domingo, 6 de março de 2011

FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer

Cristian Dahmer













O BOM SAMARITANO




“Um mestre da Lei se levantou e, querendo encontrar alguma prova contra Jesus, perguntou: — Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna? Jesus respondeu: — O que é que as Escrituras Sagradas dizem a respeito disso? E como é que você entende o que elas dizem? O homem respondeu: — ‘Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo.’ — A sua resposta está certa! — disse Jesus. — Faça isso e você viverá. Porém o mestre da Lei, querendo se desculpar, perguntou: — Mas quem é o meu próximo? Jesus respondeu assim: — Um homem estava descendo de Jerusalém para Jericó. No caminho alguns ladrões o assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto. Acontece que um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho. Quando viu o homem, tratou de passar pelo outro lado da estrada. Também um levita passou por ali. Olhou e também foi embora pelo outro lado da estrada. Mas um samaritano que estava viajando por aquele caminho chegou até ali. Quando viu o homem, ficou com muita pena dele. Então chegou perto dele, limpou os seus ferimentos com azeite e vinho e em seguida os enfaixou. Depois disso, o samaritano colocou-o no seu próprio animal e o levou para uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, entregou duas moedas de prata ao dono da pensão, dizendo: — Tome conta dele. Quando eu passar por aqui na volta, pagarei o que você gastar a mais com ele. Então Jesus perguntou ao mestre da Lei: — Na sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado? — Aquele que o socorreu! — respondeu o mestre da Lei. E Jesus disse: — Pois vá e faça a mesma coisa.

(Lucas10. 25-37, Bíblia Sagrada, Nova Tradução na Linguagem de Hoje).



Fica difícil compreender a magnitude dos ensinamentos de Cristo sem conhecer o contexto original da época. A história do bom samaritano é muito conhecida, até mesmo entre os não cristãos. Mas o que temos que entender, primeiramente, é a natureza desses personagens à época desta parábola. Notem que os dois primeiros a passarem pelo homem assaltado foi um sacerdote e um levita. Estes eram judeus importantes entre o povo judeu, eram as autoridades espirituais da época. O último a passar foi um samaritano comum. Os samaritanos e os judeus não se gostavam. Eles não tinham relacionamento, e os judeus achavam os samaritanos indignos do amor de Deus. Jesus não disse se o homem assaltado era judeu, mas, pela mensagem que quis passar, muito provavelmente dera a entender que sim. O Senhor quis mostrar aos religiosos da época quão enganados eles estavam em relação ao “amar Deus” e “amar o próximo”. Os dois religiosos, que deveriam ter ajudado o homem, que tinham a autoridade espiritual para praticarem o que a Palavra de Deus diz, simplesmente passaram longe. Já o samaritano, aquele que era desprezado e marginalizado pelo povo judeu, aquele que era indigno do favor divino, este sim fez o que se esperava de um crente.

Agora, tenho uma história bastante parecida com essa: Um garoto de rua, de uns 13 anos, parou no sinal de uma rua da cidade para pedir dinheiro. Chegou então no carro de um cristão da igreja “A”, que estava com o vidro do carro aberto, e pediu uns trocados para comprar comida. O cristão, apesar de ter R$ 100,00 na carteira, disse que não tinha nada. Depois, o menino se dirigiu ao carro de trás, onde estava uma família cristã da igreja “B”. Quando o motorista viu que o rapaz iria até seu carro, tratou de fechar o vidro. O jovem parou em frente ao vidro, pediu dinheiro, mas o motorista, cristão, nem sequer olhou para ele. Continuou conversando com sua família como se o garoto nem estivesse ali presente. Então, o rapaz foi para o próximo carro, e neste estava um homem com um cigarro na mão. Tinha acabado de vir de uma “noitada” de festa. Havia se prostituído e usado cocaína, embora já estivesse lúcido. O menino chegou perto dele e pediu umas moedas para comprar um lanche, pois estava faminto. O homem jogou o cigarro fora, encostou o carro mais a frente, chamou o garoto e o levou a uma lanchonete próxima dizendo: “Venha comigo, também estou com fome, vamos tomar um lanche!”

Esta história não é para fazer apologia ao pecado, nem para dizer que todos os cristãos são hipócritas. Todavia, o fato é que se têm visto cristãos como os antigos judeus. Aqueles que foram escolhidos para guardar a lei e os mandamentos de Deus, e mostrar o Seu amor ao mundo, simplesmente ignoram estes fatos. Enquanto isso, pessoas com condutas questionáveis praticam o amor que Cristo ensinou de forma mais sincera que aqueles que deveriam dar o exemplo. Confesso que às vezes me sinto envergonhado por mim mesmo. O Senhor Jesus afirmou aos líderes judeus da época, em Mateus 21. 31: “[...] Eu afirmo a vocês que isto é verdade: os cobradores de impostos e as prostitutas estão entrando no Reino de Deus antes de vocês.” Você já se imaginou ouvindo estas palavras da boca de Deus? Pois é isso que Ele nos diz quando agimos como na história acima. Não estou falando de segurança pessoal, de preservar nossas vidas contra um possível assalto. Falo de um morador de rua que estava com fome e pedia dinheiro para comprar comida. Um jovem que, se quisesse assaltar alguém, não estaria num sinal. Além disso, ainda que fosse um assaltante com uma arma, de que adiantaria estar com o vidro fechado? O que estamos ensinando a estas pessoas? Que tipo de cristianismo estamos praticando? Ademais, não é apenas dinheiro que essas pessoas precisam; é olhar no olho, é conversar com elas, é mostrar-lhes que existem pessoas que as amam, independente de sua condição, assim como Cristo as ama. Este sim é o grande mandamento. Além disso, será que Deus não é poderoso o suficiente para nos proteger, quando cumprimos Seus ensinamentos?

Se você tem dúvidas, comentários, ou quer se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com .

Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação! CRISTIAN DAHMER 06/03/2011

sexta-feira, 4 de março de 2011

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini]

Nelson Tangerini












EXPIROU NESTOR TANGERINI




Compositor, Teatrólogo, Poeta, Humorista,

Jornalista e Professor de português –

Sucumbiu aos 71 anos de idade.



Texto de Aldo Cabral

Aldo Cabral


Chamava-se Nestor Tambourindeguy Tangerini, mas usava apenas o nome autoral de Nestor Tangerini, e faleceu a 30 de janeiro último, numa enfermaria do Hospital dos Servidores do Estado da Guanabara, vencido que fora, afinal, por uma bronquite atroz

Tangerini (como era conhecido na intimidade) e que nasceu em Piracicaba, no Estado de São Paulo, em 23 de julho de 1895, iniciou o curso primário em Manaus (Amazonas) e terminou-o em Belém, no Estado do Pará.

Aqui, no Rio de Janeiro, freqüentou o Mosteiro de São Bento e tirou os preparativos no Colégio Pedro II, parceladamente; mais tarde, cursou Farmácia e Direito.

Além de compositor (vinculado à U.B.C.), Tangerini era, também, bom teatrólogo (revistógrafo), ótimo poeta, humorista notável, jornalista de pouca militância e respeitável professor de português, tendo sido muito forte em sintaxe.

Como teatrólogo, deixou vários trabalhos que foram apresentados nos nossos teatros de revista, ocorrendo-nos, nesta oportunidade, enumerar as seguintes peças de sua co-autoria: “Tudo pelo Brasil” (com Luiz Leitão); “Cadeia da Sorte”, “Na boca da Hora” e “Lição Doméstica” (estas com Aldo Cabral) e muitas outras, que o tornaram conhecido (também combatido) no meio teatral, pois era uma espécie de espantalho aos “J. Maia” e outras “nulidades” que ainda infestam os nossos palcos. (Mas isto é assunto para a “SBAT”).

É de Nestor Tangerini o mais rápido “Sketch” que se conheceu, e que figurou em sua revista “Estupenda!”, levada a cena no Teatro Carlos Gomes desta cidade, em 1937, explorada, então, pela Cia. Jardel Jércolis. A cena passa-se na sala de operações de um hospital, onde se vê o paciente sobre a mesa, ainda sob à ação da anestesia, com uma das pernas amputadas à altura do joelho. Ao lado do paciente, o médico que acabara de fazer-lhe a amputação da perna, e, à cabeça do paciente vêem-se o médico-auxiliar e a enfermeira. Após um instante, o médico-auxiliar diz, baixo, à enfermeira: “Acho que o doutor enlouqueceu”. E o médico, virando-se rápido, para ambos, grita-lhes, irritado: “Loucos estão vocês! Por que não me disseram que o caso era de apendicite?” (Pano)

Poeta como poucos, Tangerini versejava em qualquer gênero, sempre espontâneo e correto. Eis alguns de suas quadras, muito bem feitas:



Lírico:



A vida já quis perde-la,

e hoje aquero prolongar;

encontrei a minha estrela

na noite do teu olhar.



Malicioso:



O esposo se aborreceu

com sua linda senhora

que num maiô se meteu

- ficando toda de fora.



E irônico:



O meu lar é muito meu,

embora igual a qualquer;

quem manda nele sou eu

- depois de minha mulher.



No terreno do humorismo, sentíamo-lhe o pulso firme em “flashes” como este:



- Quer casar comigo, senhorita? Eu já estou ganhando o salário mínimo.

- Ora, isso não dá nem para os meus lenços.

- Não faz mal: eu espero para quando você ficar boa da gripe.



Fortíssimo como professor de português, observamo-lo, por várias vezes, a corrigir, elegantemente, os seus amigos quando estes incorriam em erros crassos através de frases comuns no diálogo do quotidiano. Assim, ouvíamo-lo, de quando em quando, explicar, paciente e amigavelmente: Não se diz “água de flor de laranja”, e sim “de flor de laranjeira”, pois a planta é que dá a flor e não o fruto. Também não se deve dizer: “Tenho ódio dele”, mas, sim, “Tenho-lhe ódio”. Quem tem ódio, tem-no a alguém e não de alguém. É errado dizer-se “o doente está muito grave”; correto é dizer-se “o doente está muito mal”. E complementava: as doenças é que podem ser graves, não os doentes. Mais um erro comum: “Aquele bandido tem morto muita gente”. O certo é substituir-se “morto” por matado. “Morto” e “morrido” são particípios do verbo morrer. O particípio passado de “matar” é “matado”. Dizer que o bandido “tem morto muita gente” equivale a dizer que ele tem “morrido muita gente”.

E como compositor, embora letrista talentoso, compôs, apenas, meia dúzia de obras, pouco divulgadas, como por exemplo “Manon” (Valsa de parceria com Alice Alves, esposa de Ronaldo Lupo, que a gravou) e “Dona Felicidade” (Valsa de parceria com Benedito Lacerda), um primoroso poema constituído de seis quadras, que publicamos ao lado.

Nestor Tangerini, que foi sepultado em jazigo da família no Cemitério São João Batista, deixa viúva (Dona Dinah) e três filhos (Nirton, Nirson e Nelson) e um grupo de amigos que pranteiam o seu passamento mas continuam cultivando o que de bom aprenderam com ele.



Dona Felicidade



Valsa – de Benedito Lacerda e Nestor Tangerini



No País da Fantasia,

que habitei na mocidade,

eu também quis, certo dia,

ver Dona Felicidade.

Enveredei pela Estrada

da Esperança, e em meio, então,

mais linda do que a Alvorada,

encontrei Dona Ilusão.



Perguntei-lhe logo, a ela,

se onde morava sabia

- a criatura mais bela

do País da Fantasia.

E a Ilusão, gesto risonho,

mostrou-lhe, numa colina

da Cordilheira do Sonho,

uma casa pequenina.



Prossegui na caminhada,

e, cansado, mas ufano,

bato à casinha indicada,

onde um velho, o desengano,

me atendeu com gravidade

à informação que pedi:

- A Dona Felicidade

Já não mora mais aqui.





_______________________________________________________________

Embora não tenha assinado seu nome no artigo, este texto foi escrito pelo compositor, jornalista, poeta e teatrólogo Aldo Cabral para o Revista da U.B.C. (União Brasileira de Compositores), os. 13 e 14, Ano XXIV, No. 82.

_______________________________________________________________

O presente texto continha alguns erros de data e informação e foi corrigido por Nelson Marzullo Tangerini, filho mais novo de Nestor Tambourindeguy Tangerini.



nmtangerini@yahoo.com.br, nmtangerini@gmail.com



http://nelsonmarzullotangerini.blogspot.com/

e

http://narzullo-tangerini.blogspot.com/





OBS.:

Nestor Tangerini era fumante e foi mais uma vítima do cigarro: um câncer de pulmão matou-o no dia 30 de janeiro de 1966.

quinta-feira, 3 de março de 2011

Coordenadoria da Mulher

Servidores públicos foram capacitados para atividades da 3ª Semana da Mulher




Faltando poucos dias para o início da 3ª Semana da Mulher de Novo Hamburgo, a Prefeitura, por meio da Coordenaria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher) realizou na quinta-feira, 3 de março, uma capacitação para servidores públicos e promotoras legais populares. Os participantes assistiram ao filme “Bonezinho Vermelho”, e debateram o tema central do filme que será abordado junto aos jovens durante a programação da 3ª Semana da Mulher: Maternidade na Adolescência.



A coordenadora da CMulher, Fátima Fraga, explicou que a programação abrange diversas escolas e quer que os capacitados realmente conversem com os jovens. “Esta capacitação que eles receberam serve para que possam conversar bastante com os jovens sobre este tema tão presente nas escolas”, explicou Fátima.

A capacitação ocorreu no auditório da Secretaria de Educação e Desporto (SMED), que fica no 4º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry.

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini


E VALIDARAM O GOL DE VALIDO...




Nelson Tangerini



Volta e meia encontro-me, na Rua Maranhão, no Méier, com o Sr. Roberto Vantuil, um ex-funcionário - e hoje sócio - do Vasco da Gama, que me conta, entre saudoso e magoado, a triste história do primeiro tricampeonato do Flamengo, em 29 de outubro de 1944, quando o jogador argentino Valido subiu apoiando-se nas costas do jogador Argemiro e, aos 41 minutos do segundo tempo, fez, de cabeça, o gol único da partida e do rubro-negro.

O juiz Guilherme Gomes [já falecido] alegou, na época, nada haver de anormal no lance, mas a torcida vascaína até hoje questiona aquele campeonato.

Morador da Rua Leopoldina, em Piedade, subúrbio do Rio, o Sr. Guilherme puxava de uma perna. Segundo moradores antigos da referida via, que o conheceram, teria levado um tiro de um torcedor exaltado do Vasco. Conta-se, ainda, que era torcedor do Flamengo.

Meu avô português, José Pinto da Costa, botafoguense, e não vascaíno, que viu o nascimento e crescimento do esporte bretão no Brasil, contava-nos, em casa, este curioso episódio, entre tantos outros do futebol brasileiro.

Sempre demos muita importância a seus relatos, ainda que parecessem coisas do passado, e, com ele, aprendemos a amar o Glorioso Botafogo, o clube que uniu nossa família e revelou jogadores de renome internacional como Nilton Santos, Didi, Amarildo, Zagallo, Garrincha, Quarentinha, Jairzinho, entre tantos outros que honraram a camisa da Seleção Brasileira e do clube da Rua General Severiano.

O que seria da Taça Jules Rimet se não fossem as estrelas do Botafogo? O fato de o alvinegro ter sido responsável pelo tricampeonato brasileiro, ainda incomoda certos comentaristas e cronistas de futebol, até hoje.



Achei muito interessante a história contada por José e pelo Sr. Roberto, a respeito do Vasco da Gama, justamente num momento em que a imprensa, abertamente flamenguista, torce por novo tri, exagera nos elogios e na bajulação, e fala até a exaustão dos inúmeros tris conquistados pelo clube da Gávea.

Vejamos, pois, o que encontramos, a respeito do clássico no site http://classicoeclassico.sites.uol.com.br/rj/flaxvas_historias.htm :



“Na escaldante tarde de 29 de outubro, o pequeno Estádio da Gávea, lotado por mais de vinte mil torcedores, fervilhava.

Sem Leônidas, que fora para São Paulo, Domingos da Guia, para o Corinthians, e Perácio, que fora para a guerra na Itália, o Flamengo não era mais o time forte e seguro de si do início do campeonato.

Para piorar, o ponta-direita Jaci se machucara e o técnico Flávio Costa teve de recorrer ao argentino Valido, que, aos 42 anos, já se aposentara.

Enquanto isso, o Vasco, treinado por Ondino Vieira, começava a montar o que se transformaria no famoso Expresso da Vitória: o trio Lelé, Isaías e Jair, que enchia a torcida de alegria.

Ademir Menezes metia gols em todos os jogos e Djalma surgia como o primeiro curinga do futebol brasileiro.

Os dois clubes chegaram à final empatados. O jogo começa com o Vasco mostrando suas garras com dois ataques perigosos de Ademir e Isaías. Mas o Flamengo estava mordendo, liderado por Zizinho.

O jogo seguia para o empate, quando, faltando 4 minutos para o final, o ponta-esquerda Vevé, ao tentar um lançamento para Valido, foi derrubado por Djalma. Vevé mesmo cobrou a falta. A defesa rebateu e a bola voltou para ele que serviu Valido. O argentino subiu em direção ao cruzamento apoiando-se nas costas do zagueiro Argemiro e desferiu uma cabeçada fulminante. Gol. Gol que garantiria o primeiro tricampeonato da história do rubro-negro”.



O Vasco da Gama jogou com Barqueta, Rubens, Rafanelli, Berachocheia, Alfredo, Argemiro, Djalma, Lelé, Isaias, Ademir e Chico, enquanto o time do Flamengo era formado por Jurandir, Quirino, Newton, Valido, Jaime, Bria, Pirilo, Zizinho, Tião, Biguá e Vevé.



José nos contava, também, que, quando as finais eram jogadas nas Laranjeiras ou na Gávea, a tendência era o juiz favorecer o dono da casa. Daí a construção de um estádio neutro, o Maracanã, inaugurado em 1950, no terreno do antigo Derby Club, para acabar com os favorecimentos. Isto talvez explique por que Vasco da Gama e Botafogo têm menos títulos que Flamengo e Fluminense.



Em outra crônica, falarei do gol anulado de Dodô na decisão Flamengo 2 x 2 Botafogo de 2007. Além de ver seu gol legal anulado pelo árbitro Djalma Beltrami, que depois confessou estar triste por ter errado e prejudicado o Glorioso, o jogador do Botafogo, um dos batedores de pênaltis do clube, foi expulso por não ter ouvido apito do juiz num momento em que não estava impedido.

Momentos como estes, a imprensa do Rio, abertamente flamenguista, não faz questão de comentar.



Nelson Tangerini, 55 anos, é jornalista, escritor, compositor, poeta, fotógrafo e professor de Língua Portuguesa e Literatura. É membro do Clube dos Escritores Piracicaba [ clube.escritores@uol.com.br ], onde ocupa a Cadeira 073 – Nestor Tangerini, da ABI, Associação Brasileira de Imprensa, e da ALB, Academia de Letras do Brasil.





nmtangerini@hotmail.com , nmtangerini@yahoo.com.br

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Coordenadoria da Mulher

Prefeitura confirma show de Cristina Sorrentino no aniversário da cidade


Foto: Rodrigo Machado
Produtor, Karlo Kulpa, soprano Cristina Sorrentino, coordenadora da CMULHER Fátima Fraga e maestro da OSNH, Marcos Groff


A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CMulher) confirmou na terça-feira, 22 de fevereiro, o show da soprano Cristina Sorrentino na festa de aniversário do Município. O espetáculo terá a participação da Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo (OSNH) e será realizada no dia 5 de abril, na Praça do Imigrante, com entrada gratuita.

A coordenadora da CMulher, Fátima Fraga, afirma que a apresentação é uma forma de homenagear as mulheres do Município. “Como a atividade é gratuita, o público feminino que não possui acesso à música erudita poderá conferir esse tipo de manifestação cultural”, destacou Fátima.



Sobre Cristina Sorrentino

Cristina Sorrentino iniciou seus estudos em canto com a mezzo-soprano uruguaia Lídia Bernardi. A partir desses ensinamentos, inaugurou uma carreira de sucesso com imenso brilhantismo. Seu primeiro trabalho foi na ópera “Um Romance Gaúcho”, no Teatro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), sob a regência do maestro Túlio Belardi, ópera que, pelo sucesso na Capital, também veio a se apresentar no interior do Estado. Estudou em Madri, na Espanha, com o soprano Angeles Gulim e cantou com Plácido Domingos e com o Coral do Tabernáculo, em Salt Lake, e com Choir of Children nos Estados Unidos. Ao longo de sua carreira, apresentou inúmeros espetáculos no Estado e no País, sempre com muito sucesso.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Roberto Carlos À janela

Vivendo por viver (Roberto carlos)=)

ROBERTO CARLOS se o amor se vai

ROBERTO CARLOS de tanto amor

ROBERTO CARLOS a primeira vez

Nunca te esqueci - Roberto Carlos

Amor sem limite - Roberto Carlos

FAGNER - ROMANCE NO DESERTO

FOI DEUS QUEM FEZ VOCÊ - AMELINHA

Ana Carolina e Seu Jorge

Djavan - Se

Djavan - Te devoro

ZELIA DUNCAN - Catedral (live)

Almir Sater - Ando Devagar

Chitãozinho e Xororo & Zé Ramalho - SINÔNIMOS

Zé e Elba Ramalho Chão de Giz

Zé Ramalho-Admirável Gado Novo ( Ao Vivo )

Alexandre Pires & Grupo Revelação - Delírios de amor

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

ANGELA ALANO - INFORMAÇÕES

Asbem promove Roda de Conversa sobre o Respeito às Diferenças




No próximo dia 23 de fevereiro, das 18h às 20h, acontece mais uma Roda de

Conversa com trabalhadores das áreas de Saúde, Educação, Segurança e

Assistência Social com o objetivo de reforçar a rede de atendimento à

criança e ao Adolescente, em especial, às que estão em situação de rua. A

iniciativa promovida pela ASBEM faz parte da Rede Parceria Social, programa

do Governo do Estado, em parceria com o Centro de Promoção da Criança e do

Adolescente- CPCA, com financiamento do Grupo Zaffari.



As rodas são encontros mensais, abertos à rede socioassistencial, para troca

de experiências, de vivências, estudo e debates de temas ligados à garantia

de direitos e prevenção de situações de violências. O assunto escolhido para

o debate deste mês , será o Respeito às diferenças. "Mesmo sabendo que o

desafio de conviver com as diferenças não é um trabalho fácil, mas uma

necessidade humana, precisamos entender que cada pessoa tem o seu jeito,

sua particularidade.Quando aprendermos a entender o outro como um ser

diferente, mas especial, teremos então um mundo mais justo, igualitário e

com menos violência, e consequentemente uma sociedade mais feliz." ,

explica a assistente social Rejane Oliveira, uma das técnicas ligadas ao

Projeto.



Além das Rodas de Conversa, o projeto prevê o Curso de Pais, oficinas

sociopedagógicas e Oficinas de Alfabetização Técnica para crianças de 8 a 18

anos. Informações e inscrições pelo e-mail tecendoredes@asbem.org.br ou pelo

Fone 3593 1978.





Serviço:



Data: 23/02/2011

Tema: Respeito às Diferenças

Horário: 18h às 20h

Local: ASBEM- Rua Guarujá, 171- Bairro Pátria Nova, Novo Hamburgo

Confirmação da presença até o dia 22/02/2011 para o e-mail:

tecendoredes@asbem.org.br

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

EU ACUSO - Igor Pantuzza Wildmann (Doutor em Direito)

Amigos,




Embora há muito tempo desligado daquela instituição, como ex-professor do Instituto Metodista Izabela Hendrix, fiquei profundamente consternado com o caso do universitário que, revoltado com suas notas baixas, cravou uma faca no coração de seu professor, na cantina, em pleno horário escolar, à frente de todos.



Escrevi um desagravo e, em minha opinião, a pérfida ilusão vendida a muitos alunos despreparados, sobre a escola (e a vida) como lugares supostamente cheios de direitos e pobres em deveres, acaba por contribuir para ambientes propensos à violência moral e física.



Espero que, se concordarem com os termos, repassem adiante, sem moderação. A divulgação é livre.

Abs

Igor



J’ACUSE !!!

(Eu acuso!)

(Tributo ao professor Kássio Vinícius Castro Gomes)

Mon devoir est de parler, je ne veux pas être complice.

(Émile Zola)

Meu dever é falar, não quero ser cúmplice. (...)

(Émile Zola)

Foi uma tragédia fartamente anunciada. Em milhares de casos, desrespeito. Em outros tantos, escárnio. Em Belo Horizonte, um estudante processa a escola e o professor que lhe deu notas baixas, alegando que teve danos morais ao ter que virar noites estudando para a prova subsequente. (Notem bem: o alegado “dano moral” do estudante foi ter que... estudar!). A coisa não fica apenas por aí. Pelo Brasil afora, ameaças constantes. Ainda neste ano, uma professora brutalmente espancada por um aluno. O ápice desta escalada macabra não poderia ser outro. O professor Kássio Vinícius Castro Gomes pagou com sua vida, com seu futuro, com o futuro de sua esposa e filhas, com as lágrimas eternas de sua mãe, pela irresponsabilidade que há muito vem tomando conta dos ambientes escolares. Há uma lógica perversa por trás dessa asquerosa escalada. A promoção do desrespeito aos valores, ao bom senso, às regras de bem viver e à autoridade foi elevada a método de ensino e imperativo de convivência supostamente democrática. No início, foi o maio de 68, em Paris: gritava-se nas ruas que “era proibido proibir”. Depois, a geração do “não bate, que traumatiza”. A coisa continuou: “Não reprove, que atrapalha”. Não dê provas difíceis, pois “temos que respeitar o perfil dos nossos alunos”. Aliás, “prova não prova nada”. Deixe o aluno “construir seu conhecimento.” Não vamos avaliar o aluno. Pensando bem, “é o aluno que vai avaliar o professor”. Afinal de contas, ele está pagando... E como a estupidez humana não tem limite, a avacalhação geral epidêmica, travestida de “novo paradigma” (Irc!), prosseguiu a todo vapor, em vários setores: “o bandido é vítima da sociedade”, “temos que mudar ‘tudo isso que está aí’; “mais importante que ter conhecimento é ser ‘crítico’.” Claro que a intelectualidade rasa de pedagogos de panfleto e burocratas carreiristas ganhou um imenso impulso com a mercantilização desabrida do ensino: agora, o discurso anti-disciplina é anabolizado pela lógica doentia e desonesta da paparicação ao aluno–cliente... Estamos criando gerações em que uma parcela considerável de nossos cidadãos é composta de adultos mimados, despreparados para os problemas, decepções e desafios da vida, incapazes de lidar com conflitos e, pior, dotados de uma delirante certeza de que “o mundo lhes deve algo”. Um desses jovens, revoltado com suas notas baixas, cravou uma faca com dezoito centímetros de lâmina, bem no coração de um professor. Tirou-lhe tudo o que tinha e tudo o que poderia vir a ter, sentir, amar.

Ao assassino, corretamente , deverão ser concedidos todos os direitos que a lei prevê: o direito ao tratamento humano, o direito à ampla defesa, o direito de não ser condenado em pena maior do que a prevista em lei. Tudo isso, e muito mais, fará parte do devido processo legal, que se iniciará com a denúncia, a ser apresentada pelo Ministério Público. A acusação penal ao autor do homicídio covarde virá do promotor de justiça. Mas, com a licença devida ao célebre texto de Emile Zola, EU ACUSO tantos outros que estão por trás do cabo da faca:

EU ACUSO a pedagogia ideologizada, que pretende relativizar tudo e todos, equiparando certo ao errado e vice-versa;

EU ACUSO os pseudo-intelectuais de panfleto, que romantizam a “revolta dos oprimidos” e justificam a violência por parte daqueles que se sentem vítimas;

EU ACUSO os burocratas da educação e suas cartilhas do politicamente correto, que impedem a escola de constar faltas graves no histórico escolar, mesmo de alunos criminosos, deixando-os livres para tumultuar e cometer crimes em outras escolas;

EU ACUSO a hipocrisia de exigir professores com mestrado e doutorado, muitos dos quais, no dia a dia, serão pressionados a dar provas bem tranqüilas, provas de mentirinha, para “adequar a avaliação ao perfil dos alunos”;

EU ACUSO os últimos tantos Ministros da Educação, que em nome de estatísticas hipócritas e interesses privados, permitiram a proliferação de cursos superiores completamente sem condições, freqüentados por alunos igualmente sem condições de ali estar;

EU ACUSO a mercantilização cretina do ensino, a venda de diplomas e títulos sem o mínimo de interesse e de responsabilidade com o conteúdo e formação dos alunos, bem como de suas futuras missões na sociedade;

EU ACUSO a lógica doentia e hipócrita do aluno-cliente, cada vez menos exigido e cada vez mais paparicado e enganado, o qual finge que não sabe que, para a escola que lhe paparica, seu boleto hoje vale muito mais do que seu sucesso e sua felicidade amanhã;

EU ACUSO a hipocrisia das escolas que jamais reprovam seus alunos, as quais formam analfabetos funcionais só para maquiar estatísticas do IDH e dizer ao mundo que o número de alunos com

segundo grau completo cresceu “tantos por cento”;

EU ACUSO os que aplaudem tais escolas e ainda trabalham pela massificação do ensino superior, sem entender que o aluno que ali chega deve ter o mínimo de preparo civilizacional, intelectual e moral, pois estamos chegando ao tempo no qual o aluno “terá direito” de se tornar médico ou advogado sem sequer saber escrever, tudo para o desespero de seus futuros clientes-cobaia;

EU ACUSO os que agora falam em promover um “novo paradigma”, uma “ nova cultura de paz”, pois o que se deve promover é a boa e VELHA cultura da “vergonha na cara”, do respeito às normas, à autoridade e do respeito ao ambiente universitário como um ambiente de busca do conhecimento;

EU ACUSO os “cabeças–boas” que acham e ensinam que disciplina é “careta”, que respeito às normas é coisa de velho decrépito,

EU ACUSO os métodos de avaliação de professores, que se tornaram templos de vendilhões, nos quais votos são comprados e vendidos em troca de piadinhas, sorrisos e notas fáceis;

EU ACUSO os alunos que protestam contra a impunidade dos políticos, mas gabam-se de colar nas provas, assim como ACUSO os professores que, vendo tais alunos colarem, não têm coragem de aplicar a devida punição.

EU VEEMENTEMENTE ACUSO os diretores e coordenadores que impedem os professores de punir os alunos que colam, ou pretendem que os professores sejam “promoters” de seus cursos;

EU ACUSO os diretores e coordenadores que toleram condutas desrespeitosas de alunos contra professores e funcionários, pois sua omissão quanto aos pequenos incidentes é diretamente responsável pela ocorrência dos incidentes maiores;

Uma multidão de filhos tiranos que se tornam alunos-clientes, serão despejados na vida como adultos eternamente infantilizados e totalmente despreparados, tanto tecnicamente para o exercício da profissão, quanto pessoalmente para os conflitos, desafios e decepções do dia a dia. Ensimesmados em seus delírios de perseguição ou de grandeza, estes jovens mostram cada vez menos preparo na delicada e essencial arte que é lidar com aquele ser complexo e imprevisível que podemos chamar de “o outro”. A infantilização eterna cria a seguinte e horrenda lógica, hoje na cabeça de muitas crianças em corpo de adulto: “Se eu tiro nota baixa, a culpa é do professor. Se não tenho dinheiro, a culpa é do patrão. Se me drogo, a culpa é dos meus pais. Se furto, roubo, mato, a culpa é do sistema. Eu, sou apenas uma vítima. Uma eterna vítima. O opressor é você, que trabalha, paga suas contas em dia e vive sua vida. Minhas coisas não saíram como eu queria. Estou com muita

raiva. Quando eu era criança, eu batia os pés no chão. Mas agora, fisicamente, eu cresci. Portanto, você pode ser o próximo.” Qualquer um de nós pode ser o próximo, por qualquer motivo. Em qualquer lugar, dentro ou fora das escolas. A facada ignóbil no professor Kássio dói no peito de todos nós. Que a sua morte não seja em vão. É hora de repensarmos a educação brasileira e abrirmos mão dos modismos e invencionices. A melhor “nova cultura de paz” que podemos adotar nas escolas e universidades é fazermos as pazes com os bons e velhos conceitos de seriedade, responsabilidade, disciplina e estudo de verdade.



Igor Pantuzza Wildmann

Advogado – Doutor em Direito. Professor universitário.

CARNAVAL 2011

Protegidos traz União da Vila do IAPI na sua quadra






Nesta sexta dia 18 de fevereiro - inicio 21 horas

Atrações da Noite:

Concurso da Rainha de 2011 da Protegidos

Apresentação de dança de Salão do Coreógrafo e passista Alex Moreno

22h:  Apresentação do Grupo Show da Protegidos

À meia-noite:  Apresentação do Grupo Show da Vila do IAPI

Ingressos 5 reais / geral

Somente Grupo Show não paga ingresso

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

ANGELA ALANO - INFORMAÇÕES

Tramandaí debate: Acessibilidade Universal no Litoral Norte




Acessibilidade Universal é direitos de todos


Da exclusão ao reconhecimento político



Mesa Redonda sobre Acessibilidade Universal no Litoral Norte.

DIA: 18/02/2011

Horário: 19 horas

Endereço: Rua Saidy Abrahão, Bairro: Centro

Salão Paroquial da Igreja Matriz – Nossa senhora dos Navegantes

Cidade: Tramandaí – RS

Promoção: Associação dos Amigos e das Pessoas com Deficiência de Tramandaí e IPESA/ULBRA

Apoio: Programa Cantando as Diferenças

NOTICIAS DA CÂMARA DE NOVO HAMBURGO

Trem e saúde em destaque nos pronunciamentos


Na sessão de terça-feira, 15, os vereadores falaram sobre a vinda do trem

a Novo Hamburgo e outros temas ligados à mobilidade e à infraestrutura da

cidade. Problemas na saúde também foram abordados. Leia mais em:

http://www.camaranh.rs.gov.br/Noticias.asp?IdNoticia=4547



- Hoff sugere à Prefeitura programa Licitação Transparente

O presidente Leonardo Hoff (PP) sugeriu ao Executivo a adoção do programa

de Licitação Transparente. No Legislativo, as licitações – exceto as de

modalidade pregão eletrônico – serão transmitidas ao vivo na TV

Câmara/Canal 16 da NET. Ao todo, vereadores fizeram 72 indicações/pedidos

de providência no início desta semana. Leia mais em:

http://www.camaranh.rs.gov.br/Noticias.asp?IdNoticia=4546



- Presidente da União dos Vereadores visita NH

O presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs), Inácio

Baccarin, visitou a Câmara de Novo Hamburgo. O presidente Leonardo Hoff

(PP) pediu informações sobre a entidade e o processo de adesão. Leia mais:

http://www.camaranh.rs.gov.br/Noticias.asp?IdNoticia=4548
Prefeito se reúne com presidente do Sindicato Médico na próxima semana


Dando continuidade nos processos administrativos e de melhorias na área da Saúde de Novo Hamburgo, o prefeito Tarcísio Zimmermann realizará um encontro com o presidente do Sindicato Médico da cidade, Andres Kieling. O evento ocorre na próxima terça-feira, dia 22 de fevereiro. Em pauta assuntos como a profissão médica e de interesse da categoria, além das atividades em vigor no setor de saúde pública do Município, como a estrutura e as novas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESFs). O encontro ocorre no gabinete do prefeito, no 9º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201, bairro Canudos). A reunião foi solicitada pelo próprio chefe do Executivo.

Carinhoso - Marisa Monte e Paulinho da Viola

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

MUDANÇAS NO SECRETARIADO HAMBURGUENSE

Prefeito Tarcísio Zimmermann anuncia mudanças na equipe de governo




O prefeito Tarcísio Zimmermann anunciou na terça-feira, 15 de fevereiro, mudanças em sua equipe de governo. As alterações, conforme o chefe do Executivo, ocorrem devido a reposição de membros que foram prestar serviços ao governo do Estado e para dar maior impulso aos projetos desenvolvidos atualmente. No primeiro escalão, o então secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Farias, assume a Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU). Em seu lugar entra o então presidente da Companhia Municipal de Urbanismo (COMUR), Danilo Oliveira da Silva. A troca de cargos tem ainda Lino De Negri, ex-secretário de Obras, para a presidência da COMUR. Já a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLANG), que estava sendo ocupada interinamente pelo diretor-geral da Comusa – Serviços de Água e Esgoto, Mozar Dietrich, passa a ser responsabilidade de Rachel Tomasi de Melo, antes diretora de Compras e Licitações.



Mudanças também foram anunciadas nos cargos de diretorias da Procuradoria Geral do Município (PGM), diretoria de Obras Públicas, Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) e Secretaria Especial de Gabinete (SEG). O prefeito Tarcísio Zimmermann ressaltou que os novos secretários terão muito trabalho pela frente, mas desejou muito sucesso e êxito a todos. “Esperamos que vocês possam nos ajudar para melhorar cada vez mais a nossa cidade”, citou. Durante a reunião em que houve o anúncio, diversas autoridades e membros do governo estiveram presentes, entre eles secretários e membros do Legislativo.



Agradecimentos

Durante os discursos de trocas e novas posses, os novos secretários fizeram questão de agradecer ao voto de confiança do prefeito, o qual chamaram de grande chefe. Em seguida, também ressaltaram os desafios que terão de enfrentar. O primeiro a se pronunciar foi o novo presidente da COMUR, Lino De Negri. “É uma enorme satisfação prestar esse tipo de serviço para a população e acredito que essas alterações são boas para a comunidade ser melhor servida”. Já Rachel fez questão de destacar o trabalho árduo exercido pelos servidores públicos de Novo Hamburgo e saudou a equipe com que trabalhou em sua antiga área. “Os funcionários daqui trabalham muito”.

Na área de Segurança e Obras Públicas, também houve manifestações. O novo titular da SEMOPSU, Luiz Fernando Farias, disse que sua experiência agora será voltada às obras. “Meu compromisso agora é testar meu trabalho na área de obras e cuidar da cidade”, citou.



As mudanças:

Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU) – Luiz Fernando Farias, antes responsável pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), assume como novo secretário de Obras. O secretário anterior, Lino De Negri, assume como presidente da Companhia Municipal de Urbanismo (COMUR).



Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) – Danilo Oliveira da Silva, antes presidente da COMUR, assume como secretário.



Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão (SEPLANG) – Rachel Tomasi de Melo, assume a pasta que estava ocupada interinamente pelo atual diretor geral da COMUSA, Mozar Dietrich.



Companhia Municipal de Urbanismo (COMUR) – Lino De Negri assume o posto deixado por Danilo Oliveira da Silva.



PROCURADORIA-GERAL (PGM):

Reginaldo Parnow Ennes – Procurador Geral do Município



DIRETORIAS

Mateus de Faria Klein – Diretor Geral

Andréia Lobo da Rosa – Diretora de Contencioso

Jurema de Lima Pieper – Diretora de Execução Fiscal

Gabriela Piardi dos Santos - Diretora do PROCON

Regina de Souza – Diretora Trabalhista

Lourenço Diniz da Costa – Diretor da Defensoria Comunitária

Marilene Gerhardt Martins – Diretora de Assessoramento Administrativo e Legislativo

Maíra Breier Trindade – Diretora de Meio Ambiente



Secretaria Especial de Gabinete (SEG)

Alexsander Penz Mendes – diretor de Comunicação Social



Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLANG)

Rogério Estrázulas Nunes – Diretor de Gestão de Pessoas

Carla Bertinatto – Diretora de Compras e Licitações



Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU)

Carla Rosane de Almeida – Diretora Geral

Marcos Silva Rodrigues – Subdiretor da Zona 2 do Bairro Santo Afonso

Vanderlei Lopes de Moraes – Subdiretor da Zona 4 do Bairro Canudos

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini












ROMANCE DE JORGE EDUARDO MAGALHÃES
NO SITE DA EDITORA



Caros amigos


Para adquirirem meu romance "Vagando na noite perdida", entrem no link da editora: http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php
Eles mandam entregar em casa.

Atenciosamente

Jorge Eduardo Magalhães

domingo, 13 de fevereiro de 2011

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini


Nelson Tangerini


















 
"Que os bons ventos Africanos

levem Kadhafi, Mugabi, a Famiglia Castro,

Chávez, Armadinejad, Kim Son Il,

entre tantos outros ditadores

que causam sofrimento a seus povos.

Liberdade sempre!"



Nelson Tangerini, jornalista e escritor.


http://nelsontangerini.blogspot.com/

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Redes de dados estão no limite, diz agência

Redes de dados estão no limite, diz agência

NOTICIAS DA CÂMARA DE NOVO HAMBURGO

- Instituto Fábio Wasem será lançado em sessão solene


Entidade será centro de debates sobre mobilidade urbana e transporte público



Fábio Wasem, presidente municipal do PCdoB que morreu no ano passado, será

lembrado na Câmara em uma sessão solene no dia 24 de março. A iniciativa é

do presidente da Câmara, Leonardo Hoff (PP). Na ocasião, será lançado o

Instituto Fábio Wasem, idealizado por sua esposa, Deusa Maria de Souza. "A

ideia é debater mobilidade urbana e transporte público. Queremos partir de

Novo Hamburgo e entender nossa realidade, mas também trocar experiências

com outras regiões do país", explicou.



Hoff lembrou que Wasem, cuja trajetória política começou no movimento

estudantil, estava engajado na busca de soluções para problemas de

mobilidade e transporte público. "São temas sobre os quais ele estaria

debatendo aqui nesta Casa." Deusa, sua irmã Rosana Conti Bones, Sandro

Wasem e Antônia, irmão e futuro presidente do instituto e sobrinha de

Fábio Wasem, respectivamente, reuniram-se com Hoff no início da tarde

desta quarta-feira, 9.



Fábio Juliano Wasem, presidente do diretório municipal do PCdoB em Novo

Hamburgo, morreu aos 35 anos no dia 24 de março de 2010. Ele foi vítima de

um acidente de automóvel na BR-470, em Santa Catarina, próximo ao

município de Rodeio, no Vale do Itajaí. A sessão solene terá início às 19

horas, e toda a comunidade está convidada.



*



- Brasília: Betinho e Ica pedirão mais uma estação de trem

Líderes de bancadas ainda falaram sobre inundações, rua Rincão e Defesa

Civil nesta terça-feira



Na sessão de terça-feira, 8, líderes de bancadas falaram sobre diversos

temas. Gilberto Koch (PT) destacou a atuação da Câmara no movimento para

trazer o trensurb até Novo Hamburgo. Ele e Ricardo Ritter – Ica (PDT)

participam amanhã de uma audiência no Tibunal de Contas da União, em

Brasília. Os vereadores voltarão a defender a construção de uma estação

entre a Santo Afonso e a Fenac. "A proposta já está na mão do ministro

responsável", apontou Betinho. O prefeito Tarcísio Zimmermann e o

presidente da Trensurb, Marco Arildo da Cunha, também devem estar

presentes no encontro.



Rua Rincão

Gerson Peteffi (PSDB) comemorou o anúncio, feito pelo diretor-presidente

da Metroplan, de que R$ 700 mil, além da contrapartida da Prefeitura,

serão destinados a melhorias na rua Rincão. Essa é uma luta antiga do

tucano, que pede, principalmente, o asfaltamento do trecho que ainda é de

chão batido. "Hoje tivemos uma sessão histórica, está sendo concretizado

um sonho de muitos anos", disse.



Inundações

Sergio Hanich (PMDB) lembrou as dificuldades que muitos cidadãos enfrentam

em dias de chuva. "Ainda ocorrem inundações. Quando serão feitas melhorias

na rede pluvial?", questionou. Jesus Maciel (PTB) citou o caso da rua

Assis Brasil. "Seria uma obra simples. Nosso maior problema são as redes

mal-dimensionadas." Peteffi deu outro exemplo: a esquina entre as ruas

Holanda e Polônia. "Já há moradores pensando em acionar a Prefeitura por

danos materiais."



Defesa Civil

Jesus também reclamou da Defesa Civil. O legislador contou que, na semana

passada, ligou durante um dia inteiro e ninguém atendeu. Betinho defendeu

a atuação do órgão: "fui muito bem atendido quando liguei para falar da

rua Tom Jobim, que foi inundada com o transbordamento do arroio

Gauchinha". Ele divulgou os telefones de contato: 3587-7863 e 9964-3889.



*



- Guaracy Velho busca apoio para construção de túnel

Via sob a BR-116 é uma alternativa ao fechamento da rua 24 de Maio



Guaracy Velho, que recebeu o título de cidadão de Novo Hamburgo em 2010,

visitou o presidente Leonardo Hoff (PP) na tarde desta quarta-feira, 9.

Integrante do grupo Pensando Novo Hamburgo e delegado do Orçamento

Participativo, ele entregou um pedido de apoio à construção de um túnel

sob a BR-116, ligando o bairro Rincão à rua Andradas, na Vila Rosa. A rua

Andradas é paralela à 24 de Maio.



Velho tem buscado apoio de diversas lideranças. Ele já entregou um pedido

similar à Prefeitura, e entrou em contato com representantes da comunidade

em Porto Alegre, com o deputado Lucas Redecker. Segundo ele, apesar da

indicação de que o túnel seria feito através de uma parceria entre o Dnit

e a empresa Nova Cidade, as obras ainda não começaram.



Hoff afirmou que Velho será sempre bem-vindo na Casa, e destacou sua

atuação na defesa dos interesses da cidade.



Entenda o caso

O fechamento do acesso à rua 24 de Maio, para quem está na BR-116 no

sentido interior-capital, foi anunciado pelo Departamento Nacional de

Infra-Estrutura de Transportes – Dnit, como uma consequência da construção

do Viaduto Rincão. Isso tem causado indignação entre cidadãos

hamburguenses, principalmente os que atuam no comércio, pois pode reduzir

o movimento na área.



Os vereadores estão atentos à questão. Em maio do ano passado, por

exemplo, a Câmara realizou uma audiência pública sobre o tema. O Dnit

prometeu, também no ano passado, apresentar uma alternativa ao fechamento

do acesso àquela via, considerada vital para o comércio do bairro.



*



- Reestruturação: 1ª etapa deve estar pronta até sexta

Nesta quarta ocorreu mais uma reunião de trabalho com representantes da FDRH



Na tarde desta quarta-feira, 9, ocorreu mais uma reunião entre

representantes da Câmara e da Fundação de Desenvolvimento em Recursos

Humanos – FDRH, entidade contratada para avaliar a estrutura atual da Casa

e propor as alterações. O Legislativo hamburguense, com apoio da entidade,

vai atualizar seu organograma funcional.



Segundo o presidente Leonardo Hoff (PP), o objetivo é modernizar a Câmara,

levando em consideração os conceitos mais atuais de administração pública.

"O trabalho legislativo dos vereadores em breve terá o reforço de novos

quadros", destacou.



Hoff salientou que a primeira etapa do trabalho deve estar concluída até

sexta-feira. "Na próxima semana deverá ser apresentado um projeto com a

primeira parte da reestruturação." As alterações devem estar completas

ainda no primeiro semestre deste ano.



Participaram da reunião, além de Hoff e representantes da FDRH, a

diretora-geral da Casa, Cléa Caberlon, a coordenadora administrativa

interina, Gledir Bernardo, e a assessoria jurídica. O primeiro encontro do

grupo de trabalho em 2011 ocorreu no dia 13 de janeiro.



*



- Bancadas repassam ao Executivo demandas da comunidade

Semana começa com dezenas de pedidos de providências



No início desta semana, os vereadores repassaram diversas demandas da

comunidade à Prefeitura, através de pedidos de providências. Luiz Carlos

Schenlrte (PMDB) focou-se em problemas de trânsito e limpeza. Ele

solicitou instalação de quebra-molas ou redutor de velocidade na rua

Ângelo Provezano, nas proximidades do número 585; pintura do meio-fio da

Athanásio Becker; e asfaltamento da Thomas Feltes Engelmann. O legislador

ainda pediu limpeza nos fundos do campo do Grêmio Esportivo Hamburguês,

nas ruas Ângelo Provenzano, Lori Maria Stoffel e Arábia e em boca de lobo

da rua Espanha.



O também peemedebista Ito Luciano informou à Prefeitura que é preciso

melhorar a sinalização das ruas Guararapes, Tupiniquins e Marcílio Dias;

realizar operação tapa-buracos em toda a extensão da Antônio Roberto

Kroeff; podar árvores nas ruas São Carlos e Lima e Silva e na avenida

Nicolau Becker; trocar lâmpadas nas ruas Sapiranga, Corumbá e Henrique

Biondi; limpar as rua Curitiba e a praça do Morro dos Papagaio; e

desentupir boca de lobo na rua da Consagração.



Para Sergio Hanich, da mesma bancada, é imprescindível terminar a

pavimentação da rua Quezon, podar árvores na rótula da avenida Pedro Adams

Filho com a Alvear, limpar terreno baldio na rua Heitor Villa Lobos e

consertar infiltração em boca de lobo na Vidal Brasil.



Matias Martins (PT), vice-presidente da Câmara, apontou a necessidade de

se consertar luminária na rua Walkiria Spindler; trocar lâmpada na Pastor

Bueno; recolher lixo das ruas Alfredo Maroski e José Plácido de Castro;

remover galhos da Bartolomeu de Gusmão; e colocar quebra-molas na Bananal.



A petista Carmen Ries busca substituição da tampa da boca de lobo na

avenida Victor Hugo Kunz e na rua Cariri; operação tapa-buracos nas ruas

Nogueira, São Luiz Gonzaga e Cariri; limpeza das ruas Aparados da Serra e

Amantino Antônio Peteffi e na avenida Dr. Maurício Cardoso; poda de

árvores na rua Feitoria Velha e ao longo da avenida Dr. Maurício Cardoso;

troca de lâmpadas na rua Guia Lopes; colocação de lixeira comunitária na

João Wendelino Hennemann; e recapeamento asfáltico na João Closs.



Alex Rönnau, outro integrante da bancada do Partido dos Trabalhadores,

pediu recolhimento de entulho e lixo na calçada rua Colúmbia, em frente ao

nº 2.790; seu correligionário Gilberto Koch sugeriu a intimação do

proprietário do terreno localizado na rua Capitão Montanha, nº 394, para

que limpe o local, e operação tapa-buracos na rua da Cooperativa.



Gerson Peteffi (PSDB) repassou duas demandas ao Executivo: recolhimento de

galhos na rua Manoel Hermógenes de Mello e limpeza de boca-de-lobo na

Joaquim Nabuco. Volnei Campagnoni (PCdoB) solicita desentupimento de boca

de lobo na rua Maria Quitéria, recomposição de meio-fio na rua Dr. João

Daniel Hillebrand e troca de lâmpada na rua José João Martins.
75 anos de Camanga

Amigos que estiveram presentes dizem que o aniversário de Adonar Camanga Schmidt, alguns dias atrás,  estava bombando. Foi na Sociedade Sempre Viva. Bebidas e tira-gosto à vontade. E, o mais importante, muita gente bonita e importante. Tudo para mostrar que além de ser uma figura querida e folclórica, Camanga também é muito querido em todas as camadas e faixas sociais hamburguenses. Foi uma noite memorável. O assunto principal: Política. Além, é claro, da própria comemoração de aniversário do anfitrião.

Passaram por lá políticos, empresários e outras figuras ilustres no mapa regional. A casa estava lotada. Deputado Giovani Feltes, o empresário Paulo Kopschina, o vereador Raul Cassel, todos do PMDB. O ex-prefeito José Airton dos Santos também se fez presente. Outra presença notada foi a do vereador Volnei Campagnoni, do PCdoB.

Já tem gente dizendo que este time está virando seleção para a próxima disputa da Copa Eleitoral de 2012. Vamos eperar para ver se continuarão todos juntos até a disputa começar.
Feira do Produtor Rural com venda de peixes



Como vem ocorrendo tradicionalmente, o segundo sábado de cada mês é dia de comercialização de peixes na Feira do Produtor Rural do Centro de Novo Hamburgo. A atividade ocorre das 7 às 12 horas, na Rua Lima e Silva. O secretário interino de Desenvolvimento Rural, Carlos Gutbier, destaca o trabalho realizado pelos produtores de Novo Hamburgo. “A feira promove o esforço dos produtores de peixes da cidade, e é uma boa oportunidade para que a comunidade hamburguense consuma peixes frescos, vivos e de qualidade”. Serão vendidas as espécies: Traíra, Jundiá e Carpas (Cabeçuda, Capim, Húngara e Prateada). Os preços do peixe vivo, por quilo variam de R$ 7,00 até R$ 7,50. Durante a feira são comercializadas também, frutas e verduras da época, como pepino, alface, moranga, vagem, abóbora e melancia.



O quê: Feira do Produtor Rural com comercialização de peixes.

Quando: Sábado, 12 de fevereiro, das 7h às 12h.

Onde: Rua Lima e Silva, Centro.

NOTíCIAS DA CÂMARA DE NOVO HAMBURGO

LICITAÇÕES SERÃO TRANSMITIDAS AO VIVO PELA TV CÂMARA


Iniciativa de Leonardo Hoff tem como objetivo deixar processos ainda mais


transparentes



As licitações realizadas pelo Legislativo serão, em breve, ainda mais

transparentes. As sessões de licitação de qualquer modalidade – exceto

pregão eletrônico – deverão ser transmitidas ao vivo pela TV Câmara/canal

16 da NET. O Projeto de Decreto Legislativo nº 1/2011, uma iniciativa do

presidente Leonardo Hoff (PP) avalizada por toda a Mesa Diretora, foi

aprovado nesta quinta-feira, 10, por unanimidade. Na próxima terça-feira,

15, a propostá será apreciada em segunda votação.



Segundo o texto, os editais de licitação conterão cláusula específica de

autorização de veiculação de imagem por parte dos licitantes. Hoff disse

que, com a apreciação do PDL nº 1/2011, está se estabelecendo uma das

metas da atual Mesa Diretora, formada também por Matias Martins (PT –

vice-presidente), Ricardo Ritter – Ica (PDT – 1º secretário) e Luiz Carlos

Schenlrte (PMDB – 2º secretário). "O conceito de transparência deve fazer

parte de nosso dia a dia, para que todos os cidadãos possam acompanhar o

trabalho do Legislativo municipal." O progressista citou ainda alguns

avanços da Câmara nesse sentido, como a divulgação dos gastos da Casa na

internet. "Aqui ninguém faz ato secreto."



Debate

Gerson Peteffi (PSDB) elogiou a iniciativa. "A transparência é fundamental

no poder público." Ele apontou ainda que o rádio deveria ter sido

contemplado no projeto. "É outro meio de comunicação fundamental à

democracia." Hoff salientou que a Rádio ABC, que faz a cobertura das

sessões, é uma empresa privada – por isso não há como obrigá-la a fazer

essa transmissão.



Jesus Maciel (PTB) também parabenizou a Mesa Diretora. Matias salientou

que a Câmara e a Prefeitura já têm o portal Transparência. "Aqui, estamos

indo além. Por isso, ficamos orgulhosos por fazer parte da Mesa Diretora.

Espero que todas as entidades que recebem recursos públicos sigam esse

exemplo."



Emenda

Também foi aprovada uma emenda, da Mesa Diretora, estabelecendo que,

quando não houver possibilidade técnica de transmissão ao vivo, a sessão

será gravada e retransmitida na primeira oportunidade em que houver

disponibilidade de sinal por parte da TV Assembleia, bem como na grade de

programação da TV Câmara.



*



- Instituto Prover divulga Rota do Sapato

Objetivo é incentivar a indústria do turismo nos vales do Sinos e do

Paranhana



Na sessão desta quinta-feira, 10, a presidente do Instituto Prover, Maria

Clara Gruske, falou sobre o projeto Rota do Sapato. O objetivo é

desenvolver o turismo em cidades dos vales do Sinos e do Paranhana. "O

turismo é a indústria que mais cresce no mundo", disse. "Estima-se que

8,7% da força de trabalho mundial atue nessa área. O Brasil ocupa a 7ª

posição no ranking dos 10 países que mais recebem turistas do mundo, e a

1ª da América Latina."



Maria Clara salientou que o turismo implica desenvolvimento em

infraestrutura, segurança, saúde e educação, entre outras áreas. "O que

falta para participarmos desse nicho? Projetos, determinação,

conscientização da população e um norte, ou seja, uma gestão que unifique

essas forças." Por isso, ela pediu apoio dos vereadores para a ideia.



A presidente da entidade citou o exemplo de Gramado. "A cidade é uma

referência. O que ela tem a oferecer? Boa gastronomia, comércio

estruturado, festividades, zoológico, parques temáticos... Ou seja, está

preparada, com tecnologia, para receber as pessoas." Ela frisou que a

região também poderá desenvolver essas características. O know how para

isso, disse, vem da indústria calçadista.



A Copa do Mundo de 2014, apontou, será um momento em que a região terá de

pensar em como receber os turistas. "Mas o projeto Rota do Sapato é muito

amplo, de médio a longo prazo. A região oferece muitas opções." Os jovens

de hoje poderão colher esses frutos – novos postos de trabalho e mais

qualidade de vida. Novo Hamburgo, completou, poderá ser um dos pontos mais

importantes, pois já é reconhecida como a Capital do Calçado, e conta com

áreas como Lomba Grande.



Maria Clara afirmou que no dia 10 de março, na sede da prefeitura de

Sapiranga, ocorrerá uma reunião entre municípios e o Instituto Prover. Na

ocasião, será assinado um protocolo de intenções.



Questionamentos e elogios

Raul Cassel (PMDB) perguntou qual a relação entre a Rota do Calçado e a

Rota Romântica. "Eu não vejo conflitos entre as duas rotas. Pelo

contrário. Uma agrega valor à outra. Mas, no meu ver, os municípios

inseridos na Rota do Sapato têm um perfil diferente", respondeu Maria

Clara. Outra diferença é que a Rota do Sapato deverá ser gerenciada por

uma entidade privada, sem fins lucrativos.



Jesus Maciel (PTB) parabenizou Maria Clara. "Poucas pessoas teriam a

coragem de fazer isso. Às vezes, criticar é muito fácil. Mas executar e

dizer o caminho é difícil." Ele convidou a comunidade a participar do

movimento.



O presidente da Câmara, Leonardo Hoff (PP), perguntou quais municípios já

concordaram em participar do projeto, e qual a previsão para geração de

empregos. Ele também elogiou a iniciativa. "Agora que estamos fazendo o

trabalho in loco", disse Maria Clara. "Estamos indo de São Leopoldo até

Rolante. Faremos o levantamento do potencial de cada cidade. Com o

diagnóstico, vamos chegar ao prefeito e falar sobre o perfil turístico."



Por meio de uma mensagem de texto enviada a Hoff, o secretário de

Desenvolvimento Econômico, Carlos Finck, perguntou se haverá custos para

os municípios. Maria Clara disse que, em um primeiro momento, haverá um

custo de implementação. "Mas a ideia é levar o projeto para fora e trazer

investimentos. É importante deixar claro que não haverá mensalidade."



Instituto Prover

O Instituto Prover é uma associação sem fins lucrativos, idealizada por um

grupo de empresários de Novo Hamburgo. Foi fundado em julho de 2009 com o

intuito de desenvolver projetos a fim de estimular o crescimento da cidade

e região, nas áreas de cultura, turismo, assistência social, educação,

meio ambiente, esporte, entre outras.



*



- Parlamentares preocupados com Associação Hospitalar

Presidente Leonardo Hoff pede que legisladores compareçam a assembleia



O presidente da Casa, Leonardo Hoff (PP), pediu que todos os vereadores

compareçam à assembleia extraordinária da Associação Hospitalar Novo

Hamburgo, que será realizada no próximo dia 16, às 19 horas. Na ocasião,

serão tratados temas como prestação de contas. A entidade, ex-mantenedora

do Hospital Municipal, tem muitas dívidas trabalhistas, explicou Hoff, que

podem afetar toda a comunidade hamburguense. "É um tema muito importante",

salientou.



Raul Cassel (PMDB) frisou que os vereadores não terão poder decisório na

assembleia. Por isso, fez um requerimento verbal para o presidente do

Conselho Deliberativo da Associação, Elio Becker, participe de uma sessão

para falar sobre o tema. Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) disse estar

preocupado, pois um caso parecido já ocorreu na cidade. Outro

peemedebista, Sergio Hanich, quer saber se funcionários estão sendo

lesados.



*



- Vereadores buscam no TCU ajustes na obra do trem

Linha até Novo Hamburgo entrará em operação no mês de julho



A partir de julho, os hamburguenses poderão começar a utilizar a linha 1

do trem. O prazo de entrega da estação Liberdade foi garantido em reunião

realizada em Brasília, nesta quinta, dia 10, da qual participaram os

integrantes da Comissão Especial Pró-Trensurb, Gilberto Koch (PT),

presidente, e Ricardo Ritter – Ica (PDT), que compõe também a Comissão de

Obras, Marco Arildo Prates da Cunha, diretor-presidente da Empresa de

Trens Urbanos de Porto Alegre, Tarcísio Zimmermann, prefeito de Novo

Hamburgo, e Raimundo Carreiro, ministro do Tribunal de Contas da União.

Acompanharam também o encontro no TCU dois engenheiros integrantes do

corpo técnico da Trensurb.



Conforme Betinho, entre os assuntos debatidos com Carreiro – ministro

responsável pela liberação das obras na época em que o processo

licitatório foi questionado – estão o alargamento e aumento da

profundidade do Arroio Luiz Rau na Avenida Nações Unidas, a inclusão da

estação Industrial e o aprimoramento da infraestrutura das estações Fenac

e Novo Hamburgo.



Os vereadores hamburguenses apontaram a importância de os ajustes serem

realizados quando a obra ainda está em andamento. "É preciso mexer agora

para resolver essas questões", disse Betinho, revelando que o ministro

concordou que é relevante fazer as alterações antes da conclusão dos

trabalhos. Deixar para depois, de acordo com o parlamentar petista,

poderia inclusive inviabilizar as mudanças, já que só seria possível a

realização dos trabalhos da 1h às 4h, horário em que o trem não está

operando, além de tornar o custo mais alto.



Ica e Betinho informaram que será retirado o chanfrado da vala por onde

corre o arroio. A intenção é propiciar mais vazão de água. Desta forma,

serão evitados problemas de alagamentos que ocorrem na região da

rodoviária nova. Outra questão esclarecida pelos vereadores é que esse

alargamento será feito em três quilômetros da Avenida Nações Unidas. Eles

reiteraram a necessidade de modernização do projeto de acesso às estações

Fenac e Novo Hamburgo, tornando mais segurança a travessia dos pedestres.



Papel da Comissão Pró-Trensurb

No dia 26 de fevereiro, a comissão especial criada para defender a

extensão da linha do trem até Novo Hamburgo completa sete anos. Além dos

vereadores Betinho e Ica, integram o grupo Gerson Peteffi (PSDB), Ito

Luciano (PMDB), Jesus Maciel (PTB) e Volnei Campagnoni (PCdoB).



Nova Estação

Em novembro de 2010, os ajustes na infraestrutura da obra foram discutidos

em encontro realizado na sede da Trensurb, em Porto Alegre. Reuniram-se na

ocasião os vereadores Gilberto Koch (PT), Ricardo Ritter – Ica – (PDT) e o

diretor-presidente da empresa, Marco Arildo.



Na época, foram debatidas a construção de mais uma estação, no bairro

Industrial, a troca do nome da estação Liberdade por Santo Afonso e a

proposta de conjugar ao nome da possível Estação Santo Afonso o nome do

Esporte Clube Novo Hamburgo.



Audiência Pública

No dia 23 de março, às 19h, o Legislativo de Novo Hamburgo será palco de

um debate com a comunidade sobre as alterações na infraestrutura do

Município, devido às obras do trensurb, e a derrubada de árvores que ficam

às margens do arroio. A audiência pública é uma sugestão do presidente da

Casa, Leonardo Hoff (PP).



*



- Comandante da BM reúne-se com Mesa Diretora

Encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira



Em visita realizada no começo da tarde desta quinta, 10, o presidente do

Legislativo, Leonardo Hoff (PP), e integrantes da Mesa Diretora foram

apresentados ao novo Comandante Regional de Policiamento Ostensivo do Vale

do Sinos, Coronel Kleber Roberto de Lima Senisse. Durante o encontro,

foram debatidas as expectivas e planos para a área de segurança da região.

Estavam presentes à reunião o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana

de Novo Hamburgo, Luiz Fernando Farias, Matias Martins (PT),

vice-presidente do Legislativo, e Luiz Carlos Schenlrte (PMDB), 2°

secretário da Mesa Diretora.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer

Cristian Dahmer

Olá, amigos.

Às vezes me parece que os cristãos hoje em dia tem medo de crer. Se acomodam naquele monte de regras religiosas que não servem para nada se você não tem uma experiência real, verdadeira e diária com Deus.



Parece que, pra variar, o ser humano tem que se posicionar em um extremo. Alguns cristãos chegam a entrar em "êxtase" crendo que Deus vai resolver todos os problemas de suas vidas (problemas estes causados pelo pecado, do qual Deus não tem culpa). Outros, do outro lado, aguardam a volta de Jesus sem crer que Ele possa agir ainda nesse mundo... é como se Cristo tivesse subido aos céus e só iria olhar para baixo novamente quando fosse hora de voltar.



Quando eu congregava numa igreja pentecostal (onde, por sinal, conheci Jesus), costumava-se dizer que "nós cremos num Deus vivo". Aí a pergunta aos cristãos: Você crê num Deus vivo, que ainda age nesse mundo? Será que esse Deus não quer mais fazer milagres para edificar a Sua igreja? Será que Ele não age mais na vida de Seus filhos?



Só sei de uma coisa... Jesus Cristo é o mesmo, e a Bíblia diz que Deus não muda. Se Ele não muda, Ele é o mesmo do velho testamento, que operou tantas maravilhas para salvar seu povo. Mas parece que muitos crentes andam pela vida como se Jesus nunca tivesse ressucitado. Vivem uma reforma de vida, mas não um reavivamento de fé. Seguir os mandamentos de Deus demonstra fé, sim, mas isso, sem crer além dos mandamentos, de nada adianta. Os judeus também seguiam os mandamentos, mas a época de Cristo se parecia muito com a de agora: uma fé morna, sem comunhão com Deus, sem oração, sem práticas cristãs. Imaginem se Moisés cresce num Deus como muitos de nós cremos? E Gideão? E Paulo? Pedro?



A igreja de hoje precisa de reavivamento, de fé. Claro que não uma fé fanática, sem raciocínio, como se nós pudéssemos mandar em Deus. Não! Sabemos que Deus tem Seus desígnios, e nem tudo que queremos ou pedimos está nos planos dEle. Contudo, isso não é desculpa para nos acomodarmos, e falarmos que Deus não age mais, dando desculpas pela nossa falta de fé. Pois mesmo Jesus Cristo, no Monte das Oliveiras, falou ao Pai o que Ele desejava, mesmo sabendo que, provavelmente, não seria atendido. FALTA FÉ! Uma fé viva, capaz de mover montanhas. Mesmo que elas não se movam, temos que ter fé para isso, pois "sem fé é impossível agradar a Deus".



Abaixo deixo uma música, que fala dessa fé viva.



Que Deus abençoe a todos!



http://www.youtube.com/watch?v=vu-C0prF6sQ

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O presidente do PT e a miséria da lógica

O presidente do PT e a miséria da lógica
Novo Hamburgo já começa a viver o Carnaval 2011




O desfile oficial do Carnaval de Novo Hamburgo acontece no dia 12 de março, porém a cidade já está entrando no clima da festa mais popular do País com um mês de antecedência. Com o slogan O Melhor da Festa é Esperar por Ela, as festividades, que começaram com a Escolha da Rainha do Carnaval 2011, terão continuidade no sábado, 12 de fevereiro, quando acontece a apresentação dos sambas enredo das escolas de samba do Município. O evento será realizado no Mercado Público Municipal (Avenida Primeiro de Março, 2700), com início às 21 horas. A entrada é gratuita, mas sugere-se a doação de um kit de material escolar (caderno, lápis e borracha) que será revertido ao Gabinete da Primeira-dama de Novo Hamburgo.

No local estarão presentes a corte do Carnaval 2011, composta pela rainha Ketlin Carvalho, da Escola de Samba Cruzeiro do Sul, pela princesa Kimberlyn Oliveira, da Protegidos da Princesa Isabel, e pelo rei momo Gabriel Machado Souza, da Portela do Sul. O evento é um momento para que os hamburguenses possam conhecer um pouco do que será visto no desfile do próximo mês.



Confira a programação completa do Carnaval 2011:

12 de fevereiro – 21h - Apresentação dos Sambas Enredos – Mercado Público Municipal (Avenida Primeiro de Março, 2700)

19 de fevereiro – 20h – Muamba Comunitária – Canudos

26 de fevereiro – 21h – Muamba Oficial Carnaval 2011 – Pista de Eventos

12 de março – 21h – Desfile Oficial Carnaval 2011 – Pista de Eventos

19 de março – 21h – Carnaval Fora de Época – Lomba Grande
Frente da Rodovia do Progresso se reúne nesta terça



Agenda de encontros e diretrizes será debatida pelos parlamentares



A Frente Parlamentar em Defesa da Rodovia do Progresso, que fará a sua primeira reunião nesta terça-feira, dia 8, terá um ano de intensos trabalhos. A comissão especial será presidida por Ricardo Ritter – Ica (PDT), primeiro secretário da Mesa Diretora, além de contar com a participação dos vereadores Matias Martins (PT), Gerson Peteffi (PSDB) e Jesus Maciel Martins (PTB). A intenção dos parlamentares é definir a agenda de encontros e a atuação.



Em dezembro de 2010, a licitação da RS-010 foi suspensa pela Justiça devido a suspeita de irregularidade. A medida foi tomada pelo juiz José Antônio Coitinho. A expectativa do governo estadual é de iniciar um novo processo licitatório no primeiro semestre deste ano. Para que a obra seja concluída, a alternativa mais rápida é a adoção de Parceria Público-Privada (PPP). A estimativa é que a RS-010 reduza o trânsito da BR-116 em 25%.



Conforme Ica, a obra da RS-010 é vital para a região, pois a nova via terá ligação com a BR-386, a RS-118 e a RS-240. Pelo projeto, a rodovia terá início no entroncamento da avenida Assis Brasil, em Porto Alegre, com a BR-290, em Cachoeirinha, e se estenderá por 41 quilômetros até a RS-239 (próximo a Campo Bom e Sapiranga).



Criação da Frente

Através de requerimento de autoria de Leonardo Hoff (PP), aprovado em 30 de novembro de 2010, foi criada a comissão especial. Ao sugeri-la, a intenção do parlamentar era ampliar o debate e a fiscalização das obras, assim como ocorreu com o trensurb. Na ocasião, o atual presidente da Casa argumentou que é indispensável a continuidade do projeto no menor prazo possível.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Curso ensina liderança e gerência através do coaching


Participantes receberão certificação BCI, inédita na região Sul do país



Uma parceria inédita na região Sul do Brasil está possibilitando a

realização de um curso diferenciado em Porto Alegre. Trata-se do curso

“Liderança e gerência através do coaching”, que proporciona a gestores,

administradores e líderes as habilidades necessárias e a compreensão de

como os modelos formal e informal de coaching podem trabalhar em prol de

suas equipes e organizações.



O treinamento é uma parceria exclusiva e direta do Grupo Academus, de São

Leopoldo, com o Behavioral Coaching Institute (BCI), dos Estados Unidos.

As aulas, num total de 32 horas, serão ministradas em dois finais de

semana: 26 e 27 de fevereiro e 12 e 13 de março. As vagas estão limitadas

em 25 participantes. As inscrições podem ser feitas até o dia 20, pelo

e-mail faleconosco@academusmind.com.br.



As aulas serão ministradas por Maurício Metzen, instrutor formado

diretamente pelo BCI como master coach, o mais alto nível de formação em

coaching no mundo. Com 15 anos de atuação no mercado, possui ampla

experiência na área de negócios. Segundo ele, o treinamento é o mesmo

utilizado em organizações como Walt Disney, GE, FedEx e Toyota. “O

participante receberá certificado reconhecido pelo BCI, instituição de

desenvolvimento científico que é referência mundial em processo de

coaching comportamental aplicado ao meio corporativo”, afirma.



Metzen ressalta que, ao final da capacitação, os participantes estarão

aptos a desenvolver suas habilidades de gerenciamento e liderança e a

trabalhar melhor com desafios, construindo um nível de competência da

força de trabalho alinhado com as metas pessoais e da organização. “Um

processo bem definido, uma estrutura sustentável, técnicas e ferramentas

válidas são requisitos para garantir confiabilidade, sustentabilidade e

amplo impacto” – destaca – “Muito do sucesso do gestor dependerá das suas

habilidades em colaborar para o desenvolvimento das pessoas em relação às

capacidades necessárias de aperfeiçoamento em seus níveis de desempenho”.



Mais informações, como conteúdo do curso, por exemplo, podem ser obtidas

pelo telefone (51) 3091-1707, 8188-8592 ou 8104-0525.

Textos | OrdemLivre.org

Textos OrdemLivre.org

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini


O TREM ITABIRANO


Amigos, animados para este 2011?


> Eis o resumo da nova edição dO TREM Itabirano,

> o jornal de Itabira que o Brasil lê e admira.

>

>

> Gabiroba, um itabirano que parou Garrincha, disse não à TV Globo e, o

> mais difícil, extraiu dente sem anestesia com Chico Osório.

>

> Raoul de Caux, um francês que trocou a Europa pelas terras do Mato

> Dentro. Ele veio, viu e fez vinho.

>

> Ler é uma maneira de escrever com mãos alheias, diz Affonso Romano de

> Sant’Anna.

>

> Guimarães Rosa e o pai: correspondência inédita. Texto do jornalista

> paraense Lúcio Flávio Pinto.

>

> Um caso de racismo perpetrado por Paulo Francis, conta Fernando Jorge.

>

> Mais uma da série promessas não-cumpridas pelo prefeito de Itabira:

> cadê o prometido Jardim Botânico?

>

> Altamir Barros diz que Itabira está muito maltratada: “Estamos dando

> tiros nos nossos próprios pés”.

>

> Nelson Tangerini provoca um diamantinense. Em Diamantina.

>

> Genin Quintão Guerra papeia com o ilustrador Orlando Pedroso.

>

> Robinson Damasceno fala da paúra da brochura. Ele garante: mulher

> também brocha. E desce o pau na falta de cultura em Itabira.

>

> O TREM, em janeiro, errou feio: “matou” um escritor. Ainda bem que ele

> está vivo. Saúde, Autran.

>

> Com auxílio do arquivo dO TREM, a TV Globo contou a vitória do Valério

> sobre o Botafogo de Garrincha, Didi e Nílton Santos.

>

> Joana d’Arc, a santa-mariense, não aquela, resolveu passar as férias

> com Nietzsche.

>

> Sylvio Back traz um conto sobre a Guerra do Paraguai.

>

> Edmílson Caminha escreve sobre as cartas entre Carlos Drummond de

> Andrade e o poeta Domingo Cruz, que vão virar livro. “A questão é que

> minha pátria é mesmo Itabira de pé no chão e esterco no curral diante

> da casa do fazendeiro, e meu brasão deve ser um cincerro de tropa

> emoldurado em palhas de milho... Isto, sim, mexe com as minhas

> entranhas.” Palavras dele, Drummond.

>

> Isso e muito mais na nova edição dO TREM Itabirano.

> Vale por um livro e enriquece culturalmente.

>

> Assinantes em todo o Brasil recebem o jornal pelo Correio.

> Fora do torrão varonil, cópia em PDF.

>

> Para assinar, otremitabirano@yahoo.com.br ou 31 3835-1329.

SALMO 23

"The LORD is my shepherd; I shall not want. He maketh me to lie down in green pastures: he leadeth me beside the still waters. He restoreth my soul: he leadeth me in the paths of righteousness for his name's sake. Yea, though I walk through the valley of the shadow of death, I will fear no evil: for thou art with me; thy rod and thy staff they comfort me. Thou preparest a table before me in the presence of mine enemies: thou anointest my head with oil; my cup runneth over. Surely goodness and mercy shall follow me all the days of my life: and I will dwell in the house of the LORD for ever." - Psalm 23