terça-feira, 12 de abril de 2011

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini


RONALDINHO NA ACADEMIA


Este marketing agressivo a favor do Flamengo é uma coisa absurda, alienante.

A imprensa perdeu toda a sua credibilidade, quando embarcou nessa,

a fim de ganhar dinheiro da maior torcida do Brasil.

Agora, Ronaldinho Gaúcho é homenageado na Academia Brasileira de Letras,

provando que o Flamengo é o ópio do povo.

Lamentável, toda esta forçação de barra, toda esta alienação.

O Flamengo tem de ser campeão de qualquer jeito.

A FIFA devia saber o que acontece em nosso país.



NELSON TANGERINI, ESCRITOR.

nmtangerini@hotail.com

nmtangerini@yahoo.com.br

domingo, 10 de abril de 2011

Novo Hamburgo empata e fica fora do Gauchão



Técnico Julinho Camargo, do ECNH


Raça, força e dedicação não faltou para o plantel do Novo Hamburgo na tarde deste domingo, no empate em 1 a 1 com o Lajeadense, pela última rodada da Taça Farroupilha.



A equipe comandada por Julinho Camargo buscou até o último minuto de jogo a vitória e garantir a vaga nas quartas de final da competição.



O Lajeadense saiu na frente no placar. Após cobrança de pênalti de Ronaldo Capixaba. Mas o anilado buscou o empate. E também de pênalti. Cláudio Luiz deixou tudo igual no Estádio do Vale.



Na segunda etapa a equipe anilada tentou, correu, marcou, atacou, mas não conseguiu aproveitar as boas chances que teve e ampliar o marcador.



O atacante Juba falou sobre o jogo: “Tivemos grandes oportunidade de fazer, mas não conseguimos reverter em gols. Todo o grupo buscou, queria essa classificação, mas não conseguimos”, avaliou.





FICHA TÉCNICA



Novo Hamburgo: Eduardo Martini; Bosco, Cláudio Luiz e Vinicius; Márcio Hahn, Fabinho, Eduardinho e Russo; Gustavo Papa (André Luiz), Juba (Mendes), Michel (Cleberson). Téc: Julinho Camargo



Lajeadense: Fernando; Binde, Gabriel, Saletti e Rudiero; Wellington Baroni (Castiano), Capixaba (Maycon), Ramos e Rangel (Bruno Sá); Bruninho e Serginho. Téc: Benhur Pereira



Arbitragem: Márcio Chagas da Silva, auxiliado por José Javel Silveira, e Jorge Luiz Cardoso da Silva. Douglas Perdomini Geraldo será o quarto árbitro, e o delegado será Moacir Pedro de Mello.



crédito foto: Bruno Colombo/ECNH



.............................................................................................................................................................................................................................



Julinho Camargo: “Tivemos três situações claras de gol"

O Novo Hamburgo batalhou muito para conquistar a vitória diante do Lajeadense pela última rodada da primeira fase da Taça Farroupilha neste domingo. No entanto, o empate entre as duas equipes não foi suficiente para classificar a equipe do técnico Julinho Camargo.



O comandante anilado avaliou o resultado deste domingo contra o time de Lajeado: “No segundo tempo, em sete, oito minutos... tivemos três situações claras de gol, e uma ainda pegou na trave. E quando se joga contra uma boa equipe como é o Lajeadense precisamos definir o jogo, e não fizemos”, lamentou.



A partida contra o Lajeadense também marcou a despedida do técnico Julinho Camargo da casamata anilada: “Vou dar segmento na minha vida, mas vou torcer pelo crescimento do Novo Hamburgo, que está crescendo, pois deixo muitos amigos aqui no clube”, salientou.
........................................................................................................................................................................................................................................

Luizinho Valentin - Diretor de Futebol: “Não podemos pensar que tudo está errado”O gol é o objetivo do futebol, e foi a falta de gols anilados que provocaram a desclassificação do Novo Hamburgo na Taça Farroupilha, segundo o vice-presidente de futebol do ECNH Luiz Valentin: “Lamentamos, tivemos várias oportunidades e não fizemos”, avaliou.



Valentin fez questão de ressaltar que apesar da desclassificação, o trabalho desenvolvido pela diretoria, comissão técnica e jogadores não pode ser menosprezada: “Não podemos pensar que tudo está errado. Tivemos a defesa menos vazada do campeonato, mas não conseguimos ser efetivos no ataque. Temos que continuar projetando o futuro do Novo Hamburgo”, destacou.crédito foto: Haroldo Santos/ECNH

sábado, 2 de abril de 2011

CONTOS DE JORGE EDUARDO MAGALHÃES

Caros amigos




Saiu a 2ª edição de meu romance Vagando na noite perdida. Quem quiser adquirir entre no link:

http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php?idLivro=206&idProduto=207

Atenciosamente

Jorge Eduardo Magalhães

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Aline Kunst esbanjou beleza e simpatia no Musa do Gauchão






Os jurados do concurso Musa do Gauchão Coca-Cola 2011 tiveram na noite desta quinta-feira a difícil tarefa de escolher a Musa 2011. Participaram do concurso 15 candidatas, representando clubes da primeira divisão do Campeonato Gaúcho.

O presidente da Federação Gaúcha de Futebol Francisco Novelletto, ressaltou a importância desse concurso e também parabenizou as candidatas que conseguiram superar muitas adversárias e estarem representando seus clubes nesta final: “O concurso Musa do Gauchão vem para abrilhantar o campeonato. Estão de parabéns todas as candidatas, pela sua beleza e simpatia, mas infelizmente apenas uma será a Musa. Mas ressalto que já são vencedoras por chegarem nesta final”, destacou.


A candidata do Novo Hamburgo Aline Kunst levou para passarela muita simpatia e beleza.Ela representou muito bem o anilado no ano do seu centenário. “A experiência foi boa, queria muito ter conquistado esse título para o Novo Hamburgo, ainda mais por ser o ano do centenário”, frisou.


A Musa do Gauchão é Jamille Farias, representante do Inter de Santa Maria, a primeira princesa é Daiane Lima, do Canoas, a segunda princesa é Fernanda Moreira Monllor, do Grêmio.

crédito foto: Elenise Martins/ECNH

quinta-feira, 31 de março de 2011

Justiça libera Município para continuar obras do Hospital




A Prefeitura de Novo Hamburgo obteve ganho na Justiça para dar continuidade às obras de ampliação do Hospital Municipal de Novo Hamburgo (HMNH). A 21ª Câmara do Tribunal de Justiça decidiu de forma unânime negar o provimento ao recurso encaminhado pela empreiteira Fagundes que impossibilitava a Administração de retomar os trabalhos no anexo à casa de saúde. Com a definição, a Prefeitura agora dará início a uma nova licitação para que a ampliação seja retomada, e o mais breve possível possa estar em condições de uso pela comunidade. Conforme o prefeito Tarcísio Zimmermann, esta definição tem dois importantes significados. “As duas sentenças da Justiça, tanto em primeira quanto em segunda instância são a prova de que o Município vem agindo com muita responsabilidade frente a um tema difícil, mas que não pode ser descuidado, que é o bom uso do dinheiro público e a boa qualidade das obras públicas”, destacou.

Desde que assumiu, a atual Administração busca sanar a questão da ampliação das obras do hospital, que necessitou de interferência jurídica, pois a obra apresentava problemas estruturais e de valores cobrados por serviços realizados. Somente de edificações não feitas, ou feitas de forma equivocada, há uma diferença de R$ 244 mil, conforme laudo de uma empresa de engenharia contratada para realizar uma perícia no local. A grande maioria dos trabalhos que precisam ser refeitos está em desconformidade com normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “Essa decisão ainda deixa evidente a qualidade do serviço jurídico do Município, que teve competência para assegurar plenamente os interesses da comunidade”, completa o prefeito. O procurador-geral do Município, Reginaldo Ennes, também reforçou a importância da decisão. “O relator do processo explicou em seu discurso o porquê não daria provimento à causa da empreiteira, tendo em vista o interesse público na obra na área da saúde”.
Aline Kunst pronta para a final do Musa do Gauchão




A candidata do Esporte Clube Novo Hamburgo Aline Kunst está pronta para a final do concurso Musa do Gauchão 2011. A final do concurso acontece nesta quinta-feira, 31 de março, em Santa Maria, no Monet Plaza Shopping, às 19h.



A representante do anilado Aline, 1.86m, dona de um belo sorriso, vai representar muito bem o Novo Hamburgo nestes 100 anos.

Para a musa anilada esta oportunidade está sendo incrível, pois representar seu time do coração em um ano tão importante é uma honra: “ Ser a candidata do Novo Hamburgo pra mim é muito bom. Quero mostrar a força da beleza da mulher do Vale do Sinos. Amo muito meu Novo Hamburgo, e neste centenário quero presenteá-lo com este título”, ressaltou.

Confira a programação:

13h30min – Recepção das candidatas e seus clubes

14h – Carreata pela cidade de Santa Maria

16h – Ensaio geral

19h – Desfiles

• Apresentação individual de cada candidata

• Performance de cada candidata com a bandeira do seu clube

• Desfile individual para nota do júri

• Proclamação da vencedora do “Musa do Gauchão 2011”





crédito foto: Elenise Martins/ECNH

domingo, 27 de março de 2011

DE MOÇAMBIQUE

Agravamento dos preços

Por: Jorge José Mirione 






Sobre a eventualidade ocorrência de manifestações, Eduardo Namburete, membro sénior da Renamo, alerta o governo.




«A subida dos preços de produtos no mercado nacional vai afectar as pessoas mais pobres. Se o Governo não tomar medidas sérias a curto prazo, o país voltará a registar manifestações populares»

«Para evitar a ocorrência de manifestações a escala nacional a semelhança do que aconteceu em Setembro do ano passado, o governo deve adoptar mecanismos mais eficientes com urgência possível. Não tem muitas alternativas. A única era a produção agrícula, mas sabemos que o país é improdutivo e vive das importações»

-Eduardo Namburete membro sénior da Renamo, principal partido da oposição em Moçambique em entrevista ao Canalmoz.

Moçambique vai registar agravamento de preços dos produtos da primeira necessidade durante o ano 2011, em resultado das mudanças que se estão a verificar no mercado internacional.

Esta situação vai obrigar o Governo moçambicano a ter que remeter o Orçamento do Estado de 2011 à Assembleia da República para uma revisão.

Eduardo Namburete, alertou o governo moçambicano que a actual crise económica devido a subida dos preços de combustíveis industriais no mercado internacional pode concorer para manifestações à escala nacional.

«Rever os contratos dos mega-projectos é a única solução que o governo tem para minimizar a crise financeira, evitando desta forma as manifestações que poderão complicar a situação política, económica, social do país. Chegou a hora do Estado moçambicano perceber que a revisão dos impostos de mega-projectos como a MOZAL, VALE, RIVERSDALE, SASOL, entre outros, é necessária para salvar o património» disse Namburete.

Por outro lado a fonte referiu que « O país não tem mais recorrência. A contribuição dos doadores no Orçamento do Estado não foi suficiente. A produção agrícula é um fracasso, por falta de incentivos. A fraca produção no país é motivada pela ignorância do próprio Governo».

Refira se que o Primeiro Ministro de Moçambique, Aires Ali, adimitiu recentemente que «Moçambique não produz combustíveis, o aumento do seu preço vai refletir se igualmente nos sectores produtivos, causando agravamento de preços de produtos da primeira necessidade.»

Aires Ali, reconheceu que o custo de vida dos moçambicanos, sobretudo das camadas mais desfavorecidas, vai agravar se no país.



Quanto ao facto, Eduardo Namburete disse que é inevitavel não falar das manifestações em Moçambique, tendo de seguida referido que o país atravessa um momento de crise e apontou como principal problema a liderança dos governantes. «O problema está na liderança dos governantes que beneficia uns em detrimento doutros».
Projeto Mulheres da Paz participa de atividades no Mês da Mulher




O projeto Mulheres da Paz participa das atividades do Pronasci em Ação, que integra a programação da 7ª edição do Mês da Mulher, realizado pela prefeitura de São Leopoldo. Com a temática Estamos no poder. Construindo a igualdade, o Mês da Mulher tem o objetivo de debater a importância da participação feminina nos espaços de decisão para a construção da igualdade de direitos entre homens e mulheres.



O Pronasci em ação tem o objetivo de dar visibilidade às ações do Programa Nacional de Segurança Pública – Pronasci no Território da Paz, localizado na Zona Oeste de São Leopoldo. O grupo de Mulheres da Paz fará uma caminhada pela comunidade, divulgando as ações do Pronasci no Território de Paz, o que está sendo feito para melhoria na qualidade de vida no bairro, bem como o que ainda precisa ser feito. Elas estarão acompanhadas de representantes de outros projetos, como Justiça Comunitária e Protejo, bem como Polícia Civil, Brigada militar e Guarda municipal. Haverá outras caminhadas durante o mês.



Confira a programação:


22 de março

14h – Praça da Associação de Moradores da Paim (com a presença da Feevale)



28 de março

14h – Campo de Futebol Beira Mar





Mulheres que lutam pela paz



O projeto Mulheres da Paz é desenvolvido pelo Governo Federal, via Pronasci, em parceria com a Prefeitura de São Leopoldo, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de São Leopoldo, e executado pela Universidade Feevale, por meio de capacitações ministradas às mulheres atuantes em suas comunidades. São 142 mulheres que fazem parte desse projeto, cujo objetivo é atuação dessas mulheres como mediadoras sociais a fim de construir e fortalecer redes de prevenção as violências que compõem a realidade e que envolvam toda comunidade e também com os jovens e adolescentes expostos à violência doméstica e urbana.



A equipe multidisciplinar auxilia as participantes do projeto nas visitas realizadas, encaminhamentos necessários, desenvolve oficinas e grupos temáticos (segurança pública, educação, saúde e direitos da mulher). Ao longo do ano de 2011, as mulheres da paz serão capacitadas nas temáticas: Direitos Humanos, Lei Maria da Penha, Legislação, mediação de conflitos, apoio psicossocial, direitos previdenciário, do consumidor e da família, Estatuto do Idoso, igualdade racial, Sistema Único de Saúde, drogadição, entre outras. As aulas serão ministradas pelos docentes da Instituição e ocorrerão uma vez por semana.

quarta-feira, 23 de março de 2011

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

MONÓLOGO PALAXIANO



Nelson Tangerini


[O “x” do problema ou o problema do “x”.]





Mexendo, certa vez, em velhos papeis de meu pai, o poeta Nestor Tambourideguy Tangerini, encontro uma obra prima do humor.

Sempre inspirado pela poesia satírica de Bocage ou de Gregório de Matos, de quem era leitor assíduo e fã incondicional, Tangerini, um dos maiores sonetistas satíricos da língua portuguesa, resolve ironizar o General Eurico Gaspar Dutra, presidente do Brasil entre 31/1/1946 e 31/1/1951.

O rascunho, texto e soneto Monólogo Palaxiano, creio, faria parte de uma futura crônica do autor.



Ei-los:



“Disse o Barão de Itararé que a diferença entre o sábio Alberto Einstein e o Gal. Eurico Gaspar Dutra está em que o primeiro vive preocupado com o x dos problemas de alta matemática enquanto o chefe do nosso pitoresco governo vive preocupado com o problema do x, todas as vezes que abre a boca...

Se não foi o Barão de Itararé quem proferiu essas palavras, foi alguém por ele.

Nada fica a dever à musa do vate de Bangu sur-mer o soneto que me foi enviado com a assinatura de E. C. B., encimado por um trecho de um dos meus artigos recentes: ‘a candidatura do Sr. Cristiano Machado, não xe xabe, como diria Dutra.’



MONÓLOGO PALAXIANO



Xerá a xexexão xuxexo imenxo

Que poxa xer xamado xuxexão?

Xó, no paláxio, xoxegado, penxo:

Xerá xuxexo ou xó xacoalhação?



Xe for xexexo, xerá bom xuxexo?

E o meu xuxexo xerá xuxexão?

Ó “profexor”, me xalve, ou eu tropexo

Nos pexedistas xempre em dimenxão.



O xul me rexebeu xem dixtinxões,

Do Norte xegam xó... amolaxões,

E o “xeu” xilvestre – que atrapalhaxão!



O “profexor” me dixe: “tudo all right”.

Que xe eu for xóxio do xaxi da Light

Xerei meu xuxexor na xuxexão!”



O referido soneto foi publicado no livro PERFIL QUASE PERDIDO – UMA BIOGRAFIA PARA NESTOR TANGERINI, de Nelson Marzullo Tangerini [Registrado em 2000 na Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro, RJ], e na II COLETÂNEA KOMEDI, p. 169, Editora Komedi, Campinas, SP, 1998, e incluído, posteriormente no livro HUMORADAS... – SONETOS SATÍRICOS DE NESTOR TANGERINI.





Nelson Tangerini, 55 anos, é escritor, jornalista, poeta, compositor, fotógrafo e professor de Língua Portuguesa e Literatura. É membro do Clube dos Escritores Piracicaba [ clube.escritores@uol.com.br ], onde ocupa a Cadeira 073 – Nestor Tangerini, da ABI, Associação Brasileira de Imprensa, da UBE, União Brasileira de Escritores, e da ALB, Academia de Letras do Brasil.





nmtangerini@hotmail.com, nmtangerini@yahoo.com.br

terça-feira, 22 de março de 2011

FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer

SÉRIE ALIMENTAÇÃO: NO PRINCÍPIO DOS TEMPOS


Cristian Dahmer
















“Para vocês se alimentarem, eu lhes dou todas as plantas que produzem sementes e todas as árvores que dão frutas.”

(Gênesis 1. 29, Bíblia Sagrada, Nova Tradução na Linguagem de Hoje).



Você já se perguntou o porquê de Deus ter colocado na lei dada aos israelitas a orientação para não comerem carne de animais impuros? Qual o motivo disso? Será que isso era uma ordem apenas aos israelitas, e para nós, atualmente, não serve mais? Quando entendermos o motivo, segundo a Palavra de Deus, responderemos a última pergunta. Muitas vezes converso com cristãos sobre o assunto da alimentação e as restrições do capítulo 11 de Levítico (onde Deus relaciona os animais que não podem ser ingeridos pelo homem, inclusive o porco), e os mesmos me afirmam que tais restrições fora dada aos israelitas, e que Jesus, quando morreu na cruz por nós, aboliu a lei e também as orientações deste capítulo bíblico. Bem, confesso que eu também pensava assim, até conhecer mais a fundo esta questão na Bíblia. Não que a comida seja a tábua de salvação para nós, contudo, todo cristão sincero quer obedecer a Deus, pois sabe que já foi salvo por Cristo, então, a questão de uma alimentação conforme instruções divinas também é um fator da obediência. Por isso, inicio esta semana os artigos da série “Alimentação”, dividida em quatro textos complementares voltados a esse tema. Espero que gostem e possam compreender, através da inspiração divina, o que Deus espera de nós em relação aos cuidados com nossa saúde, no campo da alimentação.

Quero destacar neste texto alguns versículos que podem nos ajudar em nosso estudo. Se formos ao livro de Gênesis, no capítulo 1, versículos 29 e 30, encontramos as palavras de Deus a Adão e Eva: “Para vocês se alimentarem, eu lhes dou todas as plantas que produzem sementes e todas as árvores que dão frutas. Mas, para todos os animais selvagens, para as aves e para os animais que se arrastam pelo chão, dou capim e verduras como alimento. E assim aconteceu.” (Ênfase acrescentada). Percebemos claramente que a alimentação original para os homens, e também para os animais, nunca foi carnívora. Deus nunca desejou que Suas criaturas tirassem a vida uma das outras para se alimentarem, por isso ele proveu a comida de maneira que não fossem necessárias mortes. Após o primeiro pecado do homem, esta harmonia da vida criada começou a se desestruturar. Deus, por amor ao homem, matou um animal e fez roupas para Adão e Eva (Gênesis 3. 21), pois estavam nus e sentiam vergonha por estarem assim. Mas o homem seguiu sua dieta vegetariana até, segundo a Bíblia, os tempos de Noé. Como podemos saber isso? A Bíblia nos esclarece! Depois do dilúvio, as plantas e tudo mais que havia na terra fora destruído. Desta forma, não existia mais o alimento original dado ao homem. Em Gênesis 9. 2-3, quando a terra já estava seca, o Senhor disse a Noé: “Vocês podem comer os animais e também as verduras; eu os dou para vocês como alimento.” Este texto poderia ser usado para afirmar que, antes da lei do Sinai, Deus havia permitido que o homem comesse qualquer espécie de animal. Mas é necessário que tenhamos em mente que não devemos, a partir de um texto isolado, tirar conclusões sobre um determinado assunto. A maioria das nossas conclusões equivocadas se dá por lermos um versículo e esquecermos todos os outros que nos trazem ensinamentos sobre o mesmo assunto.

É de vital importância analisarmos as Escrituras Sagradas como um todo. Vejamos o que Deus disse a Noé, antes do dilúvio: “[...] Entre na barca, você e toda a sua família, pois eu tenho visto que você é a única pessoa que faz o que é certo. Leve junto com você sete casais de cada espécie de animal puro e um casal de cada espécie de animal impuro. Leve também sete casais de cada espécie de ave para que se conservem as espécies que existem na terra.” (Gênesis 7. 1-3 – ênfase acrescentada). Duas coisas me chamam a atenção nesta passagem: (1) Noé sabia quais eram animais puros e impuros, e isso aconteceu muitos anos antes de ser dada a lei no Sinai; (2) Deus falou para levar sete casais de cada espécie de animais puros e apenas um de cada espécie de animais impuros. Por que esta distinção? Bem, concatenando com o texto de Gênesis 9. 2-3, se percebe que Deus se antecipou ao problema que seria gerado pós-dilúvio: O homem teria que se alimentar de animais, mas se levassem um casal de bovinos, por exemplo, estes seriam mortos para servirem de alimento e esta espécie não existiria mais. Logo, com sete casais, enquanto alguns iam sendo mortos para alimento, os outros iam se reproduzindo. Quanto aos animais impuros, Deus ordenou apenas um casal de cada espécie, provavelmente porque estes não seriam mortos para servirem como alimento, logo, poderiam se reproduzir e se multiplicar sem o risco de serem extintos. Parece lógico que Noé sabia quais animais ele podia comer, até porque, se ele matasse o único casal de porcos, por exemplo, para comer, estes suínos já não existiriam mais neste planeta. No momento em que foi dada a lei no Sinai, através de Moisés, esta separação de animais puros e impuros, baseado no contexto da história do dilúvio, já existia para Noé, Abraão, Jacó e todos os demais patriarcas. Na próxima semana buscaremos compreender o porquê desta separação de animais, em puros e impuros.

Se você tem dúvidas, comentários, ou quer se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com .

Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação! CRISTIAN DAHMER 19/03/2011

terça-feira, 15 de março de 2011

Divulgado gabarito preliminar do concurso da FSNH

Já está disponível o gabarito preliminar referente às provas do concurso para médicos da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH). O documento pode ser conferido no site www.fundacaolasalle.org.br, na sessão concursos. A seleção contou com 177 médicos inscritos para 87 vagas disponibilizadas pela entidade. Os exames foram aplicados no domingo, dia 13 de março, na Fundação Liberato Salzano Vieira da Cunha. No dia 21 de março está prevista a divulgação do gabarito oficial. O dia 2 de abril é a data marcada para a apresentação da lista final dos aprovados.

Notícias da Feevale

Feiras da Economia Solidária e do Artesanato

acontecem dias 16 e17 na Feevale


Abertas à comunidade, as feiras comercializam


diversos produtos na Rua Coberta, no Campus II



Acontecem nesta quarta e quinta-feira, dias 16 e 17, as feiras de Economia Solidária e de Artesanato da Associação dos Artesãos e Artes de Novo Hamburgo (Asaartes), no Campus II da Universidade Feevale (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). As feiras ocorrem das 9h às 21h, na Rua Coberta. A Economia Solidária conta com participantes da Incubadora de Economia Solidária da Feevale, que disponibilizam produtos que passam do artesanato em materiais como madeira, couro e outros, até utilitários para a casa, roupas e alimentação, como doces, compotas, conservas, pães e bolos caseiros. Já a Asaartes comercializa artesanatos em diversos materiais, como tecido, madeira, porongo, EVA, couros, tricô, crochê, bijuterias e vidros. As feiras são abertas à comunidade.

Exposição de Carlos Theobaldo Fleck

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini













O escritor Nelson Tangerini prepara, para breve,



outros livros de Nestor Tangerini:


ESPETROVANDO

[Trovas de Nestor Tangerini]

[publicadas na revista O ESPÊTO],

DONA FELICIDADE

[Sonetos],

HUMORADAS...

[Sonetos satíricos],

ESQUETES E CORTINAS

[Esquetes teatrais]

MONÓLOGOS

e CARICATURAS CUBISTAS.

Todos deverão sair pela Editora Nitpress,

de Niterói, RJ.

www.nitpress.com.br



Divulguem esta mensagem!

Ajudem a salvar a obra de Nestor Tangerini.



http://nelsontangerini.blogspot.com/

NOTICIAS DA CÂMARA DE NOVO HAMBURGO

LIENE SCHÜTZ É HOMENAGEADA NA ABERTURA DA SEMANA DA MULHER


O evento teve início às 18h desta segunda-feira, 14, e foi marcado também

peloVespertino Musical . A Semana da Mulher se estenderá até sexta-feira.

Leia mais em http://www.camaranh.rs.gov.br/Noticias.asp?IdNoticia=4607



- NH deverá ter 50% do esgoto tratado em 18 meses


Nesta segunda-feira, 14, os vereadores participaram do lançamento das

obras de esgotamento sanitário da bacia do arroio Luiz Rau. A construção

será feita pela Comusa – Serviço de Água e Esgoto. O investimento vai

chegar a R$ 150 milhões, e o novo sistema terá capacidade para tratar 590

litros de esgoto por segundo. Os recursos são do Programa de Aceleração do

Crescimento (PAC), com 10% de contrapartida municipal. Leia mais em

http://www.camaranh.rs.gov.br/Noticias.asp?IdNoticia=4606



- Vereadores elogiam nova Central de Reciclagem

Os parlamentares comemoraram a inauguração da nova Central de Reciclagem

do bairro Roselândia. No local atua uma equipe com cerca de 50 pessoas,

que receberam qualificação. O investimento do governo federal, com

contrapartida da Prefeitura, foi de R$ 4,4 milhões. Leia mais em

http://www.camaranh.rs.gov.br/Noticias.asp?IdNoticia=4604



- Parlamentares falam sobre saúde, buracos e CMDCA

Situação do Hospital Municipal preocupa parlamentares. Leia mais em

http://www.camaranh.rs.gov.br/Noticias.asp?IdNoticia=4605



- Pedidos de providências destacam limpeza

Outras solicitações da comunidade também foram repassadas à Prefeitura.

Leia mais em http://www.camaranh.rs.gov.br/Noticias.asp?IdNoticia=4603

segunda-feira, 14 de março de 2011

Anilado inicia semana visando confronto contra o Inter



O elenco anilado retoma os treinamentos na manhã desta terça-feira no CT Amapá. Após o empate em 2 a 2 contra o São José, fora de casa, na estreia da Taça Farroupilha, o Novo Hamburgo terá pela frente o Internacional no próximo sábado, às 16h, no Estádio Beira-Rio.




Na tarde desta segunda-feira, os jogadores que não atuaram os 90 minutos da partida contra o São José, na noite do último domingo, treinaram no gramado suplementar do Estádio do Vale. O auxiliar técnico Márcio Dias comandou um trabalho de posse de bola em campo reduzido. Já o goleiro Ricardo, que operou o joelho direito, trabalhou com o preparador de goleiros Gilson Dias.

Crédito foto: Giovani Junior/ECNH
Novo Hamburgo inicia a maior obra de saneamento da história do Vale dos Sinos


Mozar Dietrich e Tarcísio Zimmermann no local onde iniciam as obras


Uma das ações fundamentais para a recuperação plena da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos passa pelo tratamento do esgoto. E Novo Hamburgo, consciente do seu papel para a despoluição do manancial responsável pelo fornecimento de água para uma população estimada em 1,5 milhão de pessoas, dá a largada para a maior obra de saneamento da história do Vale do Sinos. A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Comusa – Serviços de Água e Esgoto, iniciou a obra do sistema de esgotamento sanitário da Bacia do Arroio Luiz Rau, na segunda-feira, 14 de março, às 16h30, na Praça Punta Del Este (Av. Nações Unidas, Centro, em frente ao Bourbon Shopping). No total, com a construção de toda a obra estruturante, o investimento vai superar R$ 150 milhões. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com 10% de contrapartida municipal.

“Assim, Novo Hamburgo ampliará o percentual de esgoto tratado de 2 para 80%. A estimativa é de que em 18 meses o Município esteja tratando pelo menos 50% do seu esgoto, devolvendo ao Rio dos Sinos uma água mais limpa do que a do próprio rio”, destaca o prefeito Tarcísio Zimmermann. Na região somente a cidade de São Leopoldo tem índice semelhante (50% de esgoto tratado). A empresa responsável pela execução da primeira fase da obra será a Construtora e Pavimentadora Pavicon. Para isso, terá um prazo de 18 meses para a construção das melhorias.

Primeira Etapa

Para que o sonho do tratamento de esgoto se transforme em realidade, a primeira etapa da obra histórica contemplará a construção de uma rede coletora de esgoto, interceptores mistos, a Estação de Bombeamento de Esgoto, no bairro Santo Afonso, e linha de recalque de esgoto (tubulações que interligam a estação de bombeamento à Estação de Tratamento de Esgoto). O novo sistema terá capacidade para tratar 590 litros de esgoto por segundo. Com a bacia do Arroio Luiz Rau totalmente reestruturada com uma rede coletora de 15,6 quilômetros de extensão, 130 mil pessoas em 17 bairros serão beneficiadas.

As bacias

Para a formulação do projeto, a área de Novo Hamburgo foi dividida em três: a do Arroio Luiz Rau, no Centro; a do Arroio Pampa, Leste; e a do Cerquinha, Oeste. O Arroio Luiz Rau, também conhecido como Arroio Preto, é o maior deles e o mais poluído. Um dos objetivos da obra é devolver o arroio limpo à cidade, inclusive, com condições para vida aquática. Quando a obra do Arroio Luiz Rau estiver concluída, Novo Hamburgo terá alcançado a capacidade de tratar 50% do esgoto da cidade.

Impacto no Meio Ambiente

Historicamente o esgoto gerado na cidade é despejado nos arroios que chegam ao Rio dos Sinos. Sem tratamento, estes resíduos causam impactos negativos significativos em toda a região, como disseminação de doenças, agravamento do problema de escassez de água de boa qualidade, desequilíbrio ecológico e mortandade de peixes. Os arroios são os grandes receptores deste material nos centros urbanos. Tratar o esgoto significa menos gastos com problemas de saúde no futuro. Diz-se que para cada um real investido em saneamento, quatro reais são economizados na saúde. Além disso, haverá impactos positivos como melhoria de qualidade de vida da população e das águas do Rio dos Sinos, reconhecido hoje como um dos mais poluídos do Brasil.



Os investimentos

Tratamento de esgoto sanitário da bacia do

Arroio Luiz Rau

Total: R$ 65,6 milhões

Habitantes beneficiados:

130 mil




Tratamento de esgoto sanitário da bacia do Arroio Pampa

Total: R$ 58,2 milhões

Habitantes beneficiados: 75 mil



Total Esgoto: R$ 123,8 milhões





Nova captação e adução de água bruta

Total: R$ 26,5 milhões

Habitantes beneficiados:

237 mil





Total Geral: R$ 150,3 milhões





Obras

Na segunda-feira, dia 14, a obra começa na Avenida Nações Unidas, entre as Ruas 5 de Abril e Joaquim Nabuco, quando o lado esquerdo da via, no sentido bairro-Centro, será interrompido para instalação da tubulação interceptora de esgoto. Simultaneamente, outras equipes atuarão entre a Rua Rodrigues Alves e Avenida Sete de Setembro, no Bairro Industrial, na colocação de tubos interceptores e na construção da Estação de Bombeamento de Esgoto, no bairro Santo Afonso. Em média, cada quadra deverá permanecer fechada durante um mês para acesso de veículos, inclusive a entrada nas garagens durante o período não será possível.




Para reduzir o impacto das obras junto à comunidade, está sendo desenvolvido o Projeto de Trabalho Técnico-Social (PTTS). O objetivo do projeto é mobilizar, alertar, informar e debater o andamento das obras em todas as suas etapas com a população. “Sabemos que o investimento é desejado por todos. E ao mesmo tempo, vamos procurar causar o mínimo de transtorno para os moradores no período da obra”, explica o diretor geral da Comusa, Mozar Dietrich.




Trânsito modificado

A partir das 10 horas da segunda-feira, dia 14, o trecho da Avenida Nações Unidas, entre as Ruas 5 de Abril e Lima e Silva, no sentido Bairro/Centro estará fechado em função das obras. A expectativa é de pelo menos 15 a 20 dias de interrupção do trânsito no local. Os condutores precisam ficar atentos para os desvios, pois mesmo com as alternativas, a Prefeitura e a Comusa alertam para dificuldades no tráfego da região. Se possível, a indicação é evitar transitar por esta parte da cidade. Haverá placas indicativas sobre o fechamento e os desvios.




Rotas de desvios

Para quem se desloca para o bairro Canudos, a alternativa é entrar a direita na Rua Marcílio Dias e acessar à esquerda na Avenida 1º de Março, seguir pela Rua Magalhães Calvet até a Avenida Nicolau Becker. O desvio para a Avenida Nações Unidas é feito acessando à esquerda na Rua Marcílio Dias, direita na Rua Imperatriz Leopoldina, esquerda na Rua Joaquim Nabuco, depois à direita na Rua Borges de Medeiros, acessando à direita na Rua José do Patrocínio para chegar até a Avenida Nações Unidas. Esse mesmo trajeto será realizado pelas empresas de ônibus metropolitanos e caminhões. Quem pretende ir para a BR-116 precisa acessar a Rua Marcílio Dias até a Rua Boa Saúde, depois a Rua José de Alencar, acessando à direita na Rua Tupinambá e à esquerda na José do Patrocínio.




Foto: Ronan Dannenberg


 

Esporte Clube Novo Hamburgo

Raul Klein: o primeiro jogador do Anilado na Seleção Brasileira





Considerado por muitos como o melhor jogador que já vestiu a camisa anilada, Raul Klein foi o primeiro atleta do Esporte Clube Novo Hamburgo ser convocado para Seleção Brasileira de futebol. O atacante, que na época atuava pelo Esporte Clube Floriano (antigo nome do ECNH), foi convocado para disputar a segunda edição do Campeonato Pan-Americano de Futebol realizada na Cidade do México, entre 26 de fevereiro e 18 de março de 1956. O Brasil venceu o torneio e tornou-se bicampeão da competição de forma invicta.



Raul Klein foi o autor do segundo gol brasileiro na vitória sobre o Chile por 2 a 1 na estreia do Pan-Americano. O atacante anilado também particou dos jogos contra o Peru e México. Na foto, Klein caminha descalço pelas ruas da Cidade do México. Atrás dele estão Chinesinho e o roupeiro Chicão.



A seleção comandada pelo técnico Teté ainda tinha Valdir, Sérgio, Paulinho, Oreco, Figueiró, Florindo, Airton, Ênio Rodrigues, Ortunho, Duarte, Odorico, Sarará, Jerônimo, Ênio Andrade, Milton, Luizinho, Hercílio, Bodinho, Larry, Juarez, e Chinesinho.



FICHA TÉCNICA:

Nome: Raul Otávio Klein

Data de nascimento : 27 de setembro de 1932

Natural de Novo Hamburgo-RS

Data de falecimento : 10 de junho de 1998

Posição: atacante



Clubes

Novo Hamburgo – 1949

Fluminense/RJ – 1950

Floriano – 1954-1957

Portuguesa/SP – 1957-1960

Rapid de Viena (Áustria)



Crédito foto: Livro 1956 - Uma Epopéia Gaúcha no México

domingo, 13 de março de 2011

Valetech

Prefeitura e Valetec assinam convênio para implantação da Hamburgtech

Foi concretizado na tarde de sexta-feira, dia 11 de março, o convênio entre a Prefeitura de Novo Hamburgo e a Associação de Desenvolvimento Tecnológico do Vale (Valetec) para implantação do parque tecnológico Hamburgtech. A assinatura foi feita no gabinete do prefeito Tarcísio Zimmermann, com lideranças do governo do Estado, Universidade Feevale e demais entidades. Serão investidos R$ 4 milhões, sendo R$ 3,7 milhões com recursos oriundos do Ministério da Ciência e Tecnologia e mais R$ 300 mil referente a um projeto do Executivo que garante repasse para a Valetec.


“Estamos dando passos rumo à modernidade. Queremos projetar Novo Hamburgo como um polo de pesquisa e desenvolvimento tecnológico”, destacou Tarcísio. O prefeito ressaltou que a Hamburgtech ainda proporcionará uma série de benefícios referentes a outras áreas, entre elas turismo, cultura e urbanismo no bairro Hamburgo Velho. “Teremos empresas tecnológicas e criativas que estimularão o desenvolvimento nessa área”, ressaltou.

Para o secretário estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, a atual Administração Municipal teve coragem para finalmente dar continuidade a um projeto que era pensando há anos. “Tivemos um atraso na implantação de um parque tecnológico aqui em Novo Hamburgo. O prefeito Tarcísio foi determinado em levar essa questão adiante e agora temos isso consolidado. Agora continuaremos a pensar grande, já projetando expandir a Hamburgtech”, declarou.


O presidente do Conselho Superior da Valetec, Olivério Maria Ferreira, destacou a importância do parque se instalar em Novo Hamburgo. “A cidade concentrará todas as estratégias de uma região. Queremos caminhar rápido em direção ao futuro e o Município tem hoje uma gestão muito empreendedora para que possamos ter sucesso”, disse. Já o reitor da Universidade Feevale, Ramon Fernando da Cunha, enfatizou o desenvolvimento não só para Novo Hamburgo mas para toda a região. Também participaram do evento secretários municipais e demais lideranças.

Prefeito busca composição polo de pesquisa e desenvolvimento

O prefeito Tarcísio Zimmermann adiantou durante o evento que o Município, junto com a Universidade Feevale, busca a instalação de um polo aberto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em Novo Hamburgo. “Estamos visando a modernidade. São diversos investimentos que são feitos na cidade, em diversos setores, que primam por isso”, enfatizou. Esse novo projeto ainda será alvo de futuras reuniões para que seja consolidado futuramente, ampliando ainda mais as oportunidades de ensino e desenvolvimento no Município.

Secretário confirmou novo reforço financeiro

Os investimentos conquistados pela Prefeitura serão investidos na equipagem das futuras instalações da Hamburgtech. Além dos R$ 4 milhões previstos, o secretário Cléber Prodanov anunciou que terça-feira, dia 15, será assinado novo convênio onde o Estado repassará mais R$ 1,1 milhão para a Valetec também visando a composição do parque tecnológico.



Hamburgtech

A Hamburgtech será um novo polo de incentivo e criação de conhecimento de novas tecnologias e pesquisas. A ideia é de que ela seja instalada já no mês de março, em um prédio que deverá ser alugado no bairro Hamburgo Velho. Ela será um braço de auxílio, e vinculada, à Valetec, que também será a gestora do polo. Pela sua grande importância e representação, Novo Hamburgo concentrará também uma nova base tecnológica.
Novo Hamburgo pronto para a estreia na Taça Farroupilha


Elenise Martins/ECNH


A última partida oficial do Novo Hamburgo foi no dia 13 de fevereiro, quando venceu em casa a equipe do Grêmio por 2 a 0. Desde então o grupo vem trabalhando para essa estreia na Taça Farroupilha. Tendo três semanas de treinamentos, o plantel anilado realizou trabalhos de recuperação de alguns jogadores que estavam com pequenas lesões e com desgaste muscular, também foi intensificada a parte da preparação física e então o comandante anilado Julinho Camargo trabalhou a parte tática da equipe.

Na manhã deste sábado o técnico Julinho realizou o último treino antes da estreia. No primeiro momento o preparador físico Eduardo Maus fez o aquecimento com os atletas, em seguida, Julinho orientou um trabalho de bola parada. Para finalizar as atividades o tradicional rachão.

O atacante Juba falou da estreia na Taça Farroupilha: “Precisamos estrear com o pé direito, para que nessas duas partidas fora de casa tenhamos uma sequencia boa. Sabemos das diferenças da grama sintética, mas como tivemos a oportunidade de treinar lá, já sabemos o ritmo que devemos ter”, destacou.

Após o treinamento a equipe almoçou no refeitório e embarcou para Porto Alegre, onde ficará hospedada no Hotel Continental.

O Novo Hamburgo enfrenta o São José neste domingo, às 18h, no estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre.


FICHA DO JOGO

São José x Novo Hamburgo

Local: Estádio Passo D’Areia

Horário: 18h

Arbitragem: Francisco Silva Neto auxiliado por Júlio de Freitas e Tatiana de Freitas. 4º árbitro Douglas Perdomini Geraldo e o delegado Silvio Moreira Aquino.

sábado, 12 de março de 2011

Estrutura danificada sendo removida no Vale


Sábado de muito trabalho no Vale. Os funcionários da empresa AM Engenharia trabalham na remoção da estrutura metálica da arquibancada do Estádio do Vale. A cobertura foi parcialmente danificada devido as fortes rajadas de ventos que atingiram a cidade de Novo Hamburgo na tarde de quinta-feira.



Dois guindastes estão auxiliando nos trabalhos que seguem em ritmo acelerado no Vale. A expectativa da direção anilada é que a nova cobertura fique pronta até o dia 23 de março quando o Novo Hamburgo realiza a primeira partida dentro do Estádio do Vale na Taça Farroupilha.



O grande prejuízo ainda não foi calculado, mas o clube salienta não irá poupar esforços para reconstrução do estádio anilado.



Segundo a AM Engenharia, em 30 dias a nova cobertura deve está pronta. No entanto, a empresa salientou que as condições do climáticas precisam ser favoráveis para a conclusão dentro deste prazo.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Tom Zé A Volta do Trem das Onze

Universidade Aberta seleciona tutor para Novo Hamburgo

Estão abertas até o dia 18 de março as inscrições do processo seletivo para formação de cadastro de reserva de bolsistas que atuarão como tutor presencial no curso de Especialização em Mídia na Educação no polo de Novo Hamburgo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O tutor será responsável por mediar a comunicação de conteúdos entre os professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e os cursistas, além de acompanhar as atividades de ensino. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no polo da UAB, que fica na Rua Pedro Adams Filho, 4918, 2º andar (confira abaixo a lista de documentos necessários).



Os candidatos devem ter formação no curso e experiência com o uso de computador e internet. A bolsa para 20 horas de trabalho semanais é de R$ 765,00. A seleção será feita em duas etapas: análise de currículo e entrevistas. O edital completo está disponível no site cead.ufpel.edu.br. O polo da UAB é um sistema de ensino superior criado pelo Ministério da Educação e mantido em Novo Hamburgo por meio da Secretaria de Educação e Desporto (SMED). Mais informações pelo telefone 3593-2043.





Lista de documentos:

Currículo comprovado (preferencialmente modelo Lattes);

Cópia (simples) da Cédula de Identidade;

Cópia (simples) do Cadastro de Pessoa Física (CPF);

Cópia (autenticada) do Diploma ou Certificado de Conclusão do Curso Superior;

Cópia (autenticada) do Curso de Pós-Graduação;

Cópia (simples) da experiência de docência para os casos solicitados;

Comprovante de matrícula atualizado emitido pelo Programa de pós-graduação em nível de mestrado e/ou doutorado, quando exigido
Concurso da musa do Gauchão será dia 31 de março

foto: Bruno Colombo/ECNH

Aline Kunst

O concurso que vai escolher a musa do Campeonato Gaúcho de 2011, que estava marcado para acontecer no dia 16 de março foi transferido para o dia 31, em Santa Maria.

A representante do anilado será Aline Kunst, 1.86m, dona de um belo sorriso. Aline começou a participar de concursos de modelo e manequim aos 13 anos, tendo participado de concursos como Top Model, Garota Vale dos Sinos, Garota Cantun e Miss Novo Hamburgo 2006.

De acordo com a modelo estar representando o Novo Hamburgo no Musa 2011 é muito importante para mostrar a força do Vale dos Sinos: “Eu amo minha cidade e sei que o clube já nos deu muito orgulho e tem muito mais ainda a nos dar. Resolvi me inscrever para poder representar o time da minha cidade e mostrar a força do Vale tanto no futebol quando na beleza das hamburguenses”,ressaltou.





Conheça a musa do anilado

Nome completo : Aline Kunst

Time: Novo Hamburgo

Data de nascimento : 30/03/1986

Cidade: Novo Hamburgo

Altura: 1m86

Peso: 65kg

Cor dos olhos: azul

Cor do cabelo: loiro

Tamanho do manequim: 38

Tamanho do calçado: 38/39

Escolaridade: superior (cursando administração)

Vento causa etragos no esádio do Novo Hamburgo

Estádio do Vale foi atingido pelo forte vento


Com o forte vento que atingiu a cidade de Novo Hamburgo na tarde desta quinta-feira, o Estádio do Vale foi atingido.

A estrutura metálica da arquibancada da torcida anilada ficou parcialmente destruída. Com o forte vento a estrutura virou, assim destelhando grande parte da arquibancada superior.
 
Veja as fotos de Bruno Colombo
 
 


quinta-feira, 10 de março de 2011

Campanha contra dengue chega a 10% de imóveis visitados






A campanha da Prefeitura de Novo Hamburgo no combate ao mosquito Aedes aegypti teve continuidade quarta-feira, dia 9 de março. Desta vez, os bairros Rincão e Petrópolis foram atendidos pelos agentes da Prefeitura e da Universidade Feevale. Com esta ação, as atividades desenvolvidas sob coordenação da Secretaria da Saúde (SMS) completaram 10% dos imóveis da cidade visitados (tanto domicílios como prédios comerciais e terrenos). Contudo, o ciclo não para. Outros 10% de casas e demais pontos serão vistoriados a partir da próxima semana.



Nos bairros Rincão e Petrópolis, os agentes comunitários de saúde fizeram a distribuição de panfletos e demais materiais informativos. Já os vigilantes em saúde da Feevale visitaram imóveis. Nos locais, eram coletadas amostras para futuras análises. Em todos os locais as equipes eram bem recebidas pela população. “Temos notado cada vez mais isso. As pessoas estão conscientes do seu papel e mais informadas do que precisam fazer para combater o mosquito”, disse a secretária da Saúde, Clarita de Souza.



As próximas ações serão desenvolvidas nos bairros Boa Saúde e Santo Afonso, com datas e locais ainda a ser definidos. As atividades são realizadas conforme o perfil de cada bairro, atendendo à realidade das comunidades. “Com a continuidade de nossa campanha, temos em mãos um retrato cada vez mais fiel de como está a cidade contra a dengue. Precisamos estar constantemente mobilizados”, completou Clarita.

quarta-feira, 9 de março de 2011

Notícias da Feevale

Feevale faz evento para homenagear as mulheres




Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Universidade Feevale realiza nesta quinta-feira, dia 10, a atividade “Hoje a noite é delas”. Trata-se de um bate-papo sobre sensualidade feminina e dicas sobre cabelo e maquiagem. O evento, gratuito e aberto à comunidade, acontecerá às 20h, no auditório do prédio Azul, no Campus II (RS-239, 2755, Novo Hamburgo). Na ocasião, serão sorteados brindes entre as participantes.

domingo, 6 de março de 2011

Alexander Pires & Gloria Estefan - Santo

Alexandre Pires sz Revelação Delirios De amor

Alcione - Estranha Loucura

Elizeth Cardoso e Emilio Santiago '' Louco '' ( Wilson Batista / Henriqu...

Zeca Pagodinho - Ratatúia

Zeca Pagodinho Acústico MTV - Não Sou Mais Disso

Zeca Pagodinho - Maneco Telecoteco (Acústico MTV)

PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger

Ione Jaeger








FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer

Cristian Dahmer













O BOM SAMARITANO




“Um mestre da Lei se levantou e, querendo encontrar alguma prova contra Jesus, perguntou: — Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna? Jesus respondeu: — O que é que as Escrituras Sagradas dizem a respeito disso? E como é que você entende o que elas dizem? O homem respondeu: — ‘Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo.’ — A sua resposta está certa! — disse Jesus. — Faça isso e você viverá. Porém o mestre da Lei, querendo se desculpar, perguntou: — Mas quem é o meu próximo? Jesus respondeu assim: — Um homem estava descendo de Jerusalém para Jericó. No caminho alguns ladrões o assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto. Acontece que um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho. Quando viu o homem, tratou de passar pelo outro lado da estrada. Também um levita passou por ali. Olhou e também foi embora pelo outro lado da estrada. Mas um samaritano que estava viajando por aquele caminho chegou até ali. Quando viu o homem, ficou com muita pena dele. Então chegou perto dele, limpou os seus ferimentos com azeite e vinho e em seguida os enfaixou. Depois disso, o samaritano colocou-o no seu próprio animal e o levou para uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, entregou duas moedas de prata ao dono da pensão, dizendo: — Tome conta dele. Quando eu passar por aqui na volta, pagarei o que você gastar a mais com ele. Então Jesus perguntou ao mestre da Lei: — Na sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado? — Aquele que o socorreu! — respondeu o mestre da Lei. E Jesus disse: — Pois vá e faça a mesma coisa.

(Lucas10. 25-37, Bíblia Sagrada, Nova Tradução na Linguagem de Hoje).



Fica difícil compreender a magnitude dos ensinamentos de Cristo sem conhecer o contexto original da época. A história do bom samaritano é muito conhecida, até mesmo entre os não cristãos. Mas o que temos que entender, primeiramente, é a natureza desses personagens à época desta parábola. Notem que os dois primeiros a passarem pelo homem assaltado foi um sacerdote e um levita. Estes eram judeus importantes entre o povo judeu, eram as autoridades espirituais da época. O último a passar foi um samaritano comum. Os samaritanos e os judeus não se gostavam. Eles não tinham relacionamento, e os judeus achavam os samaritanos indignos do amor de Deus. Jesus não disse se o homem assaltado era judeu, mas, pela mensagem que quis passar, muito provavelmente dera a entender que sim. O Senhor quis mostrar aos religiosos da época quão enganados eles estavam em relação ao “amar Deus” e “amar o próximo”. Os dois religiosos, que deveriam ter ajudado o homem, que tinham a autoridade espiritual para praticarem o que a Palavra de Deus diz, simplesmente passaram longe. Já o samaritano, aquele que era desprezado e marginalizado pelo povo judeu, aquele que era indigno do favor divino, este sim fez o que se esperava de um crente.

Agora, tenho uma história bastante parecida com essa: Um garoto de rua, de uns 13 anos, parou no sinal de uma rua da cidade para pedir dinheiro. Chegou então no carro de um cristão da igreja “A”, que estava com o vidro do carro aberto, e pediu uns trocados para comprar comida. O cristão, apesar de ter R$ 100,00 na carteira, disse que não tinha nada. Depois, o menino se dirigiu ao carro de trás, onde estava uma família cristã da igreja “B”. Quando o motorista viu que o rapaz iria até seu carro, tratou de fechar o vidro. O jovem parou em frente ao vidro, pediu dinheiro, mas o motorista, cristão, nem sequer olhou para ele. Continuou conversando com sua família como se o garoto nem estivesse ali presente. Então, o rapaz foi para o próximo carro, e neste estava um homem com um cigarro na mão. Tinha acabado de vir de uma “noitada” de festa. Havia se prostituído e usado cocaína, embora já estivesse lúcido. O menino chegou perto dele e pediu umas moedas para comprar um lanche, pois estava faminto. O homem jogou o cigarro fora, encostou o carro mais a frente, chamou o garoto e o levou a uma lanchonete próxima dizendo: “Venha comigo, também estou com fome, vamos tomar um lanche!”

Esta história não é para fazer apologia ao pecado, nem para dizer que todos os cristãos são hipócritas. Todavia, o fato é que se têm visto cristãos como os antigos judeus. Aqueles que foram escolhidos para guardar a lei e os mandamentos de Deus, e mostrar o Seu amor ao mundo, simplesmente ignoram estes fatos. Enquanto isso, pessoas com condutas questionáveis praticam o amor que Cristo ensinou de forma mais sincera que aqueles que deveriam dar o exemplo. Confesso que às vezes me sinto envergonhado por mim mesmo. O Senhor Jesus afirmou aos líderes judeus da época, em Mateus 21. 31: “[...] Eu afirmo a vocês que isto é verdade: os cobradores de impostos e as prostitutas estão entrando no Reino de Deus antes de vocês.” Você já se imaginou ouvindo estas palavras da boca de Deus? Pois é isso que Ele nos diz quando agimos como na história acima. Não estou falando de segurança pessoal, de preservar nossas vidas contra um possível assalto. Falo de um morador de rua que estava com fome e pedia dinheiro para comprar comida. Um jovem que, se quisesse assaltar alguém, não estaria num sinal. Além disso, ainda que fosse um assaltante com uma arma, de que adiantaria estar com o vidro fechado? O que estamos ensinando a estas pessoas? Que tipo de cristianismo estamos praticando? Ademais, não é apenas dinheiro que essas pessoas precisam; é olhar no olho, é conversar com elas, é mostrar-lhes que existem pessoas que as amam, independente de sua condição, assim como Cristo as ama. Este sim é o grande mandamento. Além disso, será que Deus não é poderoso o suficiente para nos proteger, quando cumprimos Seus ensinamentos?

Se você tem dúvidas, comentários, ou quer se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com .

Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação! CRISTIAN DAHMER 06/03/2011

sexta-feira, 4 de março de 2011

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini]

Nelson Tangerini












EXPIROU NESTOR TANGERINI




Compositor, Teatrólogo, Poeta, Humorista,

Jornalista e Professor de português –

Sucumbiu aos 71 anos de idade.



Texto de Aldo Cabral

Aldo Cabral


Chamava-se Nestor Tambourindeguy Tangerini, mas usava apenas o nome autoral de Nestor Tangerini, e faleceu a 30 de janeiro último, numa enfermaria do Hospital dos Servidores do Estado da Guanabara, vencido que fora, afinal, por uma bronquite atroz

Tangerini (como era conhecido na intimidade) e que nasceu em Piracicaba, no Estado de São Paulo, em 23 de julho de 1895, iniciou o curso primário em Manaus (Amazonas) e terminou-o em Belém, no Estado do Pará.

Aqui, no Rio de Janeiro, freqüentou o Mosteiro de São Bento e tirou os preparativos no Colégio Pedro II, parceladamente; mais tarde, cursou Farmácia e Direito.

Além de compositor (vinculado à U.B.C.), Tangerini era, também, bom teatrólogo (revistógrafo), ótimo poeta, humorista notável, jornalista de pouca militância e respeitável professor de português, tendo sido muito forte em sintaxe.

Como teatrólogo, deixou vários trabalhos que foram apresentados nos nossos teatros de revista, ocorrendo-nos, nesta oportunidade, enumerar as seguintes peças de sua co-autoria: “Tudo pelo Brasil” (com Luiz Leitão); “Cadeia da Sorte”, “Na boca da Hora” e “Lição Doméstica” (estas com Aldo Cabral) e muitas outras, que o tornaram conhecido (também combatido) no meio teatral, pois era uma espécie de espantalho aos “J. Maia” e outras “nulidades” que ainda infestam os nossos palcos. (Mas isto é assunto para a “SBAT”).

É de Nestor Tangerini o mais rápido “Sketch” que se conheceu, e que figurou em sua revista “Estupenda!”, levada a cena no Teatro Carlos Gomes desta cidade, em 1937, explorada, então, pela Cia. Jardel Jércolis. A cena passa-se na sala de operações de um hospital, onde se vê o paciente sobre a mesa, ainda sob à ação da anestesia, com uma das pernas amputadas à altura do joelho. Ao lado do paciente, o médico que acabara de fazer-lhe a amputação da perna, e, à cabeça do paciente vêem-se o médico-auxiliar e a enfermeira. Após um instante, o médico-auxiliar diz, baixo, à enfermeira: “Acho que o doutor enlouqueceu”. E o médico, virando-se rápido, para ambos, grita-lhes, irritado: “Loucos estão vocês! Por que não me disseram que o caso era de apendicite?” (Pano)

Poeta como poucos, Tangerini versejava em qualquer gênero, sempre espontâneo e correto. Eis alguns de suas quadras, muito bem feitas:



Lírico:



A vida já quis perde-la,

e hoje aquero prolongar;

encontrei a minha estrela

na noite do teu olhar.



Malicioso:



O esposo se aborreceu

com sua linda senhora

que num maiô se meteu

- ficando toda de fora.



E irônico:



O meu lar é muito meu,

embora igual a qualquer;

quem manda nele sou eu

- depois de minha mulher.



No terreno do humorismo, sentíamo-lhe o pulso firme em “flashes” como este:



- Quer casar comigo, senhorita? Eu já estou ganhando o salário mínimo.

- Ora, isso não dá nem para os meus lenços.

- Não faz mal: eu espero para quando você ficar boa da gripe.



Fortíssimo como professor de português, observamo-lo, por várias vezes, a corrigir, elegantemente, os seus amigos quando estes incorriam em erros crassos através de frases comuns no diálogo do quotidiano. Assim, ouvíamo-lo, de quando em quando, explicar, paciente e amigavelmente: Não se diz “água de flor de laranja”, e sim “de flor de laranjeira”, pois a planta é que dá a flor e não o fruto. Também não se deve dizer: “Tenho ódio dele”, mas, sim, “Tenho-lhe ódio”. Quem tem ódio, tem-no a alguém e não de alguém. É errado dizer-se “o doente está muito grave”; correto é dizer-se “o doente está muito mal”. E complementava: as doenças é que podem ser graves, não os doentes. Mais um erro comum: “Aquele bandido tem morto muita gente”. O certo é substituir-se “morto” por matado. “Morto” e “morrido” são particípios do verbo morrer. O particípio passado de “matar” é “matado”. Dizer que o bandido “tem morto muita gente” equivale a dizer que ele tem “morrido muita gente”.

E como compositor, embora letrista talentoso, compôs, apenas, meia dúzia de obras, pouco divulgadas, como por exemplo “Manon” (Valsa de parceria com Alice Alves, esposa de Ronaldo Lupo, que a gravou) e “Dona Felicidade” (Valsa de parceria com Benedito Lacerda), um primoroso poema constituído de seis quadras, que publicamos ao lado.

Nestor Tangerini, que foi sepultado em jazigo da família no Cemitério São João Batista, deixa viúva (Dona Dinah) e três filhos (Nirton, Nirson e Nelson) e um grupo de amigos que pranteiam o seu passamento mas continuam cultivando o que de bom aprenderam com ele.



Dona Felicidade



Valsa – de Benedito Lacerda e Nestor Tangerini



No País da Fantasia,

que habitei na mocidade,

eu também quis, certo dia,

ver Dona Felicidade.

Enveredei pela Estrada

da Esperança, e em meio, então,

mais linda do que a Alvorada,

encontrei Dona Ilusão.



Perguntei-lhe logo, a ela,

se onde morava sabia

- a criatura mais bela

do País da Fantasia.

E a Ilusão, gesto risonho,

mostrou-lhe, numa colina

da Cordilheira do Sonho,

uma casa pequenina.



Prossegui na caminhada,

e, cansado, mas ufano,

bato à casinha indicada,

onde um velho, o desengano,

me atendeu com gravidade

à informação que pedi:

- A Dona Felicidade

Já não mora mais aqui.





_______________________________________________________________

Embora não tenha assinado seu nome no artigo, este texto foi escrito pelo compositor, jornalista, poeta e teatrólogo Aldo Cabral para o Revista da U.B.C. (União Brasileira de Compositores), os. 13 e 14, Ano XXIV, No. 82.

_______________________________________________________________

O presente texto continha alguns erros de data e informação e foi corrigido por Nelson Marzullo Tangerini, filho mais novo de Nestor Tambourindeguy Tangerini.



nmtangerini@yahoo.com.br, nmtangerini@gmail.com



http://nelsonmarzullotangerini.blogspot.com/

e

http://narzullo-tangerini.blogspot.com/





OBS.:

Nestor Tangerini era fumante e foi mais uma vítima do cigarro: um câncer de pulmão matou-o no dia 30 de janeiro de 1966.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Coordenadoria da Mulher

Servidores públicos foram capacitados para atividades da 3ª Semana da Mulher




Faltando poucos dias para o início da 3ª Semana da Mulher de Novo Hamburgo, a Prefeitura, por meio da Coordenaria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher) realizou na quinta-feira, 3 de março, uma capacitação para servidores públicos e promotoras legais populares. Os participantes assistiram ao filme “Bonezinho Vermelho”, e debateram o tema central do filme que será abordado junto aos jovens durante a programação da 3ª Semana da Mulher: Maternidade na Adolescência.



A coordenadora da CMulher, Fátima Fraga, explicou que a programação abrange diversas escolas e quer que os capacitados realmente conversem com os jovens. “Esta capacitação que eles receberam serve para que possam conversar bastante com os jovens sobre este tema tão presente nas escolas”, explicou Fátima.

A capacitação ocorreu no auditório da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), que fica no 4º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry.

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini


E VALIDARAM O GOL DE VALIDO...




Nelson Tangerini



Volta e meia encontro-me, na Rua Maranhão, no Méier, com o Sr. Roberto Vantuil, um ex-funcionário - e hoje sócio - do Vasco da Gama, que me conta, entre saudoso e magoado, a triste história do primeiro tricampeonato do Flamengo, em 29 de outubro de 1944, quando o jogador argentino Valido subiu apoiando-se nas costas do jogador Argemiro e, aos 41 minutos do segundo tempo, fez, de cabeça, o gol único da partida e do rubro-negro.

O juiz Guilherme Gomes [já falecido] alegou, na época, nada haver de anormal no lance, mas a torcida vascaína até hoje questiona aquele campeonato.

Morador da Rua Leopoldina, em Piedade, subúrbio do Rio, o Sr. Guilherme puxava de uma perna. Segundo moradores antigos da referida via, que o conheceram, teria levado um tiro de um torcedor exaltado do Vasco. Conta-se, ainda, que era torcedor do Flamengo.

Meu avô português, José Pinto da Costa, botafoguense, e não vascaíno, que viu o nascimento e crescimento do esporte bretão no Brasil, contava-nos, em casa, este curioso episódio, entre tantos outros do futebol brasileiro.

Sempre demos muita importância a seus relatos, ainda que parecessem coisas do passado, e, com ele, aprendemos a amar o Glorioso Botafogo, o clube que uniu nossa família e revelou jogadores de renome internacional como Nilton Santos, Didi, Amarildo, Zagallo, Garrincha, Quarentinha, Jairzinho, entre tantos outros que honraram a camisa da Seleção Brasileira e do clube da Rua General Severiano.

O que seria da Taça Jules Rimet se não fossem as estrelas do Botafogo? O fato de o alvinegro ter sido responsável pelo tricampeonato brasileiro, ainda incomoda certos comentaristas e cronistas de futebol, até hoje.



Achei muito interessante a história contada por José e pelo Sr. Roberto, a respeito do Vasco da Gama, justamente num momento em que a imprensa, abertamente flamenguista, torce por novo tri, exagera nos elogios e na bajulação, e fala até a exaustão dos inúmeros tris conquistados pelo clube da Gávea.

Vejamos, pois, o que encontramos, a respeito do clássico no site http://classicoeclassico.sites.uol.com.br/rj/flaxvas_historias.htm :



“Na escaldante tarde de 29 de outubro, o pequeno Estádio da Gávea, lotado por mais de vinte mil torcedores, fervilhava.

Sem Leônidas, que fora para São Paulo, Domingos da Guia, para o Corinthians, e Perácio, que fora para a guerra na Itália, o Flamengo não era mais o time forte e seguro de si do início do campeonato.

Para piorar, o ponta-direita Jaci se machucara e o técnico Flávio Costa teve de recorrer ao argentino Valido, que, aos 42 anos, já se aposentara.

Enquanto isso, o Vasco, treinado por Ondino Vieira, começava a montar o que se transformaria no famoso Expresso da Vitória: o trio Lelé, Isaías e Jair, que enchia a torcida de alegria.

Ademir Menezes metia gols em todos os jogos e Djalma surgia como o primeiro curinga do futebol brasileiro.

Os dois clubes chegaram à final empatados. O jogo começa com o Vasco mostrando suas garras com dois ataques perigosos de Ademir e Isaías. Mas o Flamengo estava mordendo, liderado por Zizinho.

O jogo seguia para o empate, quando, faltando 4 minutos para o final, o ponta-esquerda Vevé, ao tentar um lançamento para Valido, foi derrubado por Djalma. Vevé mesmo cobrou a falta. A defesa rebateu e a bola voltou para ele que serviu Valido. O argentino subiu em direção ao cruzamento apoiando-se nas costas do zagueiro Argemiro e desferiu uma cabeçada fulminante. Gol. Gol que garantiria o primeiro tricampeonato da história do rubro-negro”.



O Vasco da Gama jogou com Barqueta, Rubens, Rafanelli, Berachocheia, Alfredo, Argemiro, Djalma, Lelé, Isaias, Ademir e Chico, enquanto o time do Flamengo era formado por Jurandir, Quirino, Newton, Valido, Jaime, Bria, Pirilo, Zizinho, Tião, Biguá e Vevé.



José nos contava, também, que, quando as finais eram jogadas nas Laranjeiras ou na Gávea, a tendência era o juiz favorecer o dono da casa. Daí a construção de um estádio neutro, o Maracanã, inaugurado em 1950, no terreno do antigo Derby Club, para acabar com os favorecimentos. Isto talvez explique por que Vasco da Gama e Botafogo têm menos títulos que Flamengo e Fluminense.



Em outra crônica, falarei do gol anulado de Dodô na decisão Flamengo 2 x 2 Botafogo de 2007. Além de ver seu gol legal anulado pelo árbitro Djalma Beltrami, que depois confessou estar triste por ter errado e prejudicado o Glorioso, o jogador do Botafogo, um dos batedores de pênaltis do clube, foi expulso por não ter ouvido apito do juiz num momento em que não estava impedido.

Momentos como estes, a imprensa do Rio, abertamente flamenguista, não faz questão de comentar.



Nelson Tangerini, 55 anos, é jornalista, escritor, compositor, poeta, fotógrafo e professor de Língua Portuguesa e Literatura. É membro do Clube dos Escritores Piracicaba [ clube.escritores@uol.com.br ], onde ocupa a Cadeira 073 – Nestor Tangerini, da ABI, Associação Brasileira de Imprensa, e da ALB, Academia de Letras do Brasil.





nmtangerini@hotmail.com , nmtangerini@yahoo.com.br