adversário do EC Novo Hamburgo nas quartas de final
Após reverter a desvantagem e conquistar a classificação às quartas de final da Copa Laci Ughini no último sábado, o Novo Hamburgo ficou no aguardo do resultado da partida entre Brasil de Pelotas e Santo Ângelo para conhecer o seu próximo adversário. Na noite deste domingo, o Santo Ângelo garantiu a classificação após vencer o Brasil de Pelotas por 2 a 0, no estádio Bento Freitas, revertendo também a desvantagem da primeira partida, na qual perdeu em casa para o xavante por 2 a 1. Com a melhor campanha do primeiro turno, o time do Vale joga a primeira partida em Santo Ângelo nesta quarta-feira, dia 26, às 20h30.

sábado, 22 de outubro de 2011

ESTE E-MAIL DESTINA-SE APENAS A PESSOAS QUE MORAM EM NOVO HAMBURGO E REGIÃO METROPOLITANA DE PORTO ALEGRE:


Segue abaixo pedido de uma conhecida minha para doação de sangue, com os dados do hospital e da beneficiária.

Qualquer dúvida, o telefone do contato está abaixo, o nome da pessoa de contato é Josi. Caso prefiram, podem ir direto ao Hospital fazerem a doação.





Olá Irmãos,

Hoje pela manhã pedi oração pela Ana Paula (que fez seu 2º transplante de rins), agradeço a todos que responderam o e-mail dizendo que estavam orando por ela, e a todos que oraram, ela já apresentou melhoras, mas continua sedada e inconsciente na UTI, agora preciso de um imenso favor de vocês, ela esta perdendo muito sangue e a família dela precisa conseguir muitos doares, de qualquer tipo.

Abaixo vão os dados para quem conseguir ajudar.
Hospital São Lucas da PUC (Porto Alegre)
SEGUNDA A SEXTA: DAS 8:00 AS 18:30
SÁBADOS: DAS 8:00 AS 12:00
Em nome de ANA PAULA KETZER BICUDO

Quem precisar de transporte a Prefeitura de Novo Hamburgo estará levando os doadores até o Hospital, é só montarmos o Grupo que falaremos com eles. Quem precisar desse transporte, por favor, responda esse e-mail ou me ligue 9803-4353.

Obrigada e Abençoado Sábado a todos!!



Josi Rodrigues

Gama Contabilidade
Cerimônia de premiação da Copa Feevale
acontece nesta segunda-feira


Evento será realizado no Campus II da Universidade Feevale

A cerimônia de entrega da premiação da Copa Feevale de Futsal acontece nesta segunda-feira, dia 24, às 20h, no Salão de Atos do Campus II da Universidade Feevale (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo). Confira os vencedores:

Sub-11
Campeão: CEPE/Canoas
2º lugar: AGPF/Ivoti
3º lugar: Martha Wartemberg/Novo Hamburgo

Sub-13
Campeão: CEPE/Canoas
2º lugar: UJR/Feevale Novo Hamburgo
3º lugar: Martha Wartemberg/ Novo Hamburgo

Sub-15
Campeão: UJR/Feevale Novo Hamburgo
2º lugar: CEPE/Canoas
3º lugar: River/Novo Hamburgo

Sub-17
Campeão: CEPE/Canoas
2º lugar: UJR/Feevale
3º lugar: Martha Wartemberg/Novo Hamburgo

sábado, 15 de outubro de 2011

Inscrições para o vestibular de
verão da Feevale começam dia 17


Universidade lança oito novos cursos neste vestibular, sendo dois inéditos no RS

Começa na próxima segunda-feira, dia 17, o período de inscrições para o vestibular de verão da Universidade Feevale. A taxa de inscrição para quem se inscrever até o dia 6 de novembro é R$ 20,00. De 7 a 16 de novembro, o valor será R$ 50,00. A prova será realizada no dia 20 de novembro, às 9h30min, no Campus II.

Nesta edição, são oferecidos 53 cursos, totalizando 3.555 vagas. Há 27 opções de bacharelado, cinco de licenciatura e 21 de graduação tecnológica (cursos de curta duração), sendo seis destes a distância (EaD). Oito novos cursos foram lançados, sendo dois inéditos no Rio Grande do Sul: Gestão Desportiva e de Lazer e Manutenção Industrial. Os demais são: Comunicação Institucional, Engenharia Civil, Fotografia, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Pública e Logística.

Locais de inscrição
Os candidatos podem se inscrever pela internet (www.feevale.br/ingresso>), no Bourbon Shopping São Leopoldo (Av. Primeiro de Março, 821) ou em três locais diferentes em Novo Hamburgo: Bourbon Shopping Novo Hamburgo (Av. Nações Unidas, 2001), Campus I (Av. Dr. Maurício Cardoso, 510) ou Campus II (ERS-239, 2755).

Formas de seleção
Os candidatos poderão escolher uma entre as cinco opções:
1)                  Redação Feevale: realização somente da prova de redação elaborada pela Instituição;
2)                  Redação + prova objetiva Feevale: realização da prova de redação e da prova objetiva elaborada pela Instituição;
3)                  Redação ENEM*: aproveitamento da nota de redação do ENEM (2008 a 2010);
4)                  Redação + prova objetiva ENEM*: aproveitamento das notas de redação e da prova objetiva do ENEM ENEM (2008 a 2010);
5)                  Redação ENEM + prova objetiva Feevale: aproveitamento da nota de redação do ENEM (2008 a 2010) e realização da prova objetiva elaborada pela Feevale.
* Os candidatos que optarem por ingressar através das formas de seleção 3 ou 4 não realizam prova no Campus. Assim, não necessitam comparecer à Feevale no dia do vestibular, devendo somente verificar a sua classificação posteriormente.

Cursos oferecidos neste vestibular
Confira, a seguir, os cursos oferecidos neste vestibular, bem como a modalidade de cada um:

Administração (bacharelado)
Arquitetura e Urbanismo (bacharelado)
Artes Visuais (bacharelado)
Biomedicina (bacharelado)
Ciência da Computação (bacharelado)
Ciências Biológicas (bacharelado)
Ciências Biológicas (licenciatura)
Ciências Contábeis (bacharelado)
Comércio Exterior (graduação tecnológica)
Comunicação Institucional – EaD (graduação tecnológica) – NOVO
Construção de Edifícios (graduação tecnológica)
Design (bacharelado)
Design de Interiores (graduação tecnológica)
Direito (bacharelado)
Educação Física (bacharelado)
Educação Física (licenciatura)
Enfermagem (bacharelado)
Engenharia Civil (bacharelado) – NOVO
Engenharia de Produção (bacharelado)
Engenharia Eletrônica (bacharelado)
Engenharia Mecânica (bacharelado)
Engenharia Química (bacharelado)
Estética e Cosmética (graduação tecnológica)
Farmácia (bacharelado)
Fisioterapia (bacharelado)
Fotografia (graduação tecnológica) – NOVO
Gastronomia (graduação tecnológica)
Gestão Ambiental (graduação tecnológica)
Gestão da Produção Industrial (graduação tecnológica)
Gestão de Recursos Humanos (graduação tecnológica)
Gestão Desportiva e de Lazer – EaD (graduação tecnológica) – NOVO
Gestão da Tecnologia da Informação – EaD (graduação tecnológica) – NOVO
Gestão Financeira (graduação tecnológica)
Gestão Hospitalar (graduação tecnológica)
Gestão Pública – EaD (graduação tecnológica) – NOVO
História (licenciatura)
Jogos Digitais (graduação tecnológica)
Jornalismo (bacharelado)
Letras Português/Inglês (licenciatura)
Logística – EaD (graduação tecnológica) – NOVO
Manutenção Industrial (graduação tecnológica)– NOVO
Moda (bacharelado)
Nutrição (bacharelado)
Pedagogia (licenciatura)
Processos Gerenciais - EaD (graduação tecnológica)
Psicologia (bacharelado)
Publicidade e Propaganda (bacharelado)
Quiropraxia (bacharelado)
Relações Públicas (bacharelado)
Segurança Pública (graduação tecnológica)
Sistemas de Informação (bacharelado)
Sistemas para Internet (graduação tecnológica)
Turismo (bacharelado)

Saiba mais sobre as modalidades de cursos

Bacharelado: são cursos de graduação com formação abrangente que habilitam o acadêmico a exercer uma profissão de nível superior. São organizados a partir de conhecimentos teóricos e científicos que, articulados com a prática, preparam os profissionais para atuação nos diferentes setores do mercado de trabalho, conferindo título de bacharel.

Licenciatura: são cursos de graduação destinados à formação de professores para a Educação Básica. Para atuar na Educação Infantil e nas cinco primeiras etapas do Ensino Fundamental é preciso fazer o curso de Pedagogia; já para atuar nas etapas finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, o acadêmico deve optar por uma licenciatura em um campo específico do conhecimento. Confere título de licenciado.

Graduação tecnológica: são cursos de graduação de curta duração, que visam atender a setores definidos do mercado de trabalho. Focados em campos específicos de atuação profissional, preveem a aplicação  prática dos conhecimentos abordados, destinando-se aos interessados em uma formação mais técnica e de rápida inserção no mercado de trabalho. Conferem título de tecnólogo.
Financiamento a juro zero

Para facilitar o acesso ao ensino, a Universidade Feevale oferece bolsas de estudo e crédito a seus estudantes. Uma dessas possibilidades é o FES-Pravaler, programa que possibilita parcelamento a juro zero. O estudante regularmente matriculado paga a metade do valor da mensalidade vigente, no dobro do tempo do curso, sem juros. Assim, um curso de dois anos, por exemplo, poderá ser quitado em até quatro anos de uma forma mais fácil e sem a incidência de juros. Isso será possível porque a Feevale está subsidiando os juros do programa para os estudantes.

Mais informações podem ser obtidas no site
www.feevale.br/financiamento

Mais informações:
www.feevale.br/ingresso

nucleoderelacionamento@feevale.br
(51) 3586-8811

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

FEIRA DO LIVRO DE NOVO HAMBURGO

Senac São Leopoldo oferece cursos gratuitos através do Pronatec

Iniciam, no dia 10 de outubro, as inscrições para os cursos gratuitos oferecidos pelo Governo Federal, através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O Senac-RS é uma das instituições de ensino credenciadas a oferecer cursos de capacitação para esse projeto. A previsão é que 8,2 mil vagas sejam preenchidas no Estado, até novembro deste ano. São mais de 30 unidades do Senac envolvidas no Pronatec, disponibilizando 28 cursos nas mais variadas áreas: gestão, comércio, informática, moda, beleza, turismo, gastronomia e saúde.

O Programa é voltado a estudantes do 2º e 3º ano do ensino médio, de escolas estaduais, inclusive da educação de jovens e adultos. As inscrições serão feitas na própria escola estadual, na qual o aluno estuda, até o dia 28 de outubro. Em São Leopoldo, o Senac do município oferece os cursos de Auxiliar Administrativo, Cabeleireiro e Manicure e Pedicure.

Confira a programação:
Auxiliar Administrativo – 160h
Cabeleireiro – 400h
Manicure e Pedicure – 168h

UTILIDADE PÚBLICA - PREFEITURA DE NOVO HAMBURGO

UTILIDADEPÚBLICA:


Alteração de endereço do carnê do IPTU pode ser feita pela Internet


A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria da Fazenda(SEMFAZ), informa que a partir de quinta-feira, 6 de outubro, oscontribuintes que queiram alterar endereços cadastrados no IPTU podem realizar o serviço no site www.novohamburgo.rs.gov.brno link “Guias e Serviços” e, posteriormente, na sessão“Guias”, clicar sobre o link “IPTU – troca de endereço decarnê”. Antes, era necessário o comparecimento na Prefeitura para que o serviço fosse solicitado. Agora, basta fornecer o número do sistema DIC, que corresponde aos dados de identificação do cadastro do imóvel, além do CPF do proprietário, para a alteração ser concluída.


Segundo a coordenadora de cadastros do IPTU da SEMFAZ, Rejane Medeiros, onovo sistema permitirá que o contribuinte receba a confirmação de sua modificação de endereço em poucos minutos. “Além da comodidade de não precisar sair de casa, os dados alterados vão gerar uma notificação via e-mail”, explica.


Imobiliárias
Este ano a atualização dos endereços de entrega de carnês de IPTU dos imóveis que são administrados pelas imobiliárias deverão ser encaminhados na forma de arquivo texto (.txt), em anexo para o e-mailsigamweb@novohamburgo.rs.gov.braté o dia 17/10/2011. O respectivo arquivo deverá levar o nome da própria imobiliária (nomedaimobiliaria.txt) e conter as etiquetas sob responsabilidade da mesma, uma por linha e terminados por ponto-e-virgula (;) conforme exemplo a seguir: 123;. Mais informações pelo telefone (51) 3594-9949, com Ângela ou Pablo.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

29ª Feira Regional do Livro traz MV Bill a Novo Hamburgo

Além do rapper e escritor, evento terá a participação do Sarau Elétrico, Paixão Côrtes e Renato Borghetti no final de semana


A próxima semana será de efervescência cultural no Vale do Sinos. A movimentação, aliás, inicia na sexta-feira, dia 7, com a abertura da 29ª Feira Regionaldo Livro de Novo Hamburgo. Serão dez dias de atividades artísticas, shows, espetáculos teatrais e, claro, encontros com escritores. Já no primeiro dia, o evento conta com a presença de MV Bill. Autor de“Falcão - Meninos do Tráfico”, o rapper é reconhecido também pela criação da organização não-governamental Central Única das Favelas (CUFA). A realização é da Prefeitura de Novo Hamburgo, por meioda Secretaria de Cultura (SECULT).


O final de semana segue recheado de atrações na Praça 20 de Setembro. No sábado à noite,às 19 horas, haverá apresentação do Sarau Elétrico, com Kátia Suman, Claudia Tajes e Luís Augusto Fischer. Após, o espetáculo teatral “Dez (quase) Amores” subirá ao palco do Teatro Paschoal Carlos Magno. O domingo será dedicado ao tradicionalismo. Pela manhã, às 10 horas, haverá debate com a participação de PaixãoCôrtes e Marciano Schmitz, seguido do show de Renato Borghetti &Grupo.


Equipes trabalham na montagem do espaço 

A 29ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo também já começou a ganhar forma em seu espaço físico. Uma estrutura está sendo montada especialmente para o evento. A novidade desse ano é o palco principal que ficará no meio da Praça 20 de Setembro. Um amplo corredor para os livreiros, na Rua Eng. Ignácio C. Plangg também já está quase concluído. A cobertura de lonas promete proteger os visitantes de possíveis chuvas e do sol forte. O Teatro PaschoalCarlos Magno, localizado no Centro de Cultura e a sala 31, no terceiro andar, também farão parte da estrutura onde serão realizadas as atividades da Feira.


A visitação a feira pode ser feita de segunda à sexta-feira das 8h30às 21 horas,  aos domingos e feriados das 9 às 21 horas. A programação completa e outras informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.novohamburgo.rs.gov.brou pelo telefone (51) 3066-6229. Todas as atividades são gratuitas.


O projeto da 29ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo conta com o financiamento do Pró-cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Esta edição do evento é produzida pela Um Cultural e conta com o patrocínio de Bourbon Shopping e Carburgo. O apoio é das empresas Comoto, Consórcio Nova Via e Cartão do Assinante Jornal NH.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

ProjetoFarol Afrodigital tem início em Novo Hamburgo

Luan Iglesias
Da esquerda para direita: Jairo Machado, Ana Soveral, MarcoPires e Júnior Lima, professores responsáveis pelas aulas doprojeto.



Maisum programa de cunho social abriu suas portas em solo hamburguense. Oprojeto Farol Afrodigital, promovido pela Prefeitura, por meio daCoordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da IgualdadeRacial (COMPPIR), realizou sua primeira aula na segunda-feira, 3 deoutubro, na Base do Pronasci (Rua Buenos Aires, 217). O projetosoma-se aos demais investimentos da Administração Municipal emprogramas que beneficiam a comunidade do Território de Paz, situadono bairro Santo Afonso.


Oprincipal objetivo do Farol Afrodigital é capacitar jovens,preferencialmente afro-brasileiros, entre 15 e 24 anos, para a áreade Tecnologia da Informação (TI). De acordo com o titular daCOMPPIR, Eduardo Tamborero, além dos conhecimentos de informática,os alunos terão oportunidade de aprender formas de expressãoartística, como o grafite e o Hip Hop. Também estão previstasaulas específicas de Esporte e Cultura Afro. “É uma oportunidademuito importante a quem procura capacitação profissional ecompetitividade no mercado de trabalho”, ressaltou Tamborero.


Durantea primeira aula, todos os 42 alunos matriculados e divididos entre osturnos manhã e tarde puderam conhecer a metodologia e a didáticaque serão aplicadas nos próximos encontros. Para isso, foramrecebidos pela coordenadora pedagógica do projeto, Ana Soveral.“Trabalharemos com muitas ilustrações e exemplos tirados docotidiano, como filmes e documentários. A ideia é que possamosdebater livremente sobre os temas propostos pela oficina, e que essadiscussão acrescente na vida pessoal e profissional de cada aluno”explica. A garçonete Débora Regina Souza Leal, 20 anos, aprovou ainiciativa e espera colher bons frutos em um futuro próximo. “Semprebusquei por novos conhecimentos e me profissionalizar. Tenho certezaque o Farol Afrodigital abrirá muitas portas”, ressaltouconfiante.


Emboraa aula inaugural tenha acontecido na segunda-feira, os próximosencontros serão realizados todas as quartas, quintas esextas-feiras. A primeira turma entra às 10 horas e, a segunda, às14 horas. As aulas ocorrem na Base do Programa Nacional de Segurançacom Cidadania de Novo Hamburgo (Pronasci), que fica na Rua BuenosAires, 217, bairro Santo Afonso. Mais informações pelo telefone(51) 3556-1248, ou pelo e-mail farol@novohamburgo.rs.gov.br.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Novo Hamburgo vence São José e segue na liderança da chave

Vencer e se distanciar do segundo colocado na chave metropolitana da
Copa Laci Ughini, com este propósito a equipe do Novo Hamburgo entrou
em campo, na tarde desta segunda-feira, contra o São José, no estádio
Passo D’Areia.

Uma das características do Novo Hamburgo é a forte marcação, mas além
de ter esse diferencial, o elenco anilado tem zagueiros, que além de
defender também marcam para o time do Vale. Além do zagueiro Luis
Henrique que já marcou duas vezes para o Noia, na tarde desta
segunda-feira, o zagueiro Alexandre deixou sua marca.

O primeiro tempo foi equilibrado, com as duas equipes tendo boas
chances. O goleiro Matheus quando solicitado no jogo, mais uma vez
mostrou tranquilidade e qualidade nas defesas. O anilado levou perigo
ao gol do Zequinha logo no inicio do jogo. Aos 5 min, Branco cobrou
falta pela direita, lançou na área, mas ninguém chegou para finalizar.
Aos 30min, o zagueiro Alexandre começou a jogada, tabelou com Juninho,
que mais uma vez teve uma atuação expressiva na partida, e o
meia-atacante deixou Alexandre na cara do gol somente com a missão de
balançar as redes. Novo Hamburgo 1 a 0.

Na segunda etapa, o jogo continuou pegado, com os dois times
pressionando bastante. Aos 27min, o juiz assinalou pênalti para o São
José. Edilson cobrou e empatou a partida.

Mas o ECNH não precisou de muito tempo para ampliar o marcador, e ele,
o artilheiro da competição Paulinho Macaíba, marcou para o Nóia. Aos
29min, num bate-rebate na zaga do Zequinha, Wander chutou e Paulinho
pegou a sobra da zaga do adversário, e ele, o homem gol, não
desperdiçou.

Com a vitória, o time anilado permanece na liderança da chave, com 27
pontos. O próximo jogo é neste sábado, às 15h, contra o Pedra Branca,
no estádio Morada dos Quero-queros.

FICHA TÉCNICA
SÃO JOSÉ-POA 1 X 2 NOVO HAMBURGO
Data: 03/10/2011 Horário: 15h
Local: Passo D’Areia

NOVO HAMBURGO: Matheus; Serginho , Alexandre, Heverton e Luis
Henrique; Zaquel, Nicolas (Wander), Juninho (João Afonso) e Branco;
Paulinho Macaíba(Filipinho) e Lê.
Téc: Itamar Schulle

SÃO JOSÉ-POA: Rafael, Pedro Levy, Tairone, Guilherme, Diego Rocha
(Felipe), Cassiano, Edilson, Marabá, Douglas (Carbone), Diogo e Libano
(Gian).
Téc: Agenor Piccinin

ARBITRAGEM: Luis Teixeira Rocha, auxiliado por Alduino Mocelin e
Antônio César Domingues Padilha
GOLS: Alexandre e Paulinho Macaíba (NH) - Edilson (SJ)
Senac Educação a Distância abre inscrições para cursos de informática

O Senac Educação à Distância está com inscrições abertas para quatro cursos de informática que permitem que o aluno organize seu tempo de estudo como preferir. As inscrições já podem sem realizadas através do site www.senacrs.com.br/ead. Os interessados poderão optar pelos seguintes cursos: Excel Básico, Excel Avançado, PowerPoint e Word 2007. As capacitações acontecerão entre os dias 5 e 20 de outubro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3284-1990.

Confira a programação:

Excel Básico    Início: 5 de outubro
   Carga Horária: 30 horas

Power Point 
   Início: 10 de outubro
   Carga Horária: 30 horas
   
Excel Avançado
   Início: 17 de outubro
   Carga Horária: 30 horas
   
Word 2007  Início: 20 de outubro
   Carga Horária: 30 horas