- Instituto Fábio Wasem será lançado em sessão solene
Entidade será centro de debates sobre mobilidade urbana e transporte público
Fábio Wasem, presidente municipal do PCdoB que morreu no ano passado, será
lembrado na Câmara em uma sessão solene no dia 24 de março. A iniciativa é
do presidente da Câmara, Leonardo Hoff (PP). Na ocasião, será lançado o
Instituto Fábio Wasem, idealizado por sua esposa, Deusa Maria de Souza. "A
ideia é debater mobilidade urbana e transporte público. Queremos partir de
Novo Hamburgo e entender nossa realidade, mas também trocar experiências
com outras regiões do país", explicou.
Hoff lembrou que Wasem, cuja trajetória política começou no movimento
estudantil, estava engajado na busca de soluções para problemas de
mobilidade e transporte público. "São temas sobre os quais ele estaria
debatendo aqui nesta Casa." Deusa, sua irmã Rosana Conti Bones, Sandro
Wasem e Antônia, irmão e futuro presidente do instituto e sobrinha de
Fábio Wasem, respectivamente, reuniram-se com Hoff no início da tarde
desta quarta-feira, 9.
Fábio Juliano Wasem, presidente do diretório municipal do PCdoB em Novo
Hamburgo, morreu aos 35 anos no dia 24 de março de 2010. Ele foi vítima de
um acidente de automóvel na BR-470, em Santa Catarina, próximo ao
município de Rodeio, no Vale do Itajaí. A sessão solene terá início às 19
horas, e toda a comunidade está convidada.
*
- Brasília: Betinho e Ica pedirão mais uma estação de trem
Líderes de bancadas ainda falaram sobre inundações, rua Rincão e Defesa
Civil nesta terça-feira
Na sessão de terça-feira, 8, líderes de bancadas falaram sobre diversos
temas. Gilberto Koch (PT) destacou a atuação da Câmara no movimento para
trazer o trensurb até Novo Hamburgo. Ele e Ricardo Ritter – Ica (PDT)
participam amanhã de uma audiência no Tibunal de Contas da União, em
Brasília. Os vereadores voltarão a defender a construção de uma estação
entre a Santo Afonso e a Fenac. "A proposta já está na mão do ministro
responsável", apontou Betinho. O prefeito Tarcísio Zimmermann e o
presidente da Trensurb, Marco Arildo da Cunha, também devem estar
presentes no encontro.
Rua Rincão
Gerson Peteffi (PSDB) comemorou o anúncio, feito pelo diretor-presidente
da Metroplan, de que R$ 700 mil, além da contrapartida da Prefeitura,
serão destinados a melhorias na rua Rincão. Essa é uma luta antiga do
tucano, que pede, principalmente, o asfaltamento do trecho que ainda é de
chão batido. "Hoje tivemos uma sessão histórica, está sendo concretizado
um sonho de muitos anos", disse.
Inundações
Sergio Hanich (PMDB) lembrou as dificuldades que muitos cidadãos enfrentam
em dias de chuva. "Ainda ocorrem inundações. Quando serão feitas melhorias
na rede pluvial?", questionou. Jesus Maciel (PTB) citou o caso da rua
Assis Brasil. "Seria uma obra simples. Nosso maior problema são as redes
mal-dimensionadas." Peteffi deu outro exemplo: a esquina entre as ruas
Holanda e Polônia. "Já há moradores pensando em acionar a Prefeitura por
danos materiais."
Defesa Civil
Jesus também reclamou da Defesa Civil. O legislador contou que, na semana
passada, ligou durante um dia inteiro e ninguém atendeu. Betinho defendeu
a atuação do órgão: "fui muito bem atendido quando liguei para falar da
rua Tom Jobim, que foi inundada com o transbordamento do arroio
Gauchinha". Ele divulgou os telefones de contato: 3587-7863 e 9964-3889.
*
- Guaracy Velho busca apoio para construção de túnel
Via sob a BR-116 é uma alternativa ao fechamento da rua 24 de Maio
Guaracy Velho, que recebeu o título de cidadão de Novo Hamburgo em 2010,
visitou o presidente Leonardo Hoff (PP) na tarde desta quarta-feira, 9.
Integrante do grupo Pensando Novo Hamburgo e delegado do Orçamento
Participativo, ele entregou um pedido de apoio à construção de um túnel
sob a BR-116, ligando o bairro Rincão à rua Andradas, na Vila Rosa. A rua
Andradas é paralela à 24 de Maio.
Velho tem buscado apoio de diversas lideranças. Ele já entregou um pedido
similar à Prefeitura, e entrou em contato com representantes da comunidade
em Porto Alegre, com o deputado Lucas Redecker. Segundo ele, apesar da
indicação de que o túnel seria feito através de uma parceria entre o Dnit
e a empresa Nova Cidade, as obras ainda não começaram.
Hoff afirmou que Velho será sempre bem-vindo na Casa, e destacou sua
atuação na defesa dos interesses da cidade.
Entenda o caso
O fechamento do acesso à rua 24 de Maio, para quem está na BR-116 no
sentido interior-capital, foi anunciado pelo Departamento Nacional de
Infra-Estrutura de Transportes – Dnit, como uma consequência da construção
do Viaduto Rincão. Isso tem causado indignação entre cidadãos
hamburguenses, principalmente os que atuam no comércio, pois pode reduzir
o movimento na área.
Os vereadores estão atentos à questão. Em maio do ano passado, por
exemplo, a Câmara realizou uma audiência pública sobre o tema. O Dnit
prometeu, também no ano passado, apresentar uma alternativa ao fechamento
do acesso àquela via, considerada vital para o comércio do bairro.
*
- Reestruturação: 1ª etapa deve estar pronta até sexta
Nesta quarta ocorreu mais uma reunião de trabalho com representantes da FDRH
Na tarde desta quarta-feira, 9, ocorreu mais uma reunião entre
representantes da Câmara e da Fundação de Desenvolvimento em Recursos
Humanos – FDRH, entidade contratada para avaliar a estrutura atual da Casa
e propor as alterações. O Legislativo hamburguense, com apoio da entidade,
vai atualizar seu organograma funcional.
Segundo o presidente Leonardo Hoff (PP), o objetivo é modernizar a Câmara,
levando em consideração os conceitos mais atuais de administração pública.
"O trabalho legislativo dos vereadores em breve terá o reforço de novos
quadros", destacou.
Hoff salientou que a primeira etapa do trabalho deve estar concluída até
sexta-feira. "Na próxima semana deverá ser apresentado um projeto com a
primeira parte da reestruturação." As alterações devem estar completas
ainda no primeiro semestre deste ano.
Participaram da reunião, além de Hoff e representantes da FDRH, a
diretora-geral da Casa, Cléa Caberlon, a coordenadora administrativa
interina, Gledir Bernardo, e a assessoria jurídica. O primeiro encontro do
grupo de trabalho em 2011 ocorreu no dia 13 de janeiro.
*
- Bancadas repassam ao Executivo demandas da comunidade
Semana começa com dezenas de pedidos de providências
No início desta semana, os vereadores repassaram diversas demandas da
comunidade à Prefeitura, através de pedidos de providências. Luiz Carlos
Schenlrte (PMDB) focou-se em problemas de trânsito e limpeza. Ele
solicitou instalação de quebra-molas ou redutor de velocidade na rua
Ângelo Provezano, nas proximidades do número 585; pintura do meio-fio da
Athanásio Becker; e asfaltamento da Thomas Feltes Engelmann. O legislador
ainda pediu limpeza nos fundos do campo do Grêmio Esportivo Hamburguês,
nas ruas Ângelo Provenzano, Lori Maria Stoffel e Arábia e em boca de lobo
da rua Espanha.
O também peemedebista Ito Luciano informou à Prefeitura que é preciso
melhorar a sinalização das ruas Guararapes, Tupiniquins e Marcílio Dias;
realizar operação tapa-buracos em toda a extensão da Antônio Roberto
Kroeff; podar árvores nas ruas São Carlos e Lima e Silva e na avenida
Nicolau Becker; trocar lâmpadas nas ruas Sapiranga, Corumbá e Henrique
Biondi; limpar as rua Curitiba e a praça do Morro dos Papagaio; e
desentupir boca de lobo na rua da Consagração.
Para Sergio Hanich, da mesma bancada, é imprescindível terminar a
pavimentação da rua Quezon, podar árvores na rótula da avenida Pedro Adams
Filho com a Alvear, limpar terreno baldio na rua Heitor Villa Lobos e
consertar infiltração em boca de lobo na Vidal Brasil.
Matias Martins (PT), vice-presidente da Câmara, apontou a necessidade de
se consertar luminária na rua Walkiria Spindler; trocar lâmpada na Pastor
Bueno; recolher lixo das ruas Alfredo Maroski e José Plácido de Castro;
remover galhos da Bartolomeu de Gusmão; e colocar quebra-molas na Bananal.
A petista Carmen Ries busca substituição da tampa da boca de lobo na
avenida Victor Hugo Kunz e na rua Cariri; operação tapa-buracos nas ruas
Nogueira, São Luiz Gonzaga e Cariri; limpeza das ruas Aparados da Serra e
Amantino Antônio Peteffi e na avenida Dr. Maurício Cardoso; poda de
árvores na rua Feitoria Velha e ao longo da avenida Dr. Maurício Cardoso;
troca de lâmpadas na rua Guia Lopes; colocação de lixeira comunitária na
João Wendelino Hennemann; e recapeamento asfáltico na João Closs.
Alex Rönnau, outro integrante da bancada do Partido dos Trabalhadores,
pediu recolhimento de entulho e lixo na calçada rua Colúmbia, em frente ao
nº 2.790; seu correligionário Gilberto Koch sugeriu a intimação do
proprietário do terreno localizado na rua Capitão Montanha, nº 394, para
que limpe o local, e operação tapa-buracos na rua da Cooperativa.
Gerson Peteffi (PSDB) repassou duas demandas ao Executivo: recolhimento de
galhos na rua Manoel Hermógenes de Mello e limpeza de boca-de-lobo na
Joaquim Nabuco. Volnei Campagnoni (PCdoB) solicita desentupimento de boca
de lobo na rua Maria Quitéria, recomposição de meio-fio na rua Dr. João
Daniel Hillebrand e troca de lâmpada na rua José João Martins.
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
75 anos de Camanga
Amigos que estiveram presentes dizem que o aniversário de Adonar Camanga Schmidt, alguns dias atrás, estava bombando. Foi na Sociedade Sempre Viva. Bebidas e tira-gosto à vontade. E, o mais importante, muita gente bonita e importante. Tudo para mostrar que além de ser uma figura querida e folclórica, Camanga também é muito querido em todas as camadas e faixas sociais hamburguenses. Foi uma noite memorável. O assunto principal: Política. Além, é claro, da própria comemoração de aniversário do anfitrião.
Passaram por lá políticos, empresários e outras figuras ilustres no mapa regional. A casa estava lotada. Deputado Giovani Feltes, o empresário Paulo Kopschina, o vereador Raul Cassel, todos do PMDB. O ex-prefeito José Airton dos Santos também se fez presente. Outra presença notada foi a do vereador Volnei Campagnoni, do PCdoB.
Já tem gente dizendo que este time está virando seleção para a próxima disputa da Copa Eleitoral de 2012. Vamos eperar para ver se continuarão todos juntos até a disputa começar.
Feira do Produtor Rural com venda de peixes
Como vem ocorrendo tradicionalmente, o segundo sábado de cada mês é dia de comercialização de peixes na Feira do Produtor Rural do Centro de Novo Hamburgo. A atividade ocorre das 7 às 12 horas, na Rua Lima e Silva. O secretário interino de Desenvolvimento Rural, Carlos Gutbier, destaca o trabalho realizado pelos produtores de Novo Hamburgo. “A feira promove o esforço dos produtores de peixes da cidade, e é uma boa oportunidade para que a comunidade hamburguense consuma peixes frescos, vivos e de qualidade”. Serão vendidas as espécies: Traíra, Jundiá e Carpas (Cabeçuda, Capim, Húngara e Prateada). Os preços do peixe vivo, por quilo variam de R$ 7,00 até R$ 7,50. Durante a feira são comercializadas também, frutas e verduras da época, como pepino, alface, moranga, vagem, abóbora e melancia.
O quê: Feira do Produtor Rural com comercialização de peixes.
Quando: Sábado, 12 de fevereiro, das 7h às 12h.
Onde: Rua Lima e Silva, Centro.
Como vem ocorrendo tradicionalmente, o segundo sábado de cada mês é dia de comercialização de peixes na Feira do Produtor Rural do Centro de Novo Hamburgo. A atividade ocorre das 7 às 12 horas, na Rua Lima e Silva. O secretário interino de Desenvolvimento Rural, Carlos Gutbier, destaca o trabalho realizado pelos produtores de Novo Hamburgo. “A feira promove o esforço dos produtores de peixes da cidade, e é uma boa oportunidade para que a comunidade hamburguense consuma peixes frescos, vivos e de qualidade”. Serão vendidas as espécies: Traíra, Jundiá e Carpas (Cabeçuda, Capim, Húngara e Prateada). Os preços do peixe vivo, por quilo variam de R$ 7,00 até R$ 7,50. Durante a feira são comercializadas também, frutas e verduras da época, como pepino, alface, moranga, vagem, abóbora e melancia.
O quê: Feira do Produtor Rural com comercialização de peixes.
Quando: Sábado, 12 de fevereiro, das 7h às 12h.
Onde: Rua Lima e Silva, Centro.
NOTíCIAS DA CÂMARA DE NOVO HAMBURGO
LICITAÇÕES SERÃO TRANSMITIDAS AO VIVO PELA TV CÂMARA
Iniciativa de Leonardo Hoff tem como objetivo deixar processos ainda mais
transparentes
As licitações realizadas pelo Legislativo serão, em breve, ainda mais
transparentes. As sessões de licitação de qualquer modalidade – exceto
pregão eletrônico – deverão ser transmitidas ao vivo pela TV Câmara/canal
16 da NET. O Projeto de Decreto Legislativo nº 1/2011, uma iniciativa do
presidente Leonardo Hoff (PP) avalizada por toda a Mesa Diretora, foi
aprovado nesta quinta-feira, 10, por unanimidade. Na próxima terça-feira,
15, a propostá será apreciada em segunda votação.
Segundo o texto, os editais de licitação conterão cláusula específica de
autorização de veiculação de imagem por parte dos licitantes. Hoff disse
que, com a apreciação do PDL nº 1/2011, está se estabelecendo uma das
metas da atual Mesa Diretora, formada também por Matias Martins (PT –
vice-presidente), Ricardo Ritter – Ica (PDT – 1º secretário) e Luiz Carlos
Schenlrte (PMDB – 2º secretário). "O conceito de transparência deve fazer
parte de nosso dia a dia, para que todos os cidadãos possam acompanhar o
trabalho do Legislativo municipal." O progressista citou ainda alguns
avanços da Câmara nesse sentido, como a divulgação dos gastos da Casa na
internet. "Aqui ninguém faz ato secreto."
Debate
Gerson Peteffi (PSDB) elogiou a iniciativa. "A transparência é fundamental
no poder público." Ele apontou ainda que o rádio deveria ter sido
contemplado no projeto. "É outro meio de comunicação fundamental à
democracia." Hoff salientou que a Rádio ABC, que faz a cobertura das
sessões, é uma empresa privada – por isso não há como obrigá-la a fazer
essa transmissão.
Jesus Maciel (PTB) também parabenizou a Mesa Diretora. Matias salientou
que a Câmara e a Prefeitura já têm o portal Transparência. "Aqui, estamos
indo além. Por isso, ficamos orgulhosos por fazer parte da Mesa Diretora.
Espero que todas as entidades que recebem recursos públicos sigam esse
exemplo."
Emenda
Também foi aprovada uma emenda, da Mesa Diretora, estabelecendo que,
quando não houver possibilidade técnica de transmissão ao vivo, a sessão
será gravada e retransmitida na primeira oportunidade em que houver
disponibilidade de sinal por parte da TV Assembleia, bem como na grade de
programação da TV Câmara.
*
- Instituto Prover divulga Rota do Sapato
Objetivo é incentivar a indústria do turismo nos vales do Sinos e do
Paranhana
Na sessão desta quinta-feira, 10, a presidente do Instituto Prover, Maria
Clara Gruske, falou sobre o projeto Rota do Sapato. O objetivo é
desenvolver o turismo em cidades dos vales do Sinos e do Paranhana. "O
turismo é a indústria que mais cresce no mundo", disse. "Estima-se que
8,7% da força de trabalho mundial atue nessa área. O Brasil ocupa a 7ª
posição no ranking dos 10 países que mais recebem turistas do mundo, e a
1ª da América Latina."
Maria Clara salientou que o turismo implica desenvolvimento em
infraestrutura, segurança, saúde e educação, entre outras áreas. "O que
falta para participarmos desse nicho? Projetos, determinação,
conscientização da população e um norte, ou seja, uma gestão que unifique
essas forças." Por isso, ela pediu apoio dos vereadores para a ideia.
A presidente da entidade citou o exemplo de Gramado. "A cidade é uma
referência. O que ela tem a oferecer? Boa gastronomia, comércio
estruturado, festividades, zoológico, parques temáticos... Ou seja, está
preparada, com tecnologia, para receber as pessoas." Ela frisou que a
região também poderá desenvolver essas características. O know how para
isso, disse, vem da indústria calçadista.
A Copa do Mundo de 2014, apontou, será um momento em que a região terá de
pensar em como receber os turistas. "Mas o projeto Rota do Sapato é muito
amplo, de médio a longo prazo. A região oferece muitas opções." Os jovens
de hoje poderão colher esses frutos – novos postos de trabalho e mais
qualidade de vida. Novo Hamburgo, completou, poderá ser um dos pontos mais
importantes, pois já é reconhecida como a Capital do Calçado, e conta com
áreas como Lomba Grande.
Maria Clara afirmou que no dia 10 de março, na sede da prefeitura de
Sapiranga, ocorrerá uma reunião entre municípios e o Instituto Prover. Na
ocasião, será assinado um protocolo de intenções.
Questionamentos e elogios
Raul Cassel (PMDB) perguntou qual a relação entre a Rota do Calçado e a
Rota Romântica. "Eu não vejo conflitos entre as duas rotas. Pelo
contrário. Uma agrega valor à outra. Mas, no meu ver, os municípios
inseridos na Rota do Sapato têm um perfil diferente", respondeu Maria
Clara. Outra diferença é que a Rota do Sapato deverá ser gerenciada por
uma entidade privada, sem fins lucrativos.
Jesus Maciel (PTB) parabenizou Maria Clara. "Poucas pessoas teriam a
coragem de fazer isso. Às vezes, criticar é muito fácil. Mas executar e
dizer o caminho é difícil." Ele convidou a comunidade a participar do
movimento.
O presidente da Câmara, Leonardo Hoff (PP), perguntou quais municípios já
concordaram em participar do projeto, e qual a previsão para geração de
empregos. Ele também elogiou a iniciativa. "Agora que estamos fazendo o
trabalho in loco", disse Maria Clara. "Estamos indo de São Leopoldo até
Rolante. Faremos o levantamento do potencial de cada cidade. Com o
diagnóstico, vamos chegar ao prefeito e falar sobre o perfil turístico."
Por meio de uma mensagem de texto enviada a Hoff, o secretário de
Desenvolvimento Econômico, Carlos Finck, perguntou se haverá custos para
os municípios. Maria Clara disse que, em um primeiro momento, haverá um
custo de implementação. "Mas a ideia é levar o projeto para fora e trazer
investimentos. É importante deixar claro que não haverá mensalidade."
Instituto Prover
O Instituto Prover é uma associação sem fins lucrativos, idealizada por um
grupo de empresários de Novo Hamburgo. Foi fundado em julho de 2009 com o
intuito de desenvolver projetos a fim de estimular o crescimento da cidade
e região, nas áreas de cultura, turismo, assistência social, educação,
meio ambiente, esporte, entre outras.
*
- Parlamentares preocupados com Associação Hospitalar
Presidente Leonardo Hoff pede que legisladores compareçam a assembleia
O presidente da Casa, Leonardo Hoff (PP), pediu que todos os vereadores
compareçam à assembleia extraordinária da Associação Hospitalar Novo
Hamburgo, que será realizada no próximo dia 16, às 19 horas. Na ocasião,
serão tratados temas como prestação de contas. A entidade, ex-mantenedora
do Hospital Municipal, tem muitas dívidas trabalhistas, explicou Hoff, que
podem afetar toda a comunidade hamburguense. "É um tema muito importante",
salientou.
Raul Cassel (PMDB) frisou que os vereadores não terão poder decisório na
assembleia. Por isso, fez um requerimento verbal para o presidente do
Conselho Deliberativo da Associação, Elio Becker, participe de uma sessão
para falar sobre o tema. Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) disse estar
preocupado, pois um caso parecido já ocorreu na cidade. Outro
peemedebista, Sergio Hanich, quer saber se funcionários estão sendo
lesados.
*
- Vereadores buscam no TCU ajustes na obra do trem
Linha até Novo Hamburgo entrará em operação no mês de julho
A partir de julho, os hamburguenses poderão começar a utilizar a linha 1
do trem. O prazo de entrega da estação Liberdade foi garantido em reunião
realizada em Brasília, nesta quinta, dia 10, da qual participaram os
integrantes da Comissão Especial Pró-Trensurb, Gilberto Koch (PT),
presidente, e Ricardo Ritter – Ica (PDT), que compõe também a Comissão de
Obras, Marco Arildo Prates da Cunha, diretor-presidente da Empresa de
Trens Urbanos de Porto Alegre, Tarcísio Zimmermann, prefeito de Novo
Hamburgo, e Raimundo Carreiro, ministro do Tribunal de Contas da União.
Acompanharam também o encontro no TCU dois engenheiros integrantes do
corpo técnico da Trensurb.
Conforme Betinho, entre os assuntos debatidos com Carreiro – ministro
responsável pela liberação das obras na época em que o processo
licitatório foi questionado – estão o alargamento e aumento da
profundidade do Arroio Luiz Rau na Avenida Nações Unidas, a inclusão da
estação Industrial e o aprimoramento da infraestrutura das estações Fenac
e Novo Hamburgo.
Os vereadores hamburguenses apontaram a importância de os ajustes serem
realizados quando a obra ainda está em andamento. "É preciso mexer agora
para resolver essas questões", disse Betinho, revelando que o ministro
concordou que é relevante fazer as alterações antes da conclusão dos
trabalhos. Deixar para depois, de acordo com o parlamentar petista,
poderia inclusive inviabilizar as mudanças, já que só seria possível a
realização dos trabalhos da 1h às 4h, horário em que o trem não está
operando, além de tornar o custo mais alto.
Ica e Betinho informaram que será retirado o chanfrado da vala por onde
corre o arroio. A intenção é propiciar mais vazão de água. Desta forma,
serão evitados problemas de alagamentos que ocorrem na região da
rodoviária nova. Outra questão esclarecida pelos vereadores é que esse
alargamento será feito em três quilômetros da Avenida Nações Unidas. Eles
reiteraram a necessidade de modernização do projeto de acesso às estações
Fenac e Novo Hamburgo, tornando mais segurança a travessia dos pedestres.
Papel da Comissão Pró-Trensurb
No dia 26 de fevereiro, a comissão especial criada para defender a
extensão da linha do trem até Novo Hamburgo completa sete anos. Além dos
vereadores Betinho e Ica, integram o grupo Gerson Peteffi (PSDB), Ito
Luciano (PMDB), Jesus Maciel (PTB) e Volnei Campagnoni (PCdoB).
Nova Estação
Em novembro de 2010, os ajustes na infraestrutura da obra foram discutidos
em encontro realizado na sede da Trensurb, em Porto Alegre. Reuniram-se na
ocasião os vereadores Gilberto Koch (PT), Ricardo Ritter – Ica – (PDT) e o
diretor-presidente da empresa, Marco Arildo.
Na época, foram debatidas a construção de mais uma estação, no bairro
Industrial, a troca do nome da estação Liberdade por Santo Afonso e a
proposta de conjugar ao nome da possível Estação Santo Afonso o nome do
Esporte Clube Novo Hamburgo.
Audiência Pública
No dia 23 de março, às 19h, o Legislativo de Novo Hamburgo será palco de
um debate com a comunidade sobre as alterações na infraestrutura do
Município, devido às obras do trensurb, e a derrubada de árvores que ficam
às margens do arroio. A audiência pública é uma sugestão do presidente da
Casa, Leonardo Hoff (PP).
*
- Comandante da BM reúne-se com Mesa Diretora
Encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira
Em visita realizada no começo da tarde desta quinta, 10, o presidente do
Legislativo, Leonardo Hoff (PP), e integrantes da Mesa Diretora foram
apresentados ao novo Comandante Regional de Policiamento Ostensivo do Vale
do Sinos, Coronel Kleber Roberto de Lima Senisse. Durante o encontro,
foram debatidas as expectivas e planos para a área de segurança da região.
Estavam presentes à reunião o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana
de Novo Hamburgo, Luiz Fernando Farias, Matias Martins (PT),
vice-presidente do Legislativo, e Luiz Carlos Schenlrte (PMDB), 2°
secretário da Mesa Diretora.
Iniciativa de Leonardo Hoff tem como objetivo deixar processos ainda mais
transparentes
As licitações realizadas pelo Legislativo serão, em breve, ainda mais
transparentes. As sessões de licitação de qualquer modalidade – exceto
pregão eletrônico – deverão ser transmitidas ao vivo pela TV Câmara/canal
16 da NET. O Projeto de Decreto Legislativo nº 1/2011, uma iniciativa do
presidente Leonardo Hoff (PP) avalizada por toda a Mesa Diretora, foi
aprovado nesta quinta-feira, 10, por unanimidade. Na próxima terça-feira,
15, a propostá será apreciada em segunda votação.
Segundo o texto, os editais de licitação conterão cláusula específica de
autorização de veiculação de imagem por parte dos licitantes. Hoff disse
que, com a apreciação do PDL nº 1/2011, está se estabelecendo uma das
metas da atual Mesa Diretora, formada também por Matias Martins (PT –
vice-presidente), Ricardo Ritter – Ica (PDT – 1º secretário) e Luiz Carlos
Schenlrte (PMDB – 2º secretário). "O conceito de transparência deve fazer
parte de nosso dia a dia, para que todos os cidadãos possam acompanhar o
trabalho do Legislativo municipal." O progressista citou ainda alguns
avanços da Câmara nesse sentido, como a divulgação dos gastos da Casa na
internet. "Aqui ninguém faz ato secreto."
Debate
Gerson Peteffi (PSDB) elogiou a iniciativa. "A transparência é fundamental
no poder público." Ele apontou ainda que o rádio deveria ter sido
contemplado no projeto. "É outro meio de comunicação fundamental à
democracia." Hoff salientou que a Rádio ABC, que faz a cobertura das
sessões, é uma empresa privada – por isso não há como obrigá-la a fazer
essa transmissão.
Jesus Maciel (PTB) também parabenizou a Mesa Diretora. Matias salientou
que a Câmara e a Prefeitura já têm o portal Transparência. "Aqui, estamos
indo além. Por isso, ficamos orgulhosos por fazer parte da Mesa Diretora.
Espero que todas as entidades que recebem recursos públicos sigam esse
exemplo."
Emenda
Também foi aprovada uma emenda, da Mesa Diretora, estabelecendo que,
quando não houver possibilidade técnica de transmissão ao vivo, a sessão
será gravada e retransmitida na primeira oportunidade em que houver
disponibilidade de sinal por parte da TV Assembleia, bem como na grade de
programação da TV Câmara.
*
- Instituto Prover divulga Rota do Sapato
Objetivo é incentivar a indústria do turismo nos vales do Sinos e do
Paranhana
Na sessão desta quinta-feira, 10, a presidente do Instituto Prover, Maria
Clara Gruske, falou sobre o projeto Rota do Sapato. O objetivo é
desenvolver o turismo em cidades dos vales do Sinos e do Paranhana. "O
turismo é a indústria que mais cresce no mundo", disse. "Estima-se que
8,7% da força de trabalho mundial atue nessa área. O Brasil ocupa a 7ª
posição no ranking dos 10 países que mais recebem turistas do mundo, e a
1ª da América Latina."
Maria Clara salientou que o turismo implica desenvolvimento em
infraestrutura, segurança, saúde e educação, entre outras áreas. "O que
falta para participarmos desse nicho? Projetos, determinação,
conscientização da população e um norte, ou seja, uma gestão que unifique
essas forças." Por isso, ela pediu apoio dos vereadores para a ideia.
A presidente da entidade citou o exemplo de Gramado. "A cidade é uma
referência. O que ela tem a oferecer? Boa gastronomia, comércio
estruturado, festividades, zoológico, parques temáticos... Ou seja, está
preparada, com tecnologia, para receber as pessoas." Ela frisou que a
região também poderá desenvolver essas características. O know how para
isso, disse, vem da indústria calçadista.
A Copa do Mundo de 2014, apontou, será um momento em que a região terá de
pensar em como receber os turistas. "Mas o projeto Rota do Sapato é muito
amplo, de médio a longo prazo. A região oferece muitas opções." Os jovens
de hoje poderão colher esses frutos – novos postos de trabalho e mais
qualidade de vida. Novo Hamburgo, completou, poderá ser um dos pontos mais
importantes, pois já é reconhecida como a Capital do Calçado, e conta com
áreas como Lomba Grande.
Maria Clara afirmou que no dia 10 de março, na sede da prefeitura de
Sapiranga, ocorrerá uma reunião entre municípios e o Instituto Prover. Na
ocasião, será assinado um protocolo de intenções.
Questionamentos e elogios
Raul Cassel (PMDB) perguntou qual a relação entre a Rota do Calçado e a
Rota Romântica. "Eu não vejo conflitos entre as duas rotas. Pelo
contrário. Uma agrega valor à outra. Mas, no meu ver, os municípios
inseridos na Rota do Sapato têm um perfil diferente", respondeu Maria
Clara. Outra diferença é que a Rota do Sapato deverá ser gerenciada por
uma entidade privada, sem fins lucrativos.
Jesus Maciel (PTB) parabenizou Maria Clara. "Poucas pessoas teriam a
coragem de fazer isso. Às vezes, criticar é muito fácil. Mas executar e
dizer o caminho é difícil." Ele convidou a comunidade a participar do
movimento.
O presidente da Câmara, Leonardo Hoff (PP), perguntou quais municípios já
concordaram em participar do projeto, e qual a previsão para geração de
empregos. Ele também elogiou a iniciativa. "Agora que estamos fazendo o
trabalho in loco", disse Maria Clara. "Estamos indo de São Leopoldo até
Rolante. Faremos o levantamento do potencial de cada cidade. Com o
diagnóstico, vamos chegar ao prefeito e falar sobre o perfil turístico."
Por meio de uma mensagem de texto enviada a Hoff, o secretário de
Desenvolvimento Econômico, Carlos Finck, perguntou se haverá custos para
os municípios. Maria Clara disse que, em um primeiro momento, haverá um
custo de implementação. "Mas a ideia é levar o projeto para fora e trazer
investimentos. É importante deixar claro que não haverá mensalidade."
Instituto Prover
O Instituto Prover é uma associação sem fins lucrativos, idealizada por um
grupo de empresários de Novo Hamburgo. Foi fundado em julho de 2009 com o
intuito de desenvolver projetos a fim de estimular o crescimento da cidade
e região, nas áreas de cultura, turismo, assistência social, educação,
meio ambiente, esporte, entre outras.
*
- Parlamentares preocupados com Associação Hospitalar
Presidente Leonardo Hoff pede que legisladores compareçam a assembleia
O presidente da Casa, Leonardo Hoff (PP), pediu que todos os vereadores
compareçam à assembleia extraordinária da Associação Hospitalar Novo
Hamburgo, que será realizada no próximo dia 16, às 19 horas. Na ocasião,
serão tratados temas como prestação de contas. A entidade, ex-mantenedora
do Hospital Municipal, tem muitas dívidas trabalhistas, explicou Hoff, que
podem afetar toda a comunidade hamburguense. "É um tema muito importante",
salientou.
Raul Cassel (PMDB) frisou que os vereadores não terão poder decisório na
assembleia. Por isso, fez um requerimento verbal para o presidente do
Conselho Deliberativo da Associação, Elio Becker, participe de uma sessão
para falar sobre o tema. Luiz Carlos Schenlrte (PMDB) disse estar
preocupado, pois um caso parecido já ocorreu na cidade. Outro
peemedebista, Sergio Hanich, quer saber se funcionários estão sendo
lesados.
*
- Vereadores buscam no TCU ajustes na obra do trem
Linha até Novo Hamburgo entrará em operação no mês de julho
A partir de julho, os hamburguenses poderão começar a utilizar a linha 1
do trem. O prazo de entrega da estação Liberdade foi garantido em reunião
realizada em Brasília, nesta quinta, dia 10, da qual participaram os
integrantes da Comissão Especial Pró-Trensurb, Gilberto Koch (PT),
presidente, e Ricardo Ritter – Ica (PDT), que compõe também a Comissão de
Obras, Marco Arildo Prates da Cunha, diretor-presidente da Empresa de
Trens Urbanos de Porto Alegre, Tarcísio Zimmermann, prefeito de Novo
Hamburgo, e Raimundo Carreiro, ministro do Tribunal de Contas da União.
Acompanharam também o encontro no TCU dois engenheiros integrantes do
corpo técnico da Trensurb.
Conforme Betinho, entre os assuntos debatidos com Carreiro – ministro
responsável pela liberação das obras na época em que o processo
licitatório foi questionado – estão o alargamento e aumento da
profundidade do Arroio Luiz Rau na Avenida Nações Unidas, a inclusão da
estação Industrial e o aprimoramento da infraestrutura das estações Fenac
e Novo Hamburgo.
Os vereadores hamburguenses apontaram a importância de os ajustes serem
realizados quando a obra ainda está em andamento. "É preciso mexer agora
para resolver essas questões", disse Betinho, revelando que o ministro
concordou que é relevante fazer as alterações antes da conclusão dos
trabalhos. Deixar para depois, de acordo com o parlamentar petista,
poderia inclusive inviabilizar as mudanças, já que só seria possível a
realização dos trabalhos da 1h às 4h, horário em que o trem não está
operando, além de tornar o custo mais alto.
Ica e Betinho informaram que será retirado o chanfrado da vala por onde
corre o arroio. A intenção é propiciar mais vazão de água. Desta forma,
serão evitados problemas de alagamentos que ocorrem na região da
rodoviária nova. Outra questão esclarecida pelos vereadores é que esse
alargamento será feito em três quilômetros da Avenida Nações Unidas. Eles
reiteraram a necessidade de modernização do projeto de acesso às estações
Fenac e Novo Hamburgo, tornando mais segurança a travessia dos pedestres.
Papel da Comissão Pró-Trensurb
No dia 26 de fevereiro, a comissão especial criada para defender a
extensão da linha do trem até Novo Hamburgo completa sete anos. Além dos
vereadores Betinho e Ica, integram o grupo Gerson Peteffi (PSDB), Ito
Luciano (PMDB), Jesus Maciel (PTB) e Volnei Campagnoni (PCdoB).
Nova Estação
Em novembro de 2010, os ajustes na infraestrutura da obra foram discutidos
em encontro realizado na sede da Trensurb, em Porto Alegre. Reuniram-se na
ocasião os vereadores Gilberto Koch (PT), Ricardo Ritter – Ica – (PDT) e o
diretor-presidente da empresa, Marco Arildo.
Na época, foram debatidas a construção de mais uma estação, no bairro
Industrial, a troca do nome da estação Liberdade por Santo Afonso e a
proposta de conjugar ao nome da possível Estação Santo Afonso o nome do
Esporte Clube Novo Hamburgo.
Audiência Pública
No dia 23 de março, às 19h, o Legislativo de Novo Hamburgo será palco de
um debate com a comunidade sobre as alterações na infraestrutura do
Município, devido às obras do trensurb, e a derrubada de árvores que ficam
às margens do arroio. A audiência pública é uma sugestão do presidente da
Casa, Leonardo Hoff (PP).
*
- Comandante da BM reúne-se com Mesa Diretora
Encontro ocorreu na tarde desta quinta-feira
Em visita realizada no começo da tarde desta quinta, 10, o presidente do
Legislativo, Leonardo Hoff (PP), e integrantes da Mesa Diretora foram
apresentados ao novo Comandante Regional de Policiamento Ostensivo do Vale
do Sinos, Coronel Kleber Roberto de Lima Senisse. Durante o encontro,
foram debatidas as expectivas e planos para a área de segurança da região.
Estavam presentes à reunião o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana
de Novo Hamburgo, Luiz Fernando Farias, Matias Martins (PT),
vice-presidente do Legislativo, e Luiz Carlos Schenlrte (PMDB), 2°
secretário da Mesa Diretora.
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011
FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer
![]() |
| Cristian Dahmer |
Olá, amigos.
Às vezes me parece que os cristãos hoje em dia tem medo de crer. Se acomodam naquele monte de regras religiosas que não servem para nada se você não tem uma experiência real, verdadeira e diária com Deus.
Parece que, pra variar, o ser humano tem que se posicionar em um extremo. Alguns cristãos chegam a entrar em "êxtase" crendo que Deus vai resolver todos os problemas de suas vidas (problemas estes causados pelo pecado, do qual Deus não tem culpa). Outros, do outro lado, aguardam a volta de Jesus sem crer que Ele possa agir ainda nesse mundo... é como se Cristo tivesse subido aos céus e só iria olhar para baixo novamente quando fosse hora de voltar.
Quando eu congregava numa igreja pentecostal (onde, por sinal, conheci Jesus), costumava-se dizer que "nós cremos num Deus vivo". Aí a pergunta aos cristãos: Você crê num Deus vivo, que ainda age nesse mundo? Será que esse Deus não quer mais fazer milagres para edificar a Sua igreja? Será que Ele não age mais na vida de Seus filhos?
Só sei de uma coisa... Jesus Cristo é o mesmo, e a Bíblia diz que Deus não muda. Se Ele não muda, Ele é o mesmo do velho testamento, que operou tantas maravilhas para salvar seu povo. Mas parece que muitos crentes andam pela vida como se Jesus nunca tivesse ressucitado. Vivem uma reforma de vida, mas não um reavivamento de fé. Seguir os mandamentos de Deus demonstra fé, sim, mas isso, sem crer além dos mandamentos, de nada adianta. Os judeus também seguiam os mandamentos, mas a época de Cristo se parecia muito com a de agora: uma fé morna, sem comunhão com Deus, sem oração, sem práticas cristãs. Imaginem se Moisés cresce num Deus como muitos de nós cremos? E Gideão? E Paulo? Pedro?
A igreja de hoje precisa de reavivamento, de fé. Claro que não uma fé fanática, sem raciocínio, como se nós pudéssemos mandar em Deus. Não! Sabemos que Deus tem Seus desígnios, e nem tudo que queremos ou pedimos está nos planos dEle. Contudo, isso não é desculpa para nos acomodarmos, e falarmos que Deus não age mais, dando desculpas pela nossa falta de fé. Pois mesmo Jesus Cristo, no Monte das Oliveiras, falou ao Pai o que Ele desejava, mesmo sabendo que, provavelmente, não seria atendido. FALTA FÉ! Uma fé viva, capaz de mover montanhas. Mesmo que elas não se movam, temos que ter fé para isso, pois "sem fé é impossível agradar a Deus".
Abaixo deixo uma música, que fala dessa fé viva.
Que Deus abençoe a todos!
http://www.youtube.com/watch?v=vu-C0prF6sQ
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
Novo Hamburgo já começa a viver o Carnaval 2011
O desfile oficial do Carnaval de Novo Hamburgo acontece no dia 12 de março, porém a cidade já está entrando no clima da festa mais popular do País com um mês de antecedência. Com o slogan O Melhor da Festa é Esperar por Ela, as festividades, que começaram com a Escolha da Rainha do Carnaval 2011, terão continuidade no sábado, 12 de fevereiro, quando acontece a apresentação dos sambas enredo das escolas de samba do Município. O evento será realizado no Mercado Público Municipal (Avenida Primeiro de Março, 2700), com início às 21 horas. A entrada é gratuita, mas sugere-se a doação de um kit de material escolar (caderno, lápis e borracha) que será revertido ao Gabinete da Primeira-dama de Novo Hamburgo.
No local estarão presentes a corte do Carnaval 2011, composta pela rainha Ketlin Carvalho, da Escola de Samba Cruzeiro do Sul, pela princesa Kimberlyn Oliveira, da Protegidos da Princesa Isabel, e pelo rei momo Gabriel Machado Souza, da Portela do Sul. O evento é um momento para que os hamburguenses possam conhecer um pouco do que será visto no desfile do próximo mês.
Confira a programação completa do Carnaval 2011:
12 de fevereiro – 21h - Apresentação dos Sambas Enredos – Mercado Público Municipal (Avenida Primeiro de Março, 2700)
19 de fevereiro – 20h – Muamba Comunitária – Canudos
26 de fevereiro – 21h – Muamba Oficial Carnaval 2011 – Pista de Eventos
12 de março – 21h – Desfile Oficial Carnaval 2011 – Pista de Eventos
19 de março – 21h – Carnaval Fora de Época – Lomba Grande
O desfile oficial do Carnaval de Novo Hamburgo acontece no dia 12 de março, porém a cidade já está entrando no clima da festa mais popular do País com um mês de antecedência. Com o slogan O Melhor da Festa é Esperar por Ela, as festividades, que começaram com a Escolha da Rainha do Carnaval 2011, terão continuidade no sábado, 12 de fevereiro, quando acontece a apresentação dos sambas enredo das escolas de samba do Município. O evento será realizado no Mercado Público Municipal (Avenida Primeiro de Março, 2700), com início às 21 horas. A entrada é gratuita, mas sugere-se a doação de um kit de material escolar (caderno, lápis e borracha) que será revertido ao Gabinete da Primeira-dama de Novo Hamburgo.
No local estarão presentes a corte do Carnaval 2011, composta pela rainha Ketlin Carvalho, da Escola de Samba Cruzeiro do Sul, pela princesa Kimberlyn Oliveira, da Protegidos da Princesa Isabel, e pelo rei momo Gabriel Machado Souza, da Portela do Sul. O evento é um momento para que os hamburguenses possam conhecer um pouco do que será visto no desfile do próximo mês.
Confira a programação completa do Carnaval 2011:
12 de fevereiro – 21h - Apresentação dos Sambas Enredos – Mercado Público Municipal (Avenida Primeiro de Março, 2700)
19 de fevereiro – 20h – Muamba Comunitária – Canudos
26 de fevereiro – 21h – Muamba Oficial Carnaval 2011 – Pista de Eventos
12 de março – 21h – Desfile Oficial Carnaval 2011 – Pista de Eventos
19 de março – 21h – Carnaval Fora de Época – Lomba Grande
Frente da Rodovia do Progresso se reúne nesta terça
Agenda de encontros e diretrizes será debatida pelos parlamentares
A Frente Parlamentar em Defesa da Rodovia do Progresso, que fará a sua primeira reunião nesta terça-feira, dia 8, terá um ano de intensos trabalhos. A comissão especial será presidida por Ricardo Ritter – Ica (PDT), primeiro secretário da Mesa Diretora, além de contar com a participação dos vereadores Matias Martins (PT), Gerson Peteffi (PSDB) e Jesus Maciel Martins (PTB). A intenção dos parlamentares é definir a agenda de encontros e a atuação.
Em dezembro de 2010, a licitação da RS-010 foi suspensa pela Justiça devido a suspeita de irregularidade. A medida foi tomada pelo juiz José Antônio Coitinho. A expectativa do governo estadual é de iniciar um novo processo licitatório no primeiro semestre deste ano. Para que a obra seja concluída, a alternativa mais rápida é a adoção de Parceria Público-Privada (PPP). A estimativa é que a RS-010 reduza o trânsito da BR-116 em 25%.
Conforme Ica, a obra da RS-010 é vital para a região, pois a nova via terá ligação com a BR-386, a RS-118 e a RS-240. Pelo projeto, a rodovia terá início no entroncamento da avenida Assis Brasil, em Porto Alegre, com a BR-290, em Cachoeirinha, e se estenderá por 41 quilômetros até a RS-239 (próximo a Campo Bom e Sapiranga).
Criação da Frente
Através de requerimento de autoria de Leonardo Hoff (PP), aprovado em 30 de novembro de 2010, foi criada a comissão especial. Ao sugeri-la, a intenção do parlamentar era ampliar o debate e a fiscalização das obras, assim como ocorreu com o trensurb. Na ocasião, o atual presidente da Casa argumentou que é indispensável a continuidade do projeto no menor prazo possível.
Agenda de encontros e diretrizes será debatida pelos parlamentares
A Frente Parlamentar em Defesa da Rodovia do Progresso, que fará a sua primeira reunião nesta terça-feira, dia 8, terá um ano de intensos trabalhos. A comissão especial será presidida por Ricardo Ritter – Ica (PDT), primeiro secretário da Mesa Diretora, além de contar com a participação dos vereadores Matias Martins (PT), Gerson Peteffi (PSDB) e Jesus Maciel Martins (PTB). A intenção dos parlamentares é definir a agenda de encontros e a atuação.
Em dezembro de 2010, a licitação da RS-010 foi suspensa pela Justiça devido a suspeita de irregularidade. A medida foi tomada pelo juiz José Antônio Coitinho. A expectativa do governo estadual é de iniciar um novo processo licitatório no primeiro semestre deste ano. Para que a obra seja concluída, a alternativa mais rápida é a adoção de Parceria Público-Privada (PPP). A estimativa é que a RS-010 reduza o trânsito da BR-116 em 25%.
Conforme Ica, a obra da RS-010 é vital para a região, pois a nova via terá ligação com a BR-386, a RS-118 e a RS-240. Pelo projeto, a rodovia terá início no entroncamento da avenida Assis Brasil, em Porto Alegre, com a BR-290, em Cachoeirinha, e se estenderá por 41 quilômetros até a RS-239 (próximo a Campo Bom e Sapiranga).
Criação da Frente
Através de requerimento de autoria de Leonardo Hoff (PP), aprovado em 30 de novembro de 2010, foi criada a comissão especial. Ao sugeri-la, a intenção do parlamentar era ampliar o debate e a fiscalização das obras, assim como ocorreu com o trensurb. Na ocasião, o atual presidente da Casa argumentou que é indispensável a continuidade do projeto no menor prazo possível.
segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
Curso ensina liderança e gerência através do coaching
Participantes receberão certificação BCI, inédita na região Sul do país
Uma parceria inédita na região Sul do Brasil está possibilitando a
realização de um curso diferenciado em Porto Alegre. Trata-se do curso
“Liderança e gerência através do coaching”, que proporciona a gestores,
administradores e líderes as habilidades necessárias e a compreensão de
como os modelos formal e informal de coaching podem trabalhar em prol de
suas equipes e organizações.
O treinamento é uma parceria exclusiva e direta do Grupo Academus, de São
Leopoldo, com o Behavioral Coaching Institute (BCI), dos Estados Unidos.
As aulas, num total de 32 horas, serão ministradas em dois finais de
semana: 26 e 27 de fevereiro e 12 e 13 de março. As vagas estão limitadas
em 25 participantes. As inscrições podem ser feitas até o dia 20, pelo
e-mail faleconosco@academusmind.com.br.
As aulas serão ministradas por Maurício Metzen, instrutor formado
diretamente pelo BCI como master coach, o mais alto nível de formação em
coaching no mundo. Com 15 anos de atuação no mercado, possui ampla
experiência na área de negócios. Segundo ele, o treinamento é o mesmo
utilizado em organizações como Walt Disney, GE, FedEx e Toyota. “O
participante receberá certificado reconhecido pelo BCI, instituição de
desenvolvimento científico que é referência mundial em processo de
coaching comportamental aplicado ao meio corporativo”, afirma.
Metzen ressalta que, ao final da capacitação, os participantes estarão
aptos a desenvolver suas habilidades de gerenciamento e liderança e a
trabalhar melhor com desafios, construindo um nível de competência da
força de trabalho alinhado com as metas pessoais e da organização. “Um
processo bem definido, uma estrutura sustentável, técnicas e ferramentas
válidas são requisitos para garantir confiabilidade, sustentabilidade e
amplo impacto” – destaca – “Muito do sucesso do gestor dependerá das suas
habilidades em colaborar para o desenvolvimento das pessoas em relação às
capacidades necessárias de aperfeiçoamento em seus níveis de desempenho”.
Mais informações, como conteúdo do curso, por exemplo, podem ser obtidas
pelo telefone (51) 3091-1707, 8188-8592 ou 8104-0525.
Participantes receberão certificação BCI, inédita na região Sul do país
Uma parceria inédita na região Sul do Brasil está possibilitando a
realização de um curso diferenciado em Porto Alegre. Trata-se do curso
“Liderança e gerência através do coaching”, que proporciona a gestores,
administradores e líderes as habilidades necessárias e a compreensão de
como os modelos formal e informal de coaching podem trabalhar em prol de
suas equipes e organizações.
O treinamento é uma parceria exclusiva e direta do Grupo Academus, de São
Leopoldo, com o Behavioral Coaching Institute (BCI), dos Estados Unidos.
As aulas, num total de 32 horas, serão ministradas em dois finais de
semana: 26 e 27 de fevereiro e 12 e 13 de março. As vagas estão limitadas
em 25 participantes. As inscrições podem ser feitas até o dia 20, pelo
e-mail faleconosco@academusmind.com.br.
As aulas serão ministradas por Maurício Metzen, instrutor formado
diretamente pelo BCI como master coach, o mais alto nível de formação em
coaching no mundo. Com 15 anos de atuação no mercado, possui ampla
experiência na área de negócios. Segundo ele, o treinamento é o mesmo
utilizado em organizações como Walt Disney, GE, FedEx e Toyota. “O
participante receberá certificado reconhecido pelo BCI, instituição de
desenvolvimento científico que é referência mundial em processo de
coaching comportamental aplicado ao meio corporativo”, afirma.
Metzen ressalta que, ao final da capacitação, os participantes estarão
aptos a desenvolver suas habilidades de gerenciamento e liderança e a
trabalhar melhor com desafios, construindo um nível de competência da
força de trabalho alinhado com as metas pessoais e da organização. “Um
processo bem definido, uma estrutura sustentável, técnicas e ferramentas
válidas são requisitos para garantir confiabilidade, sustentabilidade e
amplo impacto” – destaca – “Muito do sucesso do gestor dependerá das suas
habilidades em colaborar para o desenvolvimento das pessoas em relação às
capacidades necessárias de aperfeiçoamento em seus níveis de desempenho”.
Mais informações, como conteúdo do curso, por exemplo, podem ser obtidas
pelo telefone (51) 3091-1707, 8188-8592 ou 8104-0525.
DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini
![]() |
| Nelson Tangerini |
O TREM ITABIRANO
Amigos, animados para este 2011?
> Eis o resumo da nova edição dO TREM Itabirano,
> o jornal de Itabira que o Brasil lê e admira.
>
>
> Gabiroba, um itabirano que parou Garrincha, disse não à TV Globo e, o
> mais difícil, extraiu dente sem anestesia com Chico Osório.
>
> Raoul de Caux, um francês que trocou a Europa pelas terras do Mato
> Dentro. Ele veio, viu e fez vinho.
>
> Ler é uma maneira de escrever com mãos alheias, diz Affonso Romano de
> Sant’Anna.
>
> Guimarães Rosa e o pai: correspondência inédita. Texto do jornalista
> paraense Lúcio Flávio Pinto.
>
> Um caso de racismo perpetrado por Paulo Francis, conta Fernando Jorge.
>
> Mais uma da série promessas não-cumpridas pelo prefeito de Itabira:
> cadê o prometido Jardim Botânico?
>
> Altamir Barros diz que Itabira está muito maltratada: “Estamos dando
> tiros nos nossos próprios pés”.
>
> Nelson Tangerini provoca um diamantinense. Em Diamantina.
>
> Genin Quintão Guerra papeia com o ilustrador Orlando Pedroso.
>
> Robinson Damasceno fala da paúra da brochura. Ele garante: mulher
> também brocha. E desce o pau na falta de cultura em Itabira.
>
> O TREM, em janeiro, errou feio: “matou” um escritor. Ainda bem que ele
> está vivo. Saúde, Autran.
>
> Com auxílio do arquivo dO TREM, a TV Globo contou a vitória do Valério
> sobre o Botafogo de Garrincha, Didi e Nílton Santos.
>
> Joana d’Arc, a santa-mariense, não aquela, resolveu passar as férias
> com Nietzsche.
>
> Sylvio Back traz um conto sobre a Guerra do Paraguai.
>
> Edmílson Caminha escreve sobre as cartas entre Carlos Drummond de
> Andrade e o poeta Domingo Cruz, que vão virar livro. “A questão é que
> minha pátria é mesmo Itabira de pé no chão e esterco no curral diante
> da casa do fazendeiro, e meu brasão deve ser um cincerro de tropa
> emoldurado em palhas de milho... Isto, sim, mexe com as minhas
> entranhas.” Palavras dele, Drummond.
>
> Isso e muito mais na nova edição dO TREM Itabirano.
> Vale por um livro e enriquece culturalmente.
>
> Assinantes em todo o Brasil recebem o jornal pelo Correio.
> Fora do torrão varonil, cópia em PDF.
>
> Para assinar, otremitabirano@yahoo.com.br ou 31 3835-1329.
SALMO 23
"The LORD is my shepherd; I shall not want. He maketh me to lie down in green pastures: he leadeth me beside the still waters. He restoreth my soul: he leadeth me in the paths of righteousness for his name's sake. Yea, though I walk through the valley of the shadow of death, I will fear no evil: for thou art with me; thy rod and thy staff they comfort me. Thou preparest a table before me in the presence of mine enemies: thou anointest my head with oil; my cup runneth over. Surely goodness and mercy shall follow me all the days of my life: and I will dwell in the house of the LORD for ever." - Psalm 23
domingo, 6 de fevereiro de 2011
sábado, 5 de fevereiro de 2011
FOCO CRISTÃO - Cristian Dahmer
![]() |
| Cristian Dahmer |
A OVELHA PERDIDA
“Aproximavam-se de Jesus todos os publicanos e pecadores para o ouvir. E murmuravam os fariseus e os escribas, dizendo: Este recebe pecadores e come com eles. Então, lhes propôs Jesus esta parábola: Qual, dentre vós, é o homem que, possuindo cem ovelhas e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove e vai em busca da que se perdeu, até encontrá-la? Achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo. E, indo para casa, reúne os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.” (Lucas 15. 1-7, Bíblia Sagrada, Almeida Revista e Atualizada).
Muitas vezes nós não entendemos, ou distorcemos trechos da Bíblia por não contextualizarmos historicamente tais citações. Outras vezes pelo próprio interesse, e por não querer abandonar os vícios e os pecados que carregamos. O texto acima nos revela o tamanho amor de Deus e o Seu desejo de trazer para seus braços o pecador, não importa o que este tenha feito de errado. Nesta parábola, o Senhor Jesus conta a história do pastor e suas ovelhas. Naqueles tempos, ser pastor não era uma profissão de grande valor social ou financeiro. Contudo, havia uma grande virtude nesses trabalhadores: geralmente eles eram movidos por um profundo amor por seus animais. Muitas vezes tinham que enfrentar predadores do campo, como lobos e raposas, para preservar a vida de suas ovelhas. Davi, em 1° Samuel 17. 34-35, mostra quão corajoso era um pastor ao defender a vida de suas ovelhas. É neste entendimento de pastor e ovelhas que Jesus expõe aos Seus seguidores os versos acima.
Sendo assim, podemos dar nomes aos personagens. O pastor da história é Jesus. As ovelhas somos todos nós, seres humanos. O ato de se perder significa se afastar de Deus, indo em direção ao pecado. As noventa e nove são os seres humanos que são obedientes aos mandamentos de Deus, os chamados crentes. Aquele que se perdeu é o que se afundou no pecado. Pecado, neste sentido, não significa só roubar ou matar, como a maioria dos cristãos creem. É também o adultério, a mentira, a pornografia, o ódio, inveja, o sexo fora do casamento, o orgulho, a malícia, o vício, etc. Mas o que Jesus quis mostrar nesta história? No início do texto se vê os publicanos (judeus que cobravam os impostos do povo para o imperador romano, e que eram mal vistos por sua avareza e engano) e os pecadores (neste contexto, aqueles que eram pecadores discriminados pela sociedade: prostitutas, ladrões, homossexuais, viciados, etc.) indo até Jesus para ouvirem Suas palavras e ensinamentos. Os fariseus e os escribas, os quais também eram pecadores, porém não se reconheciam desta forma, criticavam Jesus por estar perto daqueles que, na visão distorcida deles, “não mereciam o amor de Deus”, quais sejam, os pecadores. Os fariseus pensavam que, se Jesus fosse realmente Filho de Deus, Ele não se misturaria com aqueles que praticavam as coisas que Deus não permitia. Eles criam que Deus não amava tais pessoas, e discriminavam os pecadores, condenando-os apenas com um olhar. Eu pergunto: Não se parecem com muitos de nós atualmente? O que eles não entendiam é que amar o pecador não significa concordar com o seu pecado; mas também não entendiam que discordar do ato pecaminoso de uma pessoa não significa que devemos maltratá-la, isolá-la ou marginalizá-la. Ao contrário, o Senhor mostrava aos fariseus que deviam estar perto dessas pessoas, para que elas pudessem conhecer o amor de Deus e serem transformadas por este amor.
Desta forma, Jesus comparou a nossa situação com a da ovelha perdida. Ele nos mostrou que Deus tem seus filhos, que estão sob o seu amor, mas que deixa esses filhos em um local seguro e sai a procurar aquele que se desviou, mesmo que seja apenas um. Quando este pecador é encontrado por Cristo, Ele o põe nos ombros e o leva pra casa, cuida das suas feridas, dos seus traumas e complexos, e é realizada uma grande festa no céu. Jesus afirma que há maior alegria por este um que estava perdido no pecado e hoje se arrepende, do que por aqueles que não se perderam. Parece injusto não é? Aqueles que sempre obedeceram são preteridos em relação àquele que desobedeceu? Contudo, no Reino de Deus não é assim, não há egoísmo ou vaidade. Aqueles que tiveram uma experiência com Cristo sabem que já foram perdoados por Seus pecados, e que já tem a maior festa que poderia ser feita: participam do amor íntimo de Deus. Estes, que não se perderam, ficam felizes com Cristo por mais um pecador que se arrepende e encontra a verdadeira vida: Jesus!
Eu não sou a pessoa mais correta, nem tenho autoridade própria para falar dessas coisas. Falo apenas do que Deus nos dá em Sua Palavra. Em minha vida convertida ao Senhor, posso testemunhar o quão grande é esse Deus, o quanto amor Ele tem por todos nós. Deus não é um tirano, Ele é amor. Se fosse um tirano, eu não estaria aqui vos escrevendo este texto. Só Deus e eu sabemos tudo que fiz, mesmo depois de ter entregado minha vida a Ele. Se estivesse no lugar de Deus, eu não me perdoaria. Só isso me basta para afirmar a todos que Deus não é um déspota. Por isso apelo a você, leitor: Não sei qual é o seu pecado, não sei como está sua vida, mas se você estiver precisando de ajuda, de amor, de restauração; se nada do que você tem feito te trouxe paz e alegria plena até hoje; eu lhe digo que existe um Deus no céu, que te ama e quer te fazer feliz. Venha como você está, não importa o que você tenha feito, Deus quer te abraçar e restaurá-lo à Sua imagem e semelhança.
Se você tem dúvidas, comentários, ou quer se cadastrar para receber por e-mail os artigos semanais, mande um e-mail, sem anexos, para: meubaluarte@gmail.com .
Deus abençoe a todos com libertação, entendimento e salvação!
CRISTIAN DAHMER
PAPO DE CULTURA - Benedito Franco
![]() |
| Benedito Franco |
**** Tatiana construía sua casa. Um dos operários falou para os meninos:
- Nossa, essa sua casa está muito bonita! Por quanto vocês me vendiam ela?
- Um real!... Não!... Dois reais!- disse o Luis Filipe, quatro anos.
- Mil reais! Falou o João Pedro – seis anos.
Luis Filipe correu para o pai e perguntou:
- Pai, qual o número que vale muito?
**** - Mãe, quando a gente sobe lá pro céu, o avião não pega a gente não?
- Não, meu filho.
- E lá, tem praia?
- Não, meu filho.
- E se a gente pedir a Jesus, ele faz uma praia lá?
- Pode ser...
Conversa do João Pedro com a mãe.
062 - Coelho
Numa época de fáceis empregos na região, difícil arranjar bons empregados. Por indicação, empreguei o Coelho. Calmo, mole mesmo, sempre desconfiado e nunca disposto a prestar ajuda a alguém. Tinha qualidade: muito honesto e satisfeito com o que ganhava, e não se esforçava por ganhar mais: - Sô Bené, tô muito contente com o Salário Mínimo. Dá pra viver bem e não precisa ser mais.
Favor?... Pra ninguém - recomendação expressa, desde pequeno, vinda da mãe: “- Não ajuda a ninguém, meu fio!”. Fui à sua casa, pois falecera um seu irmão. Vi quatro pés carregados de pimenta malagueta vermelhinhas da silva.
- Coelho, amanhã vou cozinhar uma carne. Poderia me arranjar quatro pimentas malaguetas, uma de cada pé.
- Sô Bené, num pode não. Mamãe ia raiá comigo... e dispois, num tem tanta assim não. É pra mamãe colocá na carne dela... Ela faiz uns quatro litro e pode fartá.
O horário, sagrado, não abria mão nem para mais e nem para menos - para menos nem tanto. Mudei seu horário - passou a vir meia hora depois de aberta a loja.
O Roberto, que deveria ajudar abrir a loja, não apareceu, mas apareceram muitos clientes no primeiro momento. Um dos clientes precisava de um saco de cimento e necessitaria de um empregado para colocá-lo no carro. Olhando para os lados da rua para ver se o Roberto chegava, avistei o Coelho sentado em um banco na praça ao lado. Chamei-o uma, duas, três vezes. Fez ouvido de mercador. Na quarta ele não mais estava... desaparecera.
Nesse ínterim, chegou o Roberto. Quando o Coelho entrou na loja, no horário exato, perguntei-lhe o porquê de não ter atendido ao chamado.
- Meu compromisso com o senhor é das oito até às quatro e meia da tarde...
- Coelho, u’a mão lava a outra. Amanhã poderá precisar de alguém.
Não deu a mínima e retirou-se para o fundo da loja.
No mesmo dia, na hora do almoço, o Coelho chegou atrasado, justificando-se que o pai passava muito mal e que deveria ir ao Pronto Socorro conseguir uma ambulância.
- Coelho, volte à sua casa e diga para seu pai começar a passar mal só depois das quatro e meia da tarde, pois até lá você tem compromisso comigo.
Muito sem jeito e balançando o corpo, dando sinais de nervoso:
- Mais tenho que chamá a ambulânça...
- Viu?... U’a mão lava a outra.
- Mais agora é duença...
Depois de pausa proposital:
- Nada disso. O motorista da ambulância sabe que seu pai vai começar a passar mal só depois das quatro e meia e que até lá o seu compromisso...
- Num tem disso não...
- Também o médico...
- Mais eu vou lá...
Foi saindo apressado, não me dando oportunidade de lhe oferecer para levá-lo de carro ao Pronto Socorro.
Benedito Franco
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini
![]() |
| Nelson Tangerini |
Amigos e parentes,
Lanço, este ano, pela Editora Nitpress, o livro NA TABA DE ARARIBÓIA,
de Nestor Tangerini.
Este livro contém crônicas e sonetos de Nestor Tangerini
escritos e publicados em jornais de Niterói, nos Anos 1920.
Os jornais que publicaram seus trabalhos não existem mais.
Muitos se perderam para sempre.
As crônicas foram recortadas por Domingas Tambourindeguy,
mãe de Nestor Tangerini e minha avó.
Chegaram a mim pelas mãos de minha tia Elsa, irmã de meu pai.
É um retrato vivo da Niterói dos Anos 1920.
Durante anos, "com paciência de vigário", venho, sozinho, montando o quebra-cabeça deixado por meu pai e minha avó materna, Antônia Marzullo.
Foi uma pesquisa árdua. Traduzi para para o português atual
tudo o que foi escrito nos Anos 1920,
quando Nestor tinha uns 26 ou 27 anos.
Espero contar com a ajuda de todos.
Divulguem Na taba de Araribóia.
Durante todo este tempo mergulhei seriamente neste trabalho
- jornalístico, histórico e literário.
Niterói e o Estado do Rio de Janeiro agradecem.
Viva a Memória Histórica, Jornalística e Literária Fluminense.
Ajudem-nos nesta causa.
Atenciosamente, Nelson Tangerini, Escritor.
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
Abertas inscrições para concurso público da FSNH
Estão abertas as inscrições para o novo concurso da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH). A seleção é destinada apenas para médicos. São 87 vagas, divididas em nove cargos diferentes. As inscrições vão até o dia 27 de fevereiro. O edital está publicado no site da Fundação La Salle (http://www.fundacaolasalle.org.br/concursos/inscricoes.php). A prova teórica-objetiva deverá ser aplicada no dia 13 de março, das 9h30min às 12h30min. O local da seleção ainda será definido, pois depende do número de inscritos.
Conforme a secretária da Saúde, Clarita de Souza, o concurso busca ampliar os serviços no Município. “É uma medida que aumentará o número de profissionais no Hospital Municipal, no Pronto Atendimento, nas unidades de saúde e nos Centros de Atenção Psico-Social (CAPS)”, salientou. A seleção também auxiliará na composição das equipes de saúde para futuros serviços, como a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Canudos e nas Unidades Saúde da Família (USF), todas em construção e que devem ser finalizadas em abril.
As vagas abertas
Anestesiologista – 4 vagas – vencimento estimado de R$ 7.158,00
Emergencista – 19 vagas – vencimento estimado de R$ 4.968,60
Clínico Geral – 11 vagas – vencimento estimado de R$ 4.968,60
Internista - 4 vagas – vencimento estimado de R$ 6.624,60
Ortopedista/Traumatologista – 2 vagas – vencimento estimado de R$ 6.624,60
Pediatra – 21 vagas – vencimento estimado de R$ 4.968,60
Plantonista de UTI – 4 vagas – vencimento estimado de R$ 7.158,00
Psiquiatra – 3 vagas – vencimento estimado de R$ 5.124,60
Médico de Saúde da Família (Saúde Coletiva) - 19 vagas – vencimento estimado de R$ 9.650,00
Estão abertas as inscrições para o novo concurso da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH). A seleção é destinada apenas para médicos. São 87 vagas, divididas em nove cargos diferentes. As inscrições vão até o dia 27 de fevereiro. O edital está publicado no site da Fundação La Salle (http://www.fundacaolasalle.org.br/concursos/inscricoes.php). A prova teórica-objetiva deverá ser aplicada no dia 13 de março, das 9h30min às 12h30min. O local da seleção ainda será definido, pois depende do número de inscritos.
Conforme a secretária da Saúde, Clarita de Souza, o concurso busca ampliar os serviços no Município. “É uma medida que aumentará o número de profissionais no Hospital Municipal, no Pronto Atendimento, nas unidades de saúde e nos Centros de Atenção Psico-Social (CAPS)”, salientou. A seleção também auxiliará na composição das equipes de saúde para futuros serviços, como a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Canudos e nas Unidades Saúde da Família (USF), todas em construção e que devem ser finalizadas em abril.
As vagas abertas
Anestesiologista – 4 vagas – vencimento estimado de R$ 7.158,00
Emergencista – 19 vagas – vencimento estimado de R$ 4.968,60
Clínico Geral – 11 vagas – vencimento estimado de R$ 4.968,60
Internista - 4 vagas – vencimento estimado de R$ 6.624,60
Ortopedista/Traumatologista – 2 vagas – vencimento estimado de R$ 6.624,60
Pediatra – 21 vagas – vencimento estimado de R$ 4.968,60
Plantonista de UTI – 4 vagas – vencimento estimado de R$ 7.158,00
Psiquiatra – 3 vagas – vencimento estimado de R$ 5.124,60
Médico de Saúde da Família (Saúde Coletiva) - 19 vagas – vencimento estimado de R$ 9.650,00
James Cameron foi quem mais faturou no cinema em 2010 - Celebridades - Notícia - VEJA.com
DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini
![]() |
| Nelson Tangerini |
Exposição '40 ANOS DE ARTE'
No próximo dia 6, domingo, no Centro Cultural Justiça Federal, a partir das 17 horas, encerraremos a exposição Nássara 100 Anos. Na oportunidade, vamos exibir o documentário “40 anos de arte” em homenagem ao artista plástico Jorge de Salles, curador desta exposição e amigo de Nássara e a quem o artista centenário doou considerável parte de seus originais (dos quais 36 obras compõem esta exposição).
Para você que não teve condições de comparecer na inauguração desta mostra não pode perder a oportunidade de ver 36 originais raros de Nássara. Para você que já esteve presente na exposição, poderá rever os desenhos além de confraternizar conosco. Não deixem de ir. Conto com a presença dos amigos.
Zé Roberto Graúna
http://zerobertograuna.blogspot.com/
quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011
Prefeitura oferece curso gratuito no bairro Canudos
A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR) e SENAC, oferece gratuitamente o curso de Vendedor, que ocorrerá de 28 de março a 30 de junho. A capacitação é destinada aos comerciantes e comunidade em geral do bairro Canudos. Ao todo são 25 vagas para o curso que terá 160 horas. A atividade ocorrerá de segundas à quintas-feiras das 19h30 às 22h30, na Escola Municipal Salgado Filho, que fica na Rua Vereador Oscar Horn, 1046, bairro Canudos.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por telefone, 3594-9940, ou diretamente na SEDETUR, que fica no 2º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201, bairro Canudos). Os interessados devem preencher os seguintes pré-requisitos: ter no mínimo 16 anos de idade e ensino fundamental completo.
Na capacitação serão abordados assuntos como: Mercado Varejista, Atendimento ao Cliente, Técnicas de Vendas, Merchandising, Negociação e Telemarketing, Cálculos Financeiros Aplicados ao Varejo e Administração de Vendas. O objetivo do curso é capacitar as pessoas em virtude da grande oferta de vagas no mercado para profissionais da área comercial.
A Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR) e SENAC, oferece gratuitamente o curso de Vendedor, que ocorrerá de 28 de março a 30 de junho. A capacitação é destinada aos comerciantes e comunidade em geral do bairro Canudos. Ao todo são 25 vagas para o curso que terá 160 horas. A atividade ocorrerá de segundas à quintas-feiras das 19h30 às 22h30, na Escola Municipal Salgado Filho, que fica na Rua Vereador Oscar Horn, 1046, bairro Canudos.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas por telefone, 3594-9940, ou diretamente na SEDETUR, que fica no 2º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry (Rua Guia Lopes, 4201, bairro Canudos). Os interessados devem preencher os seguintes pré-requisitos: ter no mínimo 16 anos de idade e ensino fundamental completo.
Na capacitação serão abordados assuntos como: Mercado Varejista, Atendimento ao Cliente, Técnicas de Vendas, Merchandising, Negociação e Telemarketing, Cálculos Financeiros Aplicados ao Varejo e Administração de Vendas. O objetivo do curso é capacitar as pessoas em virtude da grande oferta de vagas no mercado para profissionais da área comercial.
A Restinga na Protegidos
''A Verde Vermelho e Branco vai ficar ainda mais Colorida ''
A Meia Noite o Grupo Show da Restinga
Ingressos a 5 reais geral
O Encontro das Tricolores
''A Verde Vermelho e Branco vai ficar ainda mais Colorida ''
Sexta dia 4 de fevereiro de 2011
22 horas inicia o Grupo Show da Protegidos
A Meia Noite o Grupo Show da Restinga
Ingressos a 5 reais geral
Em dia de Show somente o Grupo show não paga
Não vai se atrasar! Os ensaios da Protegidos tem hora para acabar!
terça-feira, 1 de fevereiro de 2011
Novo Hamburgo envia 21 toneladas de doações para desabrigados do RJ
Na terça-feira, 1º de fevereiro, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria da Defesa Civil, encaminhou uma carreta com 21 toneladas de doações aos desabrigados pelas enchentes e deslizamentos no Rio de Janeiro. A maior parte dos materiais arrecadados é água potável, alimentos não perecíveis e produtos de limpeza, somando 12,3 toneladas. Mas também há muitas roupas e materiais de higiene pessoal.
O coordenador da Defesa Civil, Claudinei Moyano, destacou o esforço de sua equipe para arrecadar doações. “Foi um trabalho conjunto e exigiu muito esforço de nossa parte. O apoio da Guarda Municipal foi fundamental, pois ao longo da campanha tivemos que prestar atendimento para as pessoas atingidas pelo temporal”, relembrou Moyano.
Outro fator importante, enfatizado por Moyano, para o sucesso da operação foi a colaboração da comunidade. “As pessoas chegavam aqui na sede da Defesa Civil a pé com uma sacola de doações. Também tivemos apoio das comunidades religiosas. Graças a essa união conseguimos chegar a esse número expressivo de materiais arrecadados”, comemorou. O coordenador da Defesa Civil do Município fez um agradecimento especial para a empresa de Transporte Spolier, de São Leopoldo. “O dono da empresa disse que cedia uma carreta com motorista, mas era necessário encher o caminhão. Com muito esforço conseguimos lotar a carreta”, afirmou.
O veículo com os mantimentos saiu da sede da Defesa Civil (Rua Bartolomeu de Gusmão, 3500, Canudos). De acordo com Moyano, a carga deve chegar à sede da defesa Civil Fluminense após 25 horas de viagem.
A Defesa Civil de Novo Hamburgo continuará arrecadando donativos até o dia 21 de fevereiro. A prioridade é para água potável e alimentos não perecíveis. Interessados em contribuir podem entrar em contato pelos telefones (51) 3587-7863, ou 9964-3889.
Na terça-feira, 1º de fevereiro, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Coordenadoria da Defesa Civil, encaminhou uma carreta com 21 toneladas de doações aos desabrigados pelas enchentes e deslizamentos no Rio de Janeiro. A maior parte dos materiais arrecadados é água potável, alimentos não perecíveis e produtos de limpeza, somando 12,3 toneladas. Mas também há muitas roupas e materiais de higiene pessoal.
O coordenador da Defesa Civil, Claudinei Moyano, destacou o esforço de sua equipe para arrecadar doações. “Foi um trabalho conjunto e exigiu muito esforço de nossa parte. O apoio da Guarda Municipal foi fundamental, pois ao longo da campanha tivemos que prestar atendimento para as pessoas atingidas pelo temporal”, relembrou Moyano.
Outro fator importante, enfatizado por Moyano, para o sucesso da operação foi a colaboração da comunidade. “As pessoas chegavam aqui na sede da Defesa Civil a pé com uma sacola de doações. Também tivemos apoio das comunidades religiosas. Graças a essa união conseguimos chegar a esse número expressivo de materiais arrecadados”, comemorou. O coordenador da Defesa Civil do Município fez um agradecimento especial para a empresa de Transporte Spolier, de São Leopoldo. “O dono da empresa disse que cedia uma carreta com motorista, mas era necessário encher o caminhão. Com muito esforço conseguimos lotar a carreta”, afirmou.
O veículo com os mantimentos saiu da sede da Defesa Civil (Rua Bartolomeu de Gusmão, 3500, Canudos). De acordo com Moyano, a carga deve chegar à sede da defesa Civil Fluminense após 25 horas de viagem.
A Defesa Civil de Novo Hamburgo continuará arrecadando donativos até o dia 21 de fevereiro. A prioridade é para água potável e alimentos não perecíveis. Interessados em contribuir podem entrar em contato pelos telefones (51) 3587-7863, ou 9964-3889.
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Documentário relata dia-a-dia de usuária do CAPS Santo Afonso
O sonho de Terezinha de Fátima Rodrigues, de 45 anos, se realizou. Usuária do Centro de Atenção Psico-Social (CAPS) do bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, ela é o tema central do documentário independente “Quatro Reais”. A produção será lançada sexta-feira, dia 28 de janeiro, às 10 horas, no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, no Centro Municipal de Cultura (Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66, Centro). A entrada é franca. O objetivo é expandir a divulgação desse trabalho para outras cidades do país e também em eventos no Uruguai e Argentina. Além do lançamento do filme, a data ainda contempla outro momento especial para Terezinha. O filme será apresentado no dia em que ela completa 46 anos.
Desde 2006, Terezinha manifestava o desejo de fazer parte de um filme. O sonho da usuária do CAPS Santo Afonso passou a se tornar realidade quando residentes multiprofissionais em saúde mental coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) constataram que o documentário poderia resultar em mais do que um simples filme, mas em um instrumento de integração social, de valorização e de incentivo do respeito às diferenças. “Buscamos evidenciar tudo isso com base na história de vida de Terezinha. Desde que o sonho dela se manifestou e que vimos que seria algo que poderia ser realizado, começamos a missão de conseguir recursos e estrutura para realizar as gravações”, conta o o residente do CAPS Santo Afonso, Elizandro Rodrigues, que assumiu os papéis de produtor e roteirista junto com outros colegas.
Rodrigues tem experiência na área. Já trabalhou com audiovisual e com teatro. Em conjunto com demais residentes, conseguiu parceria com a Nova Cena Produções. Dessa forma, as gravações puderam finalmente ser realizadas entre julho e agosto de 2010. As filmagens foram realizadas no CAPS, na residência de Terezinha – onde mora com a mãe – e na rotina do bairro Santo Afonso. Desde que começou a participar dos grupos do CAPS, ela não usa mais medicamentos, sendo considerada um exemplo na luta antimanicomial. “É uma promoção da cidadania. Fazem com que os usuários não participem do CAPS apenas como pacientes, mas integrados em outras iniciativas”, destaca o coordenador interino do Departamento Municipal de Saúde Mental, Ricardo Lugon.
Ficha técnica:
“Quatro Reais”
Produzido e roteirizado por Elisandro Rodrigues, Eliane Lavall, Graciela Caputti, Henrique Tobal Paz e Leonardo Abib
Depoimentos: Tereza Rodrigues e Terezinha de Fátima Rodrigues
Assistente de Produção: Laerte Silva
Montagem e Finalização: Guilherme Omar de Bastiani e Misael Elias de Lima (Nova Cena Produções)
Gênero: Documentário
Duração: 35 minutos
Ano de Lançamento: 2011
O sonho de Terezinha de Fátima Rodrigues, de 45 anos, se realizou. Usuária do Centro de Atenção Psico-Social (CAPS) do bairro Santo Afonso, em Novo Hamburgo, ela é o tema central do documentário independente “Quatro Reais”. A produção será lançada sexta-feira, dia 28 de janeiro, às 10 horas, no Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno, no Centro Municipal de Cultura (Rua Engenheiro Ignácio Christiano Plangg, 66, Centro). A entrada é franca. O objetivo é expandir a divulgação desse trabalho para outras cidades do país e também em eventos no Uruguai e Argentina. Além do lançamento do filme, a data ainda contempla outro momento especial para Terezinha. O filme será apresentado no dia em que ela completa 46 anos.
Desde 2006, Terezinha manifestava o desejo de fazer parte de um filme. O sonho da usuária do CAPS Santo Afonso passou a se tornar realidade quando residentes multiprofissionais em saúde mental coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) constataram que o documentário poderia resultar em mais do que um simples filme, mas em um instrumento de integração social, de valorização e de incentivo do respeito às diferenças. “Buscamos evidenciar tudo isso com base na história de vida de Terezinha. Desde que o sonho dela se manifestou e que vimos que seria algo que poderia ser realizado, começamos a missão de conseguir recursos e estrutura para realizar as gravações”, conta o o residente do CAPS Santo Afonso, Elizandro Rodrigues, que assumiu os papéis de produtor e roteirista junto com outros colegas.
Rodrigues tem experiência na área. Já trabalhou com audiovisual e com teatro. Em conjunto com demais residentes, conseguiu parceria com a Nova Cena Produções. Dessa forma, as gravações puderam finalmente ser realizadas entre julho e agosto de 2010. As filmagens foram realizadas no CAPS, na residência de Terezinha – onde mora com a mãe – e na rotina do bairro Santo Afonso. Desde que começou a participar dos grupos do CAPS, ela não usa mais medicamentos, sendo considerada um exemplo na luta antimanicomial. “É uma promoção da cidadania. Fazem com que os usuários não participem do CAPS apenas como pacientes, mas integrados em outras iniciativas”, destaca o coordenador interino do Departamento Municipal de Saúde Mental, Ricardo Lugon.
Ficha técnica:
“Quatro Reais”
Produzido e roteirizado por Elisandro Rodrigues, Eliane Lavall, Graciela Caputti, Henrique Tobal Paz e Leonardo Abib
Depoimentos: Tereza Rodrigues e Terezinha de Fátima Rodrigues
Assistente de Produção: Laerte Silva
Montagem e Finalização: Guilherme Omar de Bastiani e Misael Elias de Lima (Nova Cena Produções)
Gênero: Documentário
Duração: 35 minutos
Ano de Lançamento: 2011
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Direto do Rio de Janeiro - Nelson Tangerini
Amigos,
Leiam meu texto, ADONIRAN BARBOSA - PINTADO DE VERDE,
no site da UBE, União Brasileira de Escritores:
www.ube.org.br
E leia, também, minha crônica sobre Manuel Pêra
no meu blog:
http://nelsontangerini.blogspot.com/
Abraços,
Nelson Tangerini [Membro da UBE]
Leiam meu texto, ADONIRAN BARBOSA - PINTADO DE VERDE,
no site da UBE, União Brasileira de Escritores:
www.ube.org.br
E leia, também, minha crônica sobre Manuel Pêra
no meu blog:
http://nelsontangerini.blogspot.com/
Abraços,
Nelson Tangerini [Membro da UBE]
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
Notícias do Grupo Pensando Novo Hamburgo
OLÁ, AMIGOS E AMIGAS DO PENSANDO NOVO HAMBURGO!
SÁBADO, DAS 9H ÀS 12H, O PENSANDO NOVO HAMBURGO E A PREFEITURA MUNICIPAL (DEFESA CIVIL) ESTARÃO NA PRAÇA DO IMIGRANTE RECEBENDO DOAÇÕES PARA A CAMPANHA S.O.S RIO DE JANEIRO.
LEMBRAMOS QUE ALIMENTOS NÃO PERECIVEIS, ÁGUA MINERAL E MATERIAL DE HIGIENE SÃO EXTREMANTE IMPORTANTES NESSE MOMENTO.
EM BREVE ESTAREMOS MANDANDO O PRIMEIRO CAMINHÃO PARA O RIO DE JANEIRO, GRAÇAS AO APOIO DA COMUNIDADE E DE EMPRESAS DA REGIÃO.
PARTICIPE! AJUDE A LEVAR ESPERANÇA E FORÇA PARA AQUELES QUE PERDERAM TUDO.
SÁBADO, DAS 9H ÀS 12H, O PENSANDO NOVO HAMBURGO E A PREFEITURA MUNICIPAL (DEFESA CIVIL) ESTARÃO NA PRAÇA DO IMIGRANTE RECEBENDO DOAÇÕES PARA A CAMPANHA S.O.S RIO DE JANEIRO.
LEMBRAMOS QUE ALIMENTOS NÃO PERECIVEIS, ÁGUA MINERAL E MATERIAL DE HIGIENE SÃO EXTREMANTE IMPORTANTES NESSE MOMENTO.
EM BREVE ESTAREMOS MANDANDO O PRIMEIRO CAMINHÃO PARA O RIO DE JANEIRO, GRAÇAS AO APOIO DA COMUNIDADE E DE EMPRESAS DA REGIÃO.
PARTICIPE! AJUDE A LEVAR ESPERANÇA E FORÇA PARA AQUELES QUE PERDERAM TUDO.
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Novo Hamburgo capacita servidores para novo sistema de gestão
Com o objetivo de dar continuidade ao processo de modernização do sistema de gestão pública, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), iniciou em janeiro uma série de treinamentos para os servidores municipais. Na capacitação, os profissionais conhecem e aprendem a operar o novo sistema integrado de gestão municipal. Contratado em agosto de 2010 por meio de licitação, o software é dividido em 11 módulos (confira lista abaixo), e oferecerá maior eficiência, segurança e agilidade no atendimento ao contribuinte.
Durante os meses de janeiro e fevereiro participarão do treinamento 125 servidores em 12 cursos diferentes. A previsão é de que quatro módulos do sistema estejam em funcionamento a partir de março. São eles: Gestão das Receitas Próprias, Gestão dos Contratos Habitacionais, Gestão dos Contratos de Aluguéis e Gestão dos Cemitérios Municipais. A partir de março serão treinados os servidores que trabalham em escolas e posteriormente será implantado o módulo de Gestão Escolar, que compreenderá os processos como matrícula, avaliação e frequência, além de biblioteca e merenda.
Investimento deve retornar em dois anos
O período de implantação total deve acontecer em até dois anos, e prevê serviços de instalação, migração de dados do sistema anterior, testes e treinamento dos servidores. O investimento é de aproximadamente R$ 2,7 milhões. De acordo com o Diretor de Tecnologia da Informação, Eder de Oliveira, este valor será recuperado pelo Município em cerca de dois anos de utilização do novo sistema. Além da otimização do trabalho e economia, ele também proporcionará o aumento da arrecadação. “Além de melhorarmos a segurança e a qualidade do trabalho dos servidores, também ampliaremos os serviços disponíveis no portal da Prefeitura”, comenta. Uma das principais vantagens do novo sistema é a utilização do conceito de cadastro único, que compartilha a mesma base de dados e elimina a duplicidade e redundância de registros. Assim, cada contribuinte é cadastrado uma única vez no sistema da Prefeitura, que pode ser consultado por qualquer uma das secretarias.
Conheça cada um dos módulos que serão instalados:
- Módulo de Gestão das Receitas Próprias: gestão dos processos da Secretaria da Fazenda (SEMFAZ) que compreendem a gestão tributária (ISSQN, IPTU, ITBI), das taxas diversas, das contribuições, da dívida ativa, das demais receitas não-tributáveis e da arrecadação municipal.
- Módulo de Ouvidoria e Solicitação de Serviços: gestão dos serviços de ouvidoria do Município, viabilizando um canal permanente de comunicação com o cidadão e um acompanhamento e mapeamento dos processos de trabalhos internos da Prefeitura no que diz respeito ao atendimento das solicitações.
- Módulo de Gestão Ambiental: gestão dos processos da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) que compreendem atividades de licenciamento ambiental, alvarás, vistorias, automação de empreendedores e demais procedimentos da SEMAM.
- Módulo de Gestão dos Processos da PGM: gestão dos processos da Procuradoria Geral do Município (PGM) com a finalidade de possibilitar um efetivo acompanhamento e controle processual on-line.
- Módulo de Gestão de Recursos Humanos: gestão dos processos do departamento de gestão de pessoas que compreendem a administração do quadro de pessoal no que diz respeito ao cadastro de funcionários, folha de pagamento, benefícios, cedências, ponto eletrônico, recrutamento, seleção e treinamento.
- Módulo de Fiscalização do Município: Compreende rotinas que possibilitam um controle efetivo dos procedimentos de fiscalização municipal (notificação, intimação, autos de infração e multas), nas suas diversas secretarias e de acordo com a legislação vigente.
- Módulo de Gestão dos Projetos e Edificações: gestão e acompanhamento dos projetos de construção civil do Município, da administração do Plano Diretor Urbanístico Arquitetônico (PDUA), bem como da emissão de certidões de Habite-se e demais documentos oficiais relacionados.
- Módulo de Gestão Escolar: gestão integrada das escolas municipais compreendendo os processos de gestão acadêmica (matrícula, avaliação, frequência), gestão financeira, gestão da merenda escolar e gestão de bibliotecas, bem como a gestão dos processos vinculados a Secretaria de Educação e Desporto (SMED).
- Módulo de Gestão dos Contratos Habitacionais: destina-se ao gerenciamento dos contratos habitacionais do Município, por parte da Secretaria de Habitação (SEHAB), referentes aos assentamentos realizados pelo Fundo de Habitação Popular.
- Módulo de Gestão dos Cemitérios Municipais: Módulo de necrópoles, destinado a gestão dos processos realizados nas unidades de cemitérios do Município.
- Módulo de Gestão dos Contratos de Aluguéis: destinado ao gerenciamento dos contratos de aluguéis de imóveis e espaços públicos do Município, bem como dos aluguéis de espaços do Mercado Público e das concessões de uso de acordo com a legislação vigente.
Com o objetivo de dar continuidade ao processo de modernização do sistema de gestão pública, a Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), iniciou em janeiro uma série de treinamentos para os servidores municipais. Na capacitação, os profissionais conhecem e aprendem a operar o novo sistema integrado de gestão municipal. Contratado em agosto de 2010 por meio de licitação, o software é dividido em 11 módulos (confira lista abaixo), e oferecerá maior eficiência, segurança e agilidade no atendimento ao contribuinte.
Durante os meses de janeiro e fevereiro participarão do treinamento 125 servidores em 12 cursos diferentes. A previsão é de que quatro módulos do sistema estejam em funcionamento a partir de março. São eles: Gestão das Receitas Próprias, Gestão dos Contratos Habitacionais, Gestão dos Contratos de Aluguéis e Gestão dos Cemitérios Municipais. A partir de março serão treinados os servidores que trabalham em escolas e posteriormente será implantado o módulo de Gestão Escolar, que compreenderá os processos como matrícula, avaliação e frequência, além de biblioteca e merenda.
Investimento deve retornar em dois anos
O período de implantação total deve acontecer em até dois anos, e prevê serviços de instalação, migração de dados do sistema anterior, testes e treinamento dos servidores. O investimento é de aproximadamente R$ 2,7 milhões. De acordo com o Diretor de Tecnologia da Informação, Eder de Oliveira, este valor será recuperado pelo Município em cerca de dois anos de utilização do novo sistema. Além da otimização do trabalho e economia, ele também proporcionará o aumento da arrecadação. “Além de melhorarmos a segurança e a qualidade do trabalho dos servidores, também ampliaremos os serviços disponíveis no portal da Prefeitura”, comenta. Uma das principais vantagens do novo sistema é a utilização do conceito de cadastro único, que compartilha a mesma base de dados e elimina a duplicidade e redundância de registros. Assim, cada contribuinte é cadastrado uma única vez no sistema da Prefeitura, que pode ser consultado por qualquer uma das secretarias.
Conheça cada um dos módulos que serão instalados:
- Módulo de Gestão das Receitas Próprias: gestão dos processos da Secretaria da Fazenda (SEMFAZ) que compreendem a gestão tributária (ISSQN, IPTU, ITBI), das taxas diversas, das contribuições, da dívida ativa, das demais receitas não-tributáveis e da arrecadação municipal.
- Módulo de Ouvidoria e Solicitação de Serviços: gestão dos serviços de ouvidoria do Município, viabilizando um canal permanente de comunicação com o cidadão e um acompanhamento e mapeamento dos processos de trabalhos internos da Prefeitura no que diz respeito ao atendimento das solicitações.
- Módulo de Gestão Ambiental: gestão dos processos da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) que compreendem atividades de licenciamento ambiental, alvarás, vistorias, automação de empreendedores e demais procedimentos da SEMAM.
- Módulo de Gestão dos Processos da PGM: gestão dos processos da Procuradoria Geral do Município (PGM) com a finalidade de possibilitar um efetivo acompanhamento e controle processual on-line.
- Módulo de Gestão de Recursos Humanos: gestão dos processos do departamento de gestão de pessoas que compreendem a administração do quadro de pessoal no que diz respeito ao cadastro de funcionários, folha de pagamento, benefícios, cedências, ponto eletrônico, recrutamento, seleção e treinamento.
- Módulo de Fiscalização do Município: Compreende rotinas que possibilitam um controle efetivo dos procedimentos de fiscalização municipal (notificação, intimação, autos de infração e multas), nas suas diversas secretarias e de acordo com a legislação vigente.
- Módulo de Gestão dos Projetos e Edificações: gestão e acompanhamento dos projetos de construção civil do Município, da administração do Plano Diretor Urbanístico Arquitetônico (PDUA), bem como da emissão de certidões de Habite-se e demais documentos oficiais relacionados.
- Módulo de Gestão Escolar: gestão integrada das escolas municipais compreendendo os processos de gestão acadêmica (matrícula, avaliação, frequência), gestão financeira, gestão da merenda escolar e gestão de bibliotecas, bem como a gestão dos processos vinculados a Secretaria de Educação e Desporto (SMED).
- Módulo de Gestão dos Contratos Habitacionais: destina-se ao gerenciamento dos contratos habitacionais do Município, por parte da Secretaria de Habitação (SEHAB), referentes aos assentamentos realizados pelo Fundo de Habitação Popular.
- Módulo de Gestão dos Cemitérios Municipais: Módulo de necrópoles, destinado a gestão dos processos realizados nas unidades de cemitérios do Município.
- Módulo de Gestão dos Contratos de Aluguéis: destinado ao gerenciamento dos contratos de aluguéis de imóveis e espaços públicos do Município, bem como dos aluguéis de espaços do Mercado Público e das concessões de uso de acordo com a legislação vigente.
Empreendedores Individuais devem declarar receita até o dia 31 de janeiro
Durante o ano de 2010 mais de mil trabalhadores informais de Novo Hamburgo se formalizaram e tornaram-se Empreendedores Individuais (EI). Ao ingressarem no programa, que tem como diferencial a facilidade de legalização gratuita, eles garantiram benefícios previdenciários, como impostos reduzidos e o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Mas para os Empreendedores Individuais continuarem com o CNPJ em dia, é necessário apresentar à Receita Federal a Declaração Anual de Receita relativa a 2010, até o dia 31 de janeiro. A tarefa pode ser feita diretamente no site www.receita.fazenda.gov.br, com a ajuda de contadores credenciados no Simples Nacional, ou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), localizada no segundo andar da Prefeitura de Novo Hamburgo (Centro Administrativo Leopoldo Petry, 4201, bairro Canudos).
O diretor de Economia Solidária e Apoio a Microempresas, Ênio Brizola, reforça que a declaração é simples e importante para o governo saber as dificuldades e necessidades na área. “Ao apresentar a declaração à Receita Federal, o empreendedor ficará em dia e vai demandar políticas públicas a partir de informações que passará ao governo, que irá avaliar os pontos positivos, as necessidades e entraves que a Lei Geral do Microempreendedor apresenta”. Caso o Empreendedor Individual não faça a declaração, será cobrada uma multa e o CNPJ será bloqueado. Se a renda anual for maior do dos R$ 36 mil permitidos pelo programado, o trabalhador passa diretamente para o Simples Nacional”, informa.
Empreendedores precisam de alvará
Além de declarar a renda anual, os Empreendedores Individuais precisam de alvará de licenciamento para trabalhar formalmente, e para isso, é necessário estar atento ao prazo de emissão do documento. “Dos aproximadamente 1.500 Empreendedores Individuais que há em Novo Hamburgo, a metade ainda não emitiu alvará. Eles podem fazer isso até 180 dias após a data da regularização da empresa”, destaca Brizola. Para ter o alvará é necessário comparecer na SEDETUR com CNPJ, comprovante de residência, contrato social e CPF.
Principais benefícios da formalização
- Formalização simplificada, rápida, gratuita e feita pela internet
- Obtenção de número no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica)
- Acesso a produtos e serviços bancários como pessoa jurídica
- Apoio técnico do Sebrae
- Segurança para desenvolver sua atividade, pois as regras só podem ser alteradas pelo Congresso Nacional
- Cobertura da Previdência Social para o Empreendedor Individual e sua família
- Emissão de nota fiscal para venda para outras empresas ou para o setor público
- Dispensa da formalidade de escrituração fiscal e contábil
- Desempenho de atividade de forma legal
Fonte: Ministério da Previdência Social
Durante o ano de 2010 mais de mil trabalhadores informais de Novo Hamburgo se formalizaram e tornaram-se Empreendedores Individuais (EI). Ao ingressarem no programa, que tem como diferencial a facilidade de legalização gratuita, eles garantiram benefícios previdenciários, como impostos reduzidos e o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Mas para os Empreendedores Individuais continuarem com o CNPJ em dia, é necessário apresentar à Receita Federal a Declaração Anual de Receita relativa a 2010, até o dia 31 de janeiro. A tarefa pode ser feita diretamente no site www.receita.fazenda.gov.br, com a ajuda de contadores credenciados no Simples Nacional, ou na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo (SEDETUR), localizada no segundo andar da Prefeitura de Novo Hamburgo (Centro Administrativo Leopoldo Petry, 4201, bairro Canudos).
O diretor de Economia Solidária e Apoio a Microempresas, Ênio Brizola, reforça que a declaração é simples e importante para o governo saber as dificuldades e necessidades na área. “Ao apresentar a declaração à Receita Federal, o empreendedor ficará em dia e vai demandar políticas públicas a partir de informações que passará ao governo, que irá avaliar os pontos positivos, as necessidades e entraves que a Lei Geral do Microempreendedor apresenta”. Caso o Empreendedor Individual não faça a declaração, será cobrada uma multa e o CNPJ será bloqueado. Se a renda anual for maior do dos R$ 36 mil permitidos pelo programado, o trabalhador passa diretamente para o Simples Nacional”, informa.
Empreendedores precisam de alvará
Além de declarar a renda anual, os Empreendedores Individuais precisam de alvará de licenciamento para trabalhar formalmente, e para isso, é necessário estar atento ao prazo de emissão do documento. “Dos aproximadamente 1.500 Empreendedores Individuais que há em Novo Hamburgo, a metade ainda não emitiu alvará. Eles podem fazer isso até 180 dias após a data da regularização da empresa”, destaca Brizola. Para ter o alvará é necessário comparecer na SEDETUR com CNPJ, comprovante de residência, contrato social e CPF.
Principais benefícios da formalização
- Formalização simplificada, rápida, gratuita e feita pela internet
- Obtenção de número no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica)
- Acesso a produtos e serviços bancários como pessoa jurídica
- Apoio técnico do Sebrae
- Segurança para desenvolver sua atividade, pois as regras só podem ser alteradas pelo Congresso Nacional
- Cobertura da Previdência Social para o Empreendedor Individual e sua família
- Emissão de nota fiscal para venda para outras empresas ou para o setor público
- Dispensa da formalidade de escrituração fiscal e contábil
- Desempenho de atividade de forma legal
Fonte: Ministério da Previdência Social
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Novo Hamburgo é destaque na Couromoda 2011
Mais uma vez a Prefeitura de Novo Hamburgo oportuniza a participação de empresas do setor coureiro calçadista do Município em importantes eventos do ramo. Pelo segundo ano consecutivo, o estande coletivo “Novo Hamburgo – Capital Nacional do Calçado” participa da Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro - Couromoda, em São Paulo. Na 38ª edição do evento, que iniciou na segunda-feira, dia 17 de janeiro, 21 empresários estão expondo para o público nacional e internacional seus produtos fabricados em Novo Hamburgo. A abertura oficial da Couromoda 2011 contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, do prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Carlos Finck, entre outras autoridades.
Conforme o prefeito Tarcísio, o primeiro dia foi marcado com uma consideração explícita do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, em consideração ao setor industrial e coureiro-calçadista. “Ele trouxe toda a sua equipe para a solenidade de abertura. A expectativa é de que nos próximos meses ele possa aprovar e discutir propostas mais globais de desoneração de toda a indústria”, cita.
Autoridades visitam estande de Novo Hamburgo
Comprovando o expressivo destaque do estande de Novo Hamburgo na Couromoda, inúmeras autoridades passaram pelo espaço. Entre elas o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, o secretário de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, a senadora Ana Amélia Lemos, e os deputados eleitos Ronaldo Zulke (federal) e Luis Lauermann (estadual).
A iniciativa do estande coletivo surgiu em 2010 com a finalidade de consolidar o Município como Capital Nacional do Calçado, além de fortalecer as vendas dos produtos locais. Desde então, Novo Hamburgo já participou da Couromoda 2010, da Francal, ambas em São Paulo, e do Salão Internacional do Couro e do Calçado – SICC, em Gramado. Todas as feiras têm sido um sucesso para as empresas participantes, tornando o Município, referência no setor. Na Couromoda deste ano, Novo Hamburgo será homenageada pela Associação Brasileira de Lojistas de Calçados e Artefatos (Ablac), como cidade Capital Nacional do Calçado. “Essa distinção que vamos receber é em função da potencialidade da produção de calçados na cidade”, explica o secretário Carlos Finck. A homenagem será realizada na segunda-feira, dia 17 de janeiro, durante o jantar anual de confraternização, que faz parte da agenda oficial da feira.
Estande tem 350 metros quadrados
No estande “Novo Hamburgo – Capital Nacional do Calçado”, o público pode conferir calçados e artefatos de couro fabricados no Município. São 21 empresas que dividem os 350 metros quadrados do estande expondo suas marcas e a Fenac. Os participantes passaram por uma seleção e capacitação que tratou de assuntos como abordagem, marketing, acompanhamento pós-feira e as formas de tratamento com clientes, fornecedores e representantes comerciais. A iniciativa conta com a parceria do Sindicato das Industrias e Calçados de Novo Hamburgo, SEBRAE, Feevale e ACI/NH. A Couromoda 2011 acontece até quinta-feira, dia 20 de janeiro, no Parque Anhembi, em São Paulo.
Mais uma vez a Prefeitura de Novo Hamburgo oportuniza a participação de empresas do setor coureiro calçadista do Município em importantes eventos do ramo. Pelo segundo ano consecutivo, o estande coletivo “Novo Hamburgo – Capital Nacional do Calçado” participa da Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro - Couromoda, em São Paulo. Na 38ª edição do evento, que iniciou na segunda-feira, dia 17 de janeiro, 21 empresários estão expondo para o público nacional e internacional seus produtos fabricados em Novo Hamburgo. A abertura oficial da Couromoda 2011 contou com a presença do governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, do prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Trabalho e Turismo, Carlos Finck, entre outras autoridades.
Conforme o prefeito Tarcísio, o primeiro dia foi marcado com uma consideração explícita do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Fernando Pimentel, em consideração ao setor industrial e coureiro-calçadista. “Ele trouxe toda a sua equipe para a solenidade de abertura. A expectativa é de que nos próximos meses ele possa aprovar e discutir propostas mais globais de desoneração de toda a indústria”, cita.
Autoridades visitam estande de Novo Hamburgo
Comprovando o expressivo destaque do estande de Novo Hamburgo na Couromoda, inúmeras autoridades passaram pelo espaço. Entre elas o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, o secretário de Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa, Maurício Dziedricki, a senadora Ana Amélia Lemos, e os deputados eleitos Ronaldo Zulke (federal) e Luis Lauermann (estadual).
A iniciativa do estande coletivo surgiu em 2010 com a finalidade de consolidar o Município como Capital Nacional do Calçado, além de fortalecer as vendas dos produtos locais. Desde então, Novo Hamburgo já participou da Couromoda 2010, da Francal, ambas em São Paulo, e do Salão Internacional do Couro e do Calçado – SICC, em Gramado. Todas as feiras têm sido um sucesso para as empresas participantes, tornando o Município, referência no setor. Na Couromoda deste ano, Novo Hamburgo será homenageada pela Associação Brasileira de Lojistas de Calçados e Artefatos (Ablac), como cidade Capital Nacional do Calçado. “Essa distinção que vamos receber é em função da potencialidade da produção de calçados na cidade”, explica o secretário Carlos Finck. A homenagem será realizada na segunda-feira, dia 17 de janeiro, durante o jantar anual de confraternização, que faz parte da agenda oficial da feira.
Estande tem 350 metros quadrados
No estande “Novo Hamburgo – Capital Nacional do Calçado”, o público pode conferir calçados e artefatos de couro fabricados no Município. São 21 empresas que dividem os 350 metros quadrados do estande expondo suas marcas e a Fenac. Os participantes passaram por uma seleção e capacitação que tratou de assuntos como abordagem, marketing, acompanhamento pós-feira e as formas de tratamento com clientes, fornecedores e representantes comerciais. A iniciativa conta com a parceria do Sindicato das Industrias e Calçados de Novo Hamburgo, SEBRAE, Feevale e ACI/NH. A Couromoda 2011 acontece até quinta-feira, dia 20 de janeiro, no Parque Anhembi, em São Paulo.
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
CARNAVAL 2011
PROTEGIDOS 2011
É NÓIS QUE TÁ!
Sexta Feira - Dia 14 de Janeiro
Grupo Show da Imperatriz Leopoldense na Quadra da Protegidos
e Grupo Show da Protegidos
5,reais o ingresso - Dia de Show todos os componentes pagam-Menos o Grupo Show e Bateria da Protegidos
20h 30m -Venha Cedo!
Sábado - Dia 15 de Janeiro
Apresentação do Grupo Show da Protegidos no Bar Awe Disco e PUB - Avenida Presidente Vargas ,2277 Esteio -RS
Bandas de Pagode,Partido de Primeira,Grupo Nova Onda Alexandre Belo,e Grupo Show da Protegidos
23h -Onibus para o Grupo Show - Saída da Quadra ás 21h
Terça Feira - 18 de Janeiro
Grupo Show da Protegidos se apresenta na Quadra da Império da Zona Norte. Bateria,harmonia,mulatas,comissão,Rainhas,musas,madrinha,cabrochas,Porta estandarte,Mestre salas e Porta Bandeiras e passistas-Primeiros e segundos.
Onibus para o Grupo Show 20h 30m na Quadra
Sexta Feira -28 de Janeiro
Grupo Show da Império da Zona Norte na Quadra da Protegidos
Bateria,harmonia,mulatas,comissão,Rainhas,musas,madrinha,cabrochas,Porta estandarte,Mestre salas e Porta Bandeiras e passistas-Primeiros e segundos.
5 reais o Ingresso para todos os componentes da escola-
Somente o Grupo Show e Bateria da Protegidos não pagam ingresso
Dia de Show todos os componentes!
Segunda Feira- 07 de fevereiro
Grupo Show da Protegidos na União da Vila do IAPI
Bateria,harmonia,mulatas,comissão,rainhas,musas,madrinha,cabrochas,Porta estandartes,mestre salas e porta bandeiras e passistas-Primeiros e segundos.
Onibus para o Grupo Show - 20h 30m na Quadra
Segunda Feira -18 de Fevereiro
Grupo Show da União da Vila do IAPI na Quadra da Protegidos
5 reais o Ingresso para todos os componentes-
Somente o Grupo Show e Bateria da Protegidos não pagam ingresso
Dia de Show todos os componentes!
''Em 2011.Queremos Tudo Novo e de Novo!''
Vem com a Gente!
ORGANIZAÇÃO DA SEMANA MISSIONEIRA - Leila Silveira
Vai linck de noticias da primeira reunião.
http://www.radiocidadesa.com.br/noticias.php?target=1592
e outra
http://wp.clicrbs.com.br/santoangelo/2011/01/11/reuniao-discute-semana-missioneira/
http://www.radiocidadesa.com.br/noticias.php?target=1592
e outra
http://wp.clicrbs.com.br/santoangelo/2011/01/11/reuniao-discute-semana-missioneira/
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
NOTICIAS DA CÂMARA DE NOVO HAMBURGO
ASSEMBLEIA IMPEDE FIM DA ASSOCIAÇÃO HOSPITALAR
- Câmara deve acompanhar impasse
O presidente do Legislativo, Leonardo Hoff (PP), participou na noite desta
terça-feira, 11, de Assembleia Extraordinária da Associação Hospitalar de
Novo Hamburgo. Na pauta de discussões estava a extinção da entidade,
proposta pela Prefeitura.
A Associação Hospitalar foi fundada por um grupo de pessoas da comunidade
que trabalhavam na administração do antigo Hospital Geral. Em 2001, quando
a instituição de saúde foi municipalizada (passando a se chamar Hospital
Municipal), a associação passou a oferecer mão de obra terceirizada,
através de contrato. O Ministério Público ajuizou uma ação civil pública
exigindo a realização de concurso para a contratação de funcionários.
Com a criação da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), em
2009, foi realizado o processo seletivo, encerrando as terceirizações no
hospital. Mais de 800 funcionários foram demitidos e indenizados. Com o
fim do contrato, a associação passou a não ter mais atividades. Em função
disso, o Executivo solicitou um levantamento das dívidas e propôs a
insolvência financeira - quando uma empresa ou entidade declara que não
tem condições de pagar seus débitos.
Durante a Assembleia, na qual estavam presentes representantes dos
trabalhadores em saúde e entidades como a Câmara de Vereadores e a Câmara
Junior, o conselho deliberativo da Associação Hospitalar decidiu não
acatar a sugestão do Executivo, pois existem muitas demandas de
ex-funcionários na Justiça do Trabalho. O presidente do conselho, Élio
Becker, afirmou que será realizada uma reunião com a Prefeitura a fim de
esclarecer o pagamento desses passivos trabalhistas, para que o ônus não
recaia posteriormente sobre os conselheiros. "Trabalhamos durante anos,
sem nada receber, para que o hospital continuasse funcionando", declarou.
O presidente da Câmara entende que o assunto é delicado, pois além dos
valores já contabilizados – cerca de R$ 6 milhões – existe um passivo
oculto das ações que ainda não foram julgadas. Leonardo Hoff explicou que
há também as dívidas do Município com a Associação Hospitalar: um montante
devido pelo Executivo, quando da instituição da Autarquia Hospital
Municipal e que ainda constam dos débitos da entidade; e os valores
devidos entre 2001 e 2004, período em que a Prefeitura repassava apenas o
valor líquido (sem encargos) da folha de pagamento, o que aumentou em
muito as dívidas da associação.
*
- Situação de emergência na saúde requer explicações
Comissão de Saúde irá debater o assunto
O decreto de situação de emergência no setor de saúde de Novo Hamburgo
deverá receber atenção especial da Comissão de Saúde do Legislativo. O
tema foi debatido, nesta quarta-feira, dia 12, em reunião realizada por
Hoff e alguns vereadores. O presidente da Casa encaminhou o assunto para
análise dos integrantes da comissão.
No dia 30 de dezembro, o Executivo publicou decreto que declara situação
de emergência no setor hospitalar e na rede de atendimento do Sistema
Único de Saúde. O prazo estipulado é de 90 dias, podendo ser prorrogado.
Com a medida, durante a vigência do decreto, ficam a secretaria de Saúde e
a Fundação de Saúde Pública autorizadas a contratar profissionais, para a
rede básica de saúde e o sistema hospitalar municipal, em regime de
dedicação integral, de plantão ou de sobre-aviso. O Executivo também
poderá realizar compras emergenciais de equipamentos, insumos e
suprimentos, além de contratações de obras emergenciais e de serviços
especializados.
No dia 29 de dezembro, o Executivo assinalou intenção de terminar a
ampliação do Hospital Municipal por contrato emergencial, dispensando o
processo de licitação. Conforme a promotora Juliana Maria Giongo, antes de
qualquer decisão, a documentação apresentada pela Prefeitura seria
distribuída para análise dos promotores das três varas cíveis. Ela
acredita, porém, que a iniciativa seria precipitada, pois a suspeita de
superfaturamento da obra ainda tramita na Justiça.
Justificativa
A situação de emergência foi decretada pelo Executivo com a alegação de
haver excesso de internações e atendimentos de urgência no Hospital
Municipal e de existir a necessidade de ampliação na atuação preventiva na
rede básica de atendimento. Outra justificativa é o déficit de
profissionais de saúde.
Acompanhamento dos vereadores
Desde a paralisação das obras do Hospital Municipal, em fevereiro de 2009,
os vereadores vêm buscando uma solução para o impasse. Diversas vezes o
plenário foi aberto para o Executivo e para a empreiteira prestarem
esclarecimentos sobre o caso. Os parlamentares participaram inclusive de
visitas às obras, buscando uma conciliação entre as partes envolvidas.
*
- Câmara propõe mais diálogo com tradicionalistas
Presidente da Câmara reuniu-se com representantes de CTGs na terça
Na noite de terça-feira, 11, o presidente da Câmara, Leonardo Hoff (PP),
reuniu-se com representantes da Associação Tradicionalista de Novo
Hamburgo – ATNH e dirigentes de CTGs hamburguenses. O encontro ocorreu no
TCG de Lomba Grande. Na ocasião, Hoff convidou presidente da entidade,
José Alfredo Tessmann, para participar da primeira reunião de líderes de
bancada, que deve ser marcada para o início de fevereiro. O objetivo é
repassar aos vereadores as demandas do movimento na cidade.
*
- Ica participa de Encontro Brasileiro de Legislativos
Vereador representará Câmara na entrega do Diploma do Mérito Parlamentar
O vereador Ricardo Ritter - Ica (PDT) participará, entre os dias 19 e 21
de janeiro, do "Encontro Brasileiro de Legislativos – O Brasil que saiu
das urnas". Destinado a deputados, vereadores, prefeitos, servidores do
Executivo, Legislativo e Judiciário, o evento ocorrerá no Teatro Dante
Barone, da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Entre as temáticas que
serão abordadas destacam-se o controle da administração pública,
fiscalização do Poder Executivo, reforma tributária e federalismo, reforma
política e eleitoral e responsabilidade fiscal.
Ica foi designado também para representar o presidente da Casa, Leonardo
Hoff (PP), na entrega do Diploma do Mérito Parlamentar, que acontecerá no
dia 21, às 12h. A honraria é concedida aos presidentes de cada uma das
Câmaras Municipais, como forma de homenagear os vereadores que destacam-se
em suas comunidades. Na ocasião estarão presentes o vice-presidente da
República, Michel Temer, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia,
o presidente da Assembleia do RS, Giovani Cherini, e o prefeito de Porto
Alegre, José Fortunati.
- Câmara deve acompanhar impasse
O presidente do Legislativo, Leonardo Hoff (PP), participou na noite desta
terça-feira, 11, de Assembleia Extraordinária da Associação Hospitalar de
Novo Hamburgo. Na pauta de discussões estava a extinção da entidade,
proposta pela Prefeitura.
A Associação Hospitalar foi fundada por um grupo de pessoas da comunidade
que trabalhavam na administração do antigo Hospital Geral. Em 2001, quando
a instituição de saúde foi municipalizada (passando a se chamar Hospital
Municipal), a associação passou a oferecer mão de obra terceirizada,
através de contrato. O Ministério Público ajuizou uma ação civil pública
exigindo a realização de concurso para a contratação de funcionários.
Com a criação da Fundação de Saúde Pública de Novo Hamburgo (FSNH), em
2009, foi realizado o processo seletivo, encerrando as terceirizações no
hospital. Mais de 800 funcionários foram demitidos e indenizados. Com o
fim do contrato, a associação passou a não ter mais atividades. Em função
disso, o Executivo solicitou um levantamento das dívidas e propôs a
insolvência financeira - quando uma empresa ou entidade declara que não
tem condições de pagar seus débitos.
Durante a Assembleia, na qual estavam presentes representantes dos
trabalhadores em saúde e entidades como a Câmara de Vereadores e a Câmara
Junior, o conselho deliberativo da Associação Hospitalar decidiu não
acatar a sugestão do Executivo, pois existem muitas demandas de
ex-funcionários na Justiça do Trabalho. O presidente do conselho, Élio
Becker, afirmou que será realizada uma reunião com a Prefeitura a fim de
esclarecer o pagamento desses passivos trabalhistas, para que o ônus não
recaia posteriormente sobre os conselheiros. "Trabalhamos durante anos,
sem nada receber, para que o hospital continuasse funcionando", declarou.
O presidente da Câmara entende que o assunto é delicado, pois além dos
valores já contabilizados – cerca de R$ 6 milhões – existe um passivo
oculto das ações que ainda não foram julgadas. Leonardo Hoff explicou que
há também as dívidas do Município com a Associação Hospitalar: um montante
devido pelo Executivo, quando da instituição da Autarquia Hospital
Municipal e que ainda constam dos débitos da entidade; e os valores
devidos entre 2001 e 2004, período em que a Prefeitura repassava apenas o
valor líquido (sem encargos) da folha de pagamento, o que aumentou em
muito as dívidas da associação.
*
- Situação de emergência na saúde requer explicações
Comissão de Saúde irá debater o assunto
O decreto de situação de emergência no setor de saúde de Novo Hamburgo
deverá receber atenção especial da Comissão de Saúde do Legislativo. O
tema foi debatido, nesta quarta-feira, dia 12, em reunião realizada por
Hoff e alguns vereadores. O presidente da Casa encaminhou o assunto para
análise dos integrantes da comissão.
No dia 30 de dezembro, o Executivo publicou decreto que declara situação
de emergência no setor hospitalar e na rede de atendimento do Sistema
Único de Saúde. O prazo estipulado é de 90 dias, podendo ser prorrogado.
Com a medida, durante a vigência do decreto, ficam a secretaria de Saúde e
a Fundação de Saúde Pública autorizadas a contratar profissionais, para a
rede básica de saúde e o sistema hospitalar municipal, em regime de
dedicação integral, de plantão ou de sobre-aviso. O Executivo também
poderá realizar compras emergenciais de equipamentos, insumos e
suprimentos, além de contratações de obras emergenciais e de serviços
especializados.
No dia 29 de dezembro, o Executivo assinalou intenção de terminar a
ampliação do Hospital Municipal por contrato emergencial, dispensando o
processo de licitação. Conforme a promotora Juliana Maria Giongo, antes de
qualquer decisão, a documentação apresentada pela Prefeitura seria
distribuída para análise dos promotores das três varas cíveis. Ela
acredita, porém, que a iniciativa seria precipitada, pois a suspeita de
superfaturamento da obra ainda tramita na Justiça.
Justificativa
A situação de emergência foi decretada pelo Executivo com a alegação de
haver excesso de internações e atendimentos de urgência no Hospital
Municipal e de existir a necessidade de ampliação na atuação preventiva na
rede básica de atendimento. Outra justificativa é o déficit de
profissionais de saúde.
Acompanhamento dos vereadores
Desde a paralisação das obras do Hospital Municipal, em fevereiro de 2009,
os vereadores vêm buscando uma solução para o impasse. Diversas vezes o
plenário foi aberto para o Executivo e para a empreiteira prestarem
esclarecimentos sobre o caso. Os parlamentares participaram inclusive de
visitas às obras, buscando uma conciliação entre as partes envolvidas.
*
- Câmara propõe mais diálogo com tradicionalistas
Presidente da Câmara reuniu-se com representantes de CTGs na terça
Na noite de terça-feira, 11, o presidente da Câmara, Leonardo Hoff (PP),
reuniu-se com representantes da Associação Tradicionalista de Novo
Hamburgo – ATNH e dirigentes de CTGs hamburguenses. O encontro ocorreu no
TCG de Lomba Grande. Na ocasião, Hoff convidou presidente da entidade,
José Alfredo Tessmann, para participar da primeira reunião de líderes de
bancada, que deve ser marcada para o início de fevereiro. O objetivo é
repassar aos vereadores as demandas do movimento na cidade.
*
- Ica participa de Encontro Brasileiro de Legislativos
Vereador representará Câmara na entrega do Diploma do Mérito Parlamentar
O vereador Ricardo Ritter - Ica (PDT) participará, entre os dias 19 e 21
de janeiro, do "Encontro Brasileiro de Legislativos – O Brasil que saiu
das urnas". Destinado a deputados, vereadores, prefeitos, servidores do
Executivo, Legislativo e Judiciário, o evento ocorrerá no Teatro Dante
Barone, da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre. Entre as temáticas que
serão abordadas destacam-se o controle da administração pública,
fiscalização do Poder Executivo, reforma tributária e federalismo, reforma
política e eleitoral e responsabilidade fiscal.
Ica foi designado também para representar o presidente da Casa, Leonardo
Hoff (PP), na entrega do Diploma do Mérito Parlamentar, que acontecerá no
dia 21, às 12h. A honraria é concedida aos presidentes de cada uma das
Câmaras Municipais, como forma de homenagear os vereadores que destacam-se
em suas comunidades. Na ocasião estarão presentes o vice-presidente da
República, Michel Temer, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia,
o presidente da Assembleia do RS, Giovani Cherini, e o prefeito de Porto
Alegre, José Fortunati.
DIRETO DO RIO DE JANEIRO - Nelson Tangerini
![]() |
| Nelson Tangerini |
Amigos,
Vejam no Youtube os clips da banda inglesa BADFINGER,
cria dos BEATLES.
Eram artistas da Apple Records.
A banda, formada por Pete Ham [guitarra],
Tom Evens [baixo], Joey Molland [guitarra]
e Mike Gibbins, fez sucesso com
Come and get it [de Paul McCartney], Without you,
Baby Blue, Day after day, No matter what,
entre outras canções.
Eles tocaram no Concerto para Bangladesh,
com George Harrison,
e no disco Imagine de John Lennon.
Peter Ham e Tom Evens morreram.
Descubram esta banda maravilhosa.
Abraços,
Nelson Tangerini.
http://nelsontangerini.blogspot.com/
ROCK´N´ROLL FOREVER!
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Jornalista Polibio Braga: Ministério Público quer que TSE rejeite contas de Manuela D'Ávila
NOVO HAMBURGO CONTRA A DENGUE
Nova campanha contra dengue começa quarta-feira
Canudos será o primeiro bairro a receber a nova ação da Prefeitura de Novo Hamburgo contra a dengue. Quarta-feira, dia 12 de janeiro, será o início de uma campanha diferenciada, com foco no perfil de cada região da cidade. O “Canudos Contra a Dengue” começa a partir 13 horas, na Praça Centenário, com a participação de 30 profissionais mobilizando a comunidade a combater o mosquito Aedes aegypti. Ainda em janeiro, a atividade será feita novamente no Canudos, dia 19, e no bairro Roselândia, dia 26.
Coordenada pela Secretaria da Saúde (SMS), a ação contará com os agentes circulando pelo bairro realizando panfletagem e prestando informações à comunidade. Para a titular da SMS, Clarita de Souza, o objetivo é fazer com que os moradores participem cada vez mais ativamente contra a dengue. “É uma mobilização que envolve a comunidade. Novo Hamburgo está sem casos registrados. Porém, recentemente, temos recebido informações do aumento de focos em municípios da Região Metropolitana. Isso faz com que nossa atenção precise ser redobrada”, apontou.
Além da cobertura focada nos bairros, a SMS ampliará as ações nas residências, contemplando o perfil de cada lar e que medidas os moradores precisam tomar para evitar que o Aedes aegypti apareça. Nos próximos meses, o objetivo é de que 10% das casas sejam visitadas pelos profissionais da Vigilância Sanitária. A Prefeitura ainda mantém as armadilhas contra o mosquito em diversos pontos da cidade, a maioria delas instaladas na extensão da BR-116 na área que corresponde ao Município e no bairro Santo Afonso.
O quê: Canudos Contra a Dengue
Quando: Quarta-feira, dia 12 de janeiro, às 13 horas
Onde: Praça Centenário, bairro Canudos
Canudos será o primeiro bairro a receber a nova ação da Prefeitura de Novo Hamburgo contra a dengue. Quarta-feira, dia 12 de janeiro, será o início de uma campanha diferenciada, com foco no perfil de cada região da cidade. O “Canudos Contra a Dengue” começa a partir 13 horas, na Praça Centenário, com a participação de 30 profissionais mobilizando a comunidade a combater o mosquito Aedes aegypti. Ainda em janeiro, a atividade será feita novamente no Canudos, dia 19, e no bairro Roselândia, dia 26.
Coordenada pela Secretaria da Saúde (SMS), a ação contará com os agentes circulando pelo bairro realizando panfletagem e prestando informações à comunidade. Para a titular da SMS, Clarita de Souza, o objetivo é fazer com que os moradores participem cada vez mais ativamente contra a dengue. “É uma mobilização que envolve a comunidade. Novo Hamburgo está sem casos registrados. Porém, recentemente, temos recebido informações do aumento de focos em municípios da Região Metropolitana. Isso faz com que nossa atenção precise ser redobrada”, apontou.
Além da cobertura focada nos bairros, a SMS ampliará as ações nas residências, contemplando o perfil de cada lar e que medidas os moradores precisam tomar para evitar que o Aedes aegypti apareça. Nos próximos meses, o objetivo é de que 10% das casas sejam visitadas pelos profissionais da Vigilância Sanitária. A Prefeitura ainda mantém as armadilhas contra o mosquito em diversos pontos da cidade, a maioria delas instaladas na extensão da BR-116 na área que corresponde ao Município e no bairro Santo Afonso.
O quê: Canudos Contra a Dengue
Quando: Quarta-feira, dia 12 de janeiro, às 13 horas
Onde: Praça Centenário, bairro Canudos
domingo, 9 de janeiro de 2011
PAPO DE CULTURA - Ione Jaeger
![]() |
| Ione Jaeger |
ERROS JUDICIÁRIOS NO PROCESSO DE JESUS DE NAZARÉ
Considerando este assunto sob o aspecto humano e jurídico, Jesus (Joshua de Nazaré) não é aqui excepcionalmente encarado como divindade, mas como vítima de processo viciado, pelas seguintes razões:
1 – PROCESSO NOTURNO – Jesus foi interrogado à noite por Anãs, quando deveria sê-lo durante o dia para que fosse obedecido o preceito de mais amplo publicidade processual;
2 - INCOMPETÊNCIA : INQUIRIÇÃO – O Direito judaico exigia um tribunal coletivo – o Sinédrio – para julgar os crimes dos quais era Jesus acusado. Entretanto, foi Ele inquirido sucessivamente por Anãs e Caifás, sendo, assim, nulo o interrogatório pela singularidade de: Um só juiz, nenhum juiz;
3 – ALÇADA DO SINÉDRIO NÃO CHEGA ATÉ A PENA DE MORTE - Ao raiar do dia, legaliza-se o processo, com a publicidade e a comunicação do tribunal plena (Sinédrio), obedecendo-se também a pluralidade que faltou aos interrogatórios pessoais de Anás e Caifás. Entretanto, o Sinédrio tinha
jurisdição para julgar mas não condenar à morte, já que a sua competência para tanto fora perdida
durante a dominação romana. Só a autoridade romana podia impor pena capital. Só Pilatos pode
absolve-lo ou condena-lo;
4 – TESTEMUNHAS FALSAS – Duas testemunhas falsas depuseram contra Cristo. A acusação baseou-se, predominantemente, nesta frase: Destruí este templo e eu o edificarei em três dias. Jesus entretanto referia-se ao próprio corpo e não ao templo de Salomão, segundo o que teceram as duas testemunhas;
5- LIBELO MUDADO – de blasfêmia e sacrilégio para sedição continuada.. No Sinédrio, Jesus foi acusado de blasfêmia e sacrilégio, e tais acusações, de natureza religiosa, valiam para o Sinédrio, o qual todavia não tinha alçada para a sentença capital. Assim, visando a homologação da sentença pela justiça romana, o tribunal judaico modificou o libelo para sedição continuada contra Roma sendo Jesus acusado de pregar o não pagamento de impostos a César e se rebelar contra o Imperador, desde a Galiléia até a Judéia;
6 - HERODES SEM JURISDIÇÃO SOBRE JERUSALÉM – Herodes tinha jurisdição sobre a Galiléia, mas não tinha sobre Jerusalém . Além disso, Cristo era natural de Belém, na Judéia, e não de Nazaré, na Galiléia: Conflito de Jurisdição;
7 - PROCESSO EM MENOS DE UM DIA - O processo foi iniciado e encerrado em um só dia. Jesus foi denunciado, acusado, processado, condenado e executado em cerda de doze horas. Preso pela meia noite, crucificado ao meio dia, morreu às 3 horas da tarde;
8 – INCOMPETÊNCIA DE ANÁS E CAIFÁS – Anãs e Caifás não tinha competência para interrogar Jesus que, pelo direito hebraico, deveria ser inquirido por um tribunal pleno;
9 – AUSÊNCIA DE DEFESA - No transcorrer do julgamento, não foi facultada a defesa ao acusado, ainda que se considere a intervenção pessoal de Pilatos. Se realizado segundo o Direito Romano, o julgamento de Cristo teria tido um defensor, dativo, nomeado por Pilatos;
10 – SEM APELAÇÃO – Não houve prazo legal entre a condenação e a execução da sentença, visando a possibilidade de apelação, que deveria ser feita, em caso de pena capital, ao imperador Tubino;
11 – FALTA DE UNIDADE PROCESSUAL COM QUATRO JUÌZES – O processo apresentou falta de unidade: nele funcionaram quatro juízes – Anãs, Caifás, Herodes e Pilatos. Entretanto, o juiz que inicia um processo deve encerra-lo, indo do interrogatório à sentença;
12 – DIREITO HEBRICO: PLURALIDADE CONTRA SINGULARIDADE – O direito hebraico ( Deuteronômio 19, 15) não permitia singularidade de juiz e testemunha para caso de sentença de morte, exigia pluralidade de juízes, o que não foi observado no processo contra Jesus;
13 – ABSOLVIDO: TORNAVA A JULGAMENTO – Diversas vezes absolvido por Pilatos, outras tantas Jesus voltou a julgamento, até a final condenação, forçada pelo clamor dos judeus, ou melhor, dos fariseus;
14 - SUSPEIÇÃO DO SINÉDRIO, QUE SUBORNOU JUDAS - O Sinédrio era suspeito, pois pagou trinta ciclos de prata a Judas para que este entrgasse Jesus;
15 - POR QUE A FLAGELAÇÃO? Se culpado, foi condenado à morte, por que foi flagelado?
Portanto, no julgamento irregular e inteiramente viciado de Jesus, cabem as culpas – moral, aos judeus; jurídica, aos romanos através de Pilatos, o único que poderia absolve-lo ou condena-lo.
(Na Bíblia: Mt. 26 a 28; Mc. 14 a 16; Lc. 22 a 24; Jô. 18 a 21)
NOTAS : A sentença de Pilatos, tanto tempo procurada, resume-se na inscrição colocada sobre a cruz: JESUS NAZARENO, REI DOS JUDEUS. Ao ser afixada, provocou reação dos judeus, que solicitaram de Pilatos a modificação para: ELE DISSE: SOU JESUS NAZARENO, REI DOS JUDEUS. Pilatos negou-se a atender, respondeu: O que escrevi, escrevi.
SADUCEUS: durante a dominação romana eram seus colaboradores.
FARISEUS: não colaboravam com os romanos, mas não os combatiam, permanecendo neutros nas lutas nacionalistas.
ZELOTAS: opunham-se aos romanos e, não raro, empenhavam-se em guerrilhas e atos de sabotagem. A este grupo pertenciam Judas Iscariotes e Barrabás (Joshua Bar-Raban), que estavam presos por haver assaltado e tomado a torre Antonia, fortificação próxima do palácio de Pôncio Pilatos (posteriormente reconquistada pelos romanos) , quando, então, matou um oficial romano.
...................................................................................
SEGURADO, Milton Duarte – Introdução ao Ensino do Direito, Ed.Julex Livros Ltda – Biblioteca e Livraria Jurídica, Campinas/SP ; 1ªedição
Assinar:
Postagens (Atom)









