quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

NOTICIAS DA CÂMARA DE NOVO HAMBURGO

Trem e saúde em destaque nos pronunciamentos


Na sessão de terça-feira, 15, os vereadores falaram sobre a vinda do trem

a Novo Hamburgo e outros temas ligados à mobilidade e à infraestrutura da

cidade. Problemas na saúde também foram abordados. Leia mais em:

http://www.camaranh.rs.gov.br/Noticias.asp?IdNoticia=4547



- Hoff sugere à Prefeitura programa Licitação Transparente

O presidente Leonardo Hoff (PP) sugeriu ao Executivo a adoção do programa

de Licitação Transparente. No Legislativo, as licitações – exceto as de

modalidade pregão eletrônico – serão transmitidas ao vivo na TV

Câmara/Canal 16 da NET. Ao todo, vereadores fizeram 72 indicações/pedidos

de providência no início desta semana. Leia mais em:

http://www.camaranh.rs.gov.br/Noticias.asp?IdNoticia=4546



- Presidente da União dos Vereadores visita NH

O presidente da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (Uvergs), Inácio

Baccarin, visitou a Câmara de Novo Hamburgo. O presidente Leonardo Hoff

(PP) pediu informações sobre a entidade e o processo de adesão. Leia mais:

http://www.camaranh.rs.gov.br/Noticias.asp?IdNoticia=4548
Prefeito se reúne com presidente do Sindicato Médico na próxima semana


Dando continuidade nos processos administrativos e de melhorias na área da Saúde de Novo Hamburgo, o prefeito Tarcísio Zimmermann realizará um encontro com o presidente do Sindicato Médico da cidade, Andres Kieling. O evento ocorre na próxima terça-feira, dia 22 de fevereiro. Em pauta assuntos como a profissão médica e de interesse da categoria, além das atividades em vigor no setor de saúde pública do Município, como a estrutura e as novas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESFs). O encontro ocorre no gabinete do prefeito, no 9º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201, bairro Canudos). A reunião foi solicitada pelo próprio chefe do Executivo.

Carinhoso - Marisa Monte e Paulinho da Viola

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

MUDANÇAS NO SECRETARIADO HAMBURGUENSE

Prefeito Tarcísio Zimmermann anuncia mudanças na equipe de governo




O prefeito Tarcísio Zimmermann anunciou na terça-feira, 15 de fevereiro, mudanças em sua equipe de governo. As alterações, conforme o chefe do Executivo, ocorrem devido a reposição de membros que foram prestar serviços ao governo do Estado e para dar maior impulso aos projetos desenvolvidos atualmente. No primeiro escalão, o então secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Farias, assume a Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU). Em seu lugar entra o então presidente da Companhia Municipal de Urbanismo (COMUR), Danilo Oliveira da Silva. A troca de cargos tem ainda Lino De Negri, ex-secretário de Obras, para a presidência da COMUR. Já a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLANG), que estava sendo ocupada interinamente pelo diretor-geral da Comusa – Serviços de Água e Esgoto, Mozar Dietrich, passa a ser responsabilidade de Rachel Tomasi de Melo, antes diretora de Compras e Licitações.



Mudanças também foram anunciadas nos cargos de diretorias da Procuradoria Geral do Município (PGM), diretoria de Obras Públicas, Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM) e Secretaria Especial de Gabinete (SEG). O prefeito Tarcísio Zimmermann ressaltou que os novos secretários terão muito trabalho pela frente, mas desejou muito sucesso e êxito a todos. “Esperamos que vocês possam nos ajudar para melhorar cada vez mais a nossa cidade”, citou. Durante a reunião em que houve o anúncio, diversas autoridades e membros do governo estiveram presentes, entre eles secretários e membros do Legislativo.



Agradecimentos

Durante os discursos de trocas e novas posses, os novos secretários fizeram questão de agradecer ao voto de confiança do prefeito, o qual chamaram de grande chefe. Em seguida, também ressaltaram os desafios que terão de enfrentar. O primeiro a se pronunciar foi o novo presidente da COMUR, Lino De Negri. “É uma enorme satisfação prestar esse tipo de serviço para a população e acredito que essas alterações são boas para a comunidade ser melhor servida”. Já Rachel fez questão de destacar o trabalho árduo exercido pelos servidores públicos de Novo Hamburgo e saudou a equipe com que trabalhou em sua antiga área. “Os funcionários daqui trabalham muito”.

Na área de Segurança e Obras Públicas, também houve manifestações. O novo titular da SEMOPSU, Luiz Fernando Farias, disse que sua experiência agora será voltada às obras. “Meu compromisso agora é testar meu trabalho na área de obras e cuidar da cidade”, citou.



As mudanças:

Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU) – Luiz Fernando Farias, antes responsável pela Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), assume como novo secretário de Obras. O secretário anterior, Lino De Negri, assume como presidente da Companhia Municipal de Urbanismo (COMUR).



Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR) – Danilo Oliveira da Silva, antes presidente da COMUR, assume como secretário.



Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão (SEPLANG) – Rachel Tomasi de Melo, assume a pasta que estava ocupada interinamente pelo atual diretor geral da COMUSA, Mozar Dietrich.



Companhia Municipal de Urbanismo (COMUR) – Lino De Negri assume o posto deixado por Danilo Oliveira da Silva.



PROCURADORIA-GERAL (PGM):

Reginaldo Parnow Ennes – Procurador Geral do Município



DIRETORIAS

Mateus de Faria Klein – Diretor Geral

Andréia Lobo da Rosa – Diretora de Contencioso

Jurema de Lima Pieper – Diretora de Execução Fiscal

Gabriela Piardi dos Santos - Diretora do PROCON

Regina de Souza – Diretora Trabalhista

Lourenço Diniz da Costa – Diretor da Defensoria Comunitária

Marilene Gerhardt Martins – Diretora de Assessoramento Administrativo e Legislativo

Maíra Breier Trindade – Diretora de Meio Ambiente



Secretaria Especial de Gabinete (SEG)

Alexsander Penz Mendes – diretor de Comunicação Social



Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPLANG)

Rogério Estrázulas Nunes – Diretor de Gestão de Pessoas

Carla Bertinatto – Diretora de Compras e Licitações



Secretaria de Obras Públicas e Serviços Urbanos (SEMOPSU)

Carla Rosane de Almeida – Diretora Geral

Marcos Silva Rodrigues – Subdiretor da Zona 2 do Bairro Santo Afonso

Vanderlei Lopes de Moraes – Subdiretor da Zona 4 do Bairro Canudos

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini












ROMANCE DE JORGE EDUARDO MAGALHÃES
NO SITE DA EDITORA



Caros amigos


Para adquirirem meu romance "Vagando na noite perdida", entrem no link da editora: http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php
Eles mandam entregar em casa.

Atenciosamente

Jorge Eduardo Magalhães

domingo, 13 de fevereiro de 2011

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini


Nelson Tangerini


















 
"Que os bons ventos Africanos

levem Kadhafi, Mugabi, a Famiglia Castro,

Chávez, Armadinejad, Kim Son Il,

entre tantos outros ditadores

que causam sofrimento a seus povos.

Liberdade sempre!"



Nelson Tangerini, jornalista e escritor.


http://nelsontangerini.blogspot.com/

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Redes de dados estão no limite, diz agência

Redes de dados estão no limite, diz agência

NOTICIAS DA CÂMARA DE NOVO HAMBURGO

- Instituto Fábio Wasem será lançado em sessão solene


Entidade será centro de debates sobre mobilidade urbana e transporte público



Fábio Wasem, presidente municipal do PCdoB que morreu no ano passado, será

lembrado na Câmara em uma sessão solene no dia 24 de março. A iniciativa é

do presidente da Câmara, Leonardo Hoff (PP). Na ocasião, será lançado o

Instituto Fábio Wasem, idealizado por sua esposa, Deusa Maria de Souza. "A

ideia é debater mobilidade urbana e transporte público. Queremos partir de

Novo Hamburgo e entender nossa realidade, mas também trocar experiências

com outras regiões do país", explicou.



Hoff lembrou que Wasem, cuja trajetória política começou no movimento

estudantil, estava engajado na busca de soluções para problemas de

mobilidade e transporte público. "São temas sobre os quais ele estaria

debatendo aqui nesta Casa." Deusa, sua irmã Rosana Conti Bones, Sandro

Wasem e Antônia, irmão e futuro presidente do instituto e sobrinha de

Fábio Wasem, respectivamente, reuniram-se com Hoff no início da tarde

desta quarta-feira, 9.



Fábio Juliano Wasem, presidente do diretório municipal do PCdoB em Novo

Hamburgo, morreu aos 35 anos no dia 24 de março de 2010. Ele foi vítima de

um acidente de automóvel na BR-470, em Santa Catarina, próximo ao

município de Rodeio, no Vale do Itajaí. A sessão solene terá início às 19

horas, e toda a comunidade está convidada.



*



- Brasília: Betinho e Ica pedirão mais uma estação de trem

Líderes de bancadas ainda falaram sobre inundações, rua Rincão e Defesa

Civil nesta terça-feira



Na sessão de terça-feira, 8, líderes de bancadas falaram sobre diversos

temas. Gilberto Koch (PT) destacou a atuação da Câmara no movimento para

trazer o trensurb até Novo Hamburgo. Ele e Ricardo Ritter – Ica (PDT)

participam amanhã de uma audiência no Tibunal de Contas da União, em

Brasília. Os vereadores voltarão a defender a construção de uma estação

entre a Santo Afonso e a Fenac. "A proposta já está na mão do ministro

responsável", apontou Betinho. O prefeito Tarcísio Zimmermann e o

presidente da Trensurb, Marco Arildo da Cunha, também devem estar

presentes no encontro.



Rua Rincão

Gerson Peteffi (PSDB) comemorou o anúncio, feito pelo diretor-presidente

da Metroplan, de que R$ 700 mil, além da contrapartida da Prefeitura,

serão destinados a melhorias na rua Rincão. Essa é uma luta antiga do

tucano, que pede, principalmente, o asfaltamento do trecho que ainda é de

chão batido. "Hoje tivemos uma sessão histórica, está sendo concretizado

um sonho de muitos anos", disse.



Inundações

Sergio Hanich (PMDB) lembrou as dificuldades que muitos cidadãos enfrentam

em dias de chuva. "Ainda ocorrem inundações. Quando serão feitas melhorias

na rede pluvial?", questionou. Jesus Maciel (PTB) citou o caso da rua

Assis Brasil. "Seria uma obra simples. Nosso maior problema são as redes

mal-dimensionadas." Peteffi deu outro exemplo: a esquina entre as ruas

Holanda e Polônia. "Já há moradores pensando em acionar a Prefeitura por

danos materiais."



Defesa Civil

Jesus também reclamou da Defesa Civil. O legislador contou que, na semana

passada, ligou durante um dia inteiro e ninguém atendeu. Betinho defendeu

a atuação do órgão: "fui muito bem atendido quando liguei para falar da

rua Tom Jobim, que foi inundada com o transbordamento do arroio

Gauchinha". Ele divulgou os telefones de contato: 3587-7863 e 9964-3889.



*



- Guaracy Velho busca apoio para construção de túnel

Via sob a BR-116 é uma alternativa ao fechamento da rua 24 de Maio



Guaracy Velho, que recebeu o título de cidadão de Novo Hamburgo em 2010,

visitou o presidente Leonardo Hoff (PP) na tarde desta quarta-feira, 9.

Integrante do grupo Pensando Novo Hamburgo e delegado do Orçamento

Participativo, ele entregou um pedido de apoio à construção de um túnel

sob a BR-116, ligando o bairro Rincão à rua Andradas, na Vila Rosa. A rua

Andradas é paralela à 24 de Maio.



Velho tem buscado apoio de diversas lideranças. Ele já entregou um pedido

similar à Prefeitura, e entrou em contato com representantes da comunidade

em Porto Alegre, com o deputado Lucas Redecker. Segundo ele, apesar da

indicação de que o túnel seria feito através de uma parceria entre o Dnit

e a empresa Nova Cidade, as obras ainda não começaram.



Hoff afirmou que Velho será sempre bem-vindo na Casa, e destacou sua

atuação na defesa dos interesses da cidade.



Entenda o caso

O fechamento do acesso à rua 24 de Maio, para quem está na BR-116 no

sentido interior-capital, foi anunciado pelo Departamento Nacional de

Infra-Estrutura de Transportes – Dnit, como uma consequência da construção

do Viaduto Rincão. Isso tem causado indignação entre cidadãos

hamburguenses, principalmente os que atuam no comércio, pois pode reduzir

o movimento na área.



Os vereadores estão atentos à questão. Em maio do ano passado, por

exemplo, a Câmara realizou uma audiência pública sobre o tema. O Dnit

prometeu, também no ano passado, apresentar uma alternativa ao fechamento

do acesso àquela via, considerada vital para o comércio do bairro.



*



- Reestruturação: 1ª etapa deve estar pronta até sexta

Nesta quarta ocorreu mais uma reunião de trabalho com representantes da FDRH



Na tarde desta quarta-feira, 9, ocorreu mais uma reunião entre

representantes da Câmara e da Fundação de Desenvolvimento em Recursos

Humanos – FDRH, entidade contratada para avaliar a estrutura atual da Casa

e propor as alterações. O Legislativo hamburguense, com apoio da entidade,

vai atualizar seu organograma funcional.



Segundo o presidente Leonardo Hoff (PP), o objetivo é modernizar a Câmara,

levando em consideração os conceitos mais atuais de administração pública.

"O trabalho legislativo dos vereadores em breve terá o reforço de novos

quadros", destacou.



Hoff salientou que a primeira etapa do trabalho deve estar concluída até

sexta-feira. "Na próxima semana deverá ser apresentado um projeto com a

primeira parte da reestruturação." As alterações devem estar completas

ainda no primeiro semestre deste ano.



Participaram da reunião, além de Hoff e representantes da FDRH, a

diretora-geral da Casa, Cléa Caberlon, a coordenadora administrativa

interina, Gledir Bernardo, e a assessoria jurídica. O primeiro encontro do

grupo de trabalho em 2011 ocorreu no dia 13 de janeiro.



*



- Bancadas repassam ao Executivo demandas da comunidade

Semana começa com dezenas de pedidos de providências



No início desta semana, os vereadores repassaram diversas demandas da

comunidade à Prefeitura, através de pedidos de providências. Luiz Carlos

Schenlrte (PMDB) focou-se em problemas de trânsito e limpeza. Ele

solicitou instalação de quebra-molas ou redutor de velocidade na rua

Ângelo Provezano, nas proximidades do número 585; pintura do meio-fio da

Athanásio Becker; e asfaltamento da Thomas Feltes Engelmann. O legislador

ainda pediu limpeza nos fundos do campo do Grêmio Esportivo Hamburguês,

nas ruas Ângelo Provenzano, Lori Maria Stoffel e Arábia e em boca de lobo

da rua Espanha.



O também peemedebista Ito Luciano informou à Prefeitura que é preciso

melhorar a sinalização das ruas Guararapes, Tupiniquins e Marcílio Dias;

realizar operação tapa-buracos em toda a extensão da Antônio Roberto

Kroeff; podar árvores nas ruas São Carlos e Lima e Silva e na avenida

Nicolau Becker; trocar lâmpadas nas ruas Sapiranga, Corumbá e Henrique

Biondi; limpar as rua Curitiba e a praça do Morro dos Papagaio; e

desentupir boca de lobo na rua da Consagração.



Para Sergio Hanich, da mesma bancada, é imprescindível terminar a

pavimentação da rua Quezon, podar árvores na rótula da avenida Pedro Adams

Filho com a Alvear, limpar terreno baldio na rua Heitor Villa Lobos e

consertar infiltração em boca de lobo na Vidal Brasil.



Matias Martins (PT), vice-presidente da Câmara, apontou a necessidade de

se consertar luminária na rua Walkiria Spindler; trocar lâmpada na Pastor

Bueno; recolher lixo das ruas Alfredo Maroski e José Plácido de Castro;

remover galhos da Bartolomeu de Gusmão; e colocar quebra-molas na Bananal.



A petista Carmen Ries busca substituição da tampa da boca de lobo na

avenida Victor Hugo Kunz e na rua Cariri; operação tapa-buracos nas ruas

Nogueira, São Luiz Gonzaga e Cariri; limpeza das ruas Aparados da Serra e

Amantino Antônio Peteffi e na avenida Dr. Maurício Cardoso; poda de

árvores na rua Feitoria Velha e ao longo da avenida Dr. Maurício Cardoso;

troca de lâmpadas na rua Guia Lopes; colocação de lixeira comunitária na

João Wendelino Hennemann; e recapeamento asfáltico na João Closs.



Alex Rönnau, outro integrante da bancada do Partido dos Trabalhadores,

pediu recolhimento de entulho e lixo na calçada rua Colúmbia, em frente ao

nº 2.790; seu correligionário Gilberto Koch sugeriu a intimação do

proprietário do terreno localizado na rua Capitão Montanha, nº 394, para

que limpe o local, e operação tapa-buracos na rua da Cooperativa.



Gerson Peteffi (PSDB) repassou duas demandas ao Executivo: recolhimento de

galhos na rua Manoel Hermógenes de Mello e limpeza de boca-de-lobo na

Joaquim Nabuco. Volnei Campagnoni (PCdoB) solicita desentupimento de boca

de lobo na rua Maria Quitéria, recomposição de meio-fio na rua Dr. João

Daniel Hillebrand e troca de lâmpada na rua José João Martins.
75 anos de Camanga

Amigos que estiveram presentes dizem que o aniversário de Adonar Camanga Schmidt, alguns dias atrás,  estava bombando. Foi na Sociedade Sempre Viva. Bebidas e tira-gosto à vontade. E, o mais importante, muita gente bonita e importante. Tudo para mostrar que além de ser uma figura querida e folclórica, Camanga também é muito querido em todas as camadas e faixas sociais hamburguenses. Foi uma noite memorável. O assunto principal: Política. Além, é claro, da própria comemoração de aniversário do anfitrião.

Passaram por lá políticos, empresários e outras figuras ilustres no mapa regional. A casa estava lotada. Deputado Giovani Feltes, o empresário Paulo Kopschina, o vereador Raul Cassel, todos do PMDB. O ex-prefeito José Airton dos Santos também se fez presente. Outra presença notada foi a do vereador Volnei Campagnoni, do PCdoB.

Já tem gente dizendo que este time está virando seleção para a próxima disputa da Copa Eleitoral de 2012. Vamos eperar para ver se continuarão todos juntos até a disputa começar.
Feira do Produtor Rural com venda de peixes



Como vem ocorrendo tradicionalmente, o segundo sábado de cada mês é dia de comercialização de peixes na Feira do Produtor Rural do Centro de Novo Hamburgo. A atividade ocorre das 7 às 12 horas, na Rua Lima e Silva. O secretário interino de Desenvolvimento Rural, Carlos Gutbier, destaca o trabalho realizado pelos produtores de Novo Hamburgo. “A feira promove o esforço dos produtores de peixes da cidade, e é uma boa oportunidade para que a comunidade hamburguense consuma peixes frescos, vivos e de qualidade”. Serão vendidas as espécies: Traíra, Jundiá e Carpas (Cabeçuda, Capim, Húngara e Prateada). Os preços do peixe vivo, por quilo variam de R$ 7,00 até R$ 7,50. Durante a feira são comercializadas também, frutas e verduras da época, como pepino, alface, moranga, vagem, abóbora e melancia.



O quê: Feira do Produtor Rural com comercialização de peixes.

Quando: Sábado, 12 de fevereiro, das 7h às 12h.

Onde: Rua Lima e Silva, Centro.

NOTíCIAS DA CÂMARA DE NOVO HAMBURGO

LICITAÇÕES SERÃO TRANSMITIDAS AO VIVO PELA TV CÂMARA


Iniciativa de Leonardo Hoff tem como objetivo deixar processos ainda mais


transparentes



As licitações realizadas pelo Legislativo serão, em breve, ainda mais

transparentes. As sessões de licitação de qualquer modalidade – exceto

pregão eletrônico – deverão ser transmitidas ao vivo pela TV Câmara/canal

16 da NET. O Projeto de Decreto Legislativo nº 1/2011, uma iniciativa do

presidente Leonardo Hoff (PP) avalizada por toda a Mesa Diretora, foi

aprovado nesta quinta-feira, 10, por unanimidade. Na próxima terça-feira,

15, a propostá será apreciada em segunda votação.



Segundo o texto, os editais de licitação conterão cláusula específica de

autorização de veiculação de imagem por parte dos licitantes. Hoff disse

que, com a apreciação do PDL nº 1/2011, está se estabelecendo uma das

metas da atual Mesa Diretora, formada também por Matias Martins (PT –

vice-presidente), Ricardo Ritter – Ica (PDT – 1º secretário) e Luiz Carlos

Schenlrte (PMDB – 2º secretário). "O conceito de transparência deve fazer

parte de nosso dia a dia, para que todos os cidadãos possam acompanhar o

trabalho do Legislativo municipal." O progressista citou ainda alguns

avanços da Câmara nesse sentido, como a divulgação dos gastos da Casa na

internet. "Aqui ninguém faz ato secreto."



Debate

Gerson Peteffi (PSDB) elogiou a iniciativa. "A transparência é fundamental

no poder público." Ele apontou ainda que o rádio deveria ter sido

contemplado no projeto. "É outro meio de comunicação fundamental à

democracia." Hoff salientou que a Rádio ABC, que faz a cobertura das

sessões, é uma empresa privada – por isso não há como obrigá-la a fazer

essa transmissão.



Jesus Maciel (PTB) também parabenizou a Mesa Diretora. Matias salientou

que a Câmara e a Prefeitura já têm o portal Transparência. "Aqui, estamos

indo além. Por isso, ficamos orgulhosos por fazer parte da Mesa Diretora.

Espero que todas as entidades que recebem recursos públicos sigam esse

exemplo."



Emenda

Também foi aprovada uma emenda, da Mesa Diretora, estabelecendo que,

quando não houver possibilidade técnica de transmissão ao vivo, a sessão

será gravada e retransmitida na primeira oportunidade em que houver

disponibilidade de sinal por parte da TV Assembleia, bem como na grade de

programação da TV Câmara.



*



- Instituto Prover divulga Rota do Sapato

Objetivo é incentivar a indústria do turismo nos vales do Sinos e do

Paranhana



Na sessão desta quinta-feira, 10, a presidente do Instituto Prover, Maria

Clara Gruske, falou sobre o projeto Rota do Sapato. O objetivo é

desenvolver o turismo em cidades dos vales do Sinos e do Paranhana. "O

turismo é a indústria que mais cresce no mundo", disse. "Estima-se que

8,7% da força de trabalho mundial atue nessa área. O Brasil ocupa a 7ª

posição no ranking dos 10 países que mais recebem turistas do mundo, e a

1ª da América Latina."



Maria Clara salientou que o turismo implica desenvolvimento em

infraestrutura, segurança, saúde e educação, entre outras áreas. "O que

falta para participarmos desse nicho? Projetos, determinação,

conscientização da população e um norte, ou seja, uma gestão que unifique

essas forças." Por isso, ela pediu apoio dos vereadores para a ideia.



A presidente da entidade citou o exemplo de Gramado. "A cidade é uma

referência. O que ela tem a oferecer? Boa gastronomia, comércio

estruturado, festividades, zoológico, parques temáticos... Ou seja, está

preparada, com tecnologia, para receber as pessoas." Ela frisou que a

região também poderá desenvolver essas características. O know how para

isso, disse, vem da indústria calçadista.



A Copa do Mundo de 2014, apontou, será um momento em que a região terá de

pensar em como receber os turistas. "Mas o projeto Rota do Sapato é muito

amplo, de médio a longo prazo. A região oferece muitas opções." Os jovens

de hoje poderão colher esses frutos – novos postos de trabalho e mais

qualidade de vida. Novo Hamburgo, completou, poderá ser um dos pontos mais

importantes, pois já é reconhecida como a Capital do Calçado, e conta com

áreas como Lomba Grande.



Maria Clara afirmou que no dia 10 de março, na sede da prefeitura de

Sapiranga, ocorrerá uma reunião entre municípios e o Instituto Prover. Na

ocasião, será assinado um protocolo de intenções.



Questionamentos e elogios

Raul Cassel (PMDB) perguntou qual a relação entre a Rota do Calçado e a

Rota Romântica. "Eu não vejo conflitos entre as duas rotas. Pelo

contrário. Uma agrega valor à outra. Mas, no meu ver, os municípios

inseridos na Rota do Sapato têm um perfil diferente", respondeu Maria

Clara. Outra diferença é que a Rota do Sapato deverá ser gerenciada por

uma entidade privada, sem fins lucrativos.



Jesus Maciel (PTB) parabenizou Maria Clara. "Poucas pessoas teriam a

coragem de fazer isso. Às vezes, criticar é muito fácil. Mas executar e

dizer o caminho é difícil." Ele convidou a comunidade a participar do

movimento.



O presidente da Câmara, Leonardo Hoff (PP), perguntou quais municípios já

concordaram em participar do projeto, e qual a previsão para geração de

empregos. Ele também elogiou a iniciativa. "Agora que estamos fazendo o

trabalho in loco", disse Maria Clara. "Estamos indo de São Leopoldo até

Rolante. Faremos o levantamento do potencial de cada cidade. Com o

diagnóstico, vamos chegar ao prefeito e falar sobre o perfil turístico."



Por meio de uma mensagem de texto enviada a Hoff, o secretário de

Desenvolvimento Econômico, Carlos Finck, perguntou se haverá custos para

os municípios. Maria Clara disse que, em um primeiro momento, haverá um

custo de implementação. "Mas a ideia é levar o projeto para fora e trazer

investimentos. É importante deixar claro que não haverá mensalidade."



Instituto Prover

O Instituto Prover é uma associação sem fins lucrativos, idealizada por um

grupo de empresários de Novo Hamburgo. Foi fundado em julho de 2009 com o

intuito de desenvolver projetos a fim de estimular o crescimento da cidade

e região, nas áreas de cultura, turismo, assistência social, educação,

meio ambiente, esporte, entre outras.



*



- Parlamentares preocupados com Associação Hospitalar

Presidente Leonardo Hoff pede que legisladores compareçam a assembleia



O presidente da Casa, Leonardo Hoff (PP), pediu que todos os vereadores

compareçam à assembleia extraordinária da Associação Hospitalar Novo

Hamburgo, que será realizada no próximo dia 16, às 19 horas. Na ocasião,

serão tratados temas como prestação de contas. A entidade, ex-mantenedora

do Hospital Municipal, tem muitas dívidas trabalhistas, explicou Hoff, que

podem afetar toda a comunidade hamburguense. "É um tema muito importante",

salientou.



Raul Cassel (PMDB) frisou que os vereadores não terão poder decisório na

assembleia. Por isso, fez um requerimento verbal para o presidente do

Conselho Deliberativo da Associação, Elio Becker, participe de uma sessão

para falar sobre o tema. Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) disse estar

preocupado, pois um caso parecido já ocorreu na cidade. Outro

peemedebista, Sergio Hanich, quer saber se funcionários estão sendo

lesados.



*



- Vereadores buscam no TCU ajustes na obra do trem

Linha até Novo Hamburgo entrará em operação no mês de julho



A partir de julho, os hamburguenses poderão começar a utilizar a linha 1

do trem. O prazo de entrega da estação Liberdade foi garantido em reunião

realizada em Brasília, nesta quinta, dia 10, da qual participaram os

integrantes da Comissão Especial Pró-Trensurb, Gilberto Koch (PT),

presidente, e Ricardo Ritter – Ica (PDT), que compõe também a Comissão de

Obras, Marco Arildo Prates da Cunha, diretor-presidente da Empresa de

Trens Urbanos de Porto Alegre, Tarcísio Zimmermann, prefeito de Novo

Hamburgo, e Raimundo Carreiro, ministro do Tribunal de Contas da União.

Acompanharam também o encontro no TCU dois engenheiros integrantes do

corpo técnico da Trensurb.



Conforme Betinho, entre os assuntos debatidos com Carreiro – ministro

responsável pela liberação das obras na época em que o processo

licitatório foi questionado – estão o alargamento e aumento da

profundidade do Arroio Luiz Rau na Avenida Nações Unidas, a inclusão da

estação Industrial e o aprimoramento da infraestrutura das estações Fenac

e Novo Hamburgo.



Os vereadores hamburguenses apontaram a importância de os ajustes serem

realizados quando a obra ainda está em andamento. "É preciso mexer agora

para resolver essas questões", disse Betinho, revelando que o ministro

concordou que é relevante fazer as alterações antes da conclusão dos

trabalhos. Deixar para depois, de acordo com o parlamentar petista,

poderia inclusive inviabilizar as mudanças, já que só seria possível a

realização dos trabalhos da 1h às 4h, horário em que o trem não está

operando, além de tornar o custo mais alto.



Ica e Betinho informaram que será retirado o chanfrado da vala por onde

corre o arroio. A intenção é propiciar mais vazão de água. Desta forma,

serão evitados problemas de alagamentos que ocorrem na região da

rodoviária nova. Outra questão esclarecida pelos vereadores é que esse

alargamento será feito em três quilômetros da Avenida Nações Unidas. Eles

reiteraram a necessidade de modernização do projeto de acesso às estações

Fenac e Novo Hamburgo, tornando mais segurança a travessia dos pedestres.



Papel da Comissão Pró-Trensurb

No dia 26 de fevereiro, a comissão especial criada para defender a

extensão da linha do trem até Novo Hamburgo completa sete anos. Além dos

vereadores Betinho e Ica, integram o grupo Gerson Peteffi (PSDB), Ito

Luciano (PMDB), Jesus Maciel (PTB) e Volnei Campagnoni (PCdoB).



Nova Estação

Em novembro de 2010, os ajustes na infraestrutura da obra foram discutidos

em encontro realizado na sede da Trensurb, em Porto Alegre. Reuniram-se na

ocasião os vereadores Gilberto Koch (PT), Ricardo Ritter – Ica – (PDT) e o

diretor-presidente da empresa, Marco Arildo.



Na época, foram debatidas a construção de mais uma estação, no bairro

Industrial, a troca do nome da estação Liberdade por Santo Afonso e a

proposta de conjugar ao nome da possível Estação Santo Afonso o nome do

Esporte Clube Novo Hamburgo.



Audiência Pública

No dia 23 de março, às 19h, o Legislativo de Novo Hamburgo será palco de

um debate com a comunidade sobre as alterações na infraestrutura do

Município, devido às obras do trensurb, e a derrubada de árvores que ficam

às margens do arroio. A audiência pública é uma sugestão do presidente da

Casa, Leonardo Hoff (PP).



*



- Comandante da BM reúne-se com Mesa Diretora

Encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira



Em visita realizada no começo da tarde desta quinta, 10, o presidente do

Legislativo, Leonardo Hoff (PP), e integrantes da Mesa Diretora foram

apresentados ao novo Comandante Regional de Policiamento Ostensivo do Vale

do Sinos, Coronel Kleber Roberto de Lima Senisse. Durante o encontro,

foram debatidas as expectivas e planos para a área de segurança da região.

Estavam presentes à reunião o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana

de Novo Hamburgo, Luiz Fernando Farias, Matias Martins (PT),

vice-presidente do Legislativo, e Luiz Carlos Schenlrte (PMDB), 2°

secretário da Mesa Diretora.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer

Cristian Dahmer

Olá, amigos.

Às vezes me parece que os cristãos hoje em dia tem medo de crer. Se acomodam naquele monte de regras religiosas que não servem para nada se você não tem uma experiência real, verdadeira e diária com Deus.



Parece que, pra variar, o ser humano tem que se posicionar em um extremo. Alguns cristãos chegam a entrar em "êxtase" crendo que Deus vai resolver todos os problemas de suas vidas (problemas estes causados pelo pecado, do qual Deus não tem culpa). Outros, do outro lado, aguardam a volta de Jesus sem crer que Ele possa agir ainda nesse mundo... é como se Cristo tivesse subido aos céus e só iria olhar para baixo novamente quando fosse hora de voltar.



Quando eu congregava numa igreja pentecostal (onde, por sinal, conheci Jesus), costumava-se dizer que "nós cremos num Deus vivo". Aí a pergunta aos cristãos: Você crê num Deus vivo, que ainda age nesse mundo? Será que esse Deus não quer mais fazer milagres para edificar a Sua igreja? Será que Ele não age mais na vida de Seus filhos?



Só sei de uma coisa... Jesus Cristo é o mesmo, e a Bíblia diz que Deus não muda. Se Ele não muda, Ele é o mesmo do velho testamento, que operou tantas maravilhas para salvar seu povo. Mas parece que muitos crentes andam pela vida como se Jesus nunca tivesse ressucitado. Vivem uma reforma de vida, mas não um reavivamento de fé. Seguir os mandamentos de Deus demonstra fé, sim, mas isso, sem crer além dos mandamentos, de nada adianta. Os judeus também seguiam os mandamentos, mas a época de Cristo se parecia muito com a de agora: uma fé morna, sem comunhão com Deus, sem oração, sem práticas cristãs. Imaginem se Moisés cresce num Deus como muitos de nós cremos? E Gideão? E Paulo? Pedro?



A igreja de hoje precisa de reavivamento, de fé. Claro que não uma fé fanática, sem raciocínio, como se nós pudéssemos mandar em Deus. Não! Sabemos que Deus tem Seus desígnios, e nem tudo que queremos ou pedimos está nos planos dEle. Contudo, isso não é desculpa para nos acomodarmos, e falarmos que Deus não age mais, dando desculpas pela nossa falta de fé. Pois mesmo Jesus Cristo, no Monte das Oliveiras, falou ao Pai o que Ele desejava, mesmo sabendo que, provavelmente, não seria atendido. FALTA FÉ! Uma fé viva, capaz de mover montanhas. Mesmo que elas não se movam, temos que ter fé para isso, pois "sem fé é impossível agradar a Deus".



Abaixo deixo uma música, que fala dessa fé viva.



Que Deus abençoe a todos!



http://www.youtube.com/watch?v=vu-C0prF6sQ

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

O presidente do PT e a miséria da lógica

O presidente do PT e a miséria da lógica
Novo Hamburgo já começa a viver o Carnaval 2011




O desfile oficial do Carnaval de Novo Hamburgo acontece no dia 12 de março, porém a cidade já está entrando no clima da festa mais popular do País com um mês de antecedência. Com o slogan O Melhor da Festa é Esperar por Ela, as festividades, que começaram com a Escolha da Rainha do Carnaval 2011, terão continuidade no sábado, 12 de fevereiro, quando acontece a apresentação dos sambas enredo das escolas de samba do Município. O evento será realizado no Mercado Público Municipal (Avenida Primeiro de Março, 2700), com início às 21 horas. A entrada é gratuita, mas sugere-se a doação de um kit de material escolar (caderno, lápis e borracha) que será revertido ao Gabinete da Primeira-dama de Novo Hamburgo.

No local estarão presentes a corte do Carnaval 2011, composta pela rainha Ketlin Carvalho, da Escola de Samba Cruzeiro do Sul, pela princesa Kimberlyn Oliveira, da Protegidos da Princesa Isabel, e pelo rei momo Gabriel Machado Souza, da Portela do Sul. O evento é um momento para que os hamburguenses possam conhecer um pouco do que será visto no desfile do próximo mês.



Confira a programação completa do Carnaval 2011:

12 de fevereiro – 21h - Apresentação dos Sambas Enredos – Mercado Público Municipal (Avenida Primeiro de Março, 2700)

19 de fevereiro – 20h – Muamba Comunitária – Canudos

26 de fevereiro – 21h – Muamba Oficial Carnaval 2011 – Pista de Eventos

12 de março – 21h – Desfile Oficial Carnaval 2011 – Pista de Eventos

19 de março – 21h – Carnaval Fora de Época – Lomba Grande
Frente da Rodovia do Progresso se reúne nesta terça



Agenda de encontros e diretrizes será debatida pelos parlamentares



A Frente Parlamentar em Defesa da Rodovia do Progresso, que fará a sua primeira reunião nesta terça-feira, dia 8, terá um ano de intensos trabalhos. A comissão especial será presidida por Ricardo Ritter – Ica (PDT), primeiro secretário da Mesa Diretora, além de contar com a participação dos vereadores Matias Martins (PT), Gerson Peteffi (PSDB) e Jesus Maciel Martins (PTB). A intenção dos parlamentares é definir a agenda de encontros e a atuação.



Em dezembro de 2010, a licitação da RS-010 foi suspensa pela Justiça devido a suspeita de irregularidade. A medida foi tomada pelo juiz José Antônio Coitinho. A expectativa do governo estadual é de iniciar um novo processo licitatório no primeiro semestre deste ano. Para que a obra seja concluída, a alternativa mais rápida é a adoção de Parceria Público-Privada (PPP). A estimativa é que a RS-010 reduza o trânsito da BR-116 em 25%.



Conforme Ica, a obra da RS-010 é vital para a região, pois a nova via terá ligação com a BR-386, a RS-118 e a RS-240. Pelo projeto, a rodovia terá início no entroncamento da avenida Assis Brasil, em Porto Alegre, com a BR-290, em Cachoeirinha, e se estenderá por 41 quilômetros até a RS-239 (próximo a Campo Bom e Sapiranga).



Criação da Frente

Através de requerimento de autoria de Leonardo Hoff (PP), aprovado em 30 de novembro de 2010, foi criada a comissão especial. Ao sugeri-la, a intenção do parlamentar era ampliar o debate e a fiscalização das obras, assim como ocorreu com o trensurb. Na ocasião, o atual presidente da Casa argumentou que é indispensável a continuidade do projeto no menor prazo possível.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Curso ensina liderança e gerência através do coaching


Participantes receberão certificação BCI, inédita na região Sul do país



Uma parceria inédita na região Sul do Brasil está possibilitando a

realização de um curso diferenciado em Porto Alegre. Trata-se do curso

“Liderança e gerência através do coaching”, que proporciona a gestores,

administradores e líderes as habilidades necessárias e a compreensão de

como os modelos formal e informal de coaching podem trabalhar em prol de

suas equipes e organizações.



O treinamento é uma parceria exclusiva e direta do Grupo Academus, de São

Leopoldo, com o Behavioral Coaching Institute (BCI), dos Estados Unidos.

As aulas, num total de 32 horas, serão ministradas em dois finais de

semana: 26 e 27 de fevereiro e 12 e 13 de março. As vagas estão limitadas

em 25 participantes. As inscrições podem ser feitas até o dia 20, pelo

e-mail faleconosco@academusmind.com.br.



As aulas serão ministradas por Maurício Metzen, instrutor formado

diretamente pelo BCI como master coach, o mais alto nível de formação em

coaching no mundo. Com 15 anos de atuação no mercado, possui ampla

experiência na área de negócios. Segundo ele, o treinamento é o mesmo

utilizado em organizações como Walt Disney, GE, FedEx e Toyota. “O

participante receberá certificado reconhecido pelo BCI, instituição de

desenvolvimento científico que é referência mundial em processo de

coaching comportamental aplicado ao meio corporativo”, afirma.



Metzen ressalta que, ao final da capacitação, os participantes estarão

aptos a desenvolver suas habilidades de gerenciamento e liderança e a

trabalhar melhor com desafios, construindo um nível de competência da

força de trabalho alinhado com as metas pessoais e da organização. “Um

processo bem definido, uma estrutura sustentável, técnicas e ferramentas

válidas são requisitos para garantir confiabilidade, sustentabilidade e

amplo impacto” – destaca – “Muito do sucesso do gestor dependerá das suas

habilidades em colaborar para o desenvolvimento das pessoas em relação às

capacidades necessárias de aperfeiçoamento em seus níveis de desempenho”.



Mais informações, como conteúdo do curso, por exemplo, podem ser obtidas

pelo telefone (51) 3091-1707, 8188-8592 ou 8104-0525.

Textos | OrdemLivre.org

Textos OrdemLivre.org

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini


O TREM ITABIRANO


Amigos, animados para este 2011?


> Eis o resumo da nova edição dO TREM Itabirano,

> o jornal de Itabira que o Brasil lê e admira.

>

>

> Gabiroba, um itabirano que parou Garrincha, disse não à TV Globo e, o

> mais difícil, extraiu dente sem anestesia com Chico Osório.

>

> Raoul de Caux, um francês que trocou a Europa pelas terras do Mato

> Dentro. Ele veio, viu e fez vinho.

>

> Ler é uma maneira de escrever com mãos alheias, diz Affonso Romano de

> Sant’Anna.

>

> Guimarães Rosa e o pai: correspondência inédita. Texto do jornalista

> paraense Lúcio Flávio Pinto.

>

> Um caso de racismo perpetrado por Paulo Francis, conta Fernando Jorge.

>

> Mais uma da série promessas não-cumpridas pelo prefeito de Itabira:

> cadê o prometido Jardim Botânico?

>

> Altamir Barros diz que Itabira está muito maltratada: “Estamos dando

> tiros nos nossos próprios pés”.

>

> Nelson Tangerini provoca um diamantinense. Em Diamantina.

>

> Genin Quintão Guerra papeia com o ilustrador Orlando Pedroso.

>

> Robinson Damasceno fala da paúra da brochura. Ele garante: mulher

> também brocha. E desce o pau na falta de cultura em Itabira.

>

> O TREM, em janeiro, errou feio: “matou” um escritor. Ainda bem que ele

> está vivo. Saúde, Autran.

>

> Com auxílio do arquivo dO TREM, a TV Globo contou a vitória do Valério

> sobre o Botafogo de Garrincha, Didi e Nílton Santos.

>

> Joana d’Arc, a santa-mariense, não aquela, resolveu passar as férias

> com Nietzsche.

>

> Sylvio Back traz um conto sobre a Guerra do Paraguai.

>

> Edmílson Caminha escreve sobre as cartas entre Carlos Drummond de

> Andrade e o poeta Domingo Cruz, que vão virar livro. “A questão é que

> minha pátria é mesmo Itabira de pé no chão e esterco no curral diante

> da casa do fazendeiro, e meu brasão deve ser um cincerro de tropa

> emoldurado em palhas de milho... Isto, sim, mexe com as minhas

> entranhas.” Palavras dele, Drummond.

>

> Isso e muito mais na nova edição dO TREM Itabirano.

> Vale por um livro e enriquece culturalmente.

>

> Assinantes em todo o Brasil recebem o jornal pelo Correio.

> Fora do torrão varonil, cópia em PDF.

>

> Para assinar, otremitabirano@yahoo.com.br ou 31 3835-1329.

SALMO 23

"The LORD is my shepherd; I shall not want. He maketh me to lie down in green pastures: he leadeth me beside the still waters. He restoreth my soul: he leadeth me in the paths of righteousness for his name's sake. Yea, though I walk through the valley of the shadow of death, I will fear no evil: for thou art with me; thy rod and thy staff they comfort me. Thou preparest a table before me in the presence of mine enemies: thou anointest my head with oil; my cup runneth over. Surely goodness and mercy shall follow me all the days of my life: and I will dwell in the house of the LORD for ever." - Psalm 23

sábado, 5 de fevereiro de 2011

FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer

Cristian Dahmer


A OVELHA PERDIDA




“Aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir. E murmuravam os fariseus e os escribas, dizendo: Este recebe pecadores e come com eles. Então, lhes propôs Jesus esta parábola: Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo. E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” (Lucas 15. 1-7, Bíblia Sagrada, Almeida Revista e Atualizada).



Muitas vezes nós não entendemos, ou distorcemos trechos da Bíblia por não contextualizarmos historicamente tais citações. Outras vezes pelo próprio interesse, e por não querer abandonar os vícios e os pecados que carregamos. O texto acima nos revela o tamanho amor de Deus e o Seu desejo de trazer para seus braços o pecador, não importa o que este tenha feito de errado. Nesta parábola, o Senhor Jesus conta a história do pastor e suas ovelhas. Naqueles tempos, ser pastor não era uma profissão de grande valor social ou financeiro. Contudo, havia uma grande virtude nesses trabalhadores: geralmente eles eram movidos por um profundo amor por seus animais. Muitas vezes tinham que enfrentar predadores do campo, como lobos e raposas, para preservar a vida de suas ovelhas. Davi, em 1° Samuel 17. 34-35, mostra quão corajoso era um pastor ao defender a vida de suas ovelhas. É neste entendimento de pastor e ovelhas que Jesus expõe aos Seus seguidores os versos acima.

Sendo assim, podemos dar nomes aos personagens. O pastor da história é Jesus. As ovelhas somos todos nós, seres humanos. O ato de se perder significa se afastar de Deus, indo em direção ao pecado. As noventa e nove são os seres humanos que são obedientes aos mandamentos de Deus, os chamados crentes. Aquele que se perdeu é o que se afundou no pecado. Pecado, neste sentido, não significa só roubar ou matar, como a maioria dos cristãos creem. É também o adultério, a mentira, a pornografia, o ódio, inveja, o sexo fora do casamento, o orgulho, a malícia, o vício, etc. Mas o que Jesus quis mostrar nesta história? No início do texto se vê os publicanos (judeus que cobravam os impostos do povo para o imperador romano, e que eram mal vistos por sua avareza e engano) e os pecadores (neste contexto, aqueles que eram pecadores discriminados pela sociedade: prostitutas, ladrões, homossexuais, viciados, etc.) indo até Jesus para ouvirem Suas palavras e ensinamentos. Os fariseus e os escribas, os quais também eram pecadores, porém não se reconheciam desta forma, criticavam Jesus por estar perto daqueles que, na visão distorcida deles, “não mereciam o amor de Deus”, quais sejam, os pecadores. Os fariseus pensavam que, se Jesus fosse realmente Filho de Deus, Ele não se misturaria com aqueles que praticavam as coisas que Deus não permitia. Eles criam que Deus não amava tais pessoas, e discriminavam os pecadores, condenando-os apenas com um olhar. Eu pergunto: Não se parecem com muitos de nós atualmente? O que eles não entendiam é que amar o pecador não significa concordar com o seu pecado; mas também não entendiam que discordar do ato pecaminoso de uma pessoa não significa que devemos maltratá-la, isolá-la ou marginalizá-la. Ao contrário, o Senhor mostrava aos fariseus que deviam estar perto dessas pessoas, para que elas pudessem conhecer o amor de Deus e serem transformadas por este amor.

Desta forma, Jesus comparou a nossa situação com a da ovelha perdida. Ele nos mostrou que Deus tem seus filhos, que estão sob o seu amor, mas que deixa esses filhos em um local seguro e sai a procurar aquele que se desviou, mesmo que seja apenas um. Quando este pecador é encontrado por Cristo, Ele o põe nos ombros e o leva pra casa, cuida das suas feridas, dos seus traumas e complexos, e é realizada uma grande festa no céu. Jesus afirma que há maior alegria por este um que estava perdido no pecado e hoje se arrepende, do que por aqueles que não se perderam. Parece injusto não é? Aqueles que sempre obedeceram são preteridos em relação àquele que desobedeceu? Contudo, no Reino de Deus não é assim, não há egoísmo ou vaidade. Aqueles que tiveram uma experiência com Cristo sabem que já foram perdoados por Seus pecados, e que já tem a maior festa que poderia ser feita: participam do amor íntimo de Deus. Estes, que não se perderam, ficam felizes com Cristo por mais um pecador que se arrepende e encontra a verdadeira vida: Jesus!

Eu não sou a pessoa mais correta, nem tenho autoridade própria para falar dessas coisas. Falo apenas do que Deus nos dá em Sua Palavra. Em minha vida convertida ao Senhor, posso testemunhar o quão grande é esse Deus, o quanto amor Ele tem por todos nós. Deus não é um tirano, Ele é amor. Se fosse um tirano, eu não estaria aqui vos escrevendo este texto. Só Deus e eu sabemos tudo que fiz, mesmo depois de ter entregado minha vida a Ele. Se estivesse no lugar de Deus, eu não me perdoaria. Só isso me basta para afirmar a todos que Deus não é um déspota. Por isso apelo a você, leitor: Não sei qual é o seu pecado, não sei como está sua vida, mas se você estiver precisando de ajuda, de amor, de restauração; se nada do que você tem feito te trouxe paz e alegria plena até hoje; eu lhe digo que existe um Deus no céu, que te ama e quer te fazer feliz. Venha como você está, não importa o que você tenha feito, Deus quer te abraçar e restaurá-lo à Sua imagem e semelhança.

Se você tem dúvidas, comentários, ou quer se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com .

Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação!
CRISTIAN DAHMER

PAPO DE CULTURA - Benedito Franco

Benedito Franco













**** Tatiana construía sua casa. Um dos operários falou para os meninos:



- Nossa, essa sua casa está muito bonita! Por quanto vocês me vendiam ela?


- Um real!... Não!... Dois reais!- disse o Luis Filipe, quatro anos.


- Mil reais! Falou o João Pedro – seis anos.


Luis Filipe correu para o pai e perguntou:


- Pai, qual o número que vale muito?






**** - Mãe, quando a gente sobe lá pro céu, o avião não pega a gente não?

- Não, meu filho.

- E lá, tem praia?

- Não, meu filho.

- E se a gente pedir a Jesus, ele faz uma praia lá?

- Pode ser...

Conversa do João Pedro com a mãe.





062 - Coelho



Numa época de fáceis empregos na região, difícil arranjar bons empregados. Por indicação, empreguei o Coelho. Calmo, mole mesmo, sempre desconfiado e nunca disposto a prestar ajuda a alguém. Tinha qualidade: muito honesto e satisfeito com o que ganhava, e não se esforçava por ganhar mais: - Sô Bené, tô muito contente com o Salário Mínimo. Dá pra viver bem e não precisa ser mais.

Favor?... Pra ninguém - recomendação expressa, desde pequeno, vinda da mãe: “- Não ajuda a ninguém, meu fio!”. Fui à sua casa, pois falecera um seu irmão. Vi quatro pés carregados de pimenta malagueta vermelhinhas da silva.

- Coelho, amanhã vou cozinhar uma carne. Poderia me arranjar quatro pimentas malaguetas, uma de cada pé.

- Sô Bené, num pode não. Mamãe ia raiá comigo... e dispois, num tem tanta assim não. É pra mamãe colocá na carne dela... Ela faiz uns quatro litro e pode fartá.



O horário, sagrado, não abria mão nem para mais e nem para menos - para menos nem tanto. Mudei seu horário - passou a vir meia hora depois de aberta a loja.

O Roberto, que deveria ajudar abrir a loja, não apareceu, mas apareceram muitos clientes no primeiro momento. Um dos clientes precisava de um saco de cimento e necessitaria de um empregado para colocá-lo no carro. Olhando para os lados da rua para ver se o Roberto chegava, avistei o Coelho sentado em um banco na praça ao lado. Chamei-o uma, duas, três vezes. Fez ouvido de mercador. Na quarta ele não mais estava... desaparecera.

Nesse ínterim, chegou o Roberto. Quando o Coelho entrou na loja, no horário exato, perguntei-lhe o porquê de não ter atendido ao chamado.

- Meu compromisso com o senhor é das oito até às quatro e meia da tarde...

- Coelho, u’a mão lava a outra. Amanhã poderá precisar de alguém.

Não deu a mínima e retirou-se para o fundo da loja.

No mesmo dia, na hora do almoço, o Coelho chegou atrasado, justificando-se que o pai passava muito mal e que deveria ir ao Pronto Socorro conseguir uma ambulância.

- Coelho, volte à sua casa e diga para seu pai começar a passar mal só depois das quatro e meia da tarde, pois até lá você tem compromisso comigo.

Muito sem jeito e balançando o corpo, dando sinais de nervoso:

- Mais tenho que chamá a ambulânça...

- Viu?... U’a mão lava a outra.

- Mais agora é duença...

Depois de pausa proposital:

- Nada disso. O motorista da ambulância sabe que seu pai vai começar a passar mal só depois das quatro e meia e que até lá o seu compromisso...

- Num tem disso não...

- Também o médico...

- Mais eu vou lá...

Foi saindo apressado, não me dando oportunidade de lhe oferecer para levá-lo de carro ao Pronto Socorro.



Benedito Franco

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini









Amigos e parentes,


Lanço, este ano, pela Editora Nitpress, o livro NA TABA DE ARARIBÓIA,

de Nestor Tangerini.


Este livro contém crônicas e sonetos de Nestor Tangerini

escritos e publicados em jornais de Niterói, nos Anos 1920.

Os jornais que publicaram seus trabalhos não existem mais.

Muitos se perderam para sempre.

As crônicas foram recortadas por Domingas Tambourindeguy,

mãe de Nestor Tangerini e minha avó.

Chegaram a mim pelas mãos de minha tia Elsa, irmã de meu pai.

É um retrato vivo da Niterói dos Anos 1920.


Durante anos, "com paciência de vigário", venho, sozinho, montando o quebra-cabeça deixado por meu pai e minha avó materna, Antônia Marzullo.

Foi uma pesquisa árdua. Traduzi para para o português atual

tudo o que foi escrito nos Anos 1920,

quando Nestor tinha uns 26 ou 27 anos.

Espero contar com a ajuda de todos.

Divulguem Na taba de Araribóia.

Durante todo este tempo mergulhei seriamente neste trabalho

- jornalístico, histórico e literário.

Niterói e o Estado do Rio de Janeiro agradecem.

Viva a Memória Histórica, Jornalística e Literária Fluminense.

Ajudem-nos nesta causa.


Atenciosamente, Nelson Tangerini, Escritor.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Abertas inscrições para concurso público da FSNH




Estão abertas as inscrições para o novo concurso da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH). A seleção é destinada apenas para médicos. São 87 vagas, divididas em nove cargos diferentes. As inscrições vão até o dia 27 de fevereiro. O edital está publicado no site da Fundação La Salle (http://www.fundacaolasalle.org.br/concursos/inscricoes.php). A prova teórica-objetiva deverá ser aplicada no dia 13 de março, das 9h30min às 12h30min. O local da seleção ainda será definido, pois depende do número de inscritos.





Conforme a secretária da Saúde, Clarita de Souza, o concurso busca ampliar os serviços no Município. “É uma medida que aumentará o número de profissionais no Hospital Municipal, no Pronto Atendimento, nas unidades de saúde e nos Centros de Atenção Psico-Social (CAPS)”, salientou. A seleção também auxiliará na composição das equipes de saúde para futuros serviços, como a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Canudos e nas Unidades Saúde da Família (USF), todas em construção e que devem ser finalizadas em abril.





As vagas abertas

Anestesiologista – 4 vagas – vencimento estimado de R$ 7.158,00

Emergencista – 19 vagas – vencimento estimado de R$ 4.968,60

Clínico Geral – 11 vagas – vencimento estimado de R$ 4.968,60

Internista - 4 vagas – vencimento estimado de R$ 6.624,60

Ortopedista/Traumatologista – 2 vagas – vencimento estimado de R$ 6.624,60

Pediatra – 21 vagas – vencimento estimado de R$ 4.968,60

Plantonista de UTI – 4 vagas – vencimento estimado de R$ 7.158,00

Psiquiatra – 3 vagas – vencimento estimado de R$ 5.124,60

Médico de Saúde da Família (Saúde Coletiva) - 19 vagas – vencimento estimado de R$ 9.650,00

James Cameron foi quem mais faturou no cinema em 2010 - Celebridades - Notícia - VEJA.com

James Cameron foi quem mais faturou no cinema em 2010 - Celebridades - Notícia - VEJA.com

DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini

Nelson Tangerini

Exposição '40 ANOS DE ARTE'




No próximo dia 6, domingo, no Centro Cultural Justiça Federal, a partir das 17 horas, encerraremos a exposição Nássara 100 Anos. Na oportunidade, vamos exibir o documentário “40 anos de arte” em homenagem ao artista plástico Jorge de Salles, curador desta exposição e amigo de Nássara e a quem o artista centenário doou considerável parte de seus originais (dos quais 36 obras compõem esta exposição).




Para você que não teve condições de comparecer na inauguração desta mostra não pode perder a oportunidade de ver 36 originais raros de Nássara. Para você que já esteve presente na exposição, poderá rever os desenhos além de confraternizar conosco. Não deixem de ir. Conto com a presença dos amigos.

Zé Roberto Graúna

http://zerobertograuna.blogspot.com/

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Prefeitura oferece curso gratuito no bairro Canudos



A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR) e SENAC, oferece gratuitamente o curso de Vendedor, que ocorrerá de 28 de março a 30 de junho. A capacitação é destinada aos comerciantes e comunidade em geral do bairro Canudos. Ao todo são 25 vagas para o curso que terá 160 horas. A atividade ocorrerá de segundas à quintas-feiras das 19h30 às 22h30, na Escola Municipal Salgado Filho, que fica na Rua Vereador Oscar Horn, 1046, bairro Canudos.

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por telefone, 3594-9940, ou diretamente na SEDETUR, que fica no 2º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201, bairro Canudos). Os interessados devem preencher os seguintes pré-requisitos: ter no mínimo 16 anos de idade e ensino fundamental completo.

Na capacitação serão abordados assuntos como: Mercado Varejista, Atendimento ao Cliente, Técnicas de Vendas, Merchandising, Negociação e Telemarketing, Cálculos Financeiros Aplicados ao Varejo e Administração de Vendas. O objetivo do curso é capacitar as pessoas em virtude da grande oferta de vagas no mercado para profissionais da área comercial.
A Restinga na Protegidos


O Encontro das Tricolores

''A Verde Vermelho e Branco vai ficar ainda mais Colorida ''


Sexta dia 4 de fevereiro de 2011

22 horas inicia o Grupo Show da Protegidos

A Meia Noite o Grupo Show da Restinga

Ingressos a 5 reais geral

Em dia de Show somente o Grupo show não paga

Não vai se atrasar! Os ensaios da Protegidos tem hora para acabar!

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Novo Hamburgo envia 21 toneladas de doações para desabrigados do RJ





Na terça-feira, 1º de fevereiro, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria da Defesa Civil, encaminhou uma carreta com 21 toneladas de doações aos desabrigados pelas enchentes e deslizamentos no Rio de Janeiro. A maior parte dos materiais arrecadados é água potável, alimentos não perecíveis e produtos de limpeza, somando 12,3 toneladas. Mas também há muitas roupas e materiais de higiene pessoal.





O coordenador da Defesa Civil, Claudinei Moyano, destacou o esforço de sua equipe para arrecadar doações. “Foi um trabalho conjunto e exigiu muito esforço de nossa parte. O apoio da Guarda Municipal foi fundamental, pois ao longo da campanha tivemos que prestar atendimento para as pessoas atingidas pelo temporal”, relembrou Moyano.

Outro fator importante, enfatizado por Moyano, para o sucesso da operação foi a colaboração da comunidade. “As pessoas chegavam aqui na sede da Defesa Civil a pé com uma sacola de doações. Também tivemos apoio das comunidades religiosas. Graças a essa união conseguimos chegar a esse número expressivo de materiais arrecadados”, comemorou. O coordenador da Defesa Civil do Município fez um agradecimento especial para a empresa de Transporte Spolier, de São Leopoldo. “O dono da empresa disse que cedia uma carreta com motorista, mas era necessário encher o caminhão. Com muito esforço conseguimos lotar a carreta”, afirmou.

O veículo com os mantimentos saiu da sede da Defesa Civil (Rua Bartolomeu de Gusmão, 3500, Canudos). De acordo com Moyano, a carga deve chegar à sede da defesa Civil Fluminense após 25 horas de viagem.


A Defesa Civil de Novo Hamburgo continuará arrecadando donativos até o dia 21 de fevereiro. A prioridade é para água potável e alimentos não perecíveis. Interessados em contribuir podem entrar em contato pelos telefones (51) 3587-7863, ou 9964-3889.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Documentário relata dia-a-dia de usuária do CAPS Santo Afonso



O sonho de Terezinha de Fátima Rodrigues, de 45 anos, se realizou. Usuária do Centro de Atenção Psico-Social (CAPS) do bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, ela é o tema central do documentário independente “Quatro Reais”. A produção será lançada sexta-feira, dia 28 de janeiro, às 10 horas, no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, no Centro Municipal de Cultura (Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66, Centro). A entrada é franca. O objetivo é expandir a divulgação desse trabalho para outras cidades do país e também em eventos no Uruguai e Argentina. Além do lançamento do filme, a data ainda contempla outro momento especial para Terezinha. O filme será apresentado no dia em que ela completa 46 anos.

Desde 2006, Terezinha manifestava o desejo de fazer parte de um filme. O sonho da usuária do CAPS Santo Afonso passou a se tornar realidade quando residentes multiprofissionais em saúde mental coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) constataram que o documentário poderia resultar em mais do que um simples filme, mas em um instrumento de integração social, de valorização e de incentivo do respeito às diferenças. “Buscamos evidenciar tudo isso com base na história de vida de Terezinha. Desde que o sonho dela se manifestou e que vimos que seria algo que poderia ser realizado, começamos a missão de conseguir recursos e estrutura para realizar as gravações”, conta o o residente do CAPS Santo Afonso, Elizandro Rodrigues, que assumiu os papéis de produtor e roteirista junto com outros colegas.

Rodrigues tem experiência na área. Já trabalhou com audiovisual e com teatro. Em conjunto com demais residentes, conseguiu parceria com a Nova Cena Produções. Dessa forma, as gravações puderam finalmente ser realizadas entre julho e agosto de 2010. As filmagens foram realizadas no CAPS, na residência de Terezinha – onde mora com a mãe – e na rotina do bairro Santo Afonso. Desde que começou a participar dos grupos do CAPS, ela não usa mais medicamentos, sendo considerada um exemplo na luta antimanicomial. “É uma promoção da cidadania. Fazem com que os usuários não participem do CAPS apenas como pacientes, mas integrados em outras iniciativas”, destaca o coordenador interino do Departamento Municipal de Saúde Mental, Ricardo Lugon.



Ficha técnica:

“Quatro Reais”

Produzido e roteirizado por Elisandro Rodrigues, Eliane Lavall, Graciela Caputti, Henrique Tobal Paz e Leonardo Abib

Depoimentos: Tereza Rodrigues e Terezinha de Fátima Rodrigues

Assistente de Produção: Laerte Silva

Montagem e Finalização: Guilherme Omar de Bastiani e Misael Elias de Lima (Nova Cena Produções)

Gênero: Documentário

Duração: 35 minutos

Ano de Lançamento: 2011

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Direto do Rio de Janeiro - Nelson Tangerini

Amigos,


Leiam meu texto, ADONIRAN BARBOSA - PINTADO DE VERDE,

no site da UBE, União Brasileira de Escritores:

www.ube.org.br

E leia, também, minha crônica sobre Manuel Pêra

no meu blog:

http://nelsontangerini.blogspot.com/

Abraços,

Nelson Tangerini [Membro da UBE]

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Notícias do Grupo Pensando Novo Hamburgo

OLÁ, AMIGOS E AMIGAS DO PENSANDO NOVO HAMBURGO!




SÁBADO, DAS 9H ÀS 12H, O PENSANDO NOVO HAMBURGO E A PREFEITURA MUNICIPAL (DEFESA CIVIL) ESTARÃO NA PRAÇA DO IMIGRANTE RECEBENDO DOAÇÕES PARA A CAMPANHA S.O.S RIO DE JANEIRO.

LEMBRAMOS QUE ALIMENTOS NÃO PERECIVEIS, ÁGUA MINERAL E MATERIAL DE HIGIENE SÃO EXTREMANTE IMPORTANTES NESSE MOMENTO.

EM BREVE ESTAREMOS MANDANDO O PRIMEIRO CAMINHÃO PARA O RIO DE JANEIRO, GRAÇAS AO APOIO DA COMUNIDADE E DE EMPRESAS DA REGIÃO.



PARTICIPE! AJUDE A LEVAR ESPERANÇA E FORÇA PARA AQUELES QUE PERDERAM TUDO.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Novo Hamburgo capacita servidores para novo sistema de gestão




Com o objetivo de dar continuidade ao processo de modernização do sistema de gestão pública, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), iniciou em janeiro uma série de treinamentos para os servidores municipais. Na capacitação, os profissionais conhecem e aprendem a operar o novo sistema integrado de gestão municipal. Contratado em agosto de 2010 por meio de licitação, o software é dividido em 11 módulos (confira lista abaixo), e oferecerá maior eficiência, segurança e agilidade no atendimento ao contribuinte.

Durante os meses de janeiro e fevereiro participarão do treinamento 125 servidores em 12 cursos diferentes. A previsão é de que quatro módulos do sistema estejam em funcionamento a partir de março. São eles: Gestão das Receitas Próprias, Gestão dos Contratos Habitacionais, Gestão dos Contratos de Aluguéis e Gestão dos Cemitérios Municipais. A partir de março serão treinados os servidores que trabalham em escolas e posteriormente será implantado o módulo de Gestão Escolar, que compreenderá os processos como matrícula, avaliação e frequência, além de biblioteca e merenda.



Investimento deve retornar em dois anos

O período de implantação total deve acontecer em até dois anos, e prevê serviços de instalação, migração de dados do sistema anterior, testes e treinamento dos servidores. O investimento é de aproximadamente R$ 2,7 milhões. De acordo com o Diretor de Tecnologia da Informação, Eder de Oliveira, este valor será recuperado pelo Município em cerca de dois anos de utilização do novo sistema. Além da otimização do trabalho e economia, ele também proporcionará o aumento da arrecadação. “Além de melhorarmos a segurança e a qualidade do trabalho dos servidores, também ampliaremos os serviços disponíveis no portal da Prefeitura”, comenta. Uma das principais vantagens do novo sistema é a utilização do conceito de cadastro único, que compartilha a mesma base de dados e elimina a duplicidade e redundância de registros. Assim, cada contribuinte é cadastrado uma única vez no sistema da Prefeitura, que pode ser consultado por qualquer uma das secretarias.



Conheça cada um dos módulos que serão instalados:

- Módulo de Gestão das Receitas Próprias: gestão dos processos da Secretaria da Fazenda (SEMFAZ) que compreendem a gestão tributária (ISSQN, IPTU, ITBI), das taxas diversas, das contribuições, da dívida ativa, das demais receitas não-tributáveis e da arrecadação municipal.



- Módulo de Ouvidoria e Solicitação de Serviços: gestão dos serviços de ouvidoria do Município, viabilizando um canal permanente de comunicação com o cidadão e um acompanhamento e mapeamento dos processos de trabalhos internos da Prefeitura no que diz respeito ao atendimento das solicitações.



- Módulo de Gestão Ambiental: gestão dos processos da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) que compreendem atividades de licenciamento ambiental, alvarás, vistorias, automação de empreendedores e demais procedimentos da SEMAM.



- Módulo de Gestão dos Processos da PGM: gestão dos processos da Procuradoria Geral do Município (PGM) com a finalidade de possibilitar um efetivo acompanhamento e controle processual on-line.



- Módulo de Gestão de Recursos Humanos: gestão dos processos do departamento de gestão de pessoas que compreendem a administração do quadro de pessoal no que diz respeito ao cadastro de funcionários, folha de pagamento, benefícios, cedências, ponto eletrônico, recrutamento, seleção e treinamento.



- Módulo de Fiscalização do Município: Compreende rotinas que possibilitam um controle efetivo dos procedimentos de fiscalização municipal (notificação, intimação, autos de infração e multas), nas suas diversas secretarias e de acordo com a legislação vigente.



- Módulo de Gestão dos Projetos e Edificações: gestão e acompanhamento dos projetos de construção civil do Município, da administração do Plano Diretor Urbanístico Arquitetônico (PDUA), bem como da emissão de certidões de Habite-se e demais documentos oficiais relacionados.



- Módulo de Gestão Escolar: gestão integrada das escolas municipais compreendendo os processos de gestão acadêmica (matrícula, avaliação, frequência), gestão financeira, gestão da merenda escolar e gestão de bibliotecas, bem como a gestão dos processos vinculados a Secretaria de Educação e Desporto (SMED).



- Módulo de Gestão dos Contratos Habitacionais: destina-se ao gerenciamento dos contratos habitacionais do Município, por parte da Secretaria de Habitação (SEHAB), referentes aos assentamentos realizados pelo Fundo de Habitação Popular.



- Módulo de Gestão dos Cemitérios Municipais: Módulo de necrópoles, destinado a gestão dos processos realizados nas unidades de cemitérios do Município.



- Módulo de Gestão dos Contratos de Aluguéis: destinado ao gerenciamento dos contratos de aluguéis de imóveis e espaços públicos do Município, bem como dos aluguéis de espaços do Mercado Público e das concessões de uso de acordo com a legislação vigente.
Empreendedores Individuais devem declarar receita até o dia 31 de janeiro



Durante o ano de 2010 mais de mil trabalhadores informais de Novo Hamburgo se formalizaram e tornaram-se Empreendedores Individuais (EI). Ao ingressarem no programa, que tem como diferencial a facilidade de legalização gratuita, eles garantiram benefícios previdenciários, como impostos reduzidos e o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Mas para os Empreendedores Individuais continuarem com o CNPJ em dia, é necessário apresentar à Receita Federal a Declaração Anual de Receita relativa a 2010, até o dia 31 de janeiro. A tarefa pode ser feita diretamente no site www.receita.fazenda.gov.br, com a ajuda de contadores credenciados no Simples Nacional, ou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), localizada no segundo andar da Prefeitura de Novo Hamburgo (Centro Administrativo Leopoldo Petry, 4201, bairro Canudos).

O diretor de Economia Solidária e Apoio a Microempresas, Ênio Brizola, reforça que a declaração é simples e importante para o governo saber as dificuldades e necessidades na área. “Ao apresentar a declaração à Receita Federal, o empreendedor ficará em dia e vai demandar políticas públicas a partir de informações que passará ao governo, que irá avaliar os pontos positivos, as necessidades e entraves que a Lei Geral do Microempreendedor apresenta”. Caso o Empreendedor Individual não faça a declaração, será cobrada uma multa e o CNPJ será bloqueado. Se a renda anual for maior do dos R$ 36 mil permitidos pelo programado, o trabalhador passa diretamente para o Simples Nacional”, informa.



Empreendedores precisam de alvará

Além de declarar a renda anual, os Empreendedores Individuais precisam de alvará de licenciamento para trabalhar formalmente, e para isso, é necessário estar atento ao prazo de emissão do documento. “Dos aproximadamente 1.500 Empreendedores Individuais que há em Novo Hamburgo, a metade ainda não emitiu alvará. Eles podem fazer isso até 180 dias após a data da regularização da empresa”, destaca Brizola. Para ter o alvará é necessário comparecer na SEDETUR com CNPJ, comprovante de residência, contrato social e CPF.



Principais benefícios da formalização

- Formalização simplificada, rápida, gratuita e feita pela internet

- Obtenção de número no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica)

- Acesso a produtos e serviços bancários como pessoa jurídica

- Apoio técnico do Sebrae

- Segurança para desenvolver sua atividade, pois as regras só podem ser alteradas pelo Congresso Nacional

- Cobertura da Previdência Social para o Empreendedor Individual e sua família

- Emissão de nota fiscal para venda para outras empresas ou para o setor público

- Dispensa da formalidade de escrituração fiscal e contábil

- Desempenho de atividade de forma legal

Fonte: Ministério da Previdência Social

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Novo Hamburgo é destaque na Couromoda 2011




Mais uma vez a Prefeitura de Novo Hamburgo oportuniza a participação de empresas do setor coureiro calçadista do Município em importantes eventos do ramo. Pelo segundo ano consecutivo, o estande coletivo “Novo Hamburgo – Capital Nacional do Calçado” participa da Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro - Couromoda, em São Paulo. Na 38ª edição do evento, que iniciou na segunda-feira, dia 17 de janeiro, 21 empresários estão expondo para o público nacional e internacional seus produtos fabricados em Novo Hamburgo. A abertura oficial da Couromoda 2011 contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, do prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Carlos Finck, entre outras autoridades.

Conforme o prefeito Tarcísio, o primeiro dia foi marcado com uma consideração explícita do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, em consideração ao setor industrial e coureiro-calçadista. “Ele trouxe toda a sua equipe para a solenidade de abertura. A expectativa é de que nos próximos meses ele possa aprovar e discutir propostas mais globais de desoneração de toda a indústria”, cita.



Autoridades visitam estande de Novo Hamburgo

Comprovando o expressivo destaque do estande de Novo Hamburgo na Couromoda, inúmeras autoridades passaram pelo espaço. Entre elas o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, o secretário de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, a senadora Ana Amélia Lemos, e os deputados eleitos Ronaldo Zulke (federal) e Luis Lauermann (estadual).

A iniciativa do estande coletivo surgiu em 2010 com a finalidade de consolidar o Município como Capital Nacional do Calçado, além de fortalecer as vendas dos produtos locais. Desde então, Novo Hamburgo já participou da Couromoda 2010, da Francal, ambas em São Paulo, e do Salão Internacional do Couro e do Calçado – SICC, em Gramado. Todas as feiras têm sido um sucesso para as empresas participantes, tornando o Município, referência no setor. Na Couromoda deste ano, Novo Hamburgo será homenageada pela Associação Brasileira de Lojistas de Calçados e Artefatos (Ablac), como cidade Capital Nacional do Calçado. “Essa distinção que vamos receber é em função da potencialidade da produção de calçados na cidade”, explica o secretário Carlos Finck. A homenagem será realizada na segunda-feira, dia 17 de janeiro, durante o jantar anual de confraternização, que faz parte da agenda oficial da feira.



Estande tem 350 metros quadrados

No estande “Novo Hamburgo – Capital Nacional do Calçado”, o público pode conferir calçados e artefatos de couro fabricados no Município. São 21 empresas que dividem os 350 metros quadrados do estande expondo suas marcas e a Fenac. Os participantes passaram por uma seleção e capacitação que tratou de assuntos como abordagem, marketing, acompanhamento pós-feira e as formas de tratamento com clientes, fornecedores e representantes comerciais. A iniciativa conta com a parceria do Sindicato das Industrias e Calçados de Novo Hamburgo, SEBRAE, Feevale e ACI/NH. A Couromoda 2011 acontece até quinta-feira, dia 20 de janeiro, no Parque Anhembi, em São Paulo.